Relatório Científico
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Extracção de areias na plataforma Continental Portuguesa: Impactos e evolução morfodinâmica - Evolução da linha de costa
N/A
Year: 2010
Number Pages:
51pp.
Author(s): Proença, B.; Oliveira, F. S. B. F.
Editor: LNEC
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FO-SINC - Sistema de transmissão por fibra óptica dos sinais de sincronismo de módulos de aquisição de dados
FO-Sinc sistema de transmissão por fibra óptica dos sinais de sincronismo de módulos de aquisição de dados
Year: 2010
Number Pages:
31pp.
Author(s): Almeida Garrett, J.; Reis, J. P.
Editor: LNEC
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Fracções habitacionais do empreendimento Estoril Sol Residence - Certificado LNEC da qualidade do processo de instalação das janelas exteriores
N/A
Year: 2010
Number Pages:
27pp.
Author(s): Santos, M. A.
Editor: LNEC
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G-Terra: Directrizes para a gestão integrada das escorrências de estradas em Portugal
Os recursos hídricos são a base de sustentação de todas as formas de vida na Terra e ecossistemas.Actualmente encontram-se em riscos de escassez, não só em termos de quantidade mas cada vez maistambém da sua qualidade, o que cria a necessidade de medidas de controlo da poluição.O presente relatório congrega o trabalho realizado no âmbito duma bolsa de projecto com a duração de 12meses e que decorreu no Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC). Esta instituição é acoordenadora do Projecto
Year: 2010
Number Pages:
69pp.
Author(s): Sousa Vieira, A.
Editor: LNEC
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Gestão dos resíduos de construção e demolição: Estudo comparativo Brasil Portugal
A presente investigação visou realizar um estudo comparativo entre a gestão dos resíduos de construção e demolição (RC&D) implementada no Brasil e em Portugal, tendo como base estudos de caso em duas cidades, Recife e Lisboa, respectivamente. O estudo realizado em Recife fez parte de uma Dissertação de Mestrado orientada pelo autor, sendo os seus dados sistematizados neste relatório. O estudo realizado em Lisboa teve como universo de pesquisa uma área maior, envolvendo a Região Metropolitana (RM) de Lisboa, o que suscitou uma análise comparativa adicional entre a situação ambiental dos RC&D na Grande Lisboa e na Península de Setúbal. No procedimento metodológico adoptado no levantamento da situação ambiental dos RC&D na RM Lisboa (o mesmo utilizado no estudo em Recife) percorreram-se as seguintes etapas: identificação dos agentes envolvidos na geração, transporte e recepção dos RC&D; elaboração de estimativas para a geração de RC&D; caracterização dos RC&D e identificação das acções implementadas para a gestão dos RC&D. Para as estimativas de geração de RC&D foram utilizados basicamente dados sobre a actividade construtiva e a movimentação de cargas de RC&D, dado que na monitorização das descargas de RC&D os dados quantitativos sobre as deposições irregulares foram considerados inconsistentes. Na gestão dos RC&D foram identificadas acções conforme as directrizes de facilitação (acção dos agentes), de disciplinamento (acção dos agentes e fluxos de materiais) e de incentivo (adopção de novos procedimentos). A metodologia utilizada mostrou-se eficaz na elaboração das estimativas de geração de RC&D, revelando sua expressiva presença nos municípios estudados, de grande porte (Recife) no caso do Brasil, e de médio porte (Lisboa), no caso de Portugal. Com base nos resultados, verificou-se que a Grande Lisboa, comparativamente à Península de Setúbal, tem maior actividade construtiva, tem maior geração de RC&D e oferece menor infra-estrutura para receber os resíduos. Isto significa que a Península de Setúbal tem sido destino para grande parcela dos RC&D gerados na Grande Lisboa, apesar da existência de um rio (Rio Tejo) entre as duas sub-regiões, que poderia ser o elemento natural a dificultar o deslocamento dos resíduos através de pontes (maior parte feita através da Ponte 25 de Abril). Outro dado importante em relação ao custo de transporte das cargas de RC&D é que todos os destinos para esses resíduos, identificados na RM Lisboa, estão a uma distância máxima de cerca de 23km, a partir da Praça Marquês do Pombal, localizada aproximadamente no centro geométrico da cidade de Lisboa. A comparação entre as situações ambientais dos RC&D gerados em Lisboa e em Recife parte da constatação de realidades diferentes nas condições em que esses resíduos têm sido gerados. A actividade construtiva de edificações em Lisboa tem sido predominantemente para obras de remodelação (ao contrário de todos os outros municípios da RM Lisboa), enquanto em Recife a predominância é para obras de construções novas. No indicador final de geração de RC&D confirma-se o maior valor para Recife, o que é esperado por essa cidade ter maior concentração populacional e maior n o total de obras. Entretanto, para a cidade de Lisboa as obras de remodelação contribuem para a maior geração de RC&D, o que se repercute na maior taxa per capita para a geração desses resíduos. Tanto para Lisboa quanto para Recife foram confirmadas a existência de deposições irregulares de RC&D, bem como baixas quantidades destes resíduos recebidas nos aterros sanitários, localizados fora dos seus limites administrativos. Dessa forma, o problema ambiental para os dois estudos de caso (Recife e Lisboa), em relação aos destinos para os RC&D, é semelhante, tendo talvez uma maior dimensão para o caso do Recife, em função dos conhecidos impactos ambientais decorrentes das deposições ilegais. Com respeito à caracterização dos RC&D gerados nas duas cidades, identifica-se para ambas alto potencial de reciclagem, considerando os percentuais de material inerte presente. Relativamente às acções dos Gestores Públicos destacam-se aquelas para Recife que significam claras intencionalidades alinhadas com a Gestão Diferenciada de RC&D. Neste aspecto, torna-se marcante a diferença entre as acções implementadas nas duas cidades para a captação dos resíduos gerados (até 1m3 ) em pequenas obras de remodelação. Enquanto em Recife procura-se facilitar essa captação através da criação de pontos de recepção descentralizados na malha urbana, em Lisboa têmse um único Ecocentro, mal localizado na malha urbana, e mantém-se um sistema de recolha a partir da solicitação dos munícipes, o qual tem se mostrado com pequeno alcance. Destacam-se ainda para Lisboa a obrigatoriedade de registo de RC&D no Sistema Integrado de Registo Electrónico de Resíduos - SIRER e a participação mais activa do sector privado na gestão dos RC&D. Em relação às acções educativas foram identificados vários eventos com claros objectivos de educação ambiental e adequação aos respectivos regulamentos, nas duas cidades. As actividades de fiscalização foram destacadas apenas para Lisboa, o que evidência uma situação de forte pressão sobre os agentes envolvidos directamente na geração e transporte dos RC&D, em ambiente urbano caracterizado por infra-estrutura insuficiente, para atender os crescentes volumes gerados. Em ambos os casos (Recife e Lisboa), há que reconhecer os esforços para enfrentar os problemas decorrentes de cenários de degradação ambiental e de utilização descontrolada de recursos naturais na actividade da construção civil. Entende-se que o processo de mudança deva ser contínuo com avanços por etapas, em que, por exemplo, a fiscalização dos agentes, como importante instrumento de gestão, seja complementar à oferta de infra-estrutura para o manuseamento adequado dos RC&D. Para as duas cidades o insuficiente domínio que os gestores das áreas de saneamento e de limpeza urbana parecem ter sobre este tipo de resíduos, tem dificultado o planeamento de acções, para o desejável caminho rumo a um sistema de ciclo fechado para os materiais utilizados na construção civil, a partir da consolidação de um mercado para os agregados reciclados. Finalmente, entendendo-se a geração dos RC&D como inevitável nos ambientes urbanos, quer no período de constituição e adensamento das cidades (o caso de Recife), quer no período de maturidade e necessidade de renovação das construções (o caso de Lisboa) são necessários permanentes esforços para se avançar rumo a uma gestão mais responsável dos RC&D.
Year: 2010
Number Pages:
160pp.
Author(s): MELO, A. BRAZ
Keywords: Gestão; Demolição; Construção; Resíduos
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Hotéis atractivos para hóspedes seniores - A experiência da região do Algarve
Uma das consequências do envelhecimento da estrutura demográfica portuguesa e europeia é onúmero cada vez mais elevado de pessoas na reforma ou perto dela que dispõem de mais tempo livree que procuram actividades para o preencher. Nalguns estratos sociais, em que as pessoas podembeneficiar das economias acumuladas durante uma vida de trabalho, ou de algum apoio institucional,os idosos dispõem dos meios financeiros necessários para viajar. Assim, o turismo constitui umainteressante actividade de lazer para ocupar o tempo livre deste sector da população.Nos estabelecimentos turísticos, principalmente aqueles vocacionados para desfrutar de «sol e mar»,como é o caso da maioria dos localizados no Algarve, uma vez terminada a época do Verão aocupação fica aquém da capacidade instalada. A sazonalidade do turismo prejudica osestabelecimentos e a economia da região, podendo ser minimizada pelo aumento do turismo séniordurante a época baixa. Na época baixa, os turistas seniores são os principais ocupantes dosestabelecimentos turísticos no Algarve.Sendo o turismo sénior um segmento do mercado turístico que é actualmente relevante e que tempotencial para aumentar no futuro, é importante identificar as características que os hotéis devem terpara responderem às necessidades e expectativas dos hóspedes seniores. Para dar resposta a estaquestão foram realizadas entrevistas, sobre as necessidades dos hóspedes seniores, a directores deseis hotéis de 4 e 5 estrelas localizados na Região do Algarve.Os resultados obtidos indicam que os hóspedes seniores não apreciam ser tratados como um grupodistinto e procuram hotéis frequentados por clientes de várias idades. Contudo, os hóspedes senioresvalorizam especialmente aspectos como: serem bem acolhidos e tratados com familiaridade;poderem recolher-se em lugares comuns calmos em situações de agitação; sentirem-se seguros nohotel e nos espaços públicos envolventes; disporem de apoio de saúde em caso de necessidade; ospercursos pedonais serem curtos, amplos e sem desníveis ou obstáculos; disporem de actividades deanimação no hotel; poderem integrar-se em actividades organizadas que têm lugar fora do hotel,como passeios e visitas; e, manterem os seus horários enquanto estão alojados no hotel e quando seenvolvem em outras actividades fora do hotel. Além disso, os hóspedes seniores são particularmentesensíveis às condições de conforto ambiental nos quartos, nomeadamente conforto acústico, térmicoe visual.O presente relatório está organizado nos seguintes capítulos: 1) introdução, 2) caracterização doturismo na Região do Algarve, 3) análise da relação entre idosos e turismo, 4) descrição do uso doshotéis por hóspedes seniores, e 5) conclusões, discussão e desenvolvimentos futuros. Em anexoapresenta-se o questionário utilizado nas entrevistas.
Year: 2010
Number Pages:
59pp.
Author(s): Zacarias, W.; Branco Pedro, J.; Rebelo, M.; Cachadinha, C.
Editor: LNEC
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Human coping with risk - Using actor-systems-dynamics theory as a basis for the understanding of the way societies deal with environment
This report presents the bases for a theory designed to comprehend human patternsof coping with risk. First, risk notion is framed on the duality society-environment andits comprehension is exercised in the light of actor-system-dynamics theory of Burns(2006; 2007a) and Social Rule System Theory of Burns and Fiam (2000). Afterwards,a discussion and definition of core concepts of this proposal will take place,respectively: risk, vulnerability, resiliency and disaster. Finally, the most commonforms of human coping with risk will be briefly identified.This pape r was developed under PhD program on sociology at Instituto Universitáriode Lisboa-ISCTE. / Este relatório apresenta as bases de uma teoria orientada para a compreensão dospadrões de adaptação humana a riscos ambientais. Começa-se por enquadrar anoção de risco na dualidade sociedade-ambiente, alicerçando a sua compreensãona teoria da dinâmica-actor-sistema de Burns (2006; 2007a) e na teoria dossistemas de regras sociais de Burns e Fiam (2000). De seguida, procede-se a umadiscussão e definição dos conceitos nucleares desta proposta, respectivamente:risco, vulnerabilidade, resiliência e desastre. Finalmente, procede-se a umaidentificação das formas mais comuns de adaptação humana a riscos,designadamente aqueles induzidos por fenómenos extremos ambientais.Este texto foi elaborado no âmbito do Programa Doutoral em Sociologia do InstitutoUniversitário de Lisboa-ISCTE.
Year: 2010
Author(s): Silva, D. S.
Editor: LNEC
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Identification and protection of water bodies sensitive to pollution from roads
This report contains the results of a bilateral cooperation project between Portugal andSlovenia, held in 2008/09.The purpose of this project is to contribute to promote a more sustainable protection ofthe water resources from road pollution, as required by the Water Framework Directive.The aim of the study is to select and develop sounder procedures to protect waterresources from road runoff pollutants, considering both economic and environmentalsustainability.In this context, the objectives of the project are twofold: (1) to develop a common(Portuguese and Slovene) procedure to identify and classify water bodies sensitive topollution coming from the road and, based on that, (2) to identify efficient protectionmeasures to be recommended for each of these classes and for different infrastructureplanning stages. / Este relatório contém os resultados de uma cooperação bilateral entre Portugal e aEslovénia, decorrida em 2008 e 2009.O objectivo deste projecto é contribuir para uma protecção mais sustentável dosrecursos hídricos da poluição de estradas, tal como requerido pela Directiva Quadro daÁgua.Com o projecto propõe-se seleccionar e desenvolver um conjunto de procedimentospara proteger os recursos hídricos de descargas de escorrências de estradas, considerandoa sustentabilidade tanto económica como ambiental.Neste contexto, os objectivos podem ser resumidos em dois aspectos principais: (1)desenvolver uma metodologia comum (para Portugal e para a Eslovénia) para identificar eclassificar massas de água sensíveis à poluição rodoviária e, com base nela (2) identificarmedidas de protecção eficazes para serem recomendadas para cada uma das classesdefinidas, e para diferentes fases do processo de planeamento.
Year: 2010
Number Pages:
81pp.
Author(s): Leitão, T. E.; Barbosa, A. E.; Brencic, M.
Editor: LNEC
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Imigração, diversidade étnica e estratégias de redução do preconceito
O presente relatório corresponde a um dos blocos temáticos desenvolvidospelo Núcleo de Ecologia Social no âmbito do projecto Metrópoles Seguras, aoabrigo do protocolo de colaboração entre o LNEC e o MAl. Este trabalhoapresenta uma resenha sobre imigração e diversidade étnica e sobre osmodelos da Psicologia Social mais significativos na identificação de estratégiascognitivas eficazes na redução do preconceito étnico.
Year: 2010
Number Pages:
31pp.
Author(s): Rebelo, M.; Guerra, R.
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Impacte das alterações climáticas na embocadura da Lagoa de Óbidos - Relatório de actividades do Doutor Nicolas Bruneau no projecto G-CAST
N/A
Year: 2010
Number Pages:
27pp.
Author(s): Bruneau, N.; Fortunato, A. B.; Oliveira, A.
Editor: LNEC
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