Papers
Info
Irregular wave propagation model application to an open coastal area
N/A
Year: 2003
Number Pages:
6 p.
Author(s): Zózimo, A. C.; Fortes, C. J. E. M.; Neves, M. G.; Fernandes, J. L. M.; Ferreira, Ó.
Editor: Journal of Coastal Research, SI 39 (Proceedings of the 8th International Coastal Symposium). Itajaí, SC Brazil, ISSN 0749-0208
Info
Modelo de propagação e deformação da agitação marítima para estudos de agitação e ressonância
N/A
Year: 2003
Author(s): Fortes, C. J. E. M.; Santos, M. A. V.; Fernandes, J. L. M.; Covas, J. A.
Editor: VETOR
Info
Porto Santo Island. Offshore wave characterization and propagation
N/A
Year: 2003
Author(s): Fortes, C. J. E. M.; Coli, A. B.; Neves, M. G.; Capitão, R.
Editor: Journal of Coastal Research, SI 39 (Proceedings of the 8th International Coastal Symposium). Itajaí, SC Brazil, ISSN 0749-0208
Info
Análise comparativa da aplicação dos modelos DREAMS E DREAMS_ESPECTRAL
N/A
Year: 2002
Author(s): Zózimo, A. C.; Fortes, C. J. E. M.; Neves, M. G.; Fernandes, J. L. M.
Editor: Artigo publicado na Revista da Associação Portuguesa dos Recursos Hídricos
Volume:
Vol. 23, Nº 1.
Info
Integrated Harbour Navigation Control System NATO PO-NAVIGATION Project
N/A
Year: 2002
Number Pages:
5 p.
Author(s): Covas, J. A.; Santos, J. A.
Editor: Port Technology International
Volume:
Vol. 16, 15-19.
Info
A sea wave study at the entrance of the Tagus estuary
N/A
Year: 2001
Number Pages:
17 p.
Author(s): Fortes, C. J. E. M.; Capitão, R.; Oliveira, F. S.; Carvalho, M. M.; Covas, J. A.; Vaz dos Santos, M. A.; Sancho, F. E.
Editor: Revista Internacional Thalassas , International Journal of Marine Sciences
Volume:
Vol. 17(1), pp. 11-27.
Info
A sea wave study at the entrance of the Tagus estuary
N/A
Year: 2000
Number Pages:
19 p.
Author(s): Fortes, C. J. E. M.; Capitão, R.; Oliveira, F. S.; Covas, J. A.; Vaz dos Santos, M. A.; Sancho, F. E.
Editor: Revista Thalassas, International Journal of Marine Sciences. Vigo, Espanha, Novembro de 2000
Info
Propagation of incident modulated waves past impermeable semi-infinite breakwaters
N/A
Year: 2000
Number Pages:
9 p.
Author(s): Neves, M. G.; Losada, M. A.; Losada, I.
Editor: Applied Ocean Research. ELSEVIER. 22 (1). 55-60. Janeiro de 2000
Info
Short wave and wave group scattering by a submerged porous plate
N/A
Year: 2000
Number Pages:
6 p.
Author(s): Neves, M. G.; Losada, I.; Losada, M. A.
Editor: Journal of Mechanical Engineering. ASCE. 126 (10). 1048-1056. Outubro de 2000
|
Comunicação
Info
Aplicações do sistema SWAMS na modelação de navios amarrados em portos
O pacote numérico SWAMS permite a caraterização da resposta de navios livres e amarrados sujeitos à ação de ondas, ventos e correntes. São dois os módulos constituintes deste pacote: WAVEPROP, para a geração e propagação de ondas; e MOORNAV para o movimento e forças nos navios.Recentemente, com base neste pacote, foi desenvolvido um sistema de previsão, alerta e avaliação de risco de eventos perigosos associados à navegação em áreas portuárias e ao comportamento dos navios atracados denominado SWAMS_ALERTA.Nesta comunicação, apresentam-se algumas aplicações do pacote SWAMS e do sistema SWAMS_ALERTA, que evidenciam as potencialidades desta ferramenta.Primeiramente descreve-se a aplicação do SWAMS_ALERTA a dois casos de navios amarrados nos portos de Leixões e de Sines, para os quais se avaliou o comportamento dos navios quando neles incidem ondas curtas e longas. Depois, apresenta-se um caso de movimentos induzidos por ondas de esteira.Finalmente, apresenta-se a aplicação deste sistema no porto da praia da Vitória, considerando os movimentos e forças obtidas quando um navio porta-contentores se encontra amarrado ao cais.
Year: 2017
Number Pages:
19p.
Author(s): Pinheiro, L.; Fortes, C. J. E. M.; Santos, J. A.; Simão, J.; Pedro, F.; Poseiro, P.; Lopes, P.
Editor: PIANC
Keywords: Agitação marítima; Ondas longas; Ondas de esteira; Sistema de alerta; Portos; Navios amarrados
Info
Application, modelling and validation of an OWSC using DualSPHysics
The DualSPHysics implementation of Project Chrono is applied to model the hydrodynamics of an oscillating wave surge converter (OWSC) with a hydraulic power takeoff (PTO) mechanism. The Smoothed Particle Hydrodynamics (SPH) model of DualSPHysics is used to model the fluid and Project Chrono
Year: 2017
Number Pages:
405-411pp.
Author(s): Brito, M.; R. Canelas; Ferreira, R. L.; García-Feal, O.; Crespo, A. C.; Domínguez, J. M.; Teixeira, L; Neves, M. G.
Editor: Speric 2017
Keywords: Hydraulic power takeoff; DualSphysics; Project Chrono; SPH
Info
Avaliação do espraiamento num quebra-mar de taludes: comparação entre os resultados obtidos em modelo físico e com fórmulas empíricas
O projeto HYDRALAB+ (H2020-INFRAIA-2014-2015) reúne uma rede de institutos de hidráulica a nível Europeu para o estudo de estratégias de adaptação às alterações climáticas através de estudos experimentais, cujos resultados são essenciais para a calibração e validação de modelos numéricos. O estudo experimental desenvolvido no LNEC, no âmbito do HYDRALAB +, Tarefa 8.2 do RECIPE, com o tema
Year: 2017
Number Pages:
11p.
Author(s): Mendonça, A. C.; Lemos, R.; Reis, M. T. L. G. V.; Fortes, C. J. E. M.; Neves, M. G.; Ramos, A.
Editor: APRH
Keywords: Alterações climáticas; Fórmulas empíricas; Modelo físico; Espraiamento
Info
Cálculo de forças em lajes de pontes-cais: comparação de resultados de formulações e do modelo numérico IH2VOF
Esta comunicação apresenta o cálculo das forças atuantes numa ponte-cais para atraque de navios localizada em profundidades intermédias. Estudaram-se diferentes secções transversais que diferem nas suas características geométricas e na respetiva profundidade. Para cada uma delas, foram calculadas as forças através das formulações e através do modelo numérico bidimensional IH2VOF, que resolve as equações de Reynolds-Average-Navier-Stokes com superfície livre. Para a aplicação do modelo foi feito inicialmente um estudo de convergência com a malha para a escolha da discretização da malha mais indicada. Dos resultados obtidos verificou-se que as forças máximas, verticais e horizontais, ocorrem na secção onde a profundidade é maior. Tanto as fórmulas como o modelo IH2VOF apresentam variação das forças com as mesmas tendências ao longo da estrutura, sendo as forças verticais máximas, em geral, significativamente superiores às forças horizontais máximas.
Year: 2017
Number Pages:
14p.
Author(s): Rei, G.; Neves, M. G.; Didier, E.
Editor: PIANC
Keywords: RANS; IH2VOF; Ponte-cais; Lajes; Forças
Info
Caracterização experimental de um navio parado sujeito a ondas de esteira
Nesta comunicação, analisa-se, com recurso à modelação física, os movimentos de um navio que de outra forma estaria parado sob a ação das ondas de esteira geradas por outro navio que navega nas imediações do primeiro.Os ensaios em modelo físico reduzido foram realizados num dos tanques do Pavilhão de Hidráulica Marítima do Laboratório Nacional de Engenharia Civil. Nesse tanque, foi colocado um modelo de navio que de outra forma estaria parado, o
Year: 2017
Number Pages:
15p.
Author(s): Pedro, F.; Hinostroza , M.; Pinheiro, L.; Santos, J. A.; Fortes, C. J. E. M.; Ramos, A.
Editor: APRH
Keywords: Movimentos dos navios; Interação navio-navio; Modelo físico; Ondas de esteira
Info
Desenvolvimento de um tanque de ondas numérico RANS-VOF 3D para aplicações em engenharia costeira e marítima
Os modelos numéricos baseados nas equações RANS-VoF (Reynolds-Averaged-Navier-Stokes Volume-of-Fluid) têm tido um aumento de popularidade para aplicações em projectos de engenharia costeira e marítima devido ao aumento do recurso computacional e as melhorias numéricas.No entanto, para a correta modelação dos fenómenos envolvidos na interacção ondasestruturas é necessário implementar algoritmos específicos nestes modelos numéricos como os batedores estáticos ou dinâmicos integrando a absorção activa 3D e usando batedores múltiplos e independentes uns dos outros.Apresenta-se, nesta comunicação, o modelo numérico tridimensional RANS-VoF FLUENT® no qual foram implementadas rotinas específicas que permitem modelar um tanque de ondas 3D e analisar as interações complexas onda-estrutura que interessam os projetos de engenharia costeira e marítima. Apresenta-se ainda a aplicação deste modelo ao estudo da interação de ondas com três tipos diferentes de estruturas marítimas: um emissário submarino; um dispositivo de aproveitamento da energia das ondas; e uma parte de uma ponte-cais.
Year: 2017
Number Pages:
17p.
Author(s): Didier, E.; Teixeira, P.; Neves, M. G.
Editor: PIANC
Keywords: Absorção activa das ondas; RANS-VoF; Tanque de ondas 3D; Modelação numérica
Info
Desenvolvimentos, desafios e oportunidades para a modelação física em engenharia costeira e portuária
A modelação física em Hidráulica Marítima tem um papel fundamental no apoio aos estudos e projetos de obras marítimas, em especial o que decorre da otimização do seu dimensionamento. Por outro lado, é também uma ferramenta fundamental no desenvolvimento de métodos empíricos e na calibração e/ou validação de modelos numéricos.Na presente comunicação são apresentados exemplos, recentemente desenvolvidos, de casos de estudo de modelação física em que se considera ter havido contributos inovadores em conceitos, equipamentos, técnicas e procedimentos experimentais. Destaca-se também o papel da modelação física como apoio às formulações empíricas e à modelação numérica e são apontados cenários de desenvolvimento para a modelação física de modo a melhor lidar com os problemas das alterações climáticas.
Year: 2017
Number Pages:
20p.
Author(s): Fortes, C. J. E. M.; Capitão, R.; Lemos, R.; Mendonça, A. C.; Pinheiro, L.; Neves, D. R.; Poseiro, P.; Pedro, F.; Henriques, M. J.
Editor: PIANC
Keywords: Engenharia costeira e portuária; Hidráulica marítima; Modelação física
Info
Ensaios em modelo físico tridimensional de estabilidade e galgamento da 3.ª fase do prolongamento do quebra-mar leste do Porto de Sines
Com vista à verificação da estabilidade da solução estrutural para a 3ª fase do prolongamento do molhe leste do porto de Sines, foram realizados no LNEC ensaios em modelo físico reduzido tridimensional para verificação da estabilidade e galgamento da solução projetada.Nesta comunicação descrevem-se os ensaios realizados no LNEC, onde se procedeu à otimização do projeto, quer no que diz respeito ao modo de colocação dos blocos do manto resistente quer das diferentes densidades de colocação dos blocos, as quais foram sendo adaptadas às diferentes zonas do quebra-mar, consoante a sua solicitação por parte da agitação marítima. Aborda-se ainda a metodologia para a escolha da escala e a sua dependência da tipologia dos blocos adensados a adotar.
Year: 2017
Number Pages:
21p.
Author(s): Lemos, R.; Fortes, C. J. E. M.; Neves, M. G.; Luis, L.; Sabido, I.; Aparício, L.
Editor: PIANC
Keywords: Modelo físico; Estabilidade; Porto de Sines
Info
Estudos realizados com vista à melhoria das condições de segurança do acesso marítimo ao Porto de Leixões
Com vista a otimizar a geometria do prolongamento do quebra-mar exterior do Porto de Leixões, bem como a avaliação dos impactes desse prolongamento nas condições de agitação da praia de Matosinhos e na dinâmica sedimentar na vizinhança do porto, revelou-se necessária a realização de três grandes estudos, envolvendo modelação numérica e modelação física. A presente comunicação descreve os estudos realizados, focando-se essencialmente na descrição dos seus objetivos, nas metodologias utilizadas e nos principais resultados obtidos e a forma como estas se refletirão na elaboração dos respetivos Projetos de Execução e Estudo de Impacte Ambiental.
Year: 2017
Number Pages:
25p.
Author(s): Fortes, C. J. E. M.; Lemos, R.; Fortunato, A. B.; Capitão, R.; Pinheiro, L.; Neves, M. G.; Freire, P.; Oliveira , F.; Azevedo, A.; Lopes, H.; Tato, P.; Dias, E.B.; Luis, L.
Editor: PIANC
Keywords: Modelação numérica; Modelação física; Porto de Leixões
Info
Experimental characterization of ship motions induced by passing ships
Using physical modelling, the movements of an otherwise motionless ship induced by the wake waves generated by another ship that sails in its vicinity are analyzed.The tests were carried out at one of the wave tanks of the Portuguese Civil Engineering Laboratory (LNEC). The moving ship is a self-propelled scale model of the
Year: 2017
Number Pages:
12p.
Author(s): Pedro, F.; Santos, J. A.; Hinostroza , M.; Pinheiro, L.; Fortes, C. J. E. M.
Editor: Artes Gráficas J. Martínez, S.L
Keywords: Ship motions; Interaction between ships; Physical model tests; Wake waves
|
|
Capítulo de Livro
Info
Multi-functional artificial reefs for coastal protection
N/A
Year: 2009
Number Pages:
153-210 pp.
Author(s): Voorde, M.; Antunes do Carmo, J.; Neves, M. G.
Editor: Ch. A. Hudspeth, T. E. Reeve
|
Tese de Doutoramento
Info
Trapped-mode propagation along irregular coasts
N/A
Year: 1999
Number Pages:
159 p.
Author(s): Santos, J. A.
Editor: ******
Info
Probabilistic Assessment of the Safety of Coastal Structures
N/A
Year: 1998
Number Pages:
594 p.
Author(s): Reis, M. T.
Editor: ******
Info
Unsteady Nearshore Currents on Longshore Varying Topographies
N/A
Year: 1998
Number Pages:
346 p.
Author(s): Sancho, F. E.
Editor: ******
Info
Simulação da agitação irregular. Técnicas matemáticas
N/A
Year: 1973
Author(s): Carvalho, M. M.
Editor: ******
|
|
Relatório Científico
Info
Porto de pesca de S. Miguel - Açores. Ensaios bidimensionais de estabilidade e galgamentos dos perfis do molhe de protecção
N/A
Year: 1992
Author(s): Neves, G.; Silva, L. G.
Info
Valores Extremos da Agitação Marítima. Síntese dos dados de temporais ocorridos em Portugal Continental.
N/A
Year: 1992
Author(s): Capitão, R.; Marcos Rita, M.; Baptista, J. M.; Carvalho, M. M.
Editor: LNEC
Keywords: Agitação marítima; Portugal continental
Info
Valores extremos da agitação marítima. Figueira da Foz - Tratamento local dos dados existentes,
N/A
Year: 1992
Author(s): Carvalho, M. M.
Info
Agitação marítima na costa Portuguesa. Dados de base. Observações efectuadas na Figueira da Foz.
N/A
Year: 1991
Author(s): Santos, J. A.
Info
Ensaios bidimensionais de estabilidade e galgamentos do perfil de reparação do molhe de abrigo do porto da Baleeira (2.ª Fase).
N/A
Year: 1991
Author(s): Silva, L. G.
Info
Ensaios bidimensionais de estabilidade e galgamentos do perfil de reparação do molhe de protecção do porto da Baleeira.
N/A
Year: 1991
Author(s): Silva, L. G.
Info
Ensaios em modelo reduzido do molhe do Funchal. Ensaios bidimensionais de estabilidade e galgamentos.
N/A
Year: 1991
Author(s): Silva, L. G.
Info
Ensaios em modelo reduzido do molhe do Funchal. Ensaios tridimensionais da cabeça do molhe.
N/A
Year: 1991
Author(s): Silva, L. G.
Info
Estudo do reforço do molhe de Vila do Porto. Ensaios bidimensionais de estabilidade e galgamentos.
N/A
Year: 1991
Author(s): Silva, L. G.
Info
Estudo em modelo reduzido do reforço do molhe do porto da Horta. Ensaios tridimensionais de estabilidade e galgamentos.
N/A
Year: 1991
Author(s): Silva, L. G.
|
|
|
Outro
Info
Avaliação da Estabilidade do Quebra-Mar Destacado do Porto Inglês (Ilha do Maio
Realização de ensaios em modelo físico reduzido 3D para a avaliação da estabilidade do quebra-mar destacado do Porto Inlgês, Maio, Cabo-Verde
Year: 2023
Author(s): Soares, R. E.; Fortes, C. J. E. M.; Lemos, R.; Costa, C.E.B.C.; Silva, L. G.; Pinheiro, L.; Neves, M. G.
Info
Physical modelling of wave-induced plant drag coefficient
N/A
Year: 2019
Author(s): Reis, R.; Suzuki , T.; LUBBERS, B.; Fortes, C. J. E. M.; Pires Silva, A.
Keywords: Flume experiments; Wave propagation; Plant flexibility; Vegetation
Info
Evaluation of wave overtopping consequences for risk assessment using ANP methodology
Adverse sea conditions can cause emergency situations associated to wave overtopping, which endanger the safety of people and goods, with negative impacts for society, the economy and the environment. Therefore, a methodology to assess the overtopping risk in port and coastal areas is essential for a proper planning and management of these areas.The Portuguese National Laboratory for Civil Engineering (LNEC) has been developing the HIDRALERTA system, an integrated decision-support tool for port and coastal management, which focus in preventing and supporting the management of emergency situations and the long-term planning of interventions in the study areas. It enables the user to calculate the risk for various port and coastal activities, starting with the characterization of sea-waves, wind field and tide levels at the study regions.HIDRALERTA was already tested at different places in Portugal: Costa da Caparica beach, in Almada, and port of Praia da Vitória, in the Azores. However, in both cases, the evaluation of wave overtopping / flooding consequences was carried out using a quite simple approach. In fact, such consequences were assessed only at a global and qualitative level, based on information provided by the responsible authorities.This paper aims at testing a quantitative methodology to evaluate overtopping consequences: the Analytic Network Process (ANP). This methodology was proposed to solve complex decision-making problems and its objective is to calculate the priorities among decision elements which will define their final weights on the consequences. The ANP approach can produce interdependencies between criteria and compute the respective weight of each criterion. Such a network model with dependence and feedback improves the priorities derived from judgements and makes prediction more accurate. So, the ANP allows comparison among clusters of elements. Furthermore, in this methodology we take into account the impacts of alternatives on the importance of criteria, by normalizing the comparison matrix. Thus, the given alternatives can influence the ranking of criteria.Application of the ANP methodology to the case study of Praia da Vitória port is presented and a consequences level map is obtained.
Year: 2016
Author(s): Lourenço, I.; Santos, J. A.; Fortes, C. J. E. M.; Reis, M. T. L. G. V.; Poseiro, P.; Craveiro, J.
Keywords: Praia da Vitória port; Analytic Network Process (ANP); Risk; Wave overtopping
Info
Sistema de alerta para a navegação em portos
Apresenta-se um novo sistema de alerta para navios amarrados em portos que se encontra em desenvolvimento no Laboratório Nacional de Engenharia Civil. O sistema SWAMS_ALERTA é um sistema de previsão e alerta baseado na avaliação do risco associado ao comportamento de navios amarrados em zonas portuárias.Os riscos associados a navios amarrados decorrem de movimentos excessivos, quer no plano horizontal, quer no plano vertical. Estes movimentos podem condicionar as atividades portuárias, nomeadamente cargas e descargas, mas em casos extremos podem levar à ocorrência de situações de emergência, tais como rotura de cabos, rotura de cabeços de amarração ou até colisões com o cais. As consequências deste tipo de situações envolvem sempre grandes prejuízos materiais e por vezes humanos.O sistema SWAMS_ALERTA utiliza as medições e previsões de agitação marítima para a determinação dos seus efeitos em termos de movimentos nos seis graus de liberdade e forças nas amarras e defensas quando o navio se encontra estacionado no cais. Para tal, o sistema recorre a uma série de modelos numéricos, interligados entre si. A comparação destes valores com valores máximos admissíveis pré-estabelecidos permite a avaliação, em tempo real, de situações de emergência e a emissão de alertas dirigidos às entidades portuárias.O sistema é constituído por 4 módulos:I
Year: 2016
Author(s): Pinheiro, L.; Lopes, P.; Fortes, C. J. E. M.; Santos, J. A.
Keywords: Navios amarrados; Riscos; Sistema de previsão e alerta
CONSTRUÇÃO DA EXPANSÃO DO PORTO DE SAL-REI 1ª FASE (ILHA DA BOAVISTA CABO VERDE) Ensaios bidimensionais em modelo reduzido Parecer Técnico
Info
Definição da Geometria para um Recife Artificial Multifuncional em Leirosa (Poster)
N/A
Year: 2010
Number Pages:
1.
Author(s): Neves, M. G.; Antunes do Carmo, J.
Editor: Gestão Costeira: Vulnerabilidades e Riscos na Região Centro
Info
Probabilistic Assessment of Hazards from Overtopping of Seawalls in Urban Environments: Annual Report of pOST-dOCTORAL rESEARCH
N/A
Year: 2005
Author(s): Reis, M. T. L. G. V.
Editor: ******
Info
Guidelines and Recommendations for River Information Services - PIANC
N/A
Year: 2004
Author(s): J.A Covas
Editor: ******
Info
Porto Santo Island. Wave Characterization and propagation. poster apresentado ao International Coastal Symposium (ICS 04)
N/A
Year: 2004
Author(s): Fortes, C. J. E. M.
Editor: ******
Info
Probabilistic Assessment of Hazards from Overtopping of Seawalls in Urban Environments: Annual report of Post-Doctoral Research.
N/A
Year: 2004
Author(s): Reis, M. T. L. G. V.
Editor: ******
|