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Determining the Nearshore Wave Climate between Galinhos and Guamaré
This paper applies two numerical models, REFDIF and SWAN, to characterize the wave climate near the coastalstretch between Galinhos and Guamaré, Brazil. This region is exposed both to incoming swell from NorthAtlantic Ocean and to local seas generated by steady SE Trade Winds, tidal currents are strong, and beachmorphology is very dynamic. Both models were applied to the propagation of different wave conditions, fromoffshore to the coastline of Galinhos-Guamaré. The following incident wave conditions were considered: periodsbetween T=5 s and 13 s, deep water heights between H=0.8 m and 2.4 m, and off-shore directions between N-60-W (60º) and N-60-E (60º). A total of 1053 simulations were performed for the incident wave conditions for eachmodel. The results consist on the wave heights and wave directions of study area. It is also analyzed the results atpoints over the bathymetric line of -8 m (CD). A comparative analysis of the results obtained with each modelpermit to assess their suitability for this area and evaluate their limitations and potentialities
Year: 2011
Number Pages:
1179 - 1183pp.
Author(s): Scudelari, A. C.; Fortes, C. J. E. M.; Neves, C. F.
: Journal of Coastal Research
Volume:
Special Issue 64.
Keywords: Swan; Refdif; Wave diffraction; Wave refraction
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Medium-term evolution of an intermediate beach with an intertidal bar (Amoreira beach, Southwest Portuguese rocky coast)
N/A
Year: 2011
Number Pages:
80-84pp.
Author(s): Fortes, C. J. E. M.; Pinheiro, L.
: Journal of Coastal Research
Editor: ICS2011
Volume:
SI 64.
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Rehabilitation of Sines West Breakwater: wave overtopping study
N/A
Year: 2011
Number Pages:
15 32pp.
Author(s): Reis, M. T.; Neves, M. G.; Lopes, M.; Hu, K.; Silva, L. G.
: Maritime Engineering Journal
Volume:
Vol. 164(MA1).
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SOPRO 3.0
SOPRO1.0, constituiu a primeira versão do pacote de informática desenvolvido no Laboratório Nacional de Engenharia Civil, para a caracterização da agitação marítima em zonas costeiras e de simulação da navegação no acesso ou no interior de zonas portuárias. É composto por um conjunto de bases de dados, uma interface com o utilizador e um conjunto de módulos de cálculo. A interface com o utilizador permite o armazenamento e manipulação de dados, a execução dos modelos de propagação da agitação marítima e de simulação da trajectória de navios, assim como a obtenção dos resultados e a criação das correspondentes visualizações gráficas. O pacote foi criado no sistema gestor de base de dados Microsoft Access
Year: 2011
Number Pages:
72-100pp.
Author(s): Fortes, C. J. E. M.; Pinheiro, L.; Santos, J. A.
: Vetor, Rio Grande
Volume:
Vol. 21, n.2.
Keywords: Zonas costeiras e portuárias; Interface com o utilizador; Pacote informático; Geração de malhas; Execução remota
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Aplicação ao porto de Sines (Portugal) de uma nova metodologia de avaliação de risco para a navegação portuária utilizando o sistema de informação geográfica GUIOMAR
N/A
Year: 2010
Number Pages:
483-504.
Author(s): Neves, D. R.; Rodrigues, S.; Reis, M. T.; Fortes, C. J. E. M.; Santos, J. A.
: Revista da Gestão Costeira Integrada
Editor: Journal of Integrated Coastal Zone Management
Volume:
10(4).
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AVALIAÇÃO DO RISCO PARA A NAVEGAÇÃO UTILIZANDO O SISTEMA GUIOMAR. O CASO DO PORTO DE SINES
O presente trabalho descreve uma primeira aplicação ao porto de Sines do conjunto de procedimentos automáticosintroduzidos no sistema integrado de modelação da agitação marítima, GUIOMAR, para avaliação do risco paranavegação em zonas portuárias. O novo conjunto de procedimentos automáticos implementa uma metodologia deavaliação do risco baseada na amplitude da componente vertical do movimento de um navio ao longo da sua trajectóriainduzida pela agitação marítima incidente no navio.
Year: 2010
Number Pages:
89-98pp.
Author(s): Neves, D. R.; Fortes, C. J. E. M.; Santos, J. A.; Reis, M. T.; Rodrigues, S.
: Revista Territorium, Riscos
Volume:
Nº 18.
Keywords: Guiomar; Porto de sines; Sistema de informação geográfi ca; Navegação; Avaliação de risco
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Development of a methodology to evaluate the flood risk at the coastal zone
This paper illustrates the methodology developed to evaluatethe risk of flooding of a coastal area, as well as theapplication of such methodology to Vale do Lobo beach,situated in the Loulé Municipality, a Portuguese coastal areaunder significant touristic pressure. The methodology isbased on four main steps: a) division of the study area intosub-areas with similar characteristics in terms of coastaldefense; b) determining the probability of exceedance ofpre-set thresholds of flood levels for each study area; c)establishment of qualitative factors related to theconsequences of exceedance of pre-set thresholds of floodlevels; d) combination of the above steps for expeditiousassessment of flood risks.The determination of flood levels follows the methodologypresented in [1] and [2], which is based on the transferenceof the Faro wave-buoy regime to the study area by using theSWAN model integrated in a geographic information system(GIS)
Year: 2010
Number Pages:
6p.
Author(s): Raposeiro, P.; Fortes, C. J. E. M.; Reis, M. T.; Ferreira, J.
: Revista Açoreana
Volume:
Supl. 6.
Keywords: Vale do lobo beach; Risk and vulnerability; Coastal planning and management; Numerical models; Geographic information systems
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Estudo do Galgamento de Estruturas Marítimas utilizando um Modelo Numérico baseado na Teoria da Onda em Condições de Água pouco Profunda
Apresenta-se neste artigo o modelo numérico AMAZON, baseado na teoria da onda em condições de água poucoprofunda. Na sua versão original, o modelo estava essencialmente desenvolvido para estruturas impermeáveis. Desde2007, o Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC), em colaboração com o Dr. Keming Hu (Royal Haskoning,UK), tem vindo a desenvolver o modelo de forma a permitir modelar explicitamente o escoamento em meios porosos ea proceder à sua validação sistemática para o estudo do galgamento de estruturas marítimas porosas. Os modelos destetipo existentes têm sido validados essencialmente para estruturas impermeáveis e para praias permeáveis. Para simular oescoamento em meios porosos, foram implementadas no modelo as equações de Darcy e de Forchheimer.São apresentados dois casos de aplicação do modelo, utilizando a equação de Darcy, para o estudo do galgamento deestruturas de protecção portuária e a validação dos seus resultados por comparação com dados de ensaios em modelofísico reduzido bidimensional realizados no LNEC. O primeiro caso de estudo corresponde a uma solução alternativaproposta para a reabilitação do enraizamento do molhe Sul do porto de pesca da Póvoa de Varzim, trecho sobre o qualrecai a maior exigência de eficácia relativamente aos galgamentos. O perfil-tipo proposto consiste num quebra-mar deestrutura mista com manto de enrocamento. O segundo caso de estudo corresponde a duas soluções alternativas propostaspara a reabilitação final do molhe Oeste do Porto de Sines, que em 1978/79 sofreu estragos muito avultados. Dos trêspostos de acostagem existentes neste molhe, apenas dois se encontram em funcionamento actualmente (postos 2 e 3). Areabilitação final visa reactivar o posto 1 e melhorar as condições de abrigo e a operacionalidade do porto. Os perfis-tipopropostos para esta reabilitação consistem num quebra-mar de taludes com manto composto por cubos Antifer.Apresenta-se neste artigo o modelo numérico AMAZON, baseado na teoria da onda em condições de água poucoprofunda. Na sua versão original, o modelo estava essencialmente desenvolvido para estruturas impermeáveis. Desde2007, o Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC), em colaboração com o Dr. Keming Hu (Royal Haskoning,UK), tem vindo a desenvolver o modelo de forma a permitir modelar explicitamente o escoamento em meios porosos ea proceder à sua validação sistemática para o estudo do galgamento de estruturas marítimas porosas. Os modelos destetipo existentes têm sido validados essencialmente para estruturas impermeáveis e para praias permeáveis. Para simular oescoamento em meios porosos, foram implementadas no modelo as equações de Darcy e de Forchheimer.São apresentados dois casos de aplicação do modelo, utilizando a equação de Darcy, para o estudo do galgamento deestruturas de protecção portuária e a validação dos seus resultados por comparação com dados de ensaios em modelofísico reduzido bidimensional realizados no LNEC. O primeiro caso de estudo corresponde a uma solução alternativaproposta para a reabilitação do enraizamento do molhe Sul do porto de pesca da Póvoa de Varzim, trecho sobre o qualrecai a maior exigência de eficácia relativamente aos galgamentos. O perfil-tipo proposto consiste num quebra-mar deestrutura mista com manto de enrocamento. O segundo caso de estudo corresponde a duas soluções alternativas propostaspara a reabilitação final do molhe Oeste do Porto de Sines, que em 1978/79 sofreu estragos muito avultados. Dos trêspostos de acostagem existentes neste molhe, apenas dois se encontram em funcionamento actualmente (postos 2 e 3). Areabilitação final visa reactivar o posto 1 e melhorar as condições de abrigo e a operacionalidade do porto. Os perfis-tipopropostos para esta reabilitação consistem num quebra-mar de taludes com manto composto por cubos Antifer.Os resultados obtidos são bastante satisfatórios, embora o modelo apresente uma ligeira tendência para prever porexcesso os caudais obtidos nos ensaios: os valores do cociente entre os caudais médios de galgamento obtidos com a novaversão do AMAZON, qAM,e com o modelo físico, qMF, variam entre 0.9 e 1.4 para o quebra-mar com manto de enrocamentoe entre 1.0 e 1.76 para o quebra-mar com manto composto por blocos artificiais. Os resultados mostram ainda que osvalores de qAM são mais sensíveis ao valor da velocidade máxima que o escoamento de água pode ter durante a transferênciaentre a camada porosa e a camada superficial, do que à escolha da condutividade hidráulica e da porosidade.Com o objectivo de se dispor no futuro duma ferramenta numérica eficiente para estudos de engenharia costeira eportuária, é necessário ainda: validar o modelo para diferentes geometrias de estruturas marítimas, diferentes característicasdo seu meio poroso e diferentes escalas do modelo; investir na optimização da discretização da malha de cálculo; eimplementar alguns desenvolvimentos que incluem, entre outros, o acoplamento entre o AMAZON e um modelo depropagação da agitação marítima desde o largo até à estrutura galgada e a paralelização do código.
Year: 2010
Number Pages:
397-417pp.
Author(s): Reis, M. T.; Neves, M. G.
: Revista da Gestão Costeira Integrada
Volume:
10(4).
Keywords: Escoamento em meios porosos; Teoria da onda em condições de água pouco profunda; Modelos numéricos; Galgamentos; Estruturas marítimas
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Verificação da segurança de estruturas marítimas utilizando métodos probabilísticos de níveis II e III
Este artigo ilustra o trabalho que o Núcleo de Portos e Estruturas Marítimas do LNEC tem vindo a desenvolver noâmbito da verificação da segurança à estabilidade e ao galgamento de estruturas marítimas utilizando métodosprobabilísticos de níveis II e III. Apresentam-se dois casos de estudo: 1) verificação da segurança ao modo de falhapor galgamento de uma estrutura de protecção costeira; e 2) verificação da segurança ao modo de falha porinstabilidade hidráulica do manto protector de um quebra-mar de taludes
Year: 2010
Number Pages:
25p.
Author(s): Reis, M. T.; Santos, J. A.
: Revista Territorium, Riscos
Keywords: Métodos probabilísticos de níveis ii e iii; Verificação da segurança; Galgamentos; Estabilidade; Estruturas marítimas
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Análise das velocidades horizontais na simulação da rebentação sobre um perfil Barra-Fossa
Nesta comunicação, avalia-se o desempenho dos modelos COBRAS-UC e COULWAVE na simulação darebentação de ondas sobre um perfil barra-fossa, caso de teste estudado experimentalmente. Os resultadosnuméricos de ambos os modelos são comparados com os resultados experimentais, no que se refere à elevaçãoda superfície livre e às velocidades horizontais ao longo do canal. É também realizada uma análise no tempo,espectral e estatística de modo a caracterizar o desempenho dos modelos e a sua capacidade na simulação dosefeitos não lineares. Para o modelo COBRAS-UC é efectuada a caracterização do perfil de velocidades aolongo da coluna de água e comparada com os dados experimentais.
Year: 2009
Number Pages:
formato electrónico.
Author(s): Okamoto, T.; Fortes, C. J. E. M.; Neves, M. G.
Keywords: Coulwave; Cobras-uc; Modelo de boussinesq; Propagação de ondas; Modelo rans
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Comunicação
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Renaturalização da zona do Lugar de Baixo, Madeira
O presente trabalho descreve a aplicação do modelo numérico COULWAVE ao estudo da propagação de ondas na zona da Praia do Lugar de Baixo, Madeira, com vista a simular as características hidrodinâmicas na zona de estudo permitindo analisar as alturas de ondas, zona de rebentação e reflexão da onda junto à costa. O objetivo final é propor soluções para a renaturalização desta zona e o melhoramento das condições de surf.
Year: 2018
Number Pages:
226-229pp.
Author(s): Castro, J.; Mendonça, A. C.; Fortes, C. J. E. M.
Editor: Instituto Hidrográfico
Keywords: Reflexão; Rebentação; COULWAVE; Madeira; Surf
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Survey of a three-dimensional scale model of a rubble-mound breakwater using different 3D surface modelling techniques
The objective of this paper is to describe and compare the use of different high-resolution survey techniques to create and analyse 3D surface models made up of point clouds, using open-source and freeware post-processing tools. Within this framework, several tests were conducted on a three-dimensional scale model of a breakwater, with surveys performed by a smartphone, the Microsoft® Kinect® sensor and a UAV camera. All the tests were conducted for a physical model placed in an empty wave tank. For this comparison, a number of post-processing software were used: the Microsoft Kinect Fusion Application, Visual SFM and MicMac, all freeware software. The clouds of points were compared using the CloudCompare freeware software and the Golden Software Surfer commercial software.In order to obtain a clear comparison between these tools (i.e., to better evaluate accuracy and associated errors), all the point clouds (with RGB colour information) were aligned with data coming from a survey used to coordinate some points in the model (Ground Control Points). All the clouds were compared with a corrected cloud based upon coordinated points painted on the concrete floor of the wave tank.The specific experimental conditions needed for using each of these methodologies were investigated and classified.
Year: 2018
Number Pages:
10p.
Author(s): Lemos, R.; Henriques, M. J.; Capitão, R.; Fortes, C. J. E. M.; Jónatas, R.; Silva, H.
Editor: IHCantabria
Keywords: 3D surface models; Kinect sensor; Photogrammetric techniques; Damage evolution
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SWAMS: Novos desenvolvimentos
Nesta comunicação apresenta-se os novos desenvolvimentos que estão em curso no sistema SWAMS ALERT, que é um sistema previsão, alerta e avaliação de risco de eventos perigosos associados à navegação em áreas portuárias e ao comportamento dos navios amarrados.O sistema usa as características da agitação marítima previstas para determinar os seus efeitos em termos de forças em amarras e defensas, bem como de movimentos de um navio amarrado. Para isso, o sistema utiliza um conjunto de modelos numéricos. O sistema consiste em quatro módulos: I - Características da agitação marítima; II - Navegação em áreas portuárias; III - Avaliação de Risco e IV - Sistema de Alerta. A interface do sistema é através de uma plataforma web totalmente interativa e amigável.Ilustra-se a aplicação deste sistema ao porto da Praia da Vitória.
Year: 2018
Number Pages:
95-98pp.
Author(s): Pinheiro, L.; Lopes, P.; Poseiro, P.; Fortes, C. J. E. M.; Santos, J. A.
Editor: Instituto Hidrográfico
Keywords: Sistema de alerta; Previsão em tempo real; Navegação
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Systematic observation of maritime works. The new OSOM+
This paper presents recent new features of the Systematic Observation of Maritime Works (OSOM+) program, under development at LNEC since 1986, for using in an extensive number of maritime structures of mainland Portugal. Those functionalities are illustrated with applications to a real case scenario (the port of Ericeira) and by indicating their added-value on the existing methodology.
Year: 2018
Number Pages:
466-469pp.
Author(s): Capitão, R.; Lemos, R.; Henriques, M. J.; Fortes, C. J. E. M.; Neves, M. G.; Silva, L. G.; Reis, M. T. L. G. V.
Editor: Instituto Hidrográfico
Keywords: Drones; VANT; Serial surveys; Maritime works; Systematic observation
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The
It is common for the local sea state in coastal waters to be a complex combination of waves due to local and recent wind (the "sea") and long period waves resulting from earlier weather systems, which have travelled many 100s of km with little attenuation of these very long waves (the "swell"). Sea and swell may have very different directions and periods.
Year: 2018
Author(s): Bruce, T.; Franco, L.; Romano, A.; Menendez, M.; Reis, M. T. L. G. V.; Pinheiro, L.; Van der Meer, J.
Keywords: Overtopping; Bimodal wave; Crossover project
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A 3D RANS-VOF wave tank for oscillating water column device studies
This paper presents the validation of a wave maker with active absorption method implemented in FLUENT® RANS-VOF code for modelling long time series of waves propagating and interacting with coastal structures, more specifically, with Oscillating Water Column devices, to cancel out the reflected wave that reaches the wave maker. Verification of the numerical technique was performed in a 3D wave tank in which a technique of multiple active absorption wave makers was used. Good results were obtained in quasi-3D and fully-3D applications showing that active absorption should be used for modelling accurately the complex interaction between wave and coastal structures, in the present case, with an oscillating water column device integrated in a vertical breakwater.
Year: 2017
Number Pages:
710-721pp.
Author(s): Teixeira, P.; Didier, E.; Neves, M. G.
Editor: CIMNE
Keywords: Wave dynamic absorption; RANS-VOF; Numerical modelling; Oscillating water column
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A web platform for the systematic monitoring of coastal structures
Due to both its geographic location and maritime importance, Portugal is equipped with a large number of port infrastructures, the majority of which built for goals such as to guarantee the tranquility of the sheltered areas of the harbour basins, to help controlling sedimentation by guiding the currents, to protect water taken from thermoelectric plants, amongst others. In Portugal, the most common of these structures is the rubblemound breakwater. Due to its characteristics, maintenance or repair works are common throughout its lifetime. However, the need for these repair works should be evaluated in advance, in order to avoid significant costs associated to those works or, even worse, the collapse of the structure. It is therefore quite important to evaluate the Present Condition of the structure, as well its Evolution and Risk Conditions. The Present Condition is periodically checked on-site and all relevant data gathered is recorded, by filling in inspection forms, in order to perform further comparisons and analyses with previous inspections of the structure, as to eventually characterize Evolution and Risk conditions. To expedite all this process and prevent likely occurrence of errors in data collection, a monitoring tool, supported through a map-based online geographic information system (WebGIS) was developed, enabling the georeferencing of the structures concerned. This system adapts to the location of the user
Year: 2017
Number Pages:
102-111pp..
Author(s): Maia, A.; Rodrigues, A.; Lemos, R.; Capitão, R.; Fortes, C. J. E. M.
Editor: SCITEPRESS
Keywords: Mobile devices; Georeferencing; Adaptation; Risk assessment; Coastal structures; Geographic information system
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Air injection effect on wave propagation: experimental modelling
The air entrainment effect on wave breaking is of the highest importance for the wave energy dissipation. Wave breaking is a complex phenomenon with several physical processes, making it difficult to quantify the contribution of the air in the energy dissipation process. This study presents a different approach where the wave propagation is exposed to air injected in the bottom of a wave flume. The experiment allows studying in a controlled environment the direct effect of the air bubbles in the wave propagation. The measurements show the free surface elevations and velocity profiles at two sections of the wave flume. The turbulence effect of the air injection on the wave propagation was evaluated. The results show differences for the three types of air injection that were tested. The air injection rate of each orifice is an important factor for the wave dissipation. The wave heights were found to decrease due to the air injection. The Turbulent Kinetic Energy shows an increase along the water column and on the downstream direction of the flume.
Year: 2017
Number Pages:
11p.
Author(s): Neves, D. R.; Pires Silva, A.; Siebring, A.; Fortes, C. J. E. M.; Matos, J.
Editor: Artes Gráficas J. Martínez, S.L
Keywords: Wave dissipation; Wave flume; Turbulence; Wave propagation; Air bubbles
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Análise de imagem para estudo do emulsionamento de ar na rebentação de onda
Apresenta-se nesta comunicação uma técnica baseada em análise de imagem para a medição e caraterização da concentração de ar produzida no processo de rebentação de onda. Para este efeito, realizaram-se filmagens dos ensaios num canal de ondas no Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC), que reproduzem dois tipos de rebentação de onda, progressiva e mergulhante. A validação da técnica de análise de imagem é feita por dois métodos, o primeiro com recurso à injeção de bolhas de ar através de uma bomba de ar e o segundo com a medição pontual da concentração de ar com uma sonda de deteção de bolhas de ar. Os resultados, relativos aos dois tipos de rebentação de onda, mostram as concentrações de ar e a distribuição da pluma de bolhas de ar. As medições realizadas permitem quantificar e caracterizar o ar emulsionado no processo de rebentação de onda.
Year: 2017
Number Pages:
18p.
Author(s): Neves, D. R.; Pires Silva, A.; Fortes, C. J. E. M.; Matos, J.
Editor: PIANC
Keywords: Emulsionamento de ar; Rebentação de onda; Modelação física; Canal de ondas; Análise de imagem
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Análise hidrodinámica de um dispositivo de coluna de água oscilante near-shore usando um modelo RANS-VOF 3D
Um dispositivo de aproveitamento da energia das ondas de tipo coluna de água oscilante (CAO) near-shore (que pode se assimilar a um cilindro vertical oco com a sua parte inferior aberta e a parte superior equipada com uma turbina Wells) implementada em profundidade intermédia pequena é estudado numericamente recorrendo a um modelo RANS-VOF 3D. O modelo numérico integra técnicas de geração e absorção das ondas por batedores múltiplos que permite dispor de um tanque de onda eficiente, eliminando as ondas reflectidas e difractadas. O dispositivo de CAO near-shore é um dispositivo alternativo ao clássico dispositivo integrado em quebra-mar ou na linha de costa e ao dispositivo off-shore (assimilado a um cilindro vertical oco estabilizado por um sistema de ancoragem por cabos) e tem duas vantagens: a resposta do dispositivo é independente da direcção das ondas e pode ser facilmente afundado no fundo do mar já que o dispositivo é desenhado para ser implementado em profundida pequena (~20 m). No entanto, a proximidade do fundo e a interacção complexa onda-estrutura resultante podem interferir em termo hidrodinâmico e energético na resposta do dispositivo CAO near-shore, comparativamente a um dispositivo off-shore. O artigo apresenta os primeiros resultados deste projecto através da análise pormenorizada de um caso de agitação marítima. Também, permite evidenciar e prever respostas diferentes do dispositivo CAO near-shore de um dispositivo clássico off-shore através da analise das series temporais de elevação de superfície livre, do caudal na turbina, da pressão na câmara-de-ar da CAO, da potência pneumática e dos vectores e campos de velocidade e de vorticidade ao redor e dentro do dispositivo.
Year: 2017
Number Pages:
10p.
Author(s): Didier, E.; Teixeira, P.; Neves, M. G.
Editor: Faculdade de Ciências e Tecnologia. Universidade Nova de Lisboa
Keywords: Near-shore; RANS-VOF; Modelação numérica; Coluna de água oscilante
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Capítulo de Livro
Info
Multi-functional artificial reefs for coastal protection
N/A
Year: 2009
Number Pages:
153-210 pp.
Author(s): Voorde, M.; Antunes do Carmo, J.; Neves, M. G.
Editor: Ch. A. Hudspeth, T. E. Reeve
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Tese de Doutoramento
Info
Trapped-mode propagation along irregular coasts
N/A
Year: 1999
Number Pages:
159 p.
Author(s): Santos, J. A.
Editor: ******
Info
Probabilistic Assessment of the Safety of Coastal Structures
N/A
Year: 1998
Number Pages:
594 p.
Author(s): Reis, M. T.
Editor: ******
Info
Unsteady Nearshore Currents on Longshore Varying Topographies
N/A
Year: 1998
Number Pages:
346 p.
Author(s): Sancho, F. E.
Editor: ******
Info
Simulação da agitação irregular. Técnicas matemáticas
N/A
Year: 1973
Author(s): Carvalho, M. M.
Editor: ******
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Relatório Científico
Info
Regime geral de extremos da agitação marítima na Costa Oeste de Portugal.
N/A
Year: 1994
Author(s): Carvalho, M. M.; Capitão, R.
Info
RTIS project. Portuguese contribution to the collection phase of the project. Port management authorities.
N/A
Year: 1994
Author(s): Santos, J. A.; Covas, J. A.
Info
RTIS project. Portuguese contribution to the collection phase of the project. Tug activities in the Portuguese ports.
N/A
Year: 1994
Author(s): Covas, J. A.; Santos, J. A.
Info
Valores extremos da agitação marítima. Metodologia para passagem ao largo da agitação marítima local.
N/A
Year: 1994
Author(s): Carvalho, M. M.; Covas, J. A.; Reis, M. T.; Fortes, C. J. E. M.; Capitão, R.
Info
Valores extremos da agitação marítima. Relatório de Progresso de 1993 (3.º ano),
N/A
Year: 1994
Author(s): Carvalho, M. M.
Info
Ensaios em modelo reduzido do perfil-corrente do molhe de protecção do porto de recreio náutico do porto de Sines.
N/A
Year: 1993
Author(s): Silva, L. G.
Info
Ensaios em modelo reduzido do porto de pesca de S. Miguel, Açores. Ensaios tridimensionais de estabilidade e galgamentos.
N/A
Year: 1993
Author(s): Silva, L. G.
Info
Modelação por elementos finitos da propagação e deformação de ondas marítimas em zonas costeiras. Missão a Barcelona
N/A
Year: 1993
Author(s): Fortes, C. J. E. M.
Info
Nova ponte do Tejo em Lisboa. Colaboração na apreciação das propostas à 2.ª fase do concurso, nas áreas de hidráulica, sedimentologia, navegação e segurança da navegação.
N/A
Year: 1993
Author(s): Marcos Rita, M.; Pires Elias, N.; Campos, A. G.; Pinheiro, A. D.; Alves, L. M.
Info
Obras adicionais de protecção do porto de Ká-Hó. Ensaios bidimensionais de estabilidade e galgamentos.
N/A
Year: 1993
Author(s): Silva, L. G.
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Outro
Info
Relato da missão a Bruxelas (28 a 30 de Outubro de 1998) para participação na 10ª Reunião da Acção Concertada Added Value Services in VTMIS do Programa Comunitário de I&D TRANSPORTS . Relatório efe
N/A
Year: 1998
Number Pages:
3 p.
Author(s): Covas, J. A.
Editor: ******
Info
Short-term stochastic numerical and physical simulation of sea waves - Proposta de Projecto de Investigação apresentada ao Programa PRAXIS XXI, na área científica de Engenharia Civil
N/A
Year: 1998
Number Pages:
53 p.
Author(s): Capitão, R.; Pires Silva, A.; Medina, J. R.; Carvalho, M. M.
Editor: ******
Info
Transformações Não-Lineares de Ondas Marítimas em Zonas Costeiras - Proposta de Projecto de Investigação apresentada ao Programa PRAXIS XXI , na área científica de Engenharia Civil
N/A
Year: 1998
Number Pages:
50 p.
Author(s): Covas, J. A.; Fortes, C. J. E. M.
Editor: ******
Info
V Programa Quadro da União Europeia. Preparação da discussão dos Programas Específicos. Documento de trabalho da Comissão (COM (97) 553 Final). Grupo de Trabalho 6 Sustainable Mobility and Intermod
N/A
Year: 1998
Number Pages:
2 p.
Author(s): Covas, J. A.
Editor: ******
Info
Valores extremos da agitação marítima no Algarve - Proposta de Projecto de Investigação apresentado ao Programa de Intervenção nos Laboratórios do Estado (MCT-FCT), sub-projecto Valorização e Protec
N/A
Year: 1998
Number Pages:
11 p.
Author(s): Carvalho, M. M.; Capitão, R.
Editor: ******
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