Relatório Científico
Info
A incerteza de medição dos distanciómetros eletromagnéticos usados na observação geodésica de barragens de betão
Este relatório apresenta uma metodologia para controlo dos erros instrumentais e avaliação da incerteza de medição dos distanciómetros eletromagnéticos (DEM) usados na observação geodésica de barragens de betão. A metodologia, que é baseada numa base de teste existente no campus do LNEC, é ilustrada com a análise de seis medições da base, entre 2010 e 2014, com os dois DEM utilizados pelo Núcleo de Geodesia Aplicada.
Year: 2015
Author(s): Casaca, J. M.; Henriques, M. J.; Conde, V.; Candeias, H.
Keywords: Teste de hipóteses; Desvio padrão; Dem; Constante aditiva
Info
Água em empreendimentos hoteleiros
As alterações climáticas (AC) afetam as sociedades e condicionam as suas atividades económicas, sendo também um desafio para o setor do turismo. Em empreendimentos turísticos, o aumento da temperatura média anual, as alterações na distribuição espacial e temporal da precipitação e as variações na frequência e intensidade de fenómenos climáticos extremos podem gerar condicionamentos na disponibilidade da água e alterações nos usos da água. Estas alterações podem ter implicações, quer na gestão técnica e económica, quer na qualidade de serviço prestada nestes empreendimentos. Assim, o desempenho e a vulnerabilidade destes empreendimentos às AC devem ser estudados, no sentido de minimizar os impactos daí decorrentes e contribuir para melhorar o seu desempenho global. Para a avaliação de desempenho e vulnerabilidade dos usos da água nos empreendimentos turísticos, é necessário fazer o diagnóstico da situação atual e a avaliação da evolução da situação futura, com base na sistematização dos usos típicos da água, na execução de balanços hídricos totais e parciais e na identificação e avaliação da eficácia de medidas para aumento da eficiência nos usos da água. A identificação de níveis de eficiência nos usos da água nestes empreendimentos, incluindo o potencial de redução dos consumos, constitui um passo importante na procura de soluções mais eficientes. No entanto, é necessário que esta identificação seja acompanhada da avaliação da eficácia das medidas implementadas, com base num diagnóstico pormenorizado, o que não está contemplado nos instrumentos regulamentares e nas ferramentas de gestão atualmente disponíveis. Observa-se também que comparativamente com a promoção da eficiência energética existe menor desenvolvimento, quer em termos do diagnóstico, quer em termos de uma atuação estruturada aos diferentes níveis de decisão, para a promoção do uso eficiente da água. O projeto AdaPT AC:T pretende desenvolver um método para avaliação da vulnerabilidade de empreendimentos turísticos às alterações climáticas e apoiar no desenvolvimento de planos de adaptação. O projeto prevê a elaboração de materiais, ao longo dos vários marcos do projeto, que irão constituir os seus produtos. O presente relatório corresponde ao fascículo sobre o estado da arte relativo à componente água nos empreendimentos hoteleiros, e faz parte de um conjunto de fascículos relativos ao primeiro marco do projeto.
Year: 2015
Number Pages:
80p.
Author(s): Almeida, M. C.; Loureiro, D.; Poças, A.; David, L. M.
Editor: LNEC
Keywords: Turismo; Uso eficiente da água; Empreendimentos hoteleiros; Alterações Climáticas; Adaptação
Info
Análise custo-benefício - Metodologia para apoio à decisão em intervenções de arquitetura, engenharia e construção
A análise dos custos e benefícios (ACB) dos projetos de investimento é explicitamente exigida pelos novos regulamentos da União Europeia que regem os Fundos estruturais (Regulamento 1260/1999), o Fundo de Coesão (Regulamento 1264/1999 e 1164/94) e o Instrumento Estrutural de Pré-Adesão (Regulamento 1267/1999) no caso de projetos de investimento cujos orçamentos excedam, respetivamente, 50, 10 e 5 milhões de euros. Sendo os Estados-Membros responsáveis pela apreciação dos projetos propostos, compete à Comissão avaliar a qualidade desta apreciação antes de aprovar e de determinar a respetiva taxa de cofinanciamento. Neste âmbito, o presente relatório técnico tem por objetivo apresentar uma metodologia que integre a evolução das políticas comunitárias, dos instrumentos financeiros, da ACB e visa disponibilizar apoio técnico, contribuindo para o apoio à decisão em projetos de Arquitetura, Engenharia e Construção (ACE).
Year: 2015
Author(s): Falcão Silva, M. J.; Salvado, F.
Keywords: Arquitetura, engenharia e construção; Análise custo-benefício; Políticas comunitárias
Info
Avaliação ambiental do plano estratégico dos transportes e infraestruturas - Proposta de Declaração Ambiental
O Laboratório Nacional de Engenharia Civil I.P. (LNEC) foi incumbido pelo Governo de conduzir o processo de avaliação ambiental do Plano Estratégico dos Transportes e Infraestruturas (PETI3+), no âmbito do qual foi elaborado o respetivo Relatório Ambiental e realizadas as consultas previstas na legislação aplicável, cujos resultados foram vertidos no Relatório das Consultas. Uma vez elaborada a versão final do PETI3+, em que foram ponderados o Relatório Ambiental e os resultados das consultas, apresenta-se no presente relatório uma proposta referente à Declaração Ambiental que, de acordo com a legislação em vigor, deverá ser enviada à Agência Portuguesa do Ambiente.
Year: 2015
Author(s): Macedo, A. L.; Rodrigues, M.
Keywords: Declaração ambiental; Transportes; Infraestruturas; Planeamento estratégico
Info
Avaliação ambiental do plano estratégico dos transportes e infraestruturas - Relatório ambiental
Por solicitação da Secretaria de Estado das Infraestruturas, Transportes e Comunicações, doMinistério da Economia do Governo de Portugal, entidade responsável pelo
Year: 2015
Author(s): Macedo, A. L.; Arsénio, E.; Rodrigues, M.; Patrício, J.; Campos, V.; Cabaço, A.
Keywords: Avaliação ambiental; Transportes; Infraestruturas; Planeamento estratégico
Info
Avaliação ambiental do plano estratégico dos transportes e infraestruturas - Relatório das consultas
Por solicitação da Secretaria de Estado das Infraestruturas, Transportes e Comunicações, doMinistério da Economia do Governo de Portugal, entidade responsável pelo
Year: 2015
Author(s): Macedo, A. L.; Arsénio, E.; Rodrigues, M.; Patrício, J.; Campos, V.; Cabaço, A.
Keywords: Avaliação ambiental; Transportes; Infraestruturas; Planeamento estratégico
Info
Benchmarking Road Safety in Latin America. Methodological Approach.
The objective of this project is to develop a methodology to assess road safety performance in a selection of Latin America countries and benchmark their performance against a set of indicators and best practices. The expected outcome is to offer policy makers in Latin America a tool to assess the weaknesses and strengths of each country and identify areas deserving policy attention and where the experience of other countries may be usefully applied. The results from this benchmarking analysis shall be useful to policy makers and researchers in understanding better road safety principles and in learning from each other in order to design effective road safety policies.
Year: 2015
Author(s): Vieira Gomes, S.
Keywords: Data collection; Latin America; Road safety; Benchmarking
Info
Controlo de fumo por meios ativos e evacuação de locais de risco - Contribuição para o método de análise de risco de incêndio em edifícios existentes (MARIEE)
O LNEC iniciou no primeiro trimestre de 2013 o desenvolvimento dum Método de Análise de Risco deIncêndio em Edifícios Existentes (MARIEE). Esse método tem como objetivo constituir, no futuro, umaalternativa à aplicação da atual legislação de segurança ao incêndio nas operações de reabilitação deedifícios. Na composição do MARIEE surge um coeficiente designado de consequências, quer para os locaisde risco quer para as vias de evacuação. Essas consequências resultam de um balanço entre o perigo, representado por diversas manifestações associadas ao incêndio (aumento de temperatura, presença de gases tóxicos, fumo, etc.) e pela exposição a essas manifestações. No MARIEE as consequências são determinadas, separadamente, para os locais, para as vias horizontais e para as vias verticais de evacuação. Neste documento apresenta-se um estudo de apoio ao desenvolvimento do MARIEE no que se refere à determinação das consequências nos locais de risco dotados de meios ativos de controlo de fumo,considerando um índice de ocupação igual a 0,5 pessoas por m2.
Year: 2015
Author(s): Viegas, J.; Leça Coelho, A.
Keywords: Legislação; Edifícios existentes; Evacuação; Controlo de fumo; Risco
Info
Deliverable D3.1
This report is a deliverable of USE-iT (Users, Safety, Security and Energy in Transport Infrastructure);a Horizon 2020 Coordination and Support Action (CSA) project managed by the Forum of European Highway Research Laboratories (FEHRL). The aim of USE-iT is to better understand the common challenges facing transport modes and in conjunction with stakeholders to produce a multi-modal research roadmap to develop technologies and approaches to addressing these challenges. In addition to a work package on management (WP1) and a work package on dissemination activities (WP5), USE-iT is divided into three technical Work Packages addressing important challenges facing all modes; providing better customer information (WP2); improving safety and security (WP3) and reducing carbon emissions and energy consumption (WP4). This deliverable presents the preliminary results of WP3, in which technologies and approaches that have the potential of enhancing safety and security across all transport modes were investigated. Transport and mobility represent one of the most important elements of any economy and society. Moreover, global transport, across all modes, has a direct impact on the quality of life of people and their traveling. For this reason, not only ensuring but enhancing safe and secure transport across all modes is paramount.In WP3, a literature review was performed to identify best practice approaches that have the potential to cross over from one transport mode to another. A significant number of technologies and approaches with capabilities to improve transport safety and security were identified andcategorized in areas and concepts. A detailed description of these technologies, along with barriers and opportunities for cross modal application can be found in Appendix A. The next step in the project is to discuss the technologies with key stakeholders from all modes in order to identify potential research topics that could benefit more than one mode. This will be done through:
Year: 2015
Author(s): Mocanu, I.; Saleh, P.; Machado, P.; Ambros, J.; Andriejauskas, T.; Bondar, T.; Capitão, R.; Cardoso, J. L.; El-koursi, E.; Eriksson, J.; Fortes, C. J. E. M.; Vieira Gomes, S.; Iglesias, I. J.; Pereira
Keywords: security; safety; multi-modal research roadmap; Transport modes
Info
Dossier Pédagogique
Relatório desenvolvido no âmbito de consultoria técnica solicitada ao LNEC pela Empresa Teixeira Duarte
Year: 2015
Author(s): Rosa, M. J.; Campinas, M.; Silva, C.; Palma, J.
Keywords: Águas residuais; Saneamento; Dossier pedagógico; Formação
|