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Vibrações geradas por comboios de alta velocidade. Uma revisão
Em Portugal serão construídas, nos próximos anos, algumas centenas de quilómetros de vias férreas de alta velocidade.Em diversos países tem-se verificado que a conjugação de velocidades elevadas de circulação com determinadas características dos solos de fundação conduz a fenómenos de amplificação dinâmica das deformações resultantes da circulação dos comboios.As linhas de alta velocidade, em Portugal, terão inevitavelmente de atravessar zonas onde a velocidade de circulação se pode associar com as condições desfavoráveis das fundações criando os fenómenos dinâmicos referidos.O presente artigo apresenta a problemática da geração de vibrações devidas à circulação de comboios, uma revisão sucinta de alguns métodos existentes para a previsão e análise do fenómeno e analisa as medidas de mitigação existentes.
Year: 2007
Number Pages:
23pp.
Author(s): Marcelino, J.
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Análise de Riscos pela FMEA: Aplicação ao Tapete Drenante de uma Barragem de Aterro
São apresentados os aspectos relevantes das análises de riscos em barragens de aterro através da metodologia qualitativa da FMEA. Procede-se à sua aplicação a uma barragem de aterro para a retenção de estéreis mineiros. Apresentam-se em detalhe, para o tapete drenante da barragem, as suas funcionalidades, os seus modos potenciais de rotura, as suas causas iniciadoras e os seus efeitos directos e nos vários elementos constituintes do sistema composto pela barragem e pela sua zona de influência. São ainda referidas as medidas disponíveis em obra para a detecção das causas ou dos modos de rotura e o controlo dos seus efeitos.
Year: 2006
Number Pages:
7 pp.
Author(s): Santos, Ricardo; Caldeira, L.; Bilé Serra, J.
Keywords: Tapete drenante; Barragens de aterro; Fmea; Análise de riscos
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Danos em edifícios induzidos por escavações
À realização de obras subterrâneas está associada a descompressão do meio escavado, que,invariavelmente, conduz ao desenvolvimento de uma bacia de subsidência à superfície do terreno. Assim,designadamente em meio urbano, põe-se o problema de avaliar as consequências dos movimentos de superfície sobre o património edificado aí existente. No artigo apresenta-se o método de Avaliação de Risco de Dano em Edifícios desenvolvido por Burland e ilustra-se a sua utilidade. Inicialmente trata-se O problema da estimativa dos movimentos superficiais induzidos por escavações (2), e consequentes efeitos sobre estruturas existentes (3). De seguida, apresenta-se a metodologia de avaliação de risco (4), cuja utilidade é finalmente ponderada e ilustrada à custa de alguns exemplos (5).
Year: 2006
Number Pages:
32p.
Author(s): Portugal, J. C.; Portugal, A.; Santo, A.
: Revista da Sociedade Portuguesa de Geotecnia
Editor: Sociedade Portuguesa de Geotecnia
Volume:
nº 107.
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A modelação física com centrifugadora no âmbito da geotecnia
A primeira centrifugadora geotécnica portuguesa está instalada no Laboratório Nacional deEngenharia Civil. Dada a natureza pioneira à escala nacional da aplicação em causa, fundamenta-se atécnica de modelação física proposta. Introduzem-se os fundamentos da técnica de modelação física comcentrifugadora. Recorrendo à análise dimensional, deduzem-se as condições de semelhança com interesseno âmbito da geotecnia e analisa-se o mérito das abordagens experimentais actualmente disponíveis parao estudo de problemas geotécnicos.
Year: 2002
Number Pages:
26p.
Author(s): Portugal, J. C.
: Revista da Sociedade Portuguesa de Geotecnia
Editor: Sociedade Portuguesa de Geotecnia
Volume:
96.
Keywords: Centrifugadora; Análise dimensional; Modelação física
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A Modelação física com centrifugadora um problema modelo
Compara-se o mérito relativo da modelação física convencional e da modelação física comcentrifugadora através de um problema modelo - a determinação experimental da capacidaderesistente de uma sapata fundada sobre areia seca. Apresenta-se o tratamento detalhado dosrequisitos de semelhança a respeitar pelos modelos físicos de sapatas, explicitando a leis demodelação relevantes para o problema em estudo. Analisam-se as consequências da adopção decada uma das técnicas de modelação alternativas, quer em termos de condições de semelhança,quer em termos de resultados experimentais obtidos. Da comparação das duas técnicas resultaum balanço francamente favorável à modelação física com centrifugadora.
Year: 2002
Number Pages:
22p.
Author(s): Portugal, J. C.
: 8º CONGRESSO NACIONAL DE GEOTECNIA - A GEOTECNIA PORTUGUESA E OS DESAFIOS DO FUTURO
Editor: Sociedade Portuguesa de Geotecnia
Volume:
2.
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Modernização e renovação de infra-estruturas ferroviárias - Aspectos geotécnicos.
A modernização da rede ferroviária portuguesa inclui, entre outros aspectos, trabalhos demelhoramento e de renovação em diversas linhas. No que se refere à plataforma ferroviária, pretende-seque esta responda adequadamente aos novos requisitos, os quais estão relacionados com o aumento davelocidade dos comboios de passageiros, com o aumento da carga máxima por eixo dos comboios demercadorias e ainda com o aumento do volume de tráfego. Neste trabalho abordam-se alguns dosaspectos relacionados com as características da plataforma, as quais são determinantes para ocomportamento global da via. Apresentam-se alguns aspectos da metodologia utilizada nos estudosrealizados, a partir de 1998, para a renovação da plataforma ferroviária da Linha do Norte, no âmbito doProjecto de Modernização.
Year: 2002
Number Pages:
11pp.
Author(s): Fortunato, E.; Pinelo, A.; Mateus da Silva, J.
Editor: LNEC
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A Centrifugadora geotécnica do LNEC
O Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC) dispõe desde 1995 de umacentrifugadora geotécnica. A centrifugadora, uma Acutronic modelo 661, tem uma capacidade de 40g--ton e um raio de 1,80 m à plataforma giratória. O artigo descreve o desenvolvimento da instalação,incluindo as características gerais do equipamento e sistemas eléctricos, ópticos e mecânicosassociados. Perspectivam-se as possibilidades de modelação física no âmbito da geotecnia.
Year: 1997
Number Pages:
18p.
Author(s): Portugal, J. C.; L. Aguilar Madeira; Santos, Carlos
: Revista da Sociedade Portuguesa de Geotecnia
Editor: Sociedade Portuguesa de Geotecnia
Volume:
1/3.
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A nova centrifugadora portuguesa
O Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC) dispõe desde 1995 de umacentrifugadora geotécnica. A centrifugadora, uma Acutronic modelo 661, tem uma capacidade de 40gtone um raio de 1,80 m à plataforma giratória. O artigo descreve o desenvolvimento da instalação,incluindo as características gerais do equipamento e sistemas eléctricos, ópticos e mecânicos associados
Year: 1997
Number Pages:
14p.
Author(s): Portugal, J. C.; L. Aguilar Madeira; Silva, M.; Santos, C.; Maranha das Neves, E.; Correia, R.
: Revista da Sociedade Portuguesa de Geotecnia
Editor: Sociedade Portuguesa de Geotecnia
Volume:
81.
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Portuguese new centrifuge facility
A new centrifuge facility has recently been established at the Portuguese National Laboratory for Civil Engineering (LNEC). The centrifuge is an Acutronic model 661 and it has a capacity of 40 g-tonnes. The platform radius is 1.8 m. The paper describes the development of the facility, including general features of the housing, centrifuge test equipment and associated electrical and mechanical systems.
Year: 1997
Number Pages:
8p.
Author(s): Portugal, J. C.; L. Aguilar Madeira; Silva, M.; Santos, C.; Maranha das Neves, E.; Correia, R.
: FOURTEENTH INTERNATIONAL CONFERENCE ON SOIL MECHANICS AND FOUNDATION ENGINEERING
Editor: PUBLICATIONS COMMITTEE OF XIV ICSMFE
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Dimensionamento de estacas solicitadas lateralmente. O método das curvas P-Y
Propõe-se um método expedito (curvas p-y) para o dimensionamento de estacas sujeitas acargas laterais. Esta proposta tem por base uma análise prévia das principais vantagens e inconvenientesdos diferentes modelos e métodos de abordagem disponíveis. A validade do método é discutida a partirdos resultados de ensaios de carga em verdadeira grandeza, efectuados sobre as estacas de fundação deuma obra de arte portuguesa de construção recente.
Year: 1994
Number Pages:
22p.
Author(s): Portugal, J. C.
: Revista da Sociedade Portuguesa de Geotecnia
Editor: Sociedade Portuguesa de Geotecnia
Volume:
71.
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Comunicação
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Estudo experimental sobre a capacidade resistente de sapatas
Neste artigo apresenta-se a primeira aplicação da centrifugadora geotécnica do LNEC que foi consagrada ao estudo do efeito da forma, sobre a capacidade resistente de sapatas fundadas em solos incoerentes. Após uma breve descrição das diversas fases do trabalho, apresenta-se o programa de ensaios estabelecido, o equipamento utilizado e a caracterização física e mecânica do solo ensaiado. É ainda feita uma descrição do procedimento construtivo dos maciços modelo e das técnicas de controlo de construção adoptadas, após o que se apresentam os procedimentos de ensaio e monitorização. Finalmente, apresentam-se os resultados experimentais confrontando-os com os dados bibliográficos relevantes. Promove-se uma comparação entre as capacidades resistentes experimentais e as calculadas, quer pela aplicação das teorias de capacidade resistente de Terzaghi, Meyerhof e Hansen, quer pela aplicação do método dos elementos finitos, utilizando um modelo elástico perfeitamente plástico.
Year: 2000
Number Pages:
26p.
Author(s): Portugal, J. C.
Editor: Sociedade Portuguesa de Geotecnia e Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto
Volume:
Vol. I.
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Metodologia para a inventariação, diagnóstico e proposta de medidas correctivas-tipo para taludes: caso da renovação da linha do Norte
O LNEC tem colaborado com a REFER no âmbito das obras de renovação da Linha do Norte. Umadas componentes dessa colaboração consiste no levantamento das condições de estabilidade dosdiversos taludes de escavação e de aterro. A presente comunicação descreve a metodologia adoptadana realização do estudo. Como resultado criou-se uma base de dados que engloba toda a informaçãorelevante no diagnóstico dos casos observados. Incluem-se elementos relativos à descrição dascondições morfológicas, geológico-geotécnicas, elementos construtivos existentes, etc. Com base naanálise e interpretação de toda a informação obtida, procedeu-se a uma tentativa de sistematização dosdiagnósticos dos fenómenos de instabilidade com o objectivo de propor medidas correctivas-tipo.
Year: 2000
Number Pages:
8pp.
Author(s): Marcelino, J.; Jeremias, T.
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Analysis and design of piles under lateral loads
A finite element method, based on *p-y
Year: 1993
Number Pages:
8p.
Author(s): Portugal, J. C.; Seco Pinto, P.
: Deep Foundations on Bored and Auger Piles BAPII
Editor: 2nd International Geotechnical Seminar On Deep Foudations On Bored And Auger Piles
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Análise dos ensaios de carga nas estacas de fundação da fábrica da Soporcel
A presente comunicação tem como objetivo e interpretação dos ensaios de carga estáticos efectuados sobre 7 estacas de fundação da nova fábrica de papel da Soporcel, na Figueira da Foz. Apresenta-se uma descrição sintética das características das estacas e dos solos de fundação. A análise do comportamento das estacas procurou contemplar o valor dos deslocamentos e da capacidade de carga.
Year: 1992
Number Pages:
16p.
Author(s): Seco Pinto, P.; Portugal, J. C.
Editor: IV Jornadas de Engenharia e Ciências de Moçambique
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Books
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Projeto, construção e observação de pequenas barragens de aterro
Como é bem sabido, a realização de barragens, a par dos reconhecidos benefícios de váriaordem resultantes da sua exploração, pode envolver danos potenciais para as populações ebens materiais e ambientais na sua vizinhança, pelo que se torna indispensável assegurarum controlo da segurança dessas obras. Esses danos estão sobretudo associados aos efeitosda onda de cheia gerada pela rotura da estrutura. A que há que adicionar naturalmenteos custos associados à destruição da própria estrutura.
Year: 2015
Number Pages:
333-366pp.
Author(s): Portugal, J. C.
: Projeto, construção e observação de pequenas barragens de aterro
Editor: IST Press
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Capítulo de Livro
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Fundações
N/A
Year: 2005
Number Pages:
92p.
Author(s): Lopes, M. G.; Portugal, J. C.
: Construção de empreendimentos na práctica. Manual dirigido à aplicação e desenvolvimento de processos e métodos de uma construção
Editor: Verlag Dashôfer
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Tese de Doutoramento
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Experimental investigation on limitation of the progression of internal erosion in zoned dams
Two mechanisms limiting the progression of internal erosion in zoned dams, potentiated by the presence of materials located upstream of a damaged core are investigated. These are the flow restriction and crack filling actions. The former is related with the ability of the upstream soil restricting the flows passing through a flaw in the core. The latter involves transport of particles from the upstream zone into a flaw in the core, up to a downstream granular zone. A new apparatus is developed from scratch. It allows carrying out two innovative laboratory tests: the Flow Limitation Erosion Test (FLET) and the Crack Filling Erosion Test (CFET). Following an extensive testing programme on thirteen upstream materials, two cores, and two downstream filters, experimental observations and physical descriptions are presented. The potential soil behaviour patterns are described. The apparatus can assess whether erosion in the core stops, slows down, or progresses. The flow restriction action is governed by grading, plasticity and compaction characteristics of the upstream soil. In gap-graded with 5% of fines, the hydraulic loading and type of fines are critical. Crack filling by granular soils occurs rapidly, being governed by the sand and fines content of the upstream soil, and an effective grain diameter (D15F) of the filter. Rules for preliminary estimation of the likelihood of occurrence of the studied actions are also proposed.
Year: 2014
Author(s): Santos, R. N. C.
Keywords: Crack filling; Flow restriction; Upstream zone; Test apparatus; Concentrated leak; Internal erosion; Zoned dams
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Propagação e mitigação de vibrações de baixa frequência geradas por comboios de alta velocidade
Em Portugal serão construídas, nos próximos anos, algumas centenas de quilómetros de vias férreas de alta velocidade. As exigências associadas a estas linhas, em particular no que concerne a tolerâncias de fabrico, são, naturalmente, mais restritivas que as das linhas férreas tradicionais, onde circulam comboios de carga e de passageiros a velocidades mais reduzidas.Em diversos países tem-se verificado que a conjugação de velocidades elevadas de circulação com determinadas características dos solos de fundação conduz a fenómenos de amplificação dinâmica das deformações resultantes da circulação dos comboios.As linhas de alta velocidade, em Portugal, terão inevitavelmente de atravessar zonas onde a velocidade de circulação se pode associar com as condições desfavoráveis das fundações criando os fenómenos dinâmicos referidos.O presente Programa de Investigação situa o problema da circulação dos comboios de alta velocidade sobre solos moles, faz uma revisão dos métodos existentes para a previsão e análise do fenómeno, e analisa as medidas de mitigação existentes.Em resultado da análise do problema são perspectivadas diversas linhas de investigação que têm como objectivo: a identificação dos factores que contribuem e condicionam a geração e propagação das vibrações; o desenvolvimento de ferramentas de análise e previsão; a identificação e estudo das zonas que, estando no traçado das linhas de alta velocidade em Portugal, possuem as características que potenciam o desenvolvimento do fenómeno e, finalmente, conjugando o conhecimento resultante dos tópicos anteriores, a análise das medidas de mitigação mais adequadas para os casos identificados. Por último, é apresentado um Programa de Pós-Graduação, onde são concretizadas as linhas de investigação propostas, sob a forma de planos de enquadramento de recém licenciados, de teses de mestrado e de doutoramento.
Year: 2005
Author(s): Marcelino, J.
Keywords: Mitigação; Vibrações; Alta velocidade ferroviária
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Modelação física com centrifugadora
A primeira centrifugadora geotécnica portuguesa foi recentemente instalada (1994) noLaboratório Nacional de Engenharia Civil. Para tanto estabeleceu-se um plano de acçãovisando três objectivos principais. Por um lado, e dada a natureza pioneira à escala nacional daaplicação em causa fundamentar a técnica de modelação física proposta. Por outro,materializar os meios necessários à exploração do novo recurso. Finalmente, aplicar a técnicade modelação física, no âmbito de um plano de investigação que permitisse ilustrar as suaspotencialidades. Esta dissertação constitui o corolário desse programa de acção, reflectindo ostrês objectivos programáticos estabelecidos.
Year: 1999
Author(s): Portugal, J. C.
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Modelação do colapso e da fluência em aterros
RESUMOO presente trabalho visa fundamentalmente apresentar novas propostas na modelação dedeterminados efeitos característicos de aterros, especialmente quando se trata de aterros deenrocamento. Os efeitos visados, o colapso e a fluência manifestam-se pelo aumento dasdeformações dos aterros nomeadamente de barragens. No primeiro caso, as deformações sãoprovocadas pela molhagem do material e ocorrem de forma súbita, podendo implicarimportantes perdas de folga das barragens. No segundo, as deformações ocorrem de formadiferida no tempo e, por vezes, representam uma parcela significativa da deformação total.Passa-se em revisão os modelos de comportamento mecânico habitualmente utilizados nadescrição do comportamento dos materiais geotécnicos em modelos matemáticos, bem comoas técnicas e métodos numéricos, indispensáveis para a abordagem dos problemas específicosdas barragens.Propõe-se uma nova abordagem para modelar o colapso baseada na variação progressiva dosparâmetros das leis constitutivas. Apresenta-se ensaios de determinação das características decomportamento de materiais de enrocamento permitindo simultaneamente o estudo dadeformação de colapso. Desenvolvem-se técnicas ensaio que possibilitam nomeadamente, oestudo do comportamento do material à repetição de ciclos de molhagem-secagem e asimplicações que estes ciclos podem ter na deformação de colapso.Considera-se que a fluência pode ser tratada de forma análoga ao colapso excluindo a escalade tempo do fenómeno. Realizam-se ensaios que, à luz do modelo adoptado, permitem aferiros parâmetros que controlam a deformação de fluência no tempo.Os modelos desenvolvidos são aplicados ao estudo de dois casos reais de grandes aterros deenrocamento. No primeiro caso, apresenta-se uma retroanálise do comportamento dabarragem de Beliche, concluindo-se haver uma boa concordância entre os valores resultantesda observação da barragem e os resultados dos modelos propostos. O segundo caso, refere-sea um aterro de estrada com altura máxima de 40 m que está compreendido na empreitada deconstrução da barragem de Odeleite. Neste caso não se dispõe ainda dos resultados daobservação dos deslocamentos e, por esse motivo, os valores apresentados constituem umaprevisão de comportamento.
Year: 1996
Author(s): Marcelino, J.
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Relatório Científico
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Relatório de atividades: Programa de Capacitação de Laboratórios de Engenharia da CPLP 2015/2016
Neste relatório apresentam-se as atividades realizadas no ano de 2015/2016 no âmbito do Programa deCapacitação de Laboratórios de Engenharia da CPLP, implementadas com recursos do Fundo Especial daCPLP, com a coordenação do Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC), na qualidade de instituiçãoProponente. Tem-se assim em vista fornecer ao Secretariado Executivo da CPLP elementos que permitam arealização do acompanhamento e monitorização das atividades e a avaliação do cumprimento da metodologia e procedimentos propostos, bem como o alcance dos resultados e objetivos previstos
Year: 2017
Author(s): Antunes, M. L.; Portugal, J. C.; França Martins, M.
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Proposta de projeto: Programa de Capacitação de Laboratórios de Engenharia da CPLP 2016/2017
O presente projeto, designado por Programa de Capacitação de Laboratórios de Engenharia da CPLP, dásequência à cooperação que existe entre o Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC) de Portugal, osLaboratórios de Engenharia Civil dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (LABPALOP) e aAdministração Pública de Timor-Leste e foi definido durante a XXIX Reunião de Coordenação dos Convénios de Cooperação, em Díli, entre 2 e 6 de maio de 2016.
Year: 2016
Author(s): Antunes, M. L.; Portugal, J. C.; França Martins, M.
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Relatório de atividades intermédio: Programa de Capacitação dos Laboratórios de Engenharia dos PALOP e Administração Pública de Timor-Leste 2015-2016
Apresenta-se o Relatório intermédio das ações de cooperação realizadas no âmbito do
Year: 2016
Author(s): Portugal, J. C.; França Martins, M.
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Proposta de projeto: Programa de Capacitação dos Laboratórios de Engenharia dos PALOP e de Timor-Leste 2015
O presente projeto, designado por Programa de Capacitação dos Laboratórios de Engenharia dos PALOPe de Timor-Leste 2015, dá sequência à cooperação que existe entre o Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC) de Portugal, os Laboratórios de Engenharia Civil dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (LABPALOP) e a Administração Pública de Timor-Leste e foi definido durante a XXVII Reunião de Coordenação dos Convénios de Cooperação, na cidade de Luanda, nas instalações do Laboratório de Engenharia de Angola (LEA), entre 10 e 14 de março de 2014.
Year: 2015
Author(s): Antunes, M. L.; Portugal, J. C.; França Martins, M.
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Proposta de projeto:Programa de Capacitação de Laboratórios de Engenharia da CPLP 2015/2016
O presente projeto, designado por Programa de Capacitação de Laboratórios de Engenharia da CPLP, dásequência à cooperação que existe entre o Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC) de Portugal, osLaboratórios de Engenharia Civil dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (LABPALOP) e aAdministração Pública de Timor-Leste e foi definido durante a XXVIII Reunião de Coordenação dos Convénios de Cooperação, na cidade da Praia, nas instalações do Laboratório de Engenharia de Civil de Cabo Verde (LEC), entre 13 e 17 de abril de 2015
Year: 2015
Author(s): Antunes, M. L.; Portugal, J. C.; França Martins, M.
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Relatório de atividades intermédio: Programa de Capacitação dos Laboratórios de Engenharia dos PALOP e Administração Pública de Timor-Leste 2014-2015
Apresenta-se o Relatório intermédio das ações de cooperação realizadas no âmbito do
Year: 2015
Author(s): Portugal, J. C.; França Martins, M.
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Relatório de atividades: Programa de Capacitação dos Laboratórios de Engenharia dos PALOP e Administração Pública de Timor-Leste 2014-2015
Neste relatório apresentam-se as atividades realizadas no ano de 2014/2015 no âmbito do Programa deCapacitação dos Laboratórios de Engenharia dos PALOP e Administração Pública de Timor-Leste,implementadas com recursos do Fundo Especial da CPLP, com a coordenação do Laboratório Nacional deEngenharia Civil (LNEC), na qualidade de instituição Proponente. Tem-se assim em vista fornecer aoSecretariado Executivo da CPLP elementos que permitam a realização do acompanhamento e monitorizaçãodas Atividades e a avaliação do cumprimento da metodologia e procedimentos propostos bem como o alcance dos resultados e objetivos previstos
Year: 2015
Author(s): Antunes, M. L.; Portugal, J. C.; França Martins, M.
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Relatório de atividades: Programa de Capacitação dos Laboratórios de Engenharia dos PALOP e Administração Pública de Timor-Leste 2013
Neste relatório apresentam-se as atividades realizadas no ano de 2013 no âmbito do Programa de Capacitação dos Laboratórios de Engenharia dos PALOP e Administração Pública de Timor-Leste, implementadas com recursos do Fundo Especial da CPLP, com a coordenação do Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC), na qualidade de instituição Proponente. Tem-se assim em vista fornecer ao Secretariado Executivo da CPLP elementos que permitam a realização do acompanhamento e monitorização das Atividades e a avaliação do cumprimento da metodologia e procedimentos propostos bem como o alcance dos resultados e objetivos previstos.
Year: 2014
Author(s): Portugal, J. C.; França Martins, M.
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Proposta de projeto: Programa de Capacitação dos Laboratórios de Engenharia dos PALOP e de Timor-Leste 2014
O presente projeto, designado por Programa de Capacitação dos Laboratórios de Engenharia dos PALOPe de Timor-Leste 2014, dá sequência à cooperação que existe entre o Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC) de Portugal e os Laboratórios de Engenharia Civil dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (LABPALOP) e foi definido durante a XXVI Reunião de Coordenação dos Convénios de Cooperação, na cidade de S. Tomé, nas instalações do Laboratório de Engenharia Civil de São Tomé e Príncipe (LECSTP), entre 15 e 18 de outubro de 2012.
Year: 2013
Author(s): Portugal, J. C.; França Martins, M.
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Relatório de atividades intermédio: Programa de Capacitação dos Laboratórios de Engenharia dos PALOP e Administração Pública de Timor-Leste 2013
Apresenta-se o Relatório intermédio das ações de cooperação realizadas no âmbito do
Year: 2013
Author(s): Portugal, J. C.; França Martins, M.
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Outro
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Relato da visita de 22 de janeiro de 2024 à Linha do Oeste
Relato da visita de 22 de janeiro de 2024 à Linha do Oeste por parte do Departamento de Geotecnia
Year: 2024
Author(s): Pereira, C.; Brito, A.
Keywords: Terraplenagens
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