A Unidade de Experimentação de Hidráulica Marítima (UEHM) está enquadrada no Núcleo de Portos e Estruturas Marítimas do Departamento de Hidráulica e Ambiente do LNEC e opera no Pavilhão de Hidráulica Marítima, edifício exclusivo de experimentação física, com uma área de 6500 m2, onde se realizam estudos em modelo físico reduzido, bidimensionais ou tridimensionais, em canal ou em tanque, respetivamente.
Outra informação pode ser obtida na ficha desta Unidade Operativa.
Áreas de atividade
A UEHM desenvolve atividades experimentais nos domínios de engenharia portuária e de infraestruturas marítimas, destacando-se o seu apoio ao projeto, segurança e exploração de obras marítimas (e.g. quebra-mares, estruturas de defesa costeira, emissários submarinos, recifes artificiais, dispositivos de aproveitamento de energia das ondas) em zonas marítimas, portuárias e costeiras.
Ensaios
Na UEHM são realizados ensaios em modelo físico reduzido de agitação, correntes e ressonância de zonas portuárias e costeiras, de estabilidade e galgamento de obras marítimas e de avaliação das pressões em estruturas. Realizam-se também ensaios para o estudo da morfodinâmica de zonas costeiras.
Para além de realizar os ensaios acima referidos, solicitados em geral no âmbito de trabalhos realizados para Clientes, a UEHM efetua ensaios de investigação fundamental para estudos de:
A UEHM tem ainda a seu cargo vários programas de observação sistemática de obras marítimas (OSOM+).
Outros serviços
Contributos em destaque
Ao longo das suas sete décadas de existência, a UEHM promoveu estudos em praticamente todos os portos portugueses (Continente e Regiões Autónomas), em outras estruturas nacionais (por exemplo, a proteção do Forte do Bugio) e internacionais, de que se podem citar a proteção marítima do aterro do Aeroporto Internacional de Macau, o quebra-mar de Porto Amboim (Angola) e a requalificação do Porto Inglês (Cabo Verde).