Investigador Auxiliar do LNEC, Departamento de Hidráulica e Ambiente, Núcleo de Portos e Estruturas Marítimas
Engenharia Costeira e Hidráulica Marítima. Simulação e modelação da agitação marítima. Análise a longo prazo da agitação marítima. Observação sistemática e monitorização de obras marítimas.
O resultado dessa atividade permitiu-lhe participar em mais de quatro dezenas de projetos de investigação científica, com financiamento nacional (Fundação para a Ciência e a Tecnologia) e internacional (Programas MAST, EU-Framework, Interreg, AdI, NATO, etc.), tendo coordenado um entre 2015 e 2018, assim como participar em mais de cinco dezenas de projetos de consultadoria nacionais e internacionais (Angola, Argélia, Brasil, França, Marrocos, Reino Unido, Angola, Cabo Verde, etc.), sendo que no âmbito desses projetos estabeleceu regimes de agitação marítima, desenvolveu e aplicou metodologias de modelação numérica e física para a caracterização da agitação marítima no local dos estudos. Em geral, os desenvolvimentos de metodologias e ferramentas em que esteve envolvido foram concretizados tendo em especial atenção as necessidades inerentes aos estudos de investigação programada e por contrato que o NPE atualmente desenvolve e que pretende desenvolver no futuro.Ao longo de quase 33 anos de carreira, aperfeiçoou metodologias de transferência de regimes de agitação marítima e aplicou modelos numéricos de propagação em situações reais de estudo, contribuindo para o desenvolvimento e o aperfeiçoamento das metodologias de estabelecimento de regimes de agitação marítima, de transferência destes regimes e de bases de dados. Desenvolveu o software integrado SAM, de caracterização, simulação, geração, aquisição e controlo da agitação marítima em canais ou tanques de ondas irregulares, ferramenta usada quer em ensaios em modelo físico, nas instalações experimentais, quer em simulação e análise numéricas realizadas em projetos de investigação científica e de consultadoria. Atualmente é responsável pelo programa de observação sistemática de obras marítimas do LNEC (OSOM+).Tem procurado fortalecer a sua atividade de investigação científica e de desenvolvimento tecnológico no LNEC no âmbito de projetos de investigação programada e de investigação por contrato nas seguintes vertentes:A análise da agitação marítima a curto-prazo, isto é, a simulação numérica e a geração e aquisição em canais e tanques de ondas irregulares.
A análise da agitação marítima a longo-prazo, isto é, o estabelecimento, a transferência e a uniformização de regimes de agitação marítima.
O desenvolvimento de metodologias de observação sistemática de obras marítimas, assim com a sua participação nas respetivas campanhas, a sua análise e posterior elaboração de recomendações e medidas de ação.
A realização de campanhas de medições de dados em campo para melhorar o conhecimento sobre os fenómenos hidrodinâmicos dos sistemas, de modo a desenvolver e aperfeiçoar técnicas de medição in-situ e em modelo, a escala reduzida, e permitir a validação de modelos numéricos.
A colaboração, para a componente marítimo-portuária na área da segurança (Safey & Security) dos transportes marítimos, que adveio da sua participação nos projetos europeus H2020 USE-iT (de que foi responsável no LNEC) e FOX (de que foi colaborador com o DT).
Este trabalho encontra-se documentado em capítulos de livros, artigos de revistas científicas e técnicas, comunicações a reuniões científicas e técnicas, relatórios e documentos de divulgação. O total de publicações e comunicações produzidas nestes trabalhos foi de: 24 publicações em revistas internacionais, 11 publicações em revistas nacionais, 71 comunicações escritas a encontros científicos internacionais, 70 comunicações escritas a encontros científicos nacionais, 146 relatórios do LNEC, 51 relatórios de projetos e 20 outros documentos de divulgação geral.