Maria Helena Alegre
Diretora de Unidade Departamental
O Departamento de Hiráulica e Ambiente (DHA) desenvolve atividade de I&D&I em todo o ciclo da água com foco em 5 pilares estratégicos: Gestão, proteção e reabilitação de sistemas costeiros; recursos hídricos e desenvolvimento sustentável; água e cidade; e risco e segurança em portos e estruturas marítimas. Apoia a tomada de decisão na conceção e implementação de políticas públicas e promove a capacitação avançada e a disseminação do conhecimento nas suas áreas de intervenção, interligando a ciência e a engenharia orientada para a solução de problemas. O DHA dispõe ainda de elevadas capacidades de computação numérica e de instalações experimentais únicas no País para modelação física de portos, barragens e outras estruturas marítimas e hidráulicas.
O DHA conta atualmente com uma equipa de quase uma centena de elementos, cerca de metade dos quais doutorados, constituindo-se como uma das maiores unidades de investigação no País cobrindo a totalidade do ciclo da água, com competências nas áreas das Engenharias Civil, Química, do Ambiente e Geográfica, assim como na Oceanografia, Geologia, Bioquímica e Tecnologias da Informação.
Integram o Departamento diversas infraestruturas de investigação relevantes para a atividade do LNEC: UHM | Unidade de Hidráulica Metrológica, UQTA| Unidade de Qualidade e Tratamento de Água, UEHM | Unidade Experimental de Hidráulica Marítima, UMEHIF - Unidade de Modelos de Estruturas Hidráulicas e Fluviais e AQUIRIVER | Instalações Experimentais de Investigação em Hidráulica Fluvial e em Hidrogeologia e EESC | Estação Experimental de Sedimentos Coesivos.
A missão do Departamento de Hidráulica e Ambiente (DHA) é responder aos desafios da sociedade no domínio das águas superficiais (urbanas, fluviais, estuarinas e costeiras), águas subterrâneas e infraestruturas (urbanas, fluviais e portuárias) e suas interações, através do desenvolvimento e aplicação de conhecimento, metodologias e instrumentos avançados.
Pretende contribuir para uma sociedade melhor e dar resposta aos desafios atuais, tais como o crescimento populacional e a crescente urbanização e pressão em zonas estuarinas e costeiras, a escassez de recursos naturais e a pressão sobre os ecossistemas, o crescimento do transporte marítimo e fluvial, a perceção e gestão do risco e o impacto das alterações climáticas nos meios aquáticos.
Os resultados da sua atividade são partilhados com a sociedade e a transferência de conhecimento é promovida através de estudos e pareceres, publicações, palestras e ações de formação especializadas.
As principais áreas de atividade do DHA são:
Engenharia costeira e portuária
Engenharia sanitária
Recursos hídricos e as obras hidráulicas
Tecnologias de informação aplicadas à Água e Ambiente