Memória
Info
A hidrogeotecnia dos maciços rochosos nas grandes obras de engenharia civil - Os empreendimentos de barragens de betão
O presente trabalho dirige-se ao vasto campo das grandes obras de Engenharia Civil com implantação em maciços rochosos (barragens, centrais subterrâneas, cavernas, túneis, etc.) e integra matérias no âmbito da Hidrogeotecnia dos maciços rochosos e da Engenharia hidrogeotécnica com relevante interesse e enfoque em barragens de betão. É composto por uma Introdução geral sequenciada por três capítulos. Na Introdução é feito o enquadramento e realçada a importância das matérias tratadas, tendo em vista com especial destaque a segurança das grandes obras de engenharia civil com implantação em maciços rochosos; no capítulo um, são abordadas matérias de base no âmbito da hidrogeotecnia dos maciços e em sequência, no capítulo dois, o estudo hidrogeotécnico destes maciços. No capítulo três é produzido o enfoque nos empreendimentos de barragens de betão, através do estudo da percolação da água nas fundações das barragens e da sua importância na segurança destas obras, do projeto hidráulico das respetivas fundações, bem como da sua observação hidráulica, realçando a importância desta última no controlo da segurança dos empreendimentos.
Year: 2012
Number Pages:
109pp.
Author(s): Mascarenhas, A.
Editor: LNEC
Keywords: Permeabilidade; Escoamento; Meio fissurado; Observação de estrutura; Segurança de estrutura; Comportamento hidráulico; Percolação; Fundação; Barragem de betão; Maciço rochoso
Info
A investigação em transportes na próxima década. Um quadro de referência para a actividade do LNEC no domínio
Na passagem dos 30 anos da criação do Departamento de Transportes do LNEC, coincidente com o início da segunda década do século XXI, afigurou-se oportuno apresentar uma perspectiva sobre a evolução da actividade a ser conduzida neste Departamento até ao final da referida década. Para esse efeito, além de se fornecer uma panorâmica do conjunto da actividade mais recente e em curso, dedica-se especial atenção ao respectivo enquadramento externo, nacional e internacional. É dada ênfase aos desenvolvimentos no campo científico e técnico que, ao nível europeu, se antevêem para suporte às respostas requeridas pelas principais questões e desafios que a sociedade irá previsivelmente colocar ao sector dos transportes nos anos vindouros.
Year: 2010
Number Pages:
20pp.
Author(s): Macedo, A. L.
Editor: LNEC
Keywords: Lnec; Investigação e desenvolvimento; Investigação em curso; Investigação científica e técnica; Engenharia rodoviária; Engenharia de transportes
Info
Investigação em infra-estruturas ferroviárias - Alguns desafios
Os desafios que se colocam ao transporte ferroviário determinam que as vias-férreas satisfaçam requisitos de qualidade cada vez mais exigentes. A concepção estrutural, os materiais utilizados e as técnicas de construção podem influenciar de forma muito importante o seu comportamento. Um adequado conhecimento das características dos elementos da via e da resposta da estrutura às solicitações contribuirá para a concepção, construção e manutenção de estruturas com melhor desempenho. Neste documento referem-se algumas matérias que se afigura oportuno e viável investigar, dada a sua relevância e os meios que se antevê possam vir a estar disponíveis no país e no LNEC em particular.
Year: 2010
Number Pages:
32pp.
Author(s): Fortunato, E.
Editor: LNEC
Keywords: Investigação científica e técnica; Infra-estrutura ferroviária
Info
Investigação sobre a gestão e organização de grandes projectos de infra-estruturas de transporte na Europa - A participação do LNEC no projecto NETLIPSE
O Projecto NETLIPSE foi desenvolvido no âmbito do 6º Programa Quadro de I&DT da União Europeia, tendo como objectivo o estabelecimento de uma rede para a disseminação da experiência de boas práticas e de conhecimentos sobre a gestão e a organização de grandes projectos de infra-estruturas de transporte na Europa. Para esse efeito foram estudados 15 desses empreendimentos recentes. O LNEC participou neste projecto europeu, tendo sido responsável pela investigação dos casos do Sul da Europa. Neste documento apresenta-se sucintamente o Projecto NETLIPSE e os seus principais resultados, com especial enfoque nos casos de estudo referentes a Portugal.
Year: 2009
Number Pages:
39pp.
Author(s): Macedo, A. L.; Fortunato, E.; Fontul, S.
Editor: LNEC
Keywords: Europa; Investigação e desenvolvimento; Investigação científica e técnica; Gestão de projecto; Infra-estrutura de transporte
Info
Deterioração e reabilitação de barragens de betão
Os acidentes e incidentes em barragens têm causas estruturais, hidráulicas ou operacionais. Abordaremos fundamentalmente os aspectos estruturais, referindo-nos apenas tangencialmente a alguns aspectos hidráulicos. Após a apresentação de alguns conceitos básicos, e de alguns acidentes históricos sempre presentes na nossa memória colectiva, apresentaremos os principais cenários de deterioração da fundação e do corpo das barragens de betão. Seguidamente, referiremos a importância da detecção precoce das deteriorações e os meios para tal hoje utilizados, tornando clara a importância de uma observação do comportamento estrutural e hidráulico-operacional das barragens bem planificada e bem executada. Finalmente, referiremos diversos casos de deterioração de barragens portuguesas, entre as quais as barragens do Cabril, Pracana, Fagilde e Alto Ceira, bem como as medidas de reabilitação adoptadas.
Year: 2008
Number Pages:
32pp.
Author(s): Mora Ramos, J.
Editor: LNEC
Keywords: Degradação de materiais de construção; Acidentes de barragens; Observação de barragens; Reabilitação de estruturas
Info
Evolução de Linhas de Costas. Desenvolvimento e Aplicação de Um Modelo Numérico
N/A
Year: 2003
Author(s): Vicente, C.; Clímaco, M.
Info
Aplicação da Modelação Estocástica Inversa e de um Modelo de Escoamento e de Transporte de Poluentes em Meios Fracturados à Região de Bagueixe.
Apresenta-se a aplicação de um modelo de simulação do escoamento e do transporte de poluentes em meios fracturados para a caracterização hidrogeológica da região de Bagueixe, localizada no Nordeste de Portugal. Efectua-se, numa primeira análise, a caracterização geológico-estrutural e hidrogeológica da região onde se insere Bagueixe, de modo a permitir obter os dados necessários à execução de modelos. Esta caracterização é efectuada com base na consulta de dados disponíveis na literatura e através da análise dos dados de ensaios de caudal efectuados em captações daquela região. Procede-se, com base na caracterização realizada, à aplicação dos modelos ao aquífero de Bagueixe. Calculam-se as isolinhas dos valores médios e das variâncias das transmissividades e da piezometria regional, avaliadas com recurso à modelação estocástica inversa, e desenvolvem-se cenários de propagação de poluentes para o aquífero fracturado de Bagueixe.
Year: 1991
Author(s): Lobo Ferreira, J. P. C.; Leitão, T. E.
Info
Estimation of the Hydraulic Parameters of the Rio Maior Aquifer in Portugal by Using Stochastic Inverse Modeling.
This paper describes a preliminary study of a section of the Rio Maior aquifer in Portugal. The aim of the study is to identify the transmissivity and head regional distributions and the natural recharge as a function of time. A small number of transnissivity measurements on one hand and a relative abundance of head measurements (taken over a long period of time) on the other led to the casting of the identification problem in the framework of stochastic inverse modeling. The basic assumptions of the approach, which was developd earlier, are that the long-transmissiviti Y is a normal and stationary random space function, the aquifer is unbounded, and a first order approximation of the flow equation is adopted. The expected value of the piezometric head H as well as the Y unconditional autocovariance function are supposed to have analytical expressions which depend on a parameter vector (theta). The proposed solution of the inverse problem consists of identifying theta based on the model and the measurements of Y and H by use of a maximum likelihood procedure and subsequently computing the statistical moments of Y and H conditioned on the same data. A general description is given of the theoretical approach, as well as a detailed description of its application to the Rio Maior aquifer, starting from screening of the data and identification of outliers among measurements, through unconditional identificationof theta and the recharge, and finally drawing of the regional maps of the conditional Y and H with their error of estimation. Evaluation of the transmissivity distribution obtained by this method showed an improvedment when compared with transmissiviti distribution obtained without using the head measurements.
Year: 1990
Number Pages:
24 pp.
Author(s): Rubin, Y.; Lobo Ferreira, J. P. C.; Delgado Rodrigues, J.; Dagan, G.
Info
Caracterização Sumária dos Recursos Hídricos Subterrâneos de Portugal.
Apresenta-se uma síntese dos recursos hídricos subterrâneos de Portugal, dando-se especial ênfase às caracterizações geológica e hidrogeológica e à utilização da água subterrânea, nos seus aspectos quantitativo e qualitativo. Inclui-se a apresentação de uma nova interpretação da carta litológica, para fins hidrogeológicos. Finaliza-se o trabalho com uma breve apresentação da legislação vigente, no domínio dos recursos hídricos, e das propostas de lei em fase de estudo.
Year: 1989
Number Pages:
31 pp.
Author(s): Delgado Rodrigues, J.; Lobo Ferreira, J. P. C.; Santos, J. B.; Miguéns, N.
Info
A comparative analysis of mathematical mass transport models and tracer experiments for groundwater pollution studies.
This study describes and compares mathematical models and experimental techniques suitable for the solution of mass transport problems in porous media. The mathematical formulation of tha mass transport problem and the description of mathematical methods and models suitable for the solution of the mass transport equation are presented in the first part of this study.The models are based on the following mathematical methods: analytical solutions, finite state mixing cell method, finite defference method, method of characteristics, random walk method, finite element method and boundary element method. Based on those models an original benchmark comparison study was developd, which allows for the selection of appropriated models for the solution of mass transport problems in porous media, according to different criteria such as the accuracy of models results, the cost and processing time required to run the models and the number of facilities for model aplication to real or potencial pollution problems. Tracer experiment techniques, including a new single-well injection/detection technique, and methods for tha analysis of breakthrough concentration curves are described and applied to the white-sand aquifer of Rio Maior in Central Portugal. These allow the evaluation of the longitudinal dispersivity of the aquifer and the intersticial groundwatwr flow velocity, two parameters fundamental for the solution of the mass transport equation. The experiments were carried out with sodium chloride and sulphorhodamine B solutions. A simultaneous experiment with those two tracers is also described. Mathematical and experimental methods are applied to an original groundwater pollution case-study, that includes several management scenarios for the proposed coal mining project of Rio Maior. The conclusions of this dissertation and the topics for further research are presented in the last part of the work.
Year: 1988
Number Pages:
216 pp.
Author(s): Lobo Ferreira, J. P. C.
|