Helena Cruz
Investigadora Principal
Doutor em Engenharia Civil pela Universidade de Brighton (R.U.), 1993.
Engenheira Civil, perfil de Estruturas, pelo Instituto Superior Técnico, 1983.
Chefe do Núcleo de Comportamento de Estruturas desde 2013.
Chefe do Núcleo de Estruturas de Madeira do LNEC, entre 1997 e 2013.
Diagnóstico de anomalias estruturais em edifícios antigos.
Monitorização, avaliação da segurança e reforço de estruturas de madeira.
Desempenho e durabilidade de elementos estruturais de madeira e ligações.
Avaliação técnica de produtos para a construção e de sistemas de construção prefabricada.
Consultoria técnica especializada, sobretudo na área da monitorização, avaliação do desempenho, segurança e reforço de estruturas de madeira e estudos de investigação aplicada de apoio à inovação e certificação de produtos.
Participação em projetos de investigação nacionais e internacionais, nomeadamente sobre: i) comportamento de ligações mecânicas em estruturas de madeira e técnicas de reforço estrutural; ii) comportamento de ligações coladas e de elementos estruturais compósitos de madeira baseados em colagem.
Participação em cursos de licenciatura e pós-graduação e orientação/coorientação de dissertações de mestrado ou teses de doutoramento, sobretudo nas áreas: do fabrico, comportamento e monitorização de estruturas de madeira lamelada colada; de pavimentos mistos madeira-betão; do comportamento de ligações estruturais; de técnicas de reforço de estruturas de madeira; de construção de casas de madeira e do comportamento sob ação do fogo.
Participação em diversas redes de coordenação europeia de investigação COST, destacando-se: E34 "Bonding of timber”, E55 "Modelling the performance of timber structures”; IE0601 "Wood Science for Conservation of Cultural Heritage"; FP1004 "Enhance mechanical properties of timber and timber structures"; FP1101 "Assessment, Reinforcement and Monitoring of Timber Structures"; FP1402 "Basis of structural timber design - From research to standards".
Membro das Comissões Técnicas de Normalização nacionais IPQ/CT14 – Madeiras e CT115 – Eurocódigos estruturais. Participação nas atividades da Comissão Técnica CEN/TC 250/SC5 – Eurocode 5: Design of timber structures.