Ana Sofia Silva Louro
Investigadora Auxiliar
Doutoramento em Engenharia Civil, Especialidade de Estruturas pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, com dissertação sobre o tema "Caracterização da aderência de varões nervurados sujeitos a ações repetidas e alternadas". 2014
Mestrado em Engenharia de Estruturas, pelo Instituto Superior Técnico da Universidade Técnica de Lisboa, com dissertação sobre o tema "Comportamento de vigas de betão armado com aço inoxidável". 2018
Licenciatura em Engenharia Civil pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias. 2000
Bolseira de Pós-Doutoramento integrada no Núcleo de Comportamento de Estruturas (NCE) do Departamento de Estruturas (DE) entre dezembro de 2014 e maio de 2020.
Bolseira de projeto no âmbito do apoio à implementação dos Eurocódigos Estruturais, integrada no Núcleo de Comportamento de Estruturas (NCE) do Departamento de Estruturas (DE) entre janeiro e dezembro de 2014.
Estagiária de Doutoramento no Núcleo de Comportamento de Estruturas (NCE) do Departamento de Estruturas (DE) entre janeiro de 2013 e janeiro de 2014.
Bolseira de Doutoramento no Núcleo de Comportamento de Estruturas (NCE) do Departamento de Estruturas (DE) entre julho de 2008 e dezembro de 2012.
Bolseira de Investigação Científica no Núcleo de Comportamento de Estruturas (NCE) do Departamento de Estruturas (DE) entre setembro de 2002 e julho de 2008.
Chefe do Laboratório de Ensaios de Componentes de Estruturas (LCE) do Núcleo de Comportamento de Estruturas (NCE) do Departamento de Estruturas (DE) entre 2006-10-18 e 2012-12-27
Chefe do Laboratório de Ensaios de Produtos Metálicos (LPM) do Núcleo de Comportamento de Estruturas (NCE) do Departamento de Estruturas (DE) entre 2006-09-06 e 2010-01-31.
Gestora Técnica dos Processos de Certificação Obrigatória e Voluntária dos diferentes tipos de varões de aço para betão armado, redes eletrossoldadas, fios de aço para pré-esforço e cordões de aço para pré-esforço, entre 2000 e 2007.
Comportamento do betão estrutural;
Comportamento dos aços para armaduras de betão;
Aderência varão-betão, incluindo armaduras de aço inoxidável, novos tipos de varões não metálicos e betões eco-eficientes;
Normalização no domínio do projeto e execução de estruturas;
Normalização e certificação da qualidade de armaduras de aço para betão.
Secretariado da Comissão Técnica Portuguesa de Normalização CT 115 – Eurocódigos Estruturais;
Apoio às atividades do Núcleo de Comportamento de Estruturas no domínio do betão estrutural e das armaduras para betão;
Investigação no domínio da aderência varão-betão e das armaduras de aço inoxidável para betão armado;
Atividade experimental no domínio do betão estrutural