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Os revestimentos exteriores dos edifícios históricos como parte da imagem urbana: desafios socio-ambientais à sua conservação
Os revestimentos exteriores dos edifícios são significativos na definição da imagem e paisagens urbanas, como protegem os edifícios das ações externas. Mas a conservação dos revestimentos históricos não é uma prática comum, já que reparados e eliminados com materiais incompatíveis. Os obstáculos para a conservação dos revestimentos são físicos e sociais (moda, vandalismo, perda de conhecimento). Estas situações comprometem a imagem urbana e suprimem a história das técnicas e materiais. No âmbito do Projeto Conservation and durability of historical renders, compatible techniques and materials
Year: 2012
Number Pages:
153-168.
Author(s): Menezes, M.; Tavares, M.; Veiga, M. R.
Editor: Unviersidade de Brasília - UNB
Volume:
-.
Keywords: Interdisciplinaridade; Revestimentos exteriores históricos; Imagem urbana; Patrimonio material; Conservar; Patrimonio imaterial
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Por uma antropologia do espaço público urbano
No seguimento do raciocínio de Choay (2006) e de Ségaud (2009, 2010) sobre a importância da antropologia do espaço na nossa contemporaneidade, interrogam-se os princípios que sustentam intervenções que pretendem enunciar
Year: 2012
Number Pages:
522-529.
Author(s): Menezes, M.
Editor: Academia de Escolas de Arquitetura e Urbanismo de Língua Portuguesa
Volume:
Vol. 1.
Keywords: Espaço público urbano; Antropologia do espaço
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Qualidade espacial e funcional da habitação
As características espaciais e funcionais da habitação, incluindo o programa de espaços, a área e dimensões dos compartimentos, e a sua organização funcional, são aspetos determinantes para promover a adequação ao uso pelos moradores. A prioridade dada ao estudo destas características tem variado em função do contexto social e económico.Em períodos de carência habitacional têm sido privilegiados estudos sobre a habitação mínima, que visam definir especificações e modelos que assegurem a satisfação das necessidades dos moradores e simultaneamente permitam uma boa rendibilização dos recursos investidos, geralmente públicos.Estes estudos procuram equilibrar duas orientações. Por um lado, pretende-se dotar as habitações de espaços tão amplos quanto possível pois reconhece-se que: a habitação marca profundamente a qualidade de vida dos moradores e as suas expetativas e possibilidades de desenvolvimento futuro; quando a habitação tem características inferiores a determinados limiares são colocadas em causa as condições de saúde e segurança dos moradores; muito dificilmente se altera a área dedicada a uma habitação; e as mudanças da forma ou organização dos compartimentos obrigam a investimentos avultados. Por outro lado, existe a necessidade de reduzir a área das habitações com vista a construir mais habitações com o mesmo investimento do Estado e produzir habitações com um custo compatível com a capacidade económica das famílias, por vezes muito desfavorecidas.Quando ultrapassados os períodos de carência habitacional, os estudos sobre a habitação passam a dar prioridade a outras temáticas da qualidade do habitar. Existindo suficiente oferta habitacional, acredita-se que a regulação do mercado assegurará que as habitações com características espaciais e funcionais inferiores serão naturalmente abandonadas pela produção ou relegadas pela procura. A regulamentação impede a produção de habitações abaixo de determinados limiares considerados mínimos e enquadra a produção de habitação de interesse social. Contudo, mesmo num contexto de superavit habitacional, podem identificar-se, pelo menos, quatro tendências atuais que reforçam a importância do estudo das características espaciais e funcionais da habitação:
Year: 2012
Number Pages:
180pp.
Author(s): entidade LNEC
Editor: LNEC
Volume:
CAD 7
Keywords: Habitat; Sociologia da habitação; Espaço interior; Exigência funcional; Habitação; Qualidade de vida
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Revista Portuguesa de Engenharia de Estruturas - Série II. nº 11
N/A
Year: 2012
Number Pages:
94pp.
Author(s): entidade LNEC
Editor: LNEC
Volume:
Série II Número 11.
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Revista Portuguesa de Engenharia de Estruturas - Série II. nº 12
N/A
Year: 2012
Number Pages:
78pp.
Author(s): entidade LNEC
Editor: LNEC
Volume:
Série II Número 12.
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The effect of low cost engineering measures and enforcement on driver behaviour and safety on single carriageway interurban trunk roads. In Advances in Human Aspects of Road and Rail Transportation.
The application of low-cost road and traffic engineering measures (LCEM) is a cost-effective method for reducing accidents and their consequences. Empirical evidence shows that enforcement contributes to improvements on driving behaviour and road safety; however, results from reducing enforcement are seldom presented.In this paper a presentation is made of the impact LCEM and changes in enforcement intensity had on selected driving behaviour variables and safety levels on a 170 km single carriageway trunk road. LCEM were implemented on the road, followed a year later by the commitment of exceptionally intense and severe law enforcement and, after two years, its relaxation. The impacts of these safety interventions were evaluated through observational before-after studies. The expected number of injury accidents was reduced by 41% (less 75% fatalities), when considering the combined effect of LCEM and enforcement; suppression of strict enforcement was related to a 20% increase in the number of fatalities.
Year: 2012
Number Pages:
10.
Author(s): Cardoso, J. L.
Editor: CRC Press Taylor & Francis Group
Keywords: Driving behaviour; Low cost measures; Safety effects
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Assessment of the seismic capacity of stone masonry walls with block models
The applications of discrete elements models based on rigid block formulations to the analysis of masonry walls under horizontal out-of-plane loading is simplified block pattern are addressed. Two procedures for creating irregular block systems are presented, one using Voronoi polygons, the other based on a bed and cross joint structure with random deviations. A test problem provides a comparison of various regular and random block patterns, showing their influence on the failure loads. The estimation of manual frequencies of rigid block models, and its application to static pushover analyses, is addressed. An example of application of rigid block model to wall capacity problem is presented.
Year: 2011
Number Pages:
221-236pp.
Author(s): Lemos, J. V.; Campos Costa, A.; Bretas, E. M.
: Computational Methods in Earthquake Engineering
Editor: Springer
Volume:
Vol. 21.
Keywords: RTigid blocks; Discrete elements; Seismic assessment; Masonry structures
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Directrizes para a Gestão integrada das escorrências de estradas em Portugal
N/A
Year: 2011
Number Pages:
84 pag.
Author(s): Barbosa, A. E.; Fernandes, J. N.
Editor: Europress, Lda
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Ética Prática da Ecologia Humana: questões introdutórias sobre ecologia humana e a emergência dos riscos ambientais.
O livro resume a evolução dos quadros teóricos da ecologia humana e a valorização das suas práticas, no presente, sob contributos para os processos de avaliação ambiental estratégica e dos impactos sociais associados a alterações climáticas e riscos ambientais. Discute em torno das questões éticas, e argumenta a favor de uma nova epistemologia para as ciências sociais e humanas no compromisso para com a sustentabilidade e a democratização dos processos de decisão.
Year: 2011
Number Pages:
31.
Author(s): Craveiro, J.
Editor: Apenas
Keywords: Ética ambiental; Ecologia humana
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MEC2011 - Conferência sobre Morfodinâmica Estuarina e Costeira
N/A
Year: 2011
Author(s): Fortunato, A. B.; Freire, P.; Oliveira, A.
Editor: Laboratório Nacional de Engenharia Civil
Volume:
CD Room.
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