Logo LNEC
ENGENHARIA PARA A SOCIEDADE

        Siga-nos nas Redes Sociais

        Apresentação

        João Bilé Serra

        Diretor de Unidade Departamental

        O desenvolvimento nas primeiras décadas da Mecânica dos Solos e da Geologia de Engenharia em Portugal resultou em grande parte da contribuição e do dinamismo do Departamento de Geotecnia.


        A especialização dos investigadores e técnicos do DG possibilita a intervenção técnica nas problemáticas da segurança e do desempenho e da sustentabilidade dos maciços naturais; das estruturas geotécnicas hidráulicas, viárias e subterrâneas; de aterros de resíduos, barreiras ambientais ou passivos ambientais.


        Assinala-se a participação em comités e grupos de trabalho nacionais e internacionais de normalização em geotecnia.


        O DG está organizado em 3 núcleos e 3 unidades operativas:

        • Núcleo de Geologia de Engenharia e de Ambiente (NGEA)
        • Núcleo de Geotecnia de Obras Hidráulicas (NGOH)
        • Núcleo de Geotecnia Urbana e de Transportes (NGUT)


        • Unidade de Solos, Enrocamento e Misturas (UGeoMAT)
        • Unidade de Geossintéticos (UGeoS)
        • Unidade de Resíduos e Solos Contaminados em Geotecnia (UGeoAmb)

        Metropolitano de Lisboa

        O DG desenvolve atividades de I&D&I e de assessoria técnica nas disciplinas de Mecânica dos Solos, Geologia de Engenharia, Hidrogeologia, Geofísica e Geotecnia Ambiental.


        Com regularidade, são acolhidos estagiários e estudantes para desenvolvimento de dissertações de Mestrado ou de teses de Doutoramento, com orientação de investigadores do DG.


        O DG presta assessoria técnica e cientifica a entidades públicas e privadas [WU1] na elaboração de estudos de base, realização de ensaios, acompanhamento do desenvolvimento do projeto, da execução e da exploração das componentes geotécnicas dos empreendimentos.


        O DG realiza ensaios laboratoriais para caracterização mecânica e hidráulica de solos, enrocamentos e suas misturas e de geossintéticos, e geoambiental de resíduos e solos contaminados. No campo, realiza ensaios geotécnicos e geofísicos, coordena e acompanha ensaios de estruturas geotécnicas e realiza controlo da construção e da segurança em exploração de aterros.


        Assegura a coordenação da CT 156 do IPQ, para normalização de âmbito nacional na Geotecnia em Engenharia Civil, e acompanhamento da normalização europeia e internacional.


        A SC 7 da CT 115 Eurocódigos Estruturais é dinamizada pelo DG, através da qual os geotécnicos portugueses têm participado no desenvolvimento do Eurocódigo 7 (2ª geração).


        Regularmente, são elaborados pareceres técnicos periciais no âmbito de processos judiciais.