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Novos desafios na monitorização da estrutura de ampliação da pista do Aeroporto da Madeira
O Aeroporto da Madeira é uma infraestrutura crítica com características estruturais únicas, o que motivou a monitorização do seu comportamento estrutural desde a construção da estrutura deampliação da pista, que decorreu entre 1995 e 2000.O conhecimento adquirido do comportamento da estrutura em serviço, bem como a significativa evolução tecnológica, tornaram natural uma atualização do sistema de monitorização, tendo em vista o incremento de informação relevante para a gestão da sua conservação. Para além de novos sistemas de aquisição e comunicação, a atualização operada compreendeu a instalação de novas funcionalidades, designadamente a monitorização do movimento das juntas de dilatação e do comportamento dinâmico, quer através de acelerómetros e extensómetros em fibra óptica, quer por via deum sistema de correlação digital de imagem.Nesta comunicação é brevemente descrito o sistema de monitorização original, bem como os novos sensores e alguns dos resultados iniciais, que se afiguram promissores.
Year: 2022
Number Pages:
123-130.
Author(s): Oliveira Santos, L.; Xu, Min; Reis, J. P.; Barros, F.; Aguiar, S.; Sousa, P.; Tavares, P.; Moreira, P.; Franco, E.
: Revista Portuguesa de Engenharia de Estruturas
Editor: LNEC
Volume:
Série III. n.º 18.
Keywords: Monitorização dinâmica; Monitorização da integridade estrutural; Correlação digital de imagem; Aeroporto da Madeira
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Calibration of partial safety factors using FORM
Partial safety factors present in codes are defined for the design of broad populations of structures. As a consequence, they do not always reflect correctly the uncertainties for specific existing structures. The possibility of adjusting them has therefore great interest when assessing an existing structure. The concept of design point connected to FORM offers a simple method to calibrate partial safety factors for individualvariables. This paper discusses the overall methodology and develops a set of analytical expressions for the probabilistic models more common in structural reliability.As it will be seen the partial factor for a particular variable can be adjusted once defined: (1) probabilistic model used to describe the uncertainty in that variable; (2) coefficient of variation of the variable; (3) fractileimplicit on the characteristic value used to quantify the design value; (4) importance of the variable in the limit state under consideration (measured by the respective sensitivity factor), and (5) target reliabilityindex.The choice of the probabilistic model influences significantly the partial factors and this influence rises as the coefficient of variation increases. As a consequence, more attention must be paid when choosing a probabilistic model for a variable with high coefficient of variation.
Year: 2020
Number Pages:
29-42.
Author(s): Jacinto, L. A. do C.; Oliveira Santos, L.; Neves, L.
: Revista Portuguesa de Engenharia de Estruturas
Editor: LNEC
Volume:
Série III, nº 14.
Keywords: Existing structures; Sensitivity factors; FORM; Partial safety factors; Structural safety
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Probabilistic structural analysis of São João Bridge based on the on-site study of the time-dependent behavior of concrete
This article aims to present a procedure to take into account the variability ofthe time-dependent behavior of concrete on its structural effects, evaluatedfrom the study of creep and shrinkage based on experimental data obtainedon-site. For this purpose, the S~ao Jo~ao Bridge, a railway bridge built in Porto,Portugal in 1991, is presented as a case study. S~ao Jo~ao Bridge is a railwaybridge crossing the river Douro. It is a prestressed concrete structure, with atotal length of 1,028 m, including the main span of 250 m, two side spans of125 m, six approaching spans on the left river bank, and three approachingspans on the right river bank (Porto). During bridge construction, a comprehensivestructural health monitoring (SHM) system was set up, as well as anon-site study of time-dependent behavior of concrete. This study was based oncreep 15 specimens and 15 shrinkage specimens, prepared simultaneously withsome segments of the deck, using the same material, and it was kept runningduring almost 20 years. The results of this study were treated statistically andused as random variables in a probabilistic analysis of the time-dependentbehavior of the bridge. After a brief description of the mentioned on-site studyand the bridge SHM system, the paper presents the procedure followed on thebridge numerical probabilistic analysis. Finally, the values computed by thenumerical model are presented and compared with the experimental valuesprovided by the SHM.
Year: 2020
Number Pages:
11p.
Author(s): Oliveira Santos, L.; Xu, Min; Virtuoso, F.
: Structural Concrete
Editor: Structural Concrete - Wiley Online Library
Volume:
2020.
Keywords: structural health monitoring; experimental data; creep and shrinkage; probabilistic structural analysis; time-dependent behavior of concrete,
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Metodologias para avaliação da segurança estrutural de obras de arte existentes. Aplicação ao caso da reabilitação da Linha de Sena
Neste artigo apresentam-se metodologias destinadas à avaliação estrutural de obras de arte existentes e o caso concreto da sua aplicação à avaliação da segurança estrutural de pontes da Linha de Sena, em Moçambique, efetuada pelo Laboratório Nacional de Engenharia Civil, no âmbito da reabilitação desta linha, trabalho que foi levado a cabo pela Mota-Engil Ferrovias.Para além do desenvolvimento das metodologias de avaliação da segurança estrutural, este estudo envolveu diversas vertentes, designadamente a inspeção e o levantamento geométrico das obras, a sua modelação e o cálculo dos esforços devidos à circulação ferroviária, considerando as características do tráfego que circula ouse prevê que venha a circular nesta linha.Nesta análise foram tidos em conta os fenómenos de fadiga, no caso das pontes metálicas.
Year: 2017
Number Pages:
115-126pp..
Author(s): Silveira, A. P. C. da; Coelho, T.; Asseiceiro, F.
: RPEE
Editor: Laboratório Nacional de Engenharia Civil
Volume:
Série III / n.º 3.
Keywords: Linha de Sena; Ponte ferroviária; Método do dano acumulado; Fadiga; Segurança estrutural
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Monitorização do comportamento dinâmico da Ponte de São João
A ponte ferroviária de São João, sobre o rio Douro, na cidade do Porto, é uma estrutura de betão armado pré-esforçado, com uma extensão total de 1028,8 m. Projetada pelo Prof. Edgar Cardoso, esta obra de arte foi inaugurada em 1991.A ponte foi instrumentada durante a construção tendo em vista a caracterização experimental do seu comportamento estrutural estático, com base em campanhas periódicas. Em 2007 foi efetuada a modernização do sistema instalado, visando fundamentalmente a automatização das medições. Posteriormente foi instalado um sistema de monitorização de vibração contínua. Para a identificação de características dinâmicas da estrutura em tempo real, a partir das acelerações adquiridas, foi desenvolvido um procedimento automático, com base no método de identificação estocástica em subespaços usando as funções de correlação (SSI-COV) e a análise de clusters.Nesta comunicação é apresentada a metodologia desenvolvida e os resultados obtidos durante um ano e meio de monitorização.
Year: 2017
Number Pages:
99-108.
Author(s): Xu, Min; Oliveira Santos, L.; Suleyman, Naim
: Revista Portuguesa de Engenharia de Estruturas
Editor: LNEC
Volume:
Série III, nº 5.
Keywords: Ensaios de vibração ambiente; Análise modal operacional; Monitorização dinâmica contínua; Ponte ferroviária
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Ensaios da Ponte Internacional de Valença após a reabilitação dos pilares e fundações
A Ponte Internacional de Valença sobre o rio Minho, construída em 1886, é uma obra de arte metálica destinada ao tráfego rodoviário e ferroviário. Recentemente, com o intuito de prolongar a vida útil da obra e aumentar a segurança de circulação, foi efetuada uma intervenção profunda ao nível das fundações, dos pilares, dos aparelhos de apoio e do sistema resistente às forças horizontais.Na sequência desta intervenção foram realizados ensaios de carga estáticos e ensaios de frenagem, com o objetivo de aferir o sucesso da reabilitação. Para esse efeito, na conceção dos ensaios e da instrumentação efetuada houve particular atenção à caracterização do comportamento dos pilares, dos aparelhos de apoio e dos dispositivos de absorção das forças horizontais.Na presente comunicação, para além de uma breve descrição da obra e dos trabalhos de reabilitação, descrevem-se os ensaios realizados e apresentam-se os principais resultados obtidos, que permitiram caracterizar o comportamento da estrutura nas novas condições de funcionamento.
Year: 2015
Number Pages:
49 - 57pp.
Author(s): Oliveira, P.; Xu, Min; Oliveira Santos, L.; Campos, P.
: Revista Portuguesa de Engenharia de Estruturas
Editor: rpee
Volume:
Série II, nº15.
Keywords: Dispositivos LUD; Ensaios de frenagem; Reabilitação; Ponte metálica
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Aeolian Microtextures in Silica Spheres Induced in Wind Tunnel Experiment: Comparison with Aeolian Quartz
Microtextures in quartz attributed to aeolian transport, principally bulbous edges and abrasion fatigue haveseldom been tested in the laboratory under controlled conditions. A wind tunnel experiment was conducted,using glass spheres (>70% SiO2) as a proxy for quartz, with the objective of determining the extent of mechanicaldamage to silica/glass transported in a mixture with quartz beach sand.
Year: 2012
Number Pages:
10pp.
Author(s): Costa, P.; Andrade, C.; Mahaney, W.; Marques da Silva, F.; Freire, P.; Freitas, M. Conceição; Janardo, C.; Oliveira, M. Alexandra; Silva, T.; Lopes, V.
: Geomorphology
Editor: Elsevier
Keywords: Aeolian transport; Silica spheres; Wind tunnel
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Ensaios de carga de pontes
N/A
Year: 2011
Number Pages:
14-18.
Author(s): Oliveira Santos, L.
: Construção Magazine
Editor: Engenho e Média, Lda
Volume:
43.
Keywords: Ensaios ambiente; Ensaios de carga
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Ensaios estáticos e dinâmicos da ponte sobre o rio Mondego na auto-estrada A17
A ponte sobre o rio Mondego na auto-estrada A17 foi sujeita a ensaios estáticos e dinâmicos realizados no final da sua construção. Para além de uma descrição geral da estrutura e dos procedimentos adoptados durante os ensaios estáticos e dinâmicos, são apresentados alguns dos principais resultados, estabelecendo-se a comparação entre valores medidos e calculados.
Year: 2009
Number Pages:
29-36pp.
Author(s): Xu, Min; Oliveira Santos, L.
: Revista Portuguesa de Engenharia Estrutura
Editor: rpee
Volume:
Série II, nº5.
Keywords: Ponte de betão pré-esforçado; Linhas de influência; Identificação modal; Ensaios dinâmicos; Nivelamento hidrostático; Ensaios de carga
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Simulation of ventilated facades in hot and humid climates
The Hong Kong climate is sub-tropical with a hot and humid weather from May to September and temperate climate for the rfemaining 7 month period. A mechanical ventilation and air-conditioning (MVAC) system is ususally operated to avoid the high temperatures resulting in high peak cooling loads. The facade design has a significant influence on the energy performance of office buildings. This work evaluates different ventilated facade designs in respect to energy savings.Thermal building simulations(TRNSYS)were linked to nodal airflow network simulations (COMIS)for detailed ventilated double-skin facade performance. In prder to validate the model, simulations were carried out for an office building in Lisboa; the results were compared with measured data from the same building. The simulation results of surface and air temperatures show good agreement with the measurements. The results of the study can be used to reduce surface emperatures by using different materials for the roller blind that is positioned in the cavity od the double-skin facade. The results can further be used to reduce the high peak cooling loads during the summer period. This may result in significat energy savings and a reduction in the system's cooling capacity. It prooved that a careful facade design can play an important role in highly glazed buildings and provides potential for energy efficiency.
Year: 2009
Number Pages:
361-373.
Author(s): Haase, M.; Marques da Silva, F.; Amato, A.
Editor: Elsevier
Volume:
41.
Keywords: Double skin faã§ades
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Comunicação
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A EXPERIÊNCIA DO LNEC NA OBSERVAÇÃO E CONTROLO DA SEGURANÇA DE PONTES
Apresenta-se no presente trabalho a experiência do LNEC no âmbito da observação de pontes. Referem-se os objectivos que se pretendem alcançar, as principais tarefas associadas à observação a longo prazo bem como à realização de ensaios de carga. Descrevem-se ainda as técnicas e equipamentos utilizados in situ, referindo-se também a evolução que se perspectiva para esta actividade.
Year: 2003
Number Pages:
51-67pp..
Author(s): Fernandes, J. A.; Oliveira Santos, L.
Editor: LNEC
Keywords: Ensaios estáticos; Segurança estrutural; Pontes; Monitorização da integridade estrutural
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A variabilidade do comportamento diferido de pontes de betão
Apresenta-se uma metodologia utilizada para caracterizar a variabilidade do comportamento diferido de pontes de betão. A referida metodologia inclui a caracterização experimental do comportamento diferido do betão, a sua modelação e consideração na análise estrutural. Refere-se ainda a forma como foi implementada uma análise probabilística recorrendo ao método de Monte Carlo, apresentando-se alguns resultados decorrentes das análises efectuadas a quatro pontes observadas pelo LNEC, que são comparados com os valores observados.
Year: 2002
Number Pages:
425-434pp..
Author(s): Oliveira Santos, L.; Virtuoso, F.; Fernandes, J. A.
Editor: GPBE - Grupo Português de Betão Estrutural
Keywords: método de Monte Carlo; Análise probabilística; pontes de betão; comportamento diferido do betão
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Extrapolation of creep and shrinkage of concrete bridges measured in situ
The main propose of this paper is to assess the minimum duration of in situ measured data to be usein creep and shrinkage models in order to obtain sufficient accuracy in long-time predictions. A brief description of the experimental procedure used to measure creep and shrinkage in field conditions is done. A methodology to analyse the evolution of experimental data, including its variability is also presented. This methodology is then applied to initial sets of measured data with different duration.
Year: 2002
Number Pages:
8p.
Author(s): Oliveira Santos, L.; Virtuoso, F.; Fernandes, J. A.
Editor: IABSE - International Association for Bridges and Structural Engineering
Keywords: time dependent behaviour; shrinkage; regression analysis; extrapolation; creep; concrete bridges
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A experiência do LNEC no âmbito da monitorização de pontes de betão
Descrevem-se neste trabalho as técnicas e equipamentos utilizados in situ pelo LNEC, no âmbito da observação de estruturas de pontes, edifícios e outras construções especiais como silos, docas ou instalações industriais. Tecem-se algumas considerações sobre a metodologia do estudo experimental das estruturas, incluindo as provas de carga realizadas no final da construção.
Year: 2001
Number Pages:
18p.
Author(s): Fernandes, J. A.; Oliveira Santos, L.
Editor: FEUP
Keywords: Ensaios de carga; Monitorização da integridade estrutural
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Analysis and Observation of Funchal Airport Extension
The main results of the observation during the final load tests, and the theoretical interpretation of the structural behavior by numerical models are presented for Funchal Airport Extension.
Year: 2001
Number Pages:
8p.
Author(s): Xu, Min; Oliveira Santos, L.; Fernandes, J. A.
Editor: Shanghai San Lian Publisher
Keywords: load tests; Structural Health Monitoring; Madeira Airport
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In situ measured creep and shrinkage of concrete bridges
After a brief description of the experimental procedure to measure creep and shrinkage of concrete in field conditions, the methodology for the characterization of variability of the experimental data is presented and applied to the results obtained from four bridges built in Portugal
Year: 2001
Number Pages:
6p.
Author(s): Oliveira Santos, L.; Virtuoso, F.; Fernandes, J. A.
: Creep, shrinkage and durability mechanics of concrete and other quasi-brittle materials : proceedings of the sixth international conference, CONCREEP-6@MIT, 20-22 August 2001, Cambridge (MA), USA
Editor: Elsevier
Keywords: Time-dependent behaviour of concrete; In situ measurements; Concrete structures; Shrinkage; Creep
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Caracterização da variabilidade do comportamento diferido do betão observado in situ
Propõe-se uma metodologia para caracterizar a variabilidade da evolução ao longo do tempo da retracção e da fluência do betão, que é aplicada ao betão do tabuleiro de quatro pontes obser¬vadas pelo LNEC, estabelecendo-se o confronto entre os resultados obtidos nas diversas obras.
Year: 2000
Number Pages:
10p.
Author(s): Oliveira Santos, L.; Virtuoso, F.; Fernandes, J. A.
: Betão Estrutural 2000
Editor: GPBE
Keywords: Variabilidade; Fluência; Retração; Comportamento diferido do betão
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Caracterização da variabilidade do comportamento diferido do betão observado in situ
Propõe-se uma metodologia para caracterizar a variabilidade da evolução ao longo do tempo daretracção e da fluência do betão, que é aplicada ao betão do tabuleiro de quatro pontes observadaspelo LNEC, estabelecendo-se o confronto entre os resultados obtidos nas diversas obras
Year: 2000
Author(s): Oliveira Santos, L.; Virtuoso, F.; Fernandes, J. A.
Editor: GPBE
Keywords: Retração do betão; Fluência do betão; Comportamento diferido do betão
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Observação da ponte sobre o rio Angueira
A observação do comportamento estrutural da ponte sobre or io Angueira iniciou-se durante a construçºão com a instalação de equipamento no interior do betão. Antecedendo a entrada em serviço da ponte, foram realizados ensaios estáticos e dinâmicos. Desde então o comportamento da estrutura tem sido observado através de camapanhas periódicas. Nesta comunicação descreve-se o sistema de observação instalado e apresentam-se alguns dos resultados obtidos.
Year: 1996
Author(s): Oliveira Santos, L.
Editor: GPBE
Keywords: Ensaio de carga; Comportamento diferido de betão; Monitorização da integridade estrutural; Ponte de betão
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Tese de Doutoramento
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Retracção do betão em pontes
A retracção tem uma importância significativa na concepção, dimensionamento, processoconstrutivo e comportamento em serviço de grandes estruturas de betão. No entanto, não estãoainda completamente esclarecidos os mecanismos básicos a ela inerentes e o modo comointeragem entre si, além de que os modelos de previsão não consideram de forma adequada ainfluência dos factores que a determinam.Os objectivos desta dissertação prendem-se com o estudo da retracção do betão e suasconsequências estruturais em pontes, aprofundando e desenvolvendo trabalhos anteriormenteefectuados neste domínio.Neste sentido, foi planeada uma extensa campanha de ensaios em provetes tendo em vista, aavaliação da influência da espessura das peças, a quantificação da retracção diferencial que seprocessa na espessura das peças, a avaliação da influência de diferentes condições ambientais,para além da aferição da metodologia experimental utilizada pelo Núcleo do Observação deEstruturas do LNEC.Foi também realizado um conjunto de ensaios com vista a obter um melhor esclarecimento darelação entre a retracção de provetes de betão colocados em obra e a retracção que ocorre nassecções dos tabuleiros em caixão de pontes. Para tal, foram executados e instrumentadospainéis de parede de betão que foram mantidos em condições ambientais semelhantes às dasalmas de um tabuleiro em caixão, isto é, uma das faces sujeita a ambiente interior e a outra aambiente exterior e, simultaneamente, foi também avaliada a retracção do mesmo betão emprovetes colocados nesses diferentes ambientes. Com a informação obtida foi possível, por umlado, avaliar a retracção das peças sujeitas a diferentes ambientes em duas superfícies opostase, por outro lado, esclarecer qual a relação entre a retracção medida em provetes de betão e aretracção que ocorre nos elementos estruturais cujas faces opostas estão sujeitas a essesdiferentes ambientes.Com base nos resultados obtidos nos ensaios realizados, foi proposta uma metodologia para amodelação do comportamento estrutural de pontes que considera a não uniformidade daretracção do betão na secção transversal do tabuleiro. Essa metodologia, que consiste naconsideração integrada de um modelo longitudinal global da estrutura e de modelos locais dasaduelas, tirando partido da informação experimental disponível sobre a retracção, foi aplicada àspontes S. João e Miguel Torga, cujo comportamento estrutural é observado pelo LNEC.Por último, apresentam-se as principais conclusões do trabalho e formulam-se algumasperspectivas sobre o seu desenvolvimento futuro.
Year: 2007
Author(s): Santos, T.
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Relatório Científico
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Relatório de atividades do Núcleo de Observação de Estruturas no ano de 2023
O presente documento visa apresentar de forma sucinta as atividades desenvolvidas pelo Núcleo deObservação de Estruturas do Departamento de Estruturas durante o ano de 2023. A atividade desenvolvida está apresentada de acordo com as vertentes habitualmente consideradas no LNEC, isto é, i) Investigação e Inovação; ii) Estudos e pareceres; iii) Outras atividades científicas e técnicas. Este relatório inclui também uma caracterização dos recursos humanos afetos ao núcleo, bem como da faturação externa obtida.
Year: 2024
Author(s): Oliveira Santos, L.
Keywords: Núcleo de Observação de Estruturas; Relatório de atividade
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Software DT500COM - Controlo dos Geologgers da Série DT500, da Datataker
Neste relatório apresenta-se o software desenvolvido para controlo das subunidades de aquisição Geologger série 500, da Datataker. Para além de se fornecerem indicações para trabalhar com o software referido, é feita uma apresentação do projeto desenvolvido na linguagem de programação C#.
Year: 2016
Author(s): Silveira, A. P. C. da; Barateiro, J.
Keywords: C#; Data logger; Porta série
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OPÇÕES E PARÂMETROS ADOPTADOS NO ANEXO NACIONAL DA EN-1991-1-5
Em 1975 a Comunidade Económica Europeia adoptou um programa de acção tendente aharmonizar as especificações técnicas e a eliminar entraves técnicos, na área daconstrução.Neste sentido foram criadas regras técnicas para o projecto de estruturas, que numaprimeira fase coexistiriam com as regras preconizadas na regulamentação nacional, masque posteriormente as deveriam substituir.Deste modo encontra-se em fase final de desenvolvimento um conjunto de EurocódigosEstruturais, dos quais faz parte o Eurocódigo 1
Year: 2008
Number Pages:
40pp.
Author(s): Silveira, A. P. C. da
Keywords: Parâmetros adoptados; Opções; En-1991-1-5; No anexo nacional
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Materiais metálicos. Arames. Ensaio de dobragem alternada. Projecto de revisão da NP 851 (1971)
O presente trabalho apresenta um projecto de revisão da Norma Portuguesa NP 851 (1971)
Year: 1991
Author(s): Baptista, A. M.
Keywords: Normalização; Ensaio de Dobragem Alternada; Arames; Materiais metálicos
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Materiais metálicos. Ensaio de dureza. Ensaio Vickers. 1ª Parte: HV5 a HV100. Projecto de Norma Portuguesa.
O presente trabalho apresenta um projecto de Norma Portuguesa relativo ao ensaio de dureza Vickers (HV5 a HV100) de materiais metálicos, e insere-se numa série de estudos programados pelo autor, enquanto coordenador da normalização nacional no domínio dos ensaios mecânicos, físicos e não-destrutivos de materiais metálicos, a fim de actualizar as Normas Portuguesas existentes neste domínio.O texto apresentado consiste na versão final de uma proposta redigida pelo autor, na sequência dos estudos efectuados ao nível da Comissão Técnica de Normalização competente.
Year: 1990
Author(s): Baptista, A. M.
Keywords: Normalização; Ensaio Vickers; Ensaio de dureza; Materiais metálicos
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