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Vibrações geradas por comboios de alta velocidade. Uma revisão
Em Portugal serão construídas, nos próximos anos, algumas centenas de quilómetros de vias férreas de alta velocidade.Em diversos países tem-se verificado que a conjugação de velocidades elevadas de circulação com determinadas características dos solos de fundação conduz a fenómenos de amplificação dinâmica das deformações resultantes da circulação dos comboios.As linhas de alta velocidade, em Portugal, terão inevitavelmente de atravessar zonas onde a velocidade de circulação se pode associar com as condições desfavoráveis das fundações criando os fenómenos dinâmicos referidos.O presente artigo apresenta a problemática da geração de vibrações devidas à circulação de comboios, uma revisão sucinta de alguns métodos existentes para a previsão e análise do fenómeno e analisa as medidas de mitigação existentes.
Year: 2007
Number Pages:
23pp.
Author(s): Marcelino, J.
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Análise de Riscos pela FMEA: Aplicação ao Tapete Drenante de uma Barragem de Aterro
São apresentados os aspectos relevantes das análises de riscos em barragens de aterro através da metodologia qualitativa da FMEA. Procede-se à sua aplicação a uma barragem de aterro para a retenção de estéreis mineiros. Apresentam-se em detalhe, para o tapete drenante da barragem, as suas funcionalidades, os seus modos potenciais de rotura, as suas causas iniciadoras e os seus efeitos directos e nos vários elementos constituintes do sistema composto pela barragem e pela sua zona de influência. São ainda referidas as medidas disponíveis em obra para a detecção das causas ou dos modos de rotura e o controlo dos seus efeitos.
Year: 2006
Number Pages:
7 pp.
Author(s): Santos, Ricardo; Caldeira, L.; Bilé Serra, J.
Keywords: Tapete drenante; Barragens de aterro; Fmea; Análise de riscos
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Danos em edifícios induzidos por escavações
À realização de obras subterrâneas está associada a descompressão do meio escavado, que,invariavelmente, conduz ao desenvolvimento de uma bacia de subsidência à superfície do terreno. Assim,designadamente em meio urbano, põe-se o problema de avaliar as consequências dos movimentos de superfície sobre o património edificado aí existente. No artigo apresenta-se o método de Avaliação de Risco de Dano em Edifícios desenvolvido por Burland e ilustra-se a sua utilidade. Inicialmente trata-se O problema da estimativa dos movimentos superficiais induzidos por escavações (2), e consequentes efeitos sobre estruturas existentes (3). De seguida, apresenta-se a metodologia de avaliação de risco (4), cuja utilidade é finalmente ponderada e ilustrada à custa de alguns exemplos (5).
Year: 2006
Number Pages:
32p.
Author(s): Portugal, J. C.; Portugal, A.; Santo, A.
: Revista da Sociedade Portuguesa de Geotecnia
Editor: Sociedade Portuguesa de Geotecnia
Volume:
nº 107.
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A modelação física com centrifugadora no âmbito da geotecnia
A primeira centrifugadora geotécnica portuguesa está instalada no Laboratório Nacional deEngenharia Civil. Dada a natureza pioneira à escala nacional da aplicação em causa, fundamenta-se atécnica de modelação física proposta. Introduzem-se os fundamentos da técnica de modelação física comcentrifugadora. Recorrendo à análise dimensional, deduzem-se as condições de semelhança com interesseno âmbito da geotecnia e analisa-se o mérito das abordagens experimentais actualmente disponíveis parao estudo de problemas geotécnicos.
Year: 2002
Number Pages:
26p.
Author(s): Portugal, J. C.
: Revista da Sociedade Portuguesa de Geotecnia
Editor: Sociedade Portuguesa de Geotecnia
Volume:
96.
Keywords: Centrifugadora; Análise dimensional; Modelação física
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A Modelação física com centrifugadora um problema modelo
Compara-se o mérito relativo da modelação física convencional e da modelação física comcentrifugadora através de um problema modelo - a determinação experimental da capacidaderesistente de uma sapata fundada sobre areia seca. Apresenta-se o tratamento detalhado dosrequisitos de semelhança a respeitar pelos modelos físicos de sapatas, explicitando a leis demodelação relevantes para o problema em estudo. Analisam-se as consequências da adopção decada uma das técnicas de modelação alternativas, quer em termos de condições de semelhança,quer em termos de resultados experimentais obtidos. Da comparação das duas técnicas resultaum balanço francamente favorável à modelação física com centrifugadora.
Year: 2002
Number Pages:
22p.
Author(s): Portugal, J. C.
: 8º CONGRESSO NACIONAL DE GEOTECNIA - A GEOTECNIA PORTUGUESA E OS DESAFIOS DO FUTURO
Editor: Sociedade Portuguesa de Geotecnia
Volume:
2.
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Modernização e renovação de infra-estruturas ferroviárias - Aspectos geotécnicos.
A modernização da rede ferroviária portuguesa inclui, entre outros aspectos, trabalhos demelhoramento e de renovação em diversas linhas. No que se refere à plataforma ferroviária, pretende-seque esta responda adequadamente aos novos requisitos, os quais estão relacionados com o aumento davelocidade dos comboios de passageiros, com o aumento da carga máxima por eixo dos comboios demercadorias e ainda com o aumento do volume de tráfego. Neste trabalho abordam-se alguns dosaspectos relacionados com as características da plataforma, as quais são determinantes para ocomportamento global da via. Apresentam-se alguns aspectos da metodologia utilizada nos estudosrealizados, a partir de 1998, para a renovação da plataforma ferroviária da Linha do Norte, no âmbito doProjecto de Modernização.
Year: 2002
Number Pages:
11pp.
Author(s): Fortunato, E.; Pinelo, A.; Mateus da Silva, J.
Editor: LNEC
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A Centrifugadora geotécnica do LNEC
O Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC) dispõe desde 1995 de umacentrifugadora geotécnica. A centrifugadora, uma Acutronic modelo 661, tem uma capacidade de 40g--ton e um raio de 1,80 m à plataforma giratória. O artigo descreve o desenvolvimento da instalação,incluindo as características gerais do equipamento e sistemas eléctricos, ópticos e mecânicosassociados. Perspectivam-se as possibilidades de modelação física no âmbito da geotecnia.
Year: 1997
Number Pages:
18p.
Author(s): Portugal, J. C.; L. Aguilar Madeira; Santos, Carlos
: Revista da Sociedade Portuguesa de Geotecnia
Editor: Sociedade Portuguesa de Geotecnia
Volume:
1/3.
Info
A nova centrifugadora portuguesa
O Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC) dispõe desde 1995 de umacentrifugadora geotécnica. A centrifugadora, uma Acutronic modelo 661, tem uma capacidade de 40gtone um raio de 1,80 m à plataforma giratória. O artigo descreve o desenvolvimento da instalação,incluindo as características gerais do equipamento e sistemas eléctricos, ópticos e mecânicos associados
Year: 1997
Number Pages:
14p.
Author(s): Portugal, J. C.; L. Aguilar Madeira; Silva, M.; Santos, C.; Maranha das Neves, E.; Correia, R.
: Revista da Sociedade Portuguesa de Geotecnia
Editor: Sociedade Portuguesa de Geotecnia
Volume:
81.
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Portuguese new centrifuge facility
A new centrifuge facility has recently been established at the Portuguese National Laboratory for Civil Engineering (LNEC). The centrifuge is an Acutronic model 661 and it has a capacity of 40 g-tonnes. The platform radius is 1.8 m. The paper describes the development of the facility, including general features of the housing, centrifuge test equipment and associated electrical and mechanical systems.
Year: 1997
Number Pages:
8p.
Author(s): Portugal, J. C.; L. Aguilar Madeira; Silva, M.; Santos, C.; Maranha das Neves, E.; Correia, R.
: FOURTEENTH INTERNATIONAL CONFERENCE ON SOIL MECHANICS AND FOUNDATION ENGINEERING
Editor: PUBLICATIONS COMMITTEE OF XIV ICSMFE
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Dimensionamento de estacas solicitadas lateralmente. O método das curvas P-Y
Propõe-se um método expedito (curvas p-y) para o dimensionamento de estacas sujeitas acargas laterais. Esta proposta tem por base uma análise prévia das principais vantagens e inconvenientesdos diferentes modelos e métodos de abordagem disponíveis. A validade do método é discutida a partirdos resultados de ensaios de carga em verdadeira grandeza, efectuados sobre as estacas de fundação deuma obra de arte portuguesa de construção recente.
Year: 1994
Number Pages:
22p.
Author(s): Portugal, J. C.
: Revista da Sociedade Portuguesa de Geotecnia
Editor: Sociedade Portuguesa de Geotecnia
Volume:
71.
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Comunicação
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Avaliação laboratorial da sufusão em solos de granulometria descontinua sujeitos a escoamento ascendente
O estudo experimental apresentado visa a avaliação do comportamento erosivo de solos grossos de granulometria descontínua. Em particular é avaliada a suscetibilidade deste tipo de solos sofrerem fenómenos de erosão interna por sufusão, quando sujeitos a um escoamento vertical ascendente. Foram ensaiados laboratorialmente seis solos granulares sem fração de areia média a grossa. Quatro destes solos não têm finos, um tem 5% de finos não plásticos e um tem 5% de finos com alguma plasticidade (índice de plasticidade de 14%). A aplicação dos métodos empíricos disponíveis na literatura para avaliar a estabilidade interna dos solos sugere que a maioria dos solos selecionados é internamente instável, ou seja, suscetível a sufusão. Os ensaios de percolação com fluxo ascendente foram conduzidos em provetes cilíndricos com seção circular de 200 mm de diâmetro e com 150 mm de espessura. Durante um ensaio o gradiente hidráulico vertical aplicado ao provete é aumentado sequencialmente com pequenos incrementos de perda de carga. A observação visual do topo do provete, juntamente com a análise da evolução do caudal de descarga, permite determinar os gradientes que originam a erosão das partículas mais finas e que conduzem ao desenvolvimento de sufusão no provete. Um fenómeno de
Year: 2016
Number Pages:
12p.
Author(s): Santos, R. N. C.; Caldeira, L.; Maranha das Neves, E.
Editor: Sociedade Portuguesa de Geotecnia (SPG)
Keywords: Filtro; Escoamento; Solos; Ensaios laboratoriais; Barragens de aterro; Erosão interna; Sufusão
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Comportamento da barragem de Montesinho durante o primeiro enchimento.
A barragem de Montesinho está situada no parque natural da serra de Montesinho, a cerca de 7 km a norte da povoação de Soutelo, no distrito de Bragança, tratando-se de uma barragem de enrocamento, com uma laje de betão armado a montante, como órgão impermeabilizante. O aterro tem cerca de 35,0 m de altura máxima e cerca de 310 m de desenvolvimento. O reservatório criado pela barragem destinase ao reforço do abastecimento urbano de água ao concelho de Bragança, onde anualmente, na estiagem, ocorrem períodos de grande carência hídrica. A construção da barragem foi acompanhada pelo LNEC tendo-se, nesse contexto, desenvolvido um modelo tridimensional de elementos finitos. Este modelo apresentou uma boa concordância e uma previsão de deslocamentos verticais compatível com o comportamento observado nesta fase. No presente artigo, descreve-se o sistema de observação da barragem e apresentam-se as leituras obtidas durante a fase do primeiro enchimento, procurando-se aferir se o mesmo modelo também é adequado para a simulação desta etapa.
Year: 2016
Number Pages:
11p.
Author(s): Marcelino, J.; Manso, J.; Serrano, A.
Editor: FEUP
Keywords: Elementos finitos; 3D; Montesinho; Enrocamento
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Core crack-filling by upstream gap-graded soils in zoned dams
The crack-filling action in zoned dams, by a granular upstream zone located upstream of a damaged core, was investigated experimentally using the Crack-Filling Erosion Test (CFET). The CFET allows testing specimens with three distinct zones: the upstream zone, the core and the downstream filter. The results of a series of laboratory tests are presented. A total of 34 tests were conducted combining 6 coarse-grained (gap-graded) upstream materials, 2 core soils, and 2 granular filters. The results of the CFETs showed that the crack-filling action is mainly controlled by some of the properties of the upstream zone and of the filter. Core soils with moderately slow erosion, or less erodible, should not have an influence on the crack-filling action.This is so mainly because the filling mechanism should occur over a very short period. The factors influencing the crack-filling by an upstream material are addressed, and some rules which give dam engineers a tool for decision-making about the potential of a upstream material to limit progression of erosion in concentrated leaks are indicated.
Year: 2016
Number Pages:
12p.
Author(s): Santos, R. N. C.; Caldeira, L.; Maranha das Neves, E.
Editor: Oxford University
Keywords: Embankment dams; Laboratory tests; Internal erosion; Escoamento; Solos descontínuos; Ensaios laboratoriais; Barragens de aterro; Erosão interna; Sufusão; Gap-graded soils; Sufusion
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Realização de ensaios de esmagamento com controlo de sucção
O comportamento dos materiais de enrocamento é fortemente condicionado pela resistência ao esmagamento das suas partículas. A resposta deformacional de um provete de ensaio é em grande parte devida à quebra das partículas. Como tal, torna-se importante caracterizar mecanicamente os fragmentos rochosos com o intuito de prever o comportamento estrutural de aterros de enrocamento. Recentemente, tem surgido um crescente interesse no estudo da influência da sucção no comportamento do material enrocamento e, como tal, julga-se importante caracterizar esta influência na quebra das partículas. Este artigo apresenta vários ensaios de esmagamento realizados sobre partículas de granito isoladas, de várias dimensões e para vários valores de sucção, onde se diferenciam os mecanismos de quebra de irregularidades e quebra completa da partícula. Os resultados são depois analisados e comparados, recorrendo à função de distribuição de Weibull.
Year: 2016
Number Pages:
2p.
Author(s): Manso, J.; Marcelino, J.; Caldeira, L.
Editor: 10º Congresso Nacional de Mecânica Experimental
Keywords: sucção; ensaios de esmagamento; enrocamento
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Realização de ensaios edométricos de enrocamento com controlo de sucção
A resposta deformacional de um provete de ensaio resulta na rotura dos elementos derocha, quando as tensões de contacto ultrapassam a resistência ao esmagamento, ou deum rearranjo das suas partículas, até se atingir um estado de equilíbrio. É sabido que certosaspetos do comportamento de enrocamento, como a compressibilidade e resistência aocorte, dependem da tensão de confinamento e que essa dependência é em grande partedevida à quebra das partículas. Recentemente, tem surgido um crescente interesse noestudo da influência da sucção no comportamento do material enrocamento e, como tal,julga-se importante caracterizar esta influência. Este artigo apresenta o desenvolvimento deequipamento de aplicação de sucções no edómetro de grandes dimensões existente nolaboratório. Apresentam-se ainda os resultados, quer em termos de análise dadeformabilidade do material mediante as diferentes condições, quer em termos de evoluçãoda granulometria do material. Após análise dos resultados, a eficiência do equipamento deaplicação de sucções.
Year: 2016
Number Pages:
2p.
Author(s): Manso, J.; Marcelino, J.; Caldeira, L.
Editor: 10º Congresso Nacional de Mecânica Experimental
Keywords: sucção; ensaios edométricos de grandes dimensões; enrocamento
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3D Analysis of Montesinho CFRD using Code-Aster FEM program
This paper describes the setup of a finite element method (FEM) model for thethree dimensional simulation of the construction of a concrete face rockfill dam andfilling of the its reservoir using the Code-Aster code. The prototype of the study is the36.5 m high Montesinho dam, located in the north of Portugal near the Spain border,witch is finishing its construction, at the time of the paper writing. The dam is located inthe Sabor river in the Montesinho Natural Reserve and it is a concrete face rockfill dam.Its main purpose is to provide water supply to Bragança town reinforcing the currentreserve of the Serra Serrada dam located 3 km west of Montesinho, which is not sufficientto supply Bragança during a normal summer. Due to the fact that the dam is located inMontesinho Natural Reserve, which is a very important and sensitive ecological reserve,very special measures has been taken by the dam owner
Year: 2015
Number Pages:
13p.
Author(s): Marcelino, J.; Manso, J.; Caldeira, L.
Keywords: Open Source; FEM; Rockfill; CFRD; Dams
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Crushing and oedometric deformation of rockfill using DEM
The behavior of rockfill may be simulated using the discrete element (particle) modelling. Although its main advantage consists of not requiring the formulation of complex constitutive models, it requires extensive calibration to determine the particle
Year: 2015
Number Pages:
20p.
Author(s): Manso, J.; Marcelino, J.; Caldeira, L.
Keywords: Crushing strength; Particle breakage; DEM; Rockfill
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Experiments on flow-limiting and crack-filling actions during internal erosion in zoned dams
The paper starts by presenting a new laboratory test cell developed to study the progression of internal erosion in zoned dams. The aim of the equipment is to study the influence of zones located upstream of a central core, in the limitation of the progression of internal erosion through cracks in the core. In particular, the test cell allows performing the Flow Limiting Erosion Test (FLET) and the Crack Filling Erosion Test (CFET), for the study of the upstream flow limiting action and of the crack-filling action, respectively. Several FLET
Year: 2015
Number Pages:
75-89pp.
Author(s): Santos, R. N. C.; Caldeira, L.; Maranha das Neves, E.
Editor: Institute of Meteorology and Water Management
Keywords: Upstream zone; Flow limitation; Laboratory tests; Crack-filler; Zoned dams; Internal erosion
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Laboratory study on the suffusion behaviour of coarse gap-graded soils for use as potential upstream crack-fillers in zoned dams
This paper presents an experimental study aiming at the evaluation the suffusion behaviour of coarse gap-graded soils, considered as potential upstream crack-fillers in zoned dams. Six granular gap-graded soils missing the medium-to-coarse sand fraction have been examined. Four soils have no fines, one has 5% of non-plastic fines, and one has 5% of clayey fines (with plasticity index of about 14%). The use of available methods to assess internal stability of soils suggests that the majority of the selected soils are highly susceptible to suffusion. Testing has been carried out in the Upward Flow (UF) seepage test. A cylindrical seepage cell is used to impose vertical flow, from the bottom to the top, along a soil specimen with 200 mm-diameter and 150 mm-thick. During an UF test, the hydraulic gradient in the soil specimen is slowly increased in steps. The observation of the erosion behaviour at the top surface of specimen, together with the evolution of the discharge flow rate, allows determining the hydraulic gradients causing initiation of erosion on top of the specimen and development of suffusion in the soil. A
Year: 2015
Number Pages:
687-698pp.
Author(s): Santos, R. N. C.; Caldeira, L.; Maranha das Neves, E.
Editor: LNEC
Keywords: Laboratory tests; Zoned dam; Crack-filler; Gap-graded soils; Sufusion
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Laboratory tests for evaluation of the actions limiting the progression of internal erosion in zoned dams
Two mechanisms limiting the progression of internal erosion in zoned dams, potentiated by the presence of materials located upstream of a damaged core are investigated. These are the flow limiting and crack-filling actions. The former is related with the ability of the upstream soil limiting the flows passing through a flaw in the core. The latter involves transport of particles from the upstream zone into a flaw in the core up to a downstream granular zone. A new apparatus is developed from scratch. It allows carrying out two innovative laboratory tests: the Flow Limitation Erosion Test (FLET) and the Crack Filling Erosion Test (CFET). Following an extensive testing programme on twelve upstream materials, two cores, and two downstream filters, experimental observations and physical descriptions are presented. The potential soil behaviour patterns are described. The flow limiting action is governed by grading, plasticity and compaction characteristics of the upstream soil. Crack filling by granular soils is a rapid mechanism, being governed mainly by the compatibility of the washed in material from the upstream soil with the downstream filter. In general, the higher the sand and the lower the fines content of the upstream soil, and the lower the effective grain diameter D15F of the filter, the higher the likelihood of the crack-filling action to occur.
Year: 2015
Number Pages:
20p.
Author(s): Santos, R. N. C.; Caldeira, L.; Maranha das Neves, E.
Editor: ICOLD
Keywords: Zoned dam; Upstream fill; Filter material; Laboratory test; Piping; Internal erosion; Cracking
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Books
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Projeto, construção e observação de pequenas barragens de aterro
Como é bem sabido, a realização de barragens, a par dos reconhecidos benefícios de váriaordem resultantes da sua exploração, pode envolver danos potenciais para as populações ebens materiais e ambientais na sua vizinhança, pelo que se torna indispensável assegurarum controlo da segurança dessas obras. Esses danos estão sobretudo associados aos efeitosda onda de cheia gerada pela rotura da estrutura. A que há que adicionar naturalmenteos custos associados à destruição da própria estrutura.
Year: 2015
Number Pages:
333-366pp.
Author(s): Portugal, J. C.
: Projeto, construção e observação de pequenas barragens de aterro
Editor: IST Press
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Capítulo de Livro
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Fundações
N/A
Year: 2005
Number Pages:
92p.
Author(s): Lopes, M. G.; Portugal, J. C.
: Construção de empreendimentos na práctica. Manual dirigido à aplicação e desenvolvimento de processos e métodos de uma construção
Editor: Verlag Dashôfer
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Tese de Doutoramento
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Experimental investigation on limitation of the progression of internal erosion in zoned dams
Two mechanisms limiting the progression of internal erosion in zoned dams, potentiated by the presence of materials located upstream of a damaged core are investigated. These are the flow restriction and crack filling actions. The former is related with the ability of the upstream soil restricting the flows passing through a flaw in the core. The latter involves transport of particles from the upstream zone into a flaw in the core, up to a downstream granular zone. A new apparatus is developed from scratch. It allows carrying out two innovative laboratory tests: the Flow Limitation Erosion Test (FLET) and the Crack Filling Erosion Test (CFET). Following an extensive testing programme on thirteen upstream materials, two cores, and two downstream filters, experimental observations and physical descriptions are presented. The potential soil behaviour patterns are described. The apparatus can assess whether erosion in the core stops, slows down, or progresses. The flow restriction action is governed by grading, plasticity and compaction characteristics of the upstream soil. In gap-graded with 5% of fines, the hydraulic loading and type of fines are critical. Crack filling by granular soils occurs rapidly, being governed by the sand and fines content of the upstream soil, and an effective grain diameter (D15F) of the filter. Rules for preliminary estimation of the likelihood of occurrence of the studied actions are also proposed.
Year: 2014
Author(s): Santos, R. N. C.
Keywords: Crack filling; Flow restriction; Upstream zone; Test apparatus; Concentrated leak; Internal erosion; Zoned dams
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Propagação e mitigação de vibrações de baixa frequência geradas por comboios de alta velocidade
Em Portugal serão construídas, nos próximos anos, algumas centenas de quilómetros de vias férreas de alta velocidade. As exigências associadas a estas linhas, em particular no que concerne a tolerâncias de fabrico, são, naturalmente, mais restritivas que as das linhas férreas tradicionais, onde circulam comboios de carga e de passageiros a velocidades mais reduzidas.Em diversos países tem-se verificado que a conjugação de velocidades elevadas de circulação com determinadas características dos solos de fundação conduz a fenómenos de amplificação dinâmica das deformações resultantes da circulação dos comboios.As linhas de alta velocidade, em Portugal, terão inevitavelmente de atravessar zonas onde a velocidade de circulação se pode associar com as condições desfavoráveis das fundações criando os fenómenos dinâmicos referidos.O presente Programa de Investigação situa o problema da circulação dos comboios de alta velocidade sobre solos moles, faz uma revisão dos métodos existentes para a previsão e análise do fenómeno, e analisa as medidas de mitigação existentes.Em resultado da análise do problema são perspectivadas diversas linhas de investigação que têm como objectivo: a identificação dos factores que contribuem e condicionam a geração e propagação das vibrações; o desenvolvimento de ferramentas de análise e previsão; a identificação e estudo das zonas que, estando no traçado das linhas de alta velocidade em Portugal, possuem as características que potenciam o desenvolvimento do fenómeno e, finalmente, conjugando o conhecimento resultante dos tópicos anteriores, a análise das medidas de mitigação mais adequadas para os casos identificados. Por último, é apresentado um Programa de Pós-Graduação, onde são concretizadas as linhas de investigação propostas, sob a forma de planos de enquadramento de recém licenciados, de teses de mestrado e de doutoramento.
Year: 2005
Author(s): Marcelino, J.
Keywords: Mitigação; Vibrações; Alta velocidade ferroviária
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Modelação física com centrifugadora
A primeira centrifugadora geotécnica portuguesa foi recentemente instalada (1994) noLaboratório Nacional de Engenharia Civil. Para tanto estabeleceu-se um plano de acçãovisando três objectivos principais. Por um lado, e dada a natureza pioneira à escala nacional daaplicação em causa fundamentar a técnica de modelação física proposta. Por outro,materializar os meios necessários à exploração do novo recurso. Finalmente, aplicar a técnicade modelação física, no âmbito de um plano de investigação que permitisse ilustrar as suaspotencialidades. Esta dissertação constitui o corolário desse programa de acção, reflectindo ostrês objectivos programáticos estabelecidos.
Year: 1999
Author(s): Portugal, J. C.
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Modelação do colapso e da fluência em aterros
RESUMOO presente trabalho visa fundamentalmente apresentar novas propostas na modelação dedeterminados efeitos característicos de aterros, especialmente quando se trata de aterros deenrocamento. Os efeitos visados, o colapso e a fluência manifestam-se pelo aumento dasdeformações dos aterros nomeadamente de barragens. No primeiro caso, as deformações sãoprovocadas pela molhagem do material e ocorrem de forma súbita, podendo implicarimportantes perdas de folga das barragens. No segundo, as deformações ocorrem de formadiferida no tempo e, por vezes, representam uma parcela significativa da deformação total.Passa-se em revisão os modelos de comportamento mecânico habitualmente utilizados nadescrição do comportamento dos materiais geotécnicos em modelos matemáticos, bem comoas técnicas e métodos numéricos, indispensáveis para a abordagem dos problemas específicosdas barragens.Propõe-se uma nova abordagem para modelar o colapso baseada na variação progressiva dosparâmetros das leis constitutivas. Apresenta-se ensaios de determinação das características decomportamento de materiais de enrocamento permitindo simultaneamente o estudo dadeformação de colapso. Desenvolvem-se técnicas ensaio que possibilitam nomeadamente, oestudo do comportamento do material à repetição de ciclos de molhagem-secagem e asimplicações que estes ciclos podem ter na deformação de colapso.Considera-se que a fluência pode ser tratada de forma análoga ao colapso excluindo a escalade tempo do fenómeno. Realizam-se ensaios que, à luz do modelo adoptado, permitem aferiros parâmetros que controlam a deformação de fluência no tempo.Os modelos desenvolvidos são aplicados ao estudo de dois casos reais de grandes aterros deenrocamento. No primeiro caso, apresenta-se uma retroanálise do comportamento dabarragem de Beliche, concluindo-se haver uma boa concordância entre os valores resultantesda observação da barragem e os resultados dos modelos propostos. O segundo caso, refere-sea um aterro de estrada com altura máxima de 40 m que está compreendido na empreitada deconstrução da barragem de Odeleite. Neste caso não se dispõe ainda dos resultados daobservação dos deslocamentos e, por esse motivo, os valores apresentados constituem umaprevisão de comportamento.
Year: 1996
Author(s): Marcelino, J.
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Relatório Científico
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Relatório de atividades: Programa de Capacitação dos Laboratórios de Engenharia dos PALOP e Administração Pública de Timor-Leste 2011-2012
Neste relatório apresentam-se as atividades realizadas no período de 2011-2012 no âmbito do Programa deCapacitação dos Laboratórios de Engenharia dos PALOP e administração Pública de Timor-Leste,implementadas com recursos do Fundo Especial da CPLP, com a coordenação do Laboratório Nacional deEngenharia Civil (LNEC), na qualidade de instituição Proponente. Tem-se assim em vista fornecer aoSecretariado Executivo da CPLP elementos que permitam a realização do acompanhamento e monitorizaçãodas Atividades e a avaliação do cumprimento da metodologia e procedimentos propostos bem como o alcance dos resultados e objetivos previstos
Year: 2013
Author(s): Portugal, J. C.; França Martins, M.
Info
Relatório de atividades: Programa de Capacitação dos Laboratórios de Engenharia dos PALOP 2010-2011
Neste relatório apresentam-se as atividades realizadas no período de 2010-2011 no âmbito do Programa deCapacitação dos Laboratórios de Engenharia dos PALOP, implementadas com recursos do Fundo Especial da CPLP, com a coordenação do Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC), na qualidade de instituição Proponente. Tem-se assim em vista fornecer ao Secretariado Executivo da CPLP elementos que permitam a realização do acompanhamento e monitorização das Atividades e a avaliação do cumprimento da metodologia e procedimentos propostos bem como o alcance dos resultados e objetivos previstos.A Proponente submeteu à CPLP um Relatório Técnico e Financeiro de Progresso da Atividade (RelatórioIntercalar) a meio do período de execução a que se refere este projeto.
Year: 2012
Author(s): Portugal, J. C.; França Martins, M.
Info
Projecto POCI/ECM 61114/2004
N/A
Year: 2009
Number Pages:
95pp.
Author(s): SILVA, J.; Caldeira, L.
Info
Modelo bi-dimensional para o estudo das vibrações devidas a comboios de alta velocidade
N/A
Year: 2007
Author(s): Marcelino, J.
Keywords: Vibrações; Mef; Alta velocidade ferroviária
Info
Modelo Bi-Dimensional para o estudo das vibrações devidas a comboios de alta velocidade
N/A
Year: 2007
Number Pages:
48pp.
Author(s): Marcelino, J.
Info
Avaliação preliminar das condições de segurança da barragem do Lapão
N/A
Year: 2002
Number Pages:
22pp.
Author(s): Marcelino, J.
Info
Programa MBE
O presente relatório apresenta sumariamente a motivação para a realização dos programas MBE e MEFSG e descreve a metodologia seguida na sua elaboração. É apresentada a formulação matemática geral para os elementos finitos utilizados no programa, bem como a descrição dos modelos reológicos considerados. Descrevem-se sumariamente todas as subrotinas utilizadas nos programas e apresentam-se as instruçõespara a construção dos ficheiros de dados e ficheiros auxiliares necessários para o funcionamento do programa. São ainda apresentadas as listagens dos programas.
Year: 1992
Author(s): Marcelino, J.
Info
Observação de barragens de aterro - Automatização do Tratamento da Informação
N/A
Year: 1986
Author(s): Marcelino, J.
Info
Estudo da rede de escoamento da barragem do Mira
N/A
Year: 1977
Author(s): Correia, R.
Info
Colaboração no controle dos maciços terrosos da barragem do Mira 12º Relatório
N/A
Year: 1969
Author(s): Maranha das Neves, E.
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Outro
Info
Relato da visita de 22 de janeiro de 2024 à Linha do Oeste
Relato da visita de 22 de janeiro de 2024 à Linha do Oeste por parte do Departamento de Geotecnia
Year: 2024
Author(s): Pereira, C.; Brito, A.
Keywords: Terraplenagens
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