Logo LNEC
ENGENHARIA PARA A SOCIEDADE

        Siga-nos nas Redes Sociais

        Álvaro Silva Ribeiro
        Álvaro Silva Ribeiro
        Álvaro Silva Ribeiro
        Álvaro Silva Ribeiro
        Álvaro Silva Ribeiro
        Álvaro Silva Ribeiro
        Curriculum Vitae
        Álvaro Silva Ribeiro

        Curriculum Vitae

        Álvaro Silva Ribeiro

        Chefe de Núcleo/Investigador Principal

        asribeiro@lnec.pt

        218 443 544

        ORCID


        Situação Profissional

        Investigador Principal.  Coordenador de C&T de Núcleo e Responsável pela Gestão dos  Laboratórios do LNEC-EM (Ensaios e Metrologia).

        Graus Académicos e Científicos

        • Doutoramento em Física Tecnológica pela Universidade de Lisboa (2006).
        • Mestrado  em "Instrumentação, Manutenção Industrial e Qualidade” pela Faculdade  de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa (1999)
        • Licenciatura em Física Tecnológica pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (1993)

        Funções e Cargos Públicos Relevantes

        • Membro do Technical Board da IMEKO (International Measurement Confederation) (2021 -     ).
        • Chairperson do Technical Committee TC 11 da IMEKO (Measurement in Testing, Inspection and Certification) (2021 -     ).
        • Delegado  nacional em representação da RELACRE (Portuguese Member Organization da  IMEKO) no General Council da IMEKO (2021 -    ).
        • Presidente do Board of Administrators da EUROLAB aisbl (2015 – 2021).
        • Vice-Presidente da UILI, Union Internationale des Laboratoires Indépendants (2015 – 2021).
        • Membro do Research Council da EURAMET (2015 – 2018).
        • Membro do Conselho de Administração da UILI, Union Internationale des Laboratoires Indépendants (2013 – 2021).
        • Presidente do Conselho de Administração da RELACRE (2012 -     ).
        • Membro do Board of Administrators da EUROLAB aisbl (2012 -     ).
        • Vice-Presidente da Sociedade Portuguesa de Metrologia (2009 - 2015)
        • Membro do Conselho de Administração da RELACRE, Associação de Laboratórios Acreditados de Portugal (2009 -     ).

        Áreas de Investigação / Interesse

        Principais áreas de investigação:

        • Metrologia científica e aplicada;
        • Física e matemática aplicada;
        • Instrumentação científica;
        • Qualidade, medição e incerteza da medição;
        • Computação e análise numérica;
        • Ciência dos dados e gestão da informação;
        • Laboratório do futuro e instrumentação inteligente.

        Atividade Desenvolvida

        • Investigação desenvolvida  aplicando conhecimentos de metrologia, física, matemática aplicada e  computação numérica em diversos domínios da engenharia civil e em  cooperação com outras organizações, em projetos de investigação  internacionais.
        • No contexto da metrologia aplicada, a  investigação tem sido desenvolvida visando a rastreabilidade de  instrumentação científica e o desenvolvimento e validação de métodos  aplicados numa diversidade de grandezas (dimensional e geométrica,  temperatura e radiação, massa, pressão, força, óptica, anemometria,  entre outras). Destacam-se estudos associados a grandes infraestruturas  com medições em regime dinâmico, nomeadamente em aerodinâmica, caudal,  velocidade de escoamento e ensaios sísmicos. No contexto da Metrologia  aplicada em Hidrologia e Hidráulica, coordena a Unidade de Hidráulica  Metrológica do LNEC, que suporta o reconhecimento do LNEC como Instituto  Designado Português para as grandezas caudal e velocidade de escoamento  de líquidos.
        • No âmbito da qualidade e acreditação tem uma  experiência de mais de 30 anos, como coordenador de laboratórios  acreditados pela ISO/IEC 17025, como auditor de sistemas de gestão e em  atividades de consultoria avançada. Colaborou na criação de  infraestruturas metrológicas em Macau, nas Regiões Autónomas da Madeira e  dos Açores e em diversos países de língua portuguesa (S. Tomé e  Príncipe, Cabo Verde, Moçambique, Angola e Guiné-Bissau). Desempenha as  funções de Responsável pela Gestão dos Laboratórios do LNEC-EM e tem  tido funções relevantes em diversos organismos internacionais, na  coordenação e em comités técnicos.
        • Tem um número considerável de  artigos em revistas científicas internacionais, publicações em livros,  participação em mais de 100 conferências internacionais e workshops, com  apresentações orais e como orador convidado, tem sido editor em jornais  de referência, membro de comités científicos e revisor de conferências  internacionais.