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The EW-COAST contribution to an Early Warning System for coastal risks assessments.
Storms impacting sandy coastal areas produce hazard such as erosion as overwash, in turn, promote risk to life and property damage in occupied areas.
Year: 2022
Author(s): Ferreira, Ó.; Garzon, J.L.; Ferreira, A. M.; Zózimo, A. C.; Fortes, C. J. E. M.; Reis, M. T. L. G. V.
Editor: MEC
Keywords: Storms; Risk Assessment; Erosin; Overtopping; Overwash
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Validation and Comparisons of Methodologies Implemented in a RANS-VoF Numerical Model for Applications to Coastal Structures
Methodologies to be used in numerical models based on Reynolds-averaged Navier
Year: 2022
Author(s): Didier, E.; Teixeira, P.
Editor: MDPI
Keywords: wave overtopping; wave breaking; porous breakwater; coastal structure; turbulence models; RANS-VoF
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Wave Run-Up and Overtopping Quantification at Different Coastal Structures
With the sea level rise and all the processes associated with wave action.
Year: 2022
Author(s): Mateus, R.; Carvalho, R.; Lemos, R.; Fortes, C. J. E. M.
Editor: IAHR2022 Abstract Book
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Análise de eventos de risco através de modelação numérica XBeach. Caso de Estudo - Costa da Caparica
É cada vez mais usual o recurso à modelação numérica para a simulação de eventos de galgamento, inundação e erosão em zonas costeiras. Neste estudo, recorre-se ao acoplamento de dois modelos, SWAN + XBeach (modo surf beat), para a propagação da agitação marítima do largo até à zona de espraio e para reproduzir a evolução morfodinâmica, a fim de avaliar a ocorrência de galgamento e erosão resultantes de eventos meteo-oceanográficos extremos. O local de estudo incide sobre o sector urbano artificializado da Costa da Caparica, que é composto por um campo de esporões e uma estrutura de proteção aderente em toda a extensão, formando seis células de praia arenosa. As simulações cobriram 96 h de forçamentos oceanográficos, representando, assim, a passagem da tempestade Hércules/Christine, entre os dias 3 e 7 de janeiro de 2014. O modelo SWAN propagou com sucesso as condições de agitação marítima para a área de estudo, quando comparado com os dados registados pela boia do Porto de Lisboa. Em relação ao modelo XBeach, este foi capaz de reproduzir alguma da evolução morfodinâmica espectável, contudo a erosão da praia emersa ficou aquém dos relatos documentados, não tendo sido possível avaliar quantitativamente os resultados. O alcance máximo do espraio obtido ao longo deste troço de costa foi inferior ao documentado, o que induz a falhas na previsão de inundações devido ao galgamento. Estes resultados podem ser devidos a uma parametrização inadequada do modelo e/ou à falta de levantamentos topo-batimétricos da praia. Esta abordagem metodológica representa um passo importante para uma melhor estimativa da evolução morfodinâmica na Costa da Caparica devido a eventos de tempestade e significa um importante esforço inicial para melhorar a avaliação dos eventos de galgamento e inundação.
Year: 2021
Number Pages:
51-63pp.
Author(s): Ferreira, A. M.; Fortes, C. J. E. M.; Reis, M. T. L. G. V.; Garzon, J.L.
: Revista Recursos Hidricos
Editor: APRH
Volume:
Volume 41, Nº 2.
Keywords: Tempestade marítima; Espraiamento; Erosão; Inundação; Galgamento; Riscos costeiros
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Aplicação e validação do sistema HIDRALERTA em situações de tempestade
O HIDRALERTA é um sistema de avaliação, previsão e alerta do risco da ocorrência de situações de emergência associadas aos efeitos da agitação marítima (galgamento, inundação e navios amarrados) em zonas costeiras e portuárias. Sendo um sistema de alerta, é fundamental que funcione corretamente, quer em situações correntes (apenas emitindo alertas quando tal se justifique), quer em situações de tempestade. Neste trabalho são apresentados os desenvolvimentos efetuados até à data na validação do sistema em situações de tempestade, com a sua aplicação na simulação do furacão Lorenzo e das depressões Elsa e Fabien. Da análise efetuada pode concluir-se que os alertas emitidos pelo sistema estiveram em oncordância com os danos/ocorrências reportadas localmente, o que contribui para reforçar a confiança no sistema que está a ser desenvolvido. A característica diferenciadora deste trabalho é que a avaliação do risco é efetuada com base nos parâmetros específicos do risco que se pretende prever, como caudais de galgamento ou as forças nas amarrações, e não apenas em parâmetros meteorológicos e oceanográficos.
Year: 2021
Number Pages:
145-167pp.
Author(s): Zózimo, A. C.; Pinheiro, L.; SANTOS, M.I.; Fortes, C. J. E. M.
: Revista Territorium
Editor: Riscos
Volume:
28 (II).
Keywords: depressões Elsa e Fabien; HIDRALERTA; Furacão Lorenzo; Navios amarrado; Galgamento
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Comparison of existing equations for the design of crown walls: application to the case study of Ericeira breakwater (Portugal)
The correct calculation of forces and moments caused by wave action over crown wallstructures is critical for their design. There are several existing equations for this, some of which are sanctioned in practice as it is the case for Jensen (1984) and Bradbury et al. (1998), Günback and Gökce (1984), Martin et al. (1999), Berenguer and Baonza (2006), and Pedersen (1996) and Nørgaard et al. (2013). These equations are the main tool for the design of breakwater crown walls and their accuracy is crucial to ensure the stability of the crown wall, especially when considering the sea level rise due to climate change and the possible damage of the armor, since both aspects are not usually considered in most original design studies. In a scenario of climate change, it is very important to estimate the possible changes in security factors due to both these aspects, comparing the results with the original design ones. This paper has as main objective to analyze it for the case study of Ericeira rubble mound breakwater in Portugal. For this, a comparison of the results using those equations and different scenarios including the current, considering sea level rise and armor damage, were performed to extract some conclusions: the increase in the sea level in the case study was not significant and therefore its incidence is very small; and the damage to the main armor by losing pieces at the berm is much more important in this case study, so it is essential to carry out the proper maintenance of the design section. On the other hand, horizontal forces are more conservative using Pedersen and Nørgaard equations, obtaining the lowest value with Martin. Regarding uplift pressures, Martin gives the lowest value, while the most conservative values are given by Günbak and Gökce
Year: 2021
Number Pages:
25p.
Author(s): Pereira, F.; Neves, M. G.; LÓPEZ-GUTIÉRREZ, J.S.; ESTEBAN, M.D.; Negro, V.
: Journal of Marine Science and Engineering
Editor: MDPI
Volume:
Volume 9, Issue 3.
Keywords: Ccrown wall; Armor damage; Climate change; Rubble mound breakwater
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Effects of varying the transmission coefficient in SNL-SWAN for a wave farm in Peniche
The effects of a farm of bottom-fixed oscillating flaps on the wave propagation in Almagreira beach (Portugal) are evaluated. The SNL-SWAN (Sandia National Laboratories, Simulating WAves Nearshore) numerical model is validated from 2010 to 2018 against Nazaré wave buoy data and run for 19 years to characterize the wave resource and identify the most common and energetic sea states. By varying number (10 to 100) and configuration of wave energy converters (WECs) an optimal array is identified. Model sensitivity to two methods of determining the transmission coefficient, OBCASEs 1 and 3, is studied by analyzing changes in significant wave height, period and direction. OBCASE 1 overestimates the effects of the farm on the waves and changes result higher in the lee of the array with an increasing number of devices. As a future work OBCASE 2 and 4 will be compared to OBCASE 1 and 3.
Year: 2021
Number Pages:
11-18pp.
Author(s): FANTI; Jacob, J.; Pacheco, A.; Fortes, C. J. E. M.; Didier, E.
: Marine Technology and Ocean Engineering Series
Editor: CRC Press
Volume:
Volume 5.
Keywords: SWAN; Modelação numérica; Aguçadora; Energia das ondas
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Experimental and numerical simulations of oblique extreme wave conditions in front of a breakwater
Climate change studies already reported sea level rise as an accepted scenario, which induces changes in nearshore wave conditions. A large range of new experiences including water level, run-up, overtopping, hydrodynamic data for different wave steepnesses and directions was performed in the Leibniz Universität Hannover (LUH) wave basin for a rubble mound breakwater with a slope of 1(V):2(H). This work presents, focusing on oblique extreme wave conditions, numerical simulations of the hydrodynamics in that experiment using OpenFOAM®. Results of the wave generation boundary conditions and their propagation, namely levation of the water level free-surface and velocity data at specific locations are compared and discussed with data from experimental measurements acquired by acoustic wave gauges and acoustic doppler velocimeter (ADV) / Vectrino equipment. Although an exact match between numerical and laboratory values was not reached, an appropriate incident wave angle and a reasonable amplitude of velocities and water depths was achieved and the same happened to the statistics of those values.
Year: 2021
Number Pages:
73-85pp.
Author(s): Carvalho, R.; Santos, J. A.; BARAJAS, G.O.; Beg, Md. N.A.; LOPES, P.M.; Fortes, C. J. E. M.; Lara, J. L.
: Revista de Gestão Costeira Integrada
Editor: APRH
Volume:
Volume 21, Número 2, 73-85.
Keywords: Oblique extreme wave conditions; Scale-model tests; OpenFOAM®; Wave generation; Breakwater
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Marine geohazards: Safeguarding society and the Blue Economy from a hidden threat
Marine geohazards pose a significant threat to the European coastal population and to the development of the Blue Economy. This Position Paper discusses the type (Chapter 2), distribution (Chapter 3) and impact (Chapter 4) of marine geohazards on the European coastal regions and the Blue Economy, as well as what and how novel scientific approaches may broaden our understanding of their trigger mechanisms and drive a risk-mitigating European policy (Chapter 5). This document focuses on short-onset geological hazards and does not deal with long-term processes such as coastal erosion, land subsidence, intrusion of salt water in coastal aquifers; or with hazards associated by atmospheric disturbances such as storm surges and meteo-tsunamis. This document is primarily aimed at local, regional, national and European institutions in charge of managing risk assessments & mitigation, land and sea management, funding research, monitoring and infrastructures, and public awareness of hazards. In addition, this document may also be relevant to the scientific community interested in, or exploring this subject, and to stakeholders outside Europe, in light of the United Nations Decade of Ocean Science for Sustainable Development (2021-2030).
Year: 2021
Number Pages:
100p.
Author(s): KOPP, H.; CHIOCCI, F.L.; BERNDT, C.; ÇA
: EUROPEAN MARINE BOARD
Editor: European Marine Board IVZW
Volume:
POSITION PAPER 26.
Keywords: Risk; Trigger mechanisms; Blue-economy; Marine geohazards
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Modelação física da resposta à agitação incidente de um trecho do quebra-mar do porto da Ericeira
Para caracterizar a resposta de um trecho do quebra-mar de taludes do porto da Ericeira à agitação marítima nele incidente, realizaram-se no canal de ondas irregulares do LNEC um conjunto de ensaios com um modelo reduzido desse mesmo trecho. Nesta comunicação descreve-se a instalação experimental, incluindo os diversos instrumentos utilizados para medir as séries temporais das várias grandezas de interesse e o programa de ensaios, apresentando-se as grandezas medidas num subconjunto dos ensaios considerado mais interessante. Nestas grandezas incluem-se a elevação da superfície livre associada à agitação incidente, o espraiamento ao longo do talude, o volume de água de água galgado, a pressão em vários pontos da superestrutura e a erosão do manto protetor utilizando um sensor cujo funcionamento se baseia na tecnologia Time of Flight.
Year: 2021
Number Pages:
91-100pp.
Author(s): Santos, J. A.; Lemos, R.; Fortes, C. J. E. M.; Neves, M. G.; Pinheiro, L.; Pinto, M.; Sanches, C.; Gueifão, J.; Zózimo, A. C.
: Revista Recursos Hídricos
Editor: APRH
Volume:
Vol. 42, N.º 1.
Keywords: Dano; Superestrutura; Galgamento; Espraiamento; Agitação marítima
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Comunicação
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Contribuição para a caracterização da agitação marítima na Praia da Galé com base em dados de campo e modelação numérica
Esta comunicação apresenta uma análise comparativa entre os dados medidos por diferentesequipamentos, durante uma campanha realizada na Praia da Galé, Algarve, de 6 a 12 demarço de 2012 e os resultados obtidos com o modelo espectral SWAN e com o modelo do tipoBoussinesq COULWAVE. Usando os dados da boia do Instituto Hidrográfico (IH) fundeada aolargo de Faro como condições de fronteira do modelo SWAN, os resultados numéricos foramcomparados com os dados medidos por um perfilador acústico (ADP) situado a z=-6.5 m,referido ao nível médio do mar. Por outro lado, os dados do ADP foram usados comocondições de fronteira do modelo COULWAVE e os respetivos resultados numéricos, emtermos de altura significativa de onda (Hs), período de pico (Tp) e velocidade horizontal dacorrente, foram comparados com os dados medidos por transdutores de pressão ecorrentómetros eletromagnéticos colocados na zona intertidal. O objetivo final deste trabalho foiavaliar o desempenho de ambos os modelos na simulação das características de agitaçãomarítima na zona em estudo, de modo a utilizar os referidos modelos na previsão de estadosde agitação marítima para períodos de tempo maiores. Os modelos SWAN e COULWAVEforam capazes de simular os dados de agitação marítima medidos durante a campanha,tendendo o desempenho destes a piorar para locais mais próximos ca costa. O parâmetro Hsfoi melhor simulado pelos modelos, comparando com o Tp e a direção média de onda (Dir).Pela aplicação do COULWAVE, a velocidade horizontal foi satisfatoriamente simulada, tendoseobtido melhores resultados quanto à magnitude dos valores do que à sua variação ao longodo tempo.
Year: 2013
Number Pages:
20p.
Author(s): Reis, R.; Gabriel. S.; Fortes, C. J. E. M.; Moura, D.
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Contribution for the assessment of the wave characteristics at Galé Beach: evaluation of two modeling approaches
This paper presents a comparative analysis between field data collected in Galé Beach,Algarve, from March 6th to 12th 2012 and numerical results obtained with the spectral wavemodel SWAN and the time-domain COULWAVE model considering the observed wave climate.Using Faro wave buoy data as boundary conditions of SWAN model, numerical results werecompared with data from an Acoustic Doppler Profiler, at z=-6.5m, below Mean SeaLevel (MSL). In other way, the ADP data was used as boundary conditions of COULWAVEmodel and numerical results in terms of significant wave heights and peak periods werecompared with data from two Pressure Transducers at z=-0.179m and z=-0.190m (MSL). Theultimate aim of this work is to evaluate the capacity and ability of both models to simulateboth the measured wave climate conditions.
Year: 2013
Number Pages:
12p.
Author(s): Reis, R.; Gabriel. S.; Fortes, C. J. E. M.; Moura, D.
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Coupling of FLUINCO mesh-based and SPH mesh-free numerical codes for the modeling of wave overtopping over a porous breakwater
A numerical coupling technique between a wave propagation model, FLUINCO, and a wavestructureinteraction model, SPHyCE, is here presented and applied for modeling theinteraction between an incident regular wave and a porous coastal structure at a scale 1:30.Numerical results of the free surface elevation before and over the rock armor layer and of therun-up/run-down present a good agreement with the experimental data and show that thecoupling method is an interesting approach that allows using each model to its better domainof application and consequently to obtain an accurate 2D integrated tool for coastalapplications.
Year: 2013
Number Pages:
10p.
Author(s): Didier, E.; Neves, D. R.; Teixeira, P.; Neves, M. G.; Soares, H.; Viegas, M.
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Determinação dos galgamentos utilizando o modelo numérico IH-2VOF para diferentes geometrias dos quebra-mares do Porto de Leixões
No âmbito do projeto de investigação DESTAQ (DESenvolvimento de Técnicas Avançadas demedição de velocidades para o estudo da interação entre Quebra-mares destacados e obrasportuárias), estudou-se o comportamento hidrodinâmico de um quebra-mar submerso navizinhança de uma obra portuária a defender. Este estudo contemplou quer a realização deensaios em canal na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, quer a aplicação domodelo numérico IH-2VOF pelo Laboratório Nacional de Engenharia Civil. O caso de estudo éo quebra-mar norte do porto de Leixões.Nesta comunicação apresenta-se um resumo dos caudais de galgamento sobre o quebra-marNorte do porto de Leixões obtidos nos ensaios em modelo físico e em modelo numéricorealizados para diferentes configurações do quebra-mar submerso proposto para mitigar algunsproblemas operacionais aí existentes.
Year: 2013
Number Pages:
13p.
Author(s): Neves, M. G.; Gadelho, J.; Reis, M. T.; Lopes, H. -; Taveira-Pinto, F.; Gomes, F.; Pereira, R.
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Ensaios experimentais de ondas bicromáticas com e sem rebentação
O conhecimento das características de propagação, transformação e rebentação das ondas próximo da costa é fundamental para estudos de hidrodinâmica e para o projeto de estruturas costeiras e portuárias. Nesta comunicação, é descrito o vasto conjunto de ensaios em canal de ondas realizado no Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC) cujo objetivo foi a análise da hidrodinâmica da propagação de onda sobre um fundo de batimetria variável, para várias condições de agitação incidente. Nesse sentido, descrevem-se as condições experimentais, os equipamentos de medição, as características das ondas, os tipos de medições (elevação da superfície livre e velocidade) efetuadas e os dados obtidos. Descrevem-se, também, as análises temporais e espectrais realizadas com os dados recolhidos. Em particular, são apresentados e comentados os resultados obtidos pelas diferentes análises efetuadas para três situações: a) situação sem rebentação, considerando uma onda bicromática resultante da sobreposição de duas ondas regulares de altura 5 cm e períodos de 1,5 s e 1,1 s; b) 2 situações com rebentação com uma onda bicromática resultante da sobreposição de duas ondas regulares de altura 8 cm e períodos de 1,5 s e 1,1 s. No primeiro caso a profundidade à saída do gerador é de 1,15 m, enquanto que para o segundo caso se considerou 0,95 m e 1,15m.
Year: 2013
Number Pages:
20p.
Author(s): Conde, J. M.; Fortes, C. J. E. M.; Didier, E.; Lemos, R.; Reis, R.
Keywords: Análise temporal; Análise espetral; Onda bicromática; Propagação de onda; Canal de ondas; Modelação física
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Ensaios experimentais de ondas irregulares com rebentação
O conhecimento das características de propagação, transformação e rebentação das ondaspróximo da costa é fundamental para estudos de hidrodinâmica e dinâmica sedimentar e, emparticular, para o projeto de estruturas costeiras e portuárias.Neste artigo é descrito o vasto conjunto de ensaios realizados em canal de ondas noLaboratório Nacional de Engenharia Civil, cujo objetivo foi a análise da hidrodinâmica dapropagação e rebentação das ondas sobre um fundo de batimetria variável, para váriascondições de agitação incidente. Neste artigo são estudadas, em particular, ondas irregulares(espectro JONSWAP): com Tp=1,5 s e quatro diferentes alturas de onda (Hs=0,12 m; 0,14 m,0,16 m e 0,18 m); Tp=2,0 s e Hs=0,14 m; e Tp=2,5 s e Hs=0,14 m.Apresentam-se as seguintes análises dos dados experimentais: análise temporal e espectral(espectro de amplitude e wavelets) dos valores de elevação da superfície livre ao longo docanal; análise temporal da velocidade das partículas ao longo do canal, no centro da coluna deágua; e análise temporal dos perfis de velocidade das partículas, em posições selecionadas aolongo do canal.
Year: 2013
Number Pages:
14p.
Author(s): Conde, J. M.; Fortes, C. J. E. M.; Lemos, R.; Reis, M. T.
Keywords: Rebentação; Análise temporal; Análise espectral; Propagação de onda; Ondas irregulares; Canal de ondas; Modelação física
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Estudo de galgamentos utilizando redes neurais artificiais do tipo ARTMAP com lógica fuzzy
Esta comunicação analisa a aplicabilidade de uma rede neural artificial do tipo ARTMAP comlógica Fuzzy ao estudo do galgamento num trecho do molhe Oeste do Porto de Sines. Osresultados produzidos pela ferramenta foram comparados com dados de galgamento obtidos emensaios em modelo físico bidimensional realizados no LNEC (2008), para o perfil em estudo. Osresultados da nova ferramenta foram ainda comparados com os provenientes de duasferramentas neuronais do tipo multi-layer feed-forward: NN_OVERTOPPING2 (Coeveld et al.,2005) e OVERTOPPING (Verhaeghe, 2005). Verifica-se que a rede ARTMAP-Fuzzy é capaz deestimar valores de galgamento próximos dos valores observados no modelo físico, emboraconsistentemente superiores, apesar de, em geral, apresentar resultados menos satisfatórios quea ferramenta OVERTOPPING. Estes resultados foram obtidos utilizando para parâmetros detreino da nova rede valores ainda não otimizados, pelo que será necessário realizar uma análisede sensibilidade a estes parâmetros para garantir que a rede ARTMAP-Fuzzy gere os melhoresresultados possíveis.
Year: 2013
Number Pages:
16p.
Author(s): Santos, F.; Reis, M. T.; Fortes, C. J. E. M.; Lotufo, A.; Maciel, G.
Info
Estudo experimental de forças sobre um emissário submarino: influência da direcção da agitação incidente, da presença dos anéis de estabilização e da distância da conduta ao fundo
Na presente comunicação descreve-se e apresentam-se os principais resultados de um estudo de modelação do decaimento do cloro residual realizado em parte do sistema adutor da Águas do Algarve, S.A.. O estudo compreendeu a realização de ensaios laboratoriais, medições de campo e modelação matemática em EPANET. Foram testados três modelos da cinética do decaimento do cloro no seio do escoamento, tendo-se concluído que qualquer um deles descreve com exactidão o decaimento desde que o coeficiente de parede seja devidamente calibrado. Contudo o coeficiente de parede toma valores diferentes consoante o modelo da cinética considerado.Neste estudo foram ainda identificados alguns factores que influenciam decisivamente o rigor do modelo de decaimento de cloro residual. Destes salientam-se a fiabilidade das medições online de cloro, a variação da taxa de decaimento com a temperatura da água e a calibração do coeficiente de parede.Foi ainda testado o novo EPANET Java, uma aplicação que incorpora as capacidades de modelação hidráulica e de qualidade da água do EPANET num ambiente gráfico e interactivo. A sua utilização facilitou a execução e visualidação dos resultados das simulações.
Year: 2013
Number Pages:
15p.
Author(s): Neves, M. G.; Figueira, P.; Afonso, C.; Mendonça, A. C.; Solis, M.; Didier, E.; Reis, M. T.; Clavero, M.; Ortega-Sánchez, M.; Losada, M. A.
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Estudos de ressonância na bacia do terminal XXI do Porto de Sines
Nos últimos anos, têm sido realizados no LNEC estudos de ressonância na bacia portuária doTerminal XXI do porto de Sines. Estes estudos incluem a análise das ondas de longo período eestudos em modelo numérico.Para o estudo das ondas de longo período, analisaram-se as séries temporais de registos deum marégrafo colocado na bacia do Terminal XXI e os dados recolhidos pela boia-ondógrafodirecional do largo de Sines. O estudo em modelo numérico, realizado com o modeloDREAMS, envolveu a caracterização da forma de oscilação ressonante da bacia portuária, aatual e as de diferentes soluções para a extensão do cais do Terminal XXI, e a comparaçãodos resultados com dados medidos in situ, para situações em que houve registo deressonância no interior do porto.No artigo são apresentados o ponto de situação do estudo de análise das ondas de longoperíodo na bacia portuária do Terminal XXI e os resultados da análise das características deressonância dessa bacia para a geometria portuária correspondente à situação em que foramefetuadas as medições no marégrafo, e são discutidos esses resultados, quando confrontadoscom os problemas de ressonância ora identificados.
Year: 2013
Number Pages:
15p.
Author(s): Capitão, R.; Neves, M. G.; Fortes, C. J. E. M.; Pinheiro, L.
Info
Extending the H&R wave overtopping model to vertical structures
The H&R wave overtopping model, originally developed for sloping structures, is employed ina number of operational coastal flood forecasting and warning systems. This paper describesthe first step in a project to extend the model to encompass vertical structures. Use is made ofthe CLASH database for the purpose of checking whether it is appropriate to simplyextrapolate the existing formulae for the model
Year: 2013
Number Pages:
10p.
Author(s): Reis, M. T.; Hedges, T.; Neves, S.; Neves, M. G.; Hu, K.; Mase, H.
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Capítulo de Livro
Info
Multi-functional artificial reefs for coastal protection
N/A
Year: 2009
Number Pages:
153-210 pp.
Author(s): Voorde, M.; Antunes do Carmo, J.; Neves, M. G.
Editor: Ch. A. Hudspeth, T. E. Reeve
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Tese de Doutoramento
Info
Trapped-mode propagation along irregular coasts
N/A
Year: 1999
Number Pages:
159 p.
Author(s): Santos, J. A.
Editor: ******
Info
Probabilistic Assessment of the Safety of Coastal Structures
N/A
Year: 1998
Number Pages:
594 p.
Author(s): Reis, M. T.
Editor: ******
Info
Unsteady Nearshore Currents on Longshore Varying Topographies
N/A
Year: 1998
Number Pages:
346 p.
Author(s): Sancho, F. E.
Editor: ******
Info
Simulação da agitação irregular. Técnicas matemáticas
N/A
Year: 1973
Author(s): Carvalho, M. M.
Editor: ******
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Relatório Científico
Info
RADE
N/A
Year: 2014
Number Pages:
27p.
Author(s): Lemos, R.; Fortes, C. J. E. M.; Capitão, R.
Info
RADE
N/A
Year: 2014
Number Pages:
56p.
Author(s): Passarinho, A.; Ramos, A.; Simão, J.; Lemos, R.; Capitão, R.; Fortes, C. J. E. M.
Info
Relatório do levantamento de perfis morfológicos do sistema praia-duna da Costa da Caparica, entre Cova do Vapor e Ribeira Foz do Rego 29 e 30 de abril de 2014
N/A
Year: 2014
Number Pages:
78p.
Author(s): Poseiro, P.; Capitão, R.; Fortes, C. J. E. M.; Silva, S.; Ferreira, J.
Info
Relatório do Trabalho Realizado pelo Bolseiro Pedro Poseiro (Janeiro 2013
N/A
Year: 2014
Number Pages:
6p.
Author(s): Poseiro, P.
Info
Relatório do Trabalho Realizado pelo Bolseiro Rui Reis (Setembro 2012
N/A
Year: 2014
Number Pages:
7p.
Author(s): Reis, R.
Info
Adaptações para Reforçar a Estabilidade de Emissários Submarinos em Terrenos Lodosos
N/A
Year: 2013
Number Pages:
61p.
Author(s): Afonso, C.; Neves, M. G.; Reis, M. T.; Oliveira, J.
Info
Aplicação do modelo SWAN na caracterização da agitação marítima: Praia da Galé
N/A
Year: 2013
Number Pages:
66p.
Author(s): Reis, R.; Fortes, C. J. E. M.
Info
Caracterização das condições de dinâmica costeira e avaliação dos impactes da construção da Marina Luanda - Estudo III: Análise das condições de agitação marítima no interior da marina e análise da es
N/A
Year: 2013
Number Pages:
160pp.
Author(s): Fortes, C. J. E. M.; Reis, M. T.; Silva, L. G.; Pinheiro, L.
Editor: LNEC
Info
MODELAÇÃO COMPUTACIONAL EM MATLAB. DOS FUNDAMENTOS ÀS APLICAÇÕES
N/A
Year: 2013
Number Pages:
39p.
Author(s): Lemos, R.
Info
PROCEDIMENTOS PARA A EXECUÇÃO DO SISTEMA HIDRALERTA: Desenvolvimento de aplicações em Python
N/A
Year: 2013
Number Pages:
61p.
Author(s): Poseiro, P.
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Outro
Info
Relato da missão a Bruxelas (28 a 30 de Outubro de 1998) para participação na 10ª Reunião da Acção Concertada Added Value Services in VTMIS do Programa Comunitário de I&D TRANSPORTS . Relatório efe
N/A
Year: 1998
Number Pages:
3 p.
Author(s): Covas, J. A.
Editor: ******
Info
Short-term stochastic numerical and physical simulation of sea waves - Proposta de Projecto de Investigação apresentada ao Programa PRAXIS XXI, na área científica de Engenharia Civil
N/A
Year: 1998
Number Pages:
53 p.
Author(s): Capitão, R.; Pires Silva, A.; Medina, J. R.; Carvalho, M. M.
Editor: ******
Info
Transformações Não-Lineares de Ondas Marítimas em Zonas Costeiras - Proposta de Projecto de Investigação apresentada ao Programa PRAXIS XXI , na área científica de Engenharia Civil
N/A
Year: 1998
Number Pages:
50 p.
Author(s): Covas, J. A.; Fortes, C. J. E. M.
Editor: ******
Info
V Programa Quadro da União Europeia. Preparação da discussão dos Programas Específicos. Documento de trabalho da Comissão (COM (97) 553 Final). Grupo de Trabalho 6 Sustainable Mobility and Intermod
N/A
Year: 1998
Number Pages:
2 p.
Author(s): Covas, J. A.
Editor: ******
Info
Valores extremos da agitação marítima no Algarve - Proposta de Projecto de Investigação apresentado ao Programa de Intervenção nos Laboratórios do Estado (MCT-FCT), sub-projecto Valorização e Protec
N/A
Year: 1998
Number Pages:
11 p.
Author(s): Carvalho, M. M.; Capitão, R.
Editor: ******
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