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Interação entre ondas oceânicas e fundo marinho: Resultados na plataforma continental setentrional do Rio Grande do Norte
A plataforma continental setentrional do Rio Grande do Norte caracteriza-se por apresentar uma variedade de feições de fundo marinho que variam desde 10 cm até quilômetros, sobretudo submersos nas porções mais rasas da plataforma e indicam processos de retrabalhamento. Além do caráter singular dos processos, formas efáceis de fundo diferenciados a qual esta plataforma está submetida, compreendese a importância do conhecimento da dinâmica das ondas, uma vez que estas são consideradas o agente forçador dominante na hidro e morfodinâmica costeira. O objetivo principal deste trabalho é caracterizar o clima de ondas por meio da modelagem numérica, através do modelo de ondas de superfície do mar, SWAN, e analisar sua interação com o fundo marinho raso da plataforma continentalsetentrional do Rio Grande do Norte. Foram realizadas várias medições de campo entre 2011 e 2012, com o objetivo de se obter os parâmetros de ondas: altura signifi cativa (HS), período médio (Tmed), direção (DIR) para servir de comparação e validação da modelagem.Os resultados apontam que o SWAN conseguiu, no geral, reproduzir adequadamente o clima de ondas para este litoral. Entretanto, ao analisar os resultados, confi rmou-se que as alturas signifi cativas apresentam resultados mais aceitáveis em relação aos demais parâmetros. A interação da onda com o fundo marinho revela alteração das alturas significativas e direções ao propagarem-se sobre as formas de fundos presentes, como as rochas praiais, os campos de dunas longitudinais, transversais e subaquáticos. Tais resultados mostram que nesta plataforma continental o mecanismo de dissipação dominante à propagação das ondas nestas águas rasas é o atrito de fundo.
Year: 2014
Number Pages:
371-391pp.
Author(s): Matos, M. F.; Amaro, V. E.; Fortes, C. J. E. M.; Scudelari, A. C.
: Revista Brasileira de Geomorfologia
Volume:
v. 15, nº 3.
Keywords: Rio grande do norte; Fundo marinho raso; Modelagem de ondas
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INTERAÇÃO ENTRE ONDAS OCEÂNICAS E FUNDO MARINHO: RESULTADOS NA PLATAFORMA CONTINENTAL SETENTRIONAL DO RIO GRANDE DO NORTE
A plataforma continental setentrional do Rio Grande do Norte caracteriza-se porapresentar uma variedade de feições de fundo marinho que variam desde 10 cm atéquilômetros, sobretudo submersos nas porções mais rasas da plataforma e indicamprocessos de retrabalhamento. Além do caráter singular dos processos, formas efáceis de fundo diferenciados a qual esta plataforma está submetida, compreendesea importância do conhecimento da dinâmica das ondas, uma vez que estas sãoconsideradas o agente forçador dominante na hidro e morfodinâmica costeira.O objetivo principal deste trabalho é caracterizar o clima de ondas por meio damodelagem numérica, através do modelo de ondas de superfície do mar, SWAN,e analisar sua interação com o fundo marinho raso da plataforma continentalsetentrional do Rio Grande do Norte. Foram realizadas várias medições de campoentre 2011 e 2012, com o objetivo de se obter os parâmetros de ondas: altura signifi cativa (HS), período médio (Tmed), direção (DIR) para servir de comparação e validação da modelagem.Os resultados apontam que o SWAN conseguiu, no geral, reproduzir adequadamente o clima de ondas para estelitoral. Entretanto, ao analisar os resultados, confi rmou-se que as alturas signifi cativas apresentam resultados maisaceitáveis em relação aos demais parâmetros. A interação da onda com o fundo marinho revela alteração das alturassignifi cativas e direções ao propagarem-se sobre as formas de fundos presentes, como as rochas praiais, os camposde dunas longitudinais, transversais e subaquáticos. Tais resultados mostram que nesta plataforma continental omecanismo de dissipação dominante à propagação das ondas nestas águas rasas é o atrito de fundo.
Year: 2014
Number Pages:
371-391pp.
Author(s): Fortes, C. J. E. M.; Scudelari, A. C.; Matos, M. F.; Amaro, V. E.
: Revista Brasileira de Geomorfologia
Volume:
v. 15, nº 3.
Keywords: Rio grande do norte; Fundo marinho raso; Modelagem de ondas
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Overtopping hazard on a rubble mound breakwater
A major concern of coastal engineering is not only to access the damage to coastal structures by severe wave overtopping, but also the hazard imposed to users. Local hazard is often associated to the volume of overtopping water per unit of time (called overtopping discharge). Despite two decades of intensive research, it is yet not fully clear to practitioners what is the best method to compute the discharge parameter and its application on the assessment of local hazard. This work provides insight into the overtopping characterization in rubble mound breakwaters, by distinguishing different methods to assess hazardous overtopping. Fieldwork was conducted over a tidal cycle in a breakwater located at Albufeira Harbour (South coast of Portugal) under storm conditions (Hso~ 3 m; Tp ~ 9 s). Mean overtopping discharges were calculated from field measurements of flow depths and velocities at the breakwater slope armour and at the impermeable crest. Two different velocities were calculated: overtopping leading-edge velocity and overtopping peak velocity. The two methods provided similar results, with higher velocities occurring during high-tide (between 2 and 10 m/s). Mean overtopping discharges at the beginning of the impermeable crest ranged between 0.2 and 0.8 l/s/m. Under the measured hydrodynamic conditions, the breakwater offers risk to all types of pedestrians.Additionally it is shown that field measurements compare relatively well with empirical prediction methods (for the overall analysed overtopping events), namely the corrected NN_OVERTOPPING2 neural network tool. Besides contributing to the overall database on wave overtopping in coastal structures, the presented results can also be used for calibration and validation of overtopping evaluation methods (empirical formulae, artificial neural networks and numerical and physical models).
Year: 2014
Number Pages:
247-252pp.
Author(s): Carrasco, A. R.; Reis, M. T.; Neves, M. G.; Ferreira, Ó.; Matias, A.; Almeida, S.
: Journal of Coastal Research
Volume:
Special Issue No. 70.
Keywords: Velocities; Discharge; Wave; Empirical prediction; Hazard
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REDUÇÃO DOS ESFORÇOS NUM CILINDRO CIRCULAR USANDO DOIS PEQUENOS CILINDROS DE CONTROLO NA ESTEIRA
No presente trabalho, investiga-se, usando a modelação numérica, a interacção de um escoamentouniforme laminar e bidimensional com um conjunto de três cilindros. Dois cilindros de controlo sãoposicionados simetricamente na esteira de um cilindro principal, induzindo alterações significativas natopologia do escoamento e nos respectivos coeficientes aerodinâmicos. Esta forma de controlo dos esforços éconhecida na literatura por controlo passivo da esteira. Os cilindros de controlo têm um diâmetro de D/8, sendoD o diâmetro do cilindro principal. As simulações numéricas foram realizadas para um número de Reynolds200. Dos vários resultados obtidos no estudo, destaca-se que para uma distância entre os centros dos cilindrosde controlo e o centro do cilindro principal de 0.7D na direcção do escoamento e 0.7D na direcção transversalao escoamento, o coeficiente de arrasto médio do cilindro principal é reduzido de 27% comparando com o valorde um cilindro isolado, mas, considerando a estrutura total (o conjunto dos três cilindros), a redução docoeficiente de arrasto médio é de apenas de 4%. No entanto, para esta configuração, os coeficientes root-meansquarede arrasto e de sustentação são fortemente reduzidos, 0.0001 e 0.0036, respectivamente, comparando osde um cilindro isolado, 0.035 e 0.47, respectivamente, o que corresponde a uma redução da intensidade dasflutuações que actuam no cilindro principal de três ordens de grandeza.
Year: 2014
Number Pages:
23-45pp.
Author(s): Didier, E.; Parxotomo, D.
: Revista Iberoamericana de Ingeniería Mecánica
Volume:
Vol. 18, N.º 1.
Keywords: Cfd; Redução dos esforços; Controlo passivo; Controlo da esteira; Cilindro circular
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The project RADE - Remote access to data and experiments. Application to hydraulic laboratory facilities
N/A
Year: 2014
Number Pages:
58-51pp.
Author(s): Lemos, R.; Fortes, C. J. E. M.; Capitão, R.; Wellens, P.
: Revista Hydrolink
Volume:
2/2014.
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Wave interaction with a vertical wall: SPH numerical and experimental modeling
Prediction of wave forces on caisson-type breakwaters is challenging, especially in the case of impact loads that strongly depend on wave reflection, and wave breaking which affects the wave characteristics near the structure. In recent years, numerical models have been further developed and their use is becoming increasingly attractive, such as the Smoothed Particle Hydrodynamics (SPH) numerical models which enable the simulation of complex free surface flows. The SPH numerical model developed at the National Laboratory for Civil Engineering (LNEC) is validated by comparing the numerical results of the wave interaction with a vertical wall using data obtained from physical modeling tests carried out in one of the LNEC
Year: 2014
Number Pages:
330
Author(s): Didier, E.; Neves, D. R.; Martins, R.; Neves, M. G.
: Ocean Engineering
Volume:
Vol. 88.
Keywords: Physicalmodeling; Impact loads; Coastal engineering; Wave-structureinteraction; Smoothed particlehydrodynamics(sph)
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Análise Comparativa da Agitação Obtida com o Modelo Numérico (SWAN) na Modelagem de Ondas do Litoral Setentrional do Rio Grande do Norte, Brasil e Dados de Campo
Este artigo visa apresentar as análises comparativas da agitação marítima entre as medições obtidas dos resultados da modelagemnumérica, com a aplicação do modelo SWAN, e os resultados das medições in situ durante duas campanhas realizadas no período de 20 a27 de dezembro de 2010 e de 15 a 22 de fevereiro de 2011, na costa do litoral setentrional do Rio Grande do Norte, Nordeste do Brasil.O estudo tem como principal objetivo, avaliar o desempenho do modelo SWAN quanto à previsão de agitação marítima, aferindo suaspotencialidades e limitações para a região de interesse.As medições in situ foram efetuadas em dois locais próximo da costa em profundidades de 5 e 9 m, respectivamente, onde os dadosforam processados para se obter as análises espectrais e empregado as análises estatísticas do conjunto de amostragem. Nas condiçõesde fronteira, foram considerado os estados de mar estimados (Hm0
Year: 2013
Number Pages:
283-299pp.
Author(s): Matos, M. F.; Fortes, C. J. E. M.; Amaro, V. E.; Scudelari, A. C.
: Revista da Gestão Costeira Integrada
Volume:
Vol 13, N 3.
Keywords: Nordeste do brasil; Ondas; Modelo swan; Modelação numérica
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AVALIAÇÃO COMPARATIVA DO RISCO DE GALGAMENTOS NA PRAIA DA VITÓRIA, TERCEIRA, AÇORES
Neste trabalho, descreve-se a aplicação ao porto da Praia da Vitória, na ilha Terceira,Açores, Portugal, da metodologia de avaliação do risco de galgamentos em estruturasmarítimas em desenvolvimento no LNEC. Em particular, avalia-se a influência da variaçãodo nível de maré na caracterização da agitação marítima e as consequentes implicações nadeterminação do risco de galgamentos. Esta metodologia é constituída por três etapas: acaracterização da agitação marítima, a determinação dos galgamentos sobre as estruturase a avaliação do risco de galgamentos. A caracterização da agitação é feita com recurso amodelos numéricos de propagação de ondas. Utilizando os resultados do modelo deprevisão de larga escala WAVEWATCH III como dados de entrada para os modelosregionais de propagação de ondas, modelos SWAN e DREAMS, é caracterizada a agitaçãomarítima na zona do porto da Praia da Vitória, para o período de 2009 a 2010, tendo emconta a variação do nível de maré nesse período. Mais concretamente, define-se o regimede agitação incidente para duas estruturas selecionadas no âmbito deste estudo: oquebramar sul do porto e a defesa frontal da baía. O cálculo dos galgamentos é efetuadocom o modelo neuronal NN_OVERTOPPING2 que, através da introdução dos parâmetroscaracterísticos da agitação incidente (altura significativa da onda, período e direção deagitação) e das características geométricas de cada estrutura, permite obter o caudal médiogalgado por metro linear de estrutura. A avaliação do risco baseia-se no produto do grau deprobabilidade de ocorrência de galgamentos superiores a um dado limiar pré-estabelecidopelo grau de consequências que advém desse limiar ser ultrapassado. Após a definição doslimiares associados a cada estrutura, determina-se a frequência de ocorrência de valores decaudais médios galgados superiores a esses limites e define-se o tipo de consequênciasque a excedência desses valores de caudal médio crítico acarreta. Com estes valores,associam-se graus de probabilidade de ocorrência de galgamentos e de consequências,cujo produto permite obter o grau de risco associado a cada estrutura. Os resultados assimobtidos nas estruturas selecionadas, quer em termos de alturas de onda significativas, decaudal médio galgado ou de grau de risco associado aos galgamentos, são comparadoscom os obtidos na situação em que o nível de maré foi considerado constante e igual a +1.4m (Z.H.).
Year: 2013
Number Pages:
104-120pp.
Author(s): Rocha, T.; Fortes, C. J. E. M.; Reis, M. T.; Santos, J. A.; Neves, D. R.; Portela, L. I.; Pinto, F.
: VETOR - Revista de Ciências Exatas e Engenharias
Volume:
v.23, n.1.
Keywords: Porto da praia da vitória; Nível de maré; Modelo nn_overtopping2; Modelo dreams; Modelo swan; Avaliação de risco; Galgamentos
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Comments on
This Discussion provides comments on the applicationof grain-size trend analysis to Camposoto beach(SW Spain) reported by Poizot et al. (2013) in Geo-MarineLetters 33(4):263
Year: 2013
Number Pages:
4p.
Author(s): Muñoz-Perez, J.; Roman-Sierra, J.; Navarro-Pons, M.; Neves, M. G.; Campo, J.
: Geo-Marine Letters
Volume:
Vol. 33.
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MOVIMENTOS VERTICAIS EXCESSIVOS DE UM NAVIO EM MANOBRA. AVALIAÇÃO DA PROBABILIDADE DE OCORRÊNCIA
Descrevem-se os procedimentos para a avaliação da distribuição dos movimentos verticais de um navio em manobranuma bacia portuária e que incluem a definição da função resposta do navio a ondas monocromáticas nele incidentes,bem como a determinação das características da agitação marítima ao longo do trajeto do navio. Ilustra-se a influênciada velocidade de avanço do navio naquela distribuição avaliando-se a probabilidade de ocorrência de movimentosverticais superiores a um limiar pré-definido na manobra de um navio no porto da Praia da Vitória, Açores.
Year: 2013
Number Pages:
133-145pp.
Author(s): Santos, J. A.; Fortes, C. J. E. M.; Reis, M. T.; Oliveira, Ricardo Pardillo
: Revista Territorium, Riscos
Volume:
Nº 20.
Keywords: Porto da praia da vitória; Distribuição de rayleigh; Função resposta; Navegação
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Comunicação
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Estudos de agitação e ressonância no porto de Leixões
Com vista a otimizar a geometria do prolongamento do quebra-mar exterior do Porto de Leixões, bem como avaliar os impactes desse prolongamento nas condições de agitação na praia de Matosinhos, efetuou-se a caraterização da agitação marítima na zona de estudo, considerando várias soluções alternativas para o quebra-mar. A presente comunicação descreve os estudos realizados em modelo numérico para: a) o estabelecimento de regimes de agitação no exterior do porto, b) a caracterização da agitação e ressonância no interior do porto; c) a avaliação dos impactes do prolongamento do quebra-mar nas condições de agitação da praia de Matosinhos.
Year: 2018
Number Pages:
474-477pp.
Author(s): Fortes, C. J. E. M.; Neves, M. G.; Pinheiro, L.; Capitão, R.; Lopes, H.
Editor: Instituto Hidrográfico
Keywords: Modelação numérica; Ressonância; Agitação marítima; Porto de Leixões
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Evolução do dano num quebra-mar de taludes em cenários de alterações climáticas
No âmbito do projeto HYDRALAB+ (H2020-INFRAIA-2014-2015), foi realizado no LNEC um conjunto de ensaios em modelo físico bidimensional (2D) de um perfil de um quebra-mar de talude em enrocamento, construído à escala geométrica 1:30, para diferentes condições de agitação marítima e níveis de maré correspondentes a cenários de alterações climáticas. Estas experiências tinham como objetivo analisar o dano, o espraiamento e o galgamento, nesses cenários.Em paralelo, na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), e em colaboração com Deltares, NL, foram realizados testes com a mesma configuração do quebra-mar, mas utilizando um modelo físico tridimensional (3D), à escala geométrica 1:35. Os resultados obtidos permitiram analisar a evolução do dano no manto resistente do quebra-mar (talude anterior, talude posterior e cabeça), assim como o galgamento, para condições de teste com e sem sobrelevação do nível médio da água do mar, considerando ou não a reconstrução do talude do quebramar entre testes consecutivos de uma mesma série de testes. Foram também realizados testes com ondas multidirecionais.O presente trabalho incide sobre a análise da evolução do dano para as diferentes sequências de tempestade em cenários de alterações climáticas. O dano é avaliado com base no tradicional método de contagem de blocos removidos e ainda com base no parâmetro adimensional do dano, S recorrendo a técnicas estereofotogramétricas.Em termos gerais, concluiu-se que o dano era mais elevado na proximidade do nível de repouso da água e que aumentava com a altura de onda significativa. Os danos foram, em geral, menores nos testes com ondas multidirecionais. Observaram-se, ainda, diferenças significativas entre os testes com danos cumulativos e com reconstrução do quebra-mar após cada teste. Nos ensaios realizados no LNEC com aumento do nível médio do mar e alternância entre dois níveis de maré, verificou-se um ligeiro aumento do dano devido ao aumento faixa onde ocorre erosão do perfil.
Year: 2018
Number Pages:
16p.
Author(s): Lemos, R.; Fortes, C. J. E. M.; Mendonça, A. C.; Rosa-Santos, P.; Taveira-Pinto, F.; Almeida, E.; Hofland, B.
Editor: APRH
Keywords: Modelação física; Alterações climáticas; Evolução do dano
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Experimental measurments of movements and mooring forces of a ship under wave action
This paper presents a series of tests on a reduced physical model to reproduce the behavior of a moored oil tanker. The measurement techniques used and all the instrumentation are presented. Data analysis techniques are also presented. The objective of the tests is the characterization of the incident marine agitation and the response of the ship, including the movements according to 6 degrees of freedom and the forces in the mooring system.The tests were carried out in one of the tanks of the Marine Hydraulic Pavilion of the National Laboratory of Civil Engineering, using for the generation of marine agitation a batter capable of generating irregular waves.The vessel used is a scale model of the "Esso Osaka" tanker with a length of 3.43 m, a width of 0.53 m and a maximum draft of 0.23 m and is lying in terminal A of the Port of Leixões. The entire port area was built at 1:80 scale, including bathymetry and port structures. The waves are generated outside the port to the bathymetric of -20m ZHL (zero hydrographic of Leixões). Several sea states were simulated with irregular waves with periods between 10s and 16s and significant wave heights between 2m and 6m.The vessel is instrumented with an optical motion capture system according to the six degrees of freedom, composed of 4 cameras of high resolution that allows to follow the position of several targets placed in the ship and 6 load cells to measure the forces in the moorings and defenses. The measurement of free surface elevation was performed with a set of resistive probes and an ADV.
Year: 2018
Number Pages:
221-222pp.
Author(s): Pinheiro, L.; Pedro, F.; Abdelwahab, H.S.; Hinostroza , M.; Santos, J. A.; Fortes, C. J. E. M.
Editor: FEUP
Keywords: Movement and force measurement systems; Marine agitation; Ship movements; Physical model
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Galgamento em estruturas de proteção marginal face à subida de nível do mar
O sistema de proteção costeira da Cova-Gala, a sul da Figueira da Foz, inclui defesas longitudinais aderentes datadas de 1975 que têm como objetivo proteger a povoação da ação do mar. Ao longo dos anos têm-se registado eventos de galgamento destas obras que colocam em risco pessoas e bens. Face a uma possível subida do nível do mar na costa oeste portuguesa, é importante analisar a sua influência no agravamento do galgamento destas estruturas. Para tal, calculou-se o galgamento com a fórmula de Mase et al. (2013) utilizando as condições de agitação ao largo e níveis de mar obtidas de modelos de hindcast. Calculou-se ainda o caudal galgado para as mesmas condições de agitação e diferentes projeções de subida do nível do mar. A comparação de resultados permitiu concluir sobre o efeito da subida do nível do mar no galgamento para os valores considerados.
Year: 2018
Number Pages:
455-458pp.
Author(s): Pires, D.; Neves, M. G.; Oliveira, F. S. B. F.
Editor: Instituto Hidrográfico
Keywords: Subida do nível do mar; Estruturas de proteção marginal; Galgamento
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Influence of wave conditions in damages at scale model tests of rubble-mound breakwaters under sea level rising
Usually, physical model tests support the design of breakwaters considering different incident wave conditions, including extreme events. This paper describes two-dimensional physical model tests of a rock armour breakwater, performed at LNEC´s experimental facilities, under the framework of the HYDRALAB+ project. The goal of the present work is to evaluate damage evolution under wave conditions resulting from future climate change scenarios. Test results are presented in terms of the non-dimensional damage parameter (S) and of the percentage of displaced armour units (D). The data analysis is focused on the cumulative damage progression related with wave parameters as Hmax and H2%, for the imposed storm sequences. The use of the stability number (Ns), considering both H=Hs and H=H2% revealed a good agreement in order to characterize its relationship with damage evolution. On the other hand, the use of Hmax revealed a decrease of the linearity on damage evolution.
Year: 2018
Number Pages:
470-473pp..
Author(s): Lemos, R.; Neves, M. G.; Fortes, C. J. E. M.; Mendonça, A. C.; Ramos, A.; Capitão, R.; Reis, M. T. L. G. V.
Editor: Instituto Hidrográfico
Keywords: Storm sequences; Climate change; Damage evolution; Physical model
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Influence of wave conditions in damages at scale model tests of rubble-mound breakwaters under sea level rising
Usually, physical model tests support the design of breakwaters considering different incident wave conditions, including extreme events. This paper describes two-dimensional physical model tests of a rock armour breakwater, performed at LNEC´s experimental facilities, under the framework of the HYDRALAB+ project. The goal of the present work is to evaluate damage evolution under wave conditions resulting from future climate change scenarios. Test results are presented in terms of the non-dimensional damage parameter (S) and of the percentage of displaced armour units (D). The data analysis is focused on the cumulative damage progression related with wave parameters as Hmax and H2%, for the imposed storm sequences. The use of the stability number (Ns), considering both H=Hs and H=H2% revealed a good agreement in order to characterize its relationship with damage evolution. On the other hand, the use of Hmax revealed a decrease of the linearity on damage evolution.
Year: 2018
Number Pages:
470-473pp.
Author(s): Lemos, R.; Neves, M. G.; Fortes, C. J. E. M.; Mendonça, A. C.; Ramos, A.; Capitão, R.; Reis, M. T. L. G. V.
Editor: Instituto Hidrográfico
Keywords: Storm sequences; Climate change; Damage evolution; Physical model
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Modelação física do espraiamento e do galgamento de um quebra-mar de talude em cenários de alterações climáticas
Nesta comunicação descreve-se a análise bidimensional (2D) em modelo físico do espraiamento e galgamento de um quebra-mar de talude, em cenários de alterações climáticas, realizado no âmbito do projeto HYDRALAB+ (H2020-INFRAIA-2014-2015). Com efeito, a subida do nível médio do mar, bem como o aumento da intensidade e frequência de temporais, previsível em tais cenários, pode dar origem a fenómenos de espraiamento e galgamento das estruturas de proteção costeiras e portuárias, cada vez mais intensos e frequentes, tornando as estruturas mais vulneráveis, bem como as zonas por elas protegidas.Assim, num canal de ondas irregulares do LNEC, foi construído um perfil de um quebra-mar de enrocamento, à escala 1:30, e definido um programa de 15 ensaios, considerando valores de altura de onda significativa, período de pico e níveis de água representativos de condições de agitação incidente extremas, a que se poderão associar os referidos cenários de alterações climáticas.Para cada ensaio, efetuaram-se medições da elevação da superfície livre, do espraiamento e do caudal médio galgado. Os valores experimentais de espraiamento e de galgamento foram comparados com os previstos pelas formulações empíricas do EurOtop, para um dos cenários de alterações climáticas testado.
Year: 2018
Number Pages:
11p.
Author(s): Mendonça, A. C.; Lemos, R.; Fortes, C. J. E. M.; Capitão, R.; Neves, M. G.; Reis, M. T. L. G. V.
Editor: APRH
Keywords: Galgamento; Espraiamento; Fórmulas empíricas; Modelação física; Alterações climáticas
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Observing and monitoring maritime works through the use of the new OSOM+ methodology
This paper describes a programme under the responsibility of LNEC for the systematic observation and monitoring of maritime works, termed OSOM+, that has successfully been applied to an extensive number of maritime structures on the Portuguese mainland coast and abroad.The OSOM+ programme comprises the following four main components for each structure: Periodic visual inspections by a trained technician; Periodic aerial inspections with a UAV/drone; The ANOSOM-GIS database, to store and/or query obtained information, as well as to diagnose present, evolution and risk conditions; A mobile, portable, application, for real-time input and visualization of the database information.This recently updated methodology encompasses a number of tools and functionalities that are illustrated in this paper with applications to a real case scenario, the Ericeira
Year: 2018
Number Pages:
2035-2050pp.
Author(s): Fortes, C. J. E. M.; Capitão, R.; Henriques, M. J.; Lemos, R.; Neves, M. G.; Reis, M. T. L. G. V.; Silva, L. G.
Editor: FURG
Keywords: Ericeira
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Physical modelling of motions and forces on a moored ship at the Leixões port
This paper describes the physical model, experimental setup and tests performed at the Portuguese Civil Engineering Laboratory (LNEC), to study the motions and forces of a moored ship at the Leixões port, for different sea states in irregular waves. The tests were carried out at one of the wave tanks of LNEC, where the Leixões port layout was implemented at scale 1:80 with the detailed model similar to the prototype bathymetry and surrounding structures. The moored ship is a 3.43 m long scale model of the well-known
Year: 2018
Number Pages:
2501-2517pp.
Author(s): Santos, J. A.; Pinheiro, L.; Abdelwahab, H.S.; Pedro, F.; Fortes, C. J. E. M.; Capitão, R.; Hinostroza , M.; Guedes Soares, C.
Editor: FURG
Keywords: Physical modelling; Irregular waves; Fenders; Mooring loads; Ship motions
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Reliability of scour protections with copula-based models
Scour protections are commonly designed according to semi-empiric methodologies, which are based on a deterministic approach. This often results in overestimated dimensions of the protection, namely, regarding the required minimum stone size for offshore engineering. Therefore, excessive costs of the protection are expected, when the deterministic design methodology is used. Moreover, these methodologies do not provide a measure of safety associated to the design of the scour protection. In this paper, one uses copulas theory to model the correlated long-term behaviour of the significant wave height and peak period. The statistical models are then used to address the probability of failure of a case study scour protection. The results show that the copula models influence the safety assessment of the scour protection. The research also includes a brief analysis of physical model tests, which were successfully used to define dynamically and statically stable scour protections for the case study analysed.
Year: 2018
Number Pages:
9p.
Author(s): Fazeres-Ferradosa, T.; Taveira-Pinto, F.; Reis, M. T. L. G. V.; Neves, L.
Editor: IHCantabria
Keywords: Physical modelling; Probability of failure; Scour protection; Copula
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Capítulo de Livro
Info
Multi-functional artificial reefs for coastal protection
N/A
Year: 2009
Number Pages:
153-210 pp.
Author(s): Voorde, M.; Antunes do Carmo, J.; Neves, M. G.
Editor: Ch. A. Hudspeth, T. E. Reeve
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Tese de Doutoramento
Info
Trapped-mode propagation along irregular coasts
N/A
Year: 1999
Number Pages:
159 p.
Author(s): Santos, J. A.
Editor: ******
Info
Probabilistic Assessment of the Safety of Coastal Structures
N/A
Year: 1998
Number Pages:
594 p.
Author(s): Reis, M. T.
Editor: ******
Info
Unsteady Nearshore Currents on Longshore Varying Topographies
N/A
Year: 1998
Number Pages:
346 p.
Author(s): Sancho, F. E.
Editor: ******
Info
Simulação da agitação irregular. Técnicas matemáticas
N/A
Year: 1973
Author(s): Carvalho, M. M.
Editor: ******
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Relatório Científico
Info
RADE
N/A
Year: 2014
Number Pages:
27p.
Author(s): Lemos, R.; Fortes, C. J. E. M.; Capitão, R.
Info
RADE
N/A
Year: 2014
Number Pages:
56p.
Author(s): Passarinho, A.; Ramos, A.; Simão, J.; Lemos, R.; Capitão, R.; Fortes, C. J. E. M.
Info
Relatório do levantamento de perfis morfológicos do sistema praia-duna da Costa da Caparica, entre Cova do Vapor e Ribeira Foz do Rego 29 e 30 de abril de 2014
N/A
Year: 2014
Number Pages:
78p.
Author(s): Poseiro, P.; Capitão, R.; Fortes, C. J. E. M.; Silva, S.; Ferreira, J.
Info
Relatório do Trabalho Realizado pelo Bolseiro Pedro Poseiro (Janeiro 2013
N/A
Year: 2014
Number Pages:
6p.
Author(s): Poseiro, P.
Info
Relatório do Trabalho Realizado pelo Bolseiro Rui Reis (Setembro 2012
N/A
Year: 2014
Number Pages:
7p.
Author(s): Reis, R.
Info
Adaptações para Reforçar a Estabilidade de Emissários Submarinos em Terrenos Lodosos
N/A
Year: 2013
Number Pages:
61p.
Author(s): Afonso, C.; Neves, M. G.; Reis, M. T.; Oliveira, J.
Info
Aplicação do modelo SWAN na caracterização da agitação marítima: Praia da Galé
N/A
Year: 2013
Number Pages:
66p.
Author(s): Reis, R.; Fortes, C. J. E. M.
Info
Caracterização das condições de dinâmica costeira e avaliação dos impactes da construção da Marina Luanda - Estudo III: Análise das condições de agitação marítima no interior da marina e análise da es
N/A
Year: 2013
Number Pages:
160pp.
Author(s): Fortes, C. J. E. M.; Reis, M. T.; Silva, L. G.; Pinheiro, L.
Editor: LNEC
Info
MODELAÇÃO COMPUTACIONAL EM MATLAB. DOS FUNDAMENTOS ÀS APLICAÇÕES
N/A
Year: 2013
Number Pages:
39p.
Author(s): Lemos, R.
Info
PROCEDIMENTOS PARA A EXECUÇÃO DO SISTEMA HIDRALERTA: Desenvolvimento de aplicações em Python
N/A
Year: 2013
Number Pages:
61p.
Author(s): Poseiro, P.
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Outro
Info
Relato da missão a Bruxelas (28 a 30 de Outubro de 1998) para participação na 10ª Reunião da Acção Concertada Added Value Services in VTMIS do Programa Comunitário de I&D TRANSPORTS . Relatório efe
N/A
Year: 1998
Number Pages:
3 p.
Author(s): Covas, J. A.
Editor: ******
Info
Short-term stochastic numerical and physical simulation of sea waves - Proposta de Projecto de Investigação apresentada ao Programa PRAXIS XXI, na área científica de Engenharia Civil
N/A
Year: 1998
Number Pages:
53 p.
Author(s): Capitão, R.; Pires Silva, A.; Medina, J. R.; Carvalho, M. M.
Editor: ******
Info
Transformações Não-Lineares de Ondas Marítimas em Zonas Costeiras - Proposta de Projecto de Investigação apresentada ao Programa PRAXIS XXI , na área científica de Engenharia Civil
N/A
Year: 1998
Number Pages:
50 p.
Author(s): Covas, J. A.; Fortes, C. J. E. M.
Editor: ******
Info
V Programa Quadro da União Europeia. Preparação da discussão dos Programas Específicos. Documento de trabalho da Comissão (COM (97) 553 Final). Grupo de Trabalho 6 Sustainable Mobility and Intermod
N/A
Year: 1998
Number Pages:
2 p.
Author(s): Covas, J. A.
Editor: ******
Info
Valores extremos da agitação marítima no Algarve - Proposta de Projecto de Investigação apresentado ao Programa de Intervenção nos Laboratórios do Estado (MCT-FCT), sub-projecto Valorização e Protec
N/A
Year: 1998
Number Pages:
11 p.
Author(s): Carvalho, M. M.; Capitão, R.
Editor: ******
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