Maria Luísa Sousa
Investigadora auxiliar
Doutoramento no ramo de Engenharia do Território pelo Instituto Superior Técnico da Universidade Técnica de Lisboa.
Tese intitulada: Risco Sísmico em Portugal Continental.
Mestrado em Investigação Operacional e Engenharia de Sistemas pelo Instituto Superior Técnico da Universidade Técnica de Lisboa.
Tese intitulada: Modelos Probabilistas para a Avaliação da Casualidade Sísmica em Portugal Continental.
Licenciatura em Ciências Geofísicas pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.
Tese intitulada: Sismicidade Histórica: Intensidades Sísmicas, Cartas de Isossistas e Atenuação.
Investigadora Auxiliar, Núcleo de Engenharia Sísmica e Dinâmica de Estruturas (NESDE) do Departamento de Estruturas (DE) do LNEC.
Desde 16 de setembro de 2022.
Research / Technical Officer, Unidade Safety and Security of Buildings do Departamento Space, Security and Migration do Joint Research Centre (JRC) da Commissão Europeia em Ispra, Itália.
1 de setembro de 2013 a 31 de agosto de 2016 e 16 de setembro de 2016 a 15 de setembro de 2022.
Exerceu diversas funções desde estagiária de investigação até investigadora auxiliar no Departamento de Estruturas do LNEC, em núcleos dedicados à investigação no domínio da Engenharia Sísmica.
1 de setembro de 1989 a 31 de agosto de 2013.
Membro do Centro Europeu de Riscos Urbanos, CERU, fazendo parte da Direção deste Centro eleita para os triénios de 2013 a 2016 e de 2016 a 2019, exercendo as funções de Secretária.
Membro da Sociedade Portuguesa de Engenharia Sísmica, SPES, fazendo parte da Direção desta Sociedade eleita para o quadriénio de 1996 a 1999, exercendo as funções de Tesoureira, e para o quadriénio de 2000 a 2003, desempenhando o papel de Secretária, até 2001.
Caracterização probabilística da ação sísmica
Caracterização da exposição dos elementos em risco
Avaliação da vulnerabilidade sísmica
Modelação de perdas em consequência de sismos
Análise probabilística do risco sísmico
Redução do risco de desastres
Planeamento e gestão da emergência
Adaptação dos sistemas construídos às alterações climáticas
Normas Europeias para a construção
A atividade desenvolvida centrou-se na caracterização probabilística da ação sísmica, na caracterização da exposição dos elementos em risco, na avaliação da vulnerabilidade sísmica desses elementos, na modelação de perdas em consequência de sismos, na análise probabilística do risco sísmico e na redução do risco de desastres. Participou em diversos projetos nacionais e Europeus nestes domínios.
Participou em diversos projetos e tarefas que visaram fornecer as bases científicas e tecnológicas para a elaboração dos Planos de Emergência de Proteção Civil sobre o risco sísmico e de tsunami de diversas regiões de Portugal e outras atividades de apoio institucional.
Participou nas atividades do Disaster Risk Management Knowledge Centre (DRMKC) da Comissão Europeia sendo co-autora de relatórios que estabelecem as bases científicas e divulgam boas práticas para as avaliações nacionais de risco. Contribuiu para os dois documentos da série do DRMKC “Science for disaster risk management”.
Desenvolveu atividades de apoio ao desenvolvimento dos Eurocódigos Estruturais, sendo responsável por ferramentas informáticas de suporte à implementação, monitorização e disseminação dessas normas. Participou em grupos de trabalho e Subcomités do Comité Técnico do CEN, TC 250 - Structural Eurocodes. Participou nas atividades do grupo de trabalho da Comissão Técnica Portuguesa de Normalização CT 115 - Eurocódigos Estruturais desenvolvendo estudos de índole pré-normativo conducentes à preparação do Anexo Nacional da NP EN1998-1: 2009.
Mais recentemente os seus interesses de investigação também incluem a adaptação dos sistemas construídos às alterações climáticas.
Autora de mais de 250 publicações de índole científica, estudos e pareceres e de divulgação científica e tecnológica.