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Application of SWASH to Compute Wave Overtopping in Ericeira Harbour for Operational Purposes
This work aimed at testing the capability of the numerical model SWASH to be imple-mented in the prototype of the overtopping and
Year: 2022
Author(s): Manz, A.; Zózimo, A. C.; Garzon, J.L.
Editor: PIANC
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Applying the SAFEPORT system in a storm situation
This paper presents an application of the SAPORT safety system. It consists of a forecast and early warning system for emergency situations related to navigation, berthing, and morning in port areas.
Year: 2022
Author(s): Gomes, A.; Pinheiro, L.; Fortes, C. J. E. M.; Santos, J. A.
Editor: Guedes Soares & Santos
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Avaliação do espraiamento por analise de vídeos de ensaios em modelo físico
O objetivo deste trabalho é a comparação de duas metodologias utilizadas na avaliação do espraiamento durante os ensaios em modelo físico bidimensional realizados no âmbito do projeto BSafe4sea. As metodologias utilizadas foram a tradicional de medição da altura de espraiamento com uma sonda resistiva e uma metodologia baseada em análise de vídeos, tendo sido avaliado o seu desempenho para uma das condições de teste
Year: 2022
Author(s): Fortes, C. J. E. M.; Andriolo, U.; Lemos, R.; MANTA, A.
Editor: PIANC
Keywords: Ensaios em modelo físico; BSafe4sea
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Caraterização da agitação marítima e das sobrelevações em torno das obras de expansão e requalificação do Porto Inglês (Ilha do Maio
No âmbito do projeto das
Year: 2022
Author(s): Soares, R. E.; Fortes, C. J. E. M.; Neves, M. G.; Lemos, R.; Costa, C.E.B.C.; Silva, L. G.; Pinheiro, L.
Editor: 7ªs Jornadas de Engenharia Hidrográfica / 2ªs Jornadas Luso-Espanholas de Hidrografia
Keywords: Análise temporal e espetral; Sobrelevação; Porto Inglês; Agitação marítima
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Comparação de técnicas fotogramétricas na reconstituição digital do modelo físico 3D do prolongamento do molhe do Porto de Sines
Neste trabalho são apresentados os resultados da comparação entre três metodologias para obtenção de modelos tridimensionais de superfície, aplicadas à situação específica do modelo físico 3D do prolongamento do molhe leste do porto de Sines.
Year: 2022
Author(s): Capitão, R.; Lemos, R.; Fortes, C. J. E. M.
Editor: PIANC
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Damage Evolution Prediction during 2D Scale-Model Tests of a Rubble-Mound Breakwater: A Case Study of Ericeira
Melby presents a formula to predict damage evolution in rubble-mound breakwaters whose armour layer is made of rock, based on the erosion measured in scale-model tests and the characteristics of the incident sea waves in such tests. However, this formula is only valid for armour layers made of rock and for the range of tested sea states. The present work aims to show how the Melby methodology can be used to establish a similar formula for the armour layer damage evolu tion in a rubble-mound breakwater where tetrapods are employed. For that, a long-duration test series is conducted with a 1:50 scale model of the quay section of the Ericeira Harbour breakwater. The eroded volume of the armour layer was measured using a Kinect position sensor. The damage parameter values measured in the experiments are lower than those predicted by the formulation for rock armour layers. New
Year: 2022
Author(s): Lemos, R.; Santos, J. A.; Fortes, C. J. E. M.
: Modelling
Editor: MDPI
Keywords: rubble-mound breakwater; damage evolution; position sensor
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Desempenho de um dispositivo de aproveitamento da energia das ondas do tipo coluna de água oscilante integrado em três tipos de estruturas de proteção portuária
Os dispositivos de aproveitamento da energia das ondas do tipo Coluna de Água Oscilante (CAO) podem ser inseridos em proteções portuárias, tais como os quebra-mares verticais e de talude e quebra-mares sobre estacas. Assim, a interação entre a onda incidente e a estrutura na qual o dispositivo de aproveitamento da energia das ondas é integrado é significativamente diferente, já que, no caso de um quebra-mar vertical, a estrutura é impermeável e que, no caso de um quebra-mar de talude, a estrutura é porosa. O desempenho do dispositivo de CAO para estas três configurações é analisado para um intervalo de período de onda incidente regular entre 6 e 12 s e uma altura de onda de 1 m. O dispositivo de CAO integrado no quebra-mar vertical apresenta o maior desempenho (potência pneumática máxima de 70 kW), sendo que a potência pneumática é globalmente 3 % maior do que a do CAO inserido no quebra-mar de talude (potência pneumática máxima de 67,4 kW). O desempenho do dispositivo de CAO integrado no quebra-mar sobre estacas é similar ao do dispositivo em quebra-mar vertical para os períodos de onda inferiores a 9 s, mas apresenta uma perda de eficiência significativa para períodos de onda maiores.
Year: 2022
Author(s): Didier, E.; Teixeira, P.
Editor: ENMC, XIII ECTM
Keywords: RANS; Modelagem numéric; Quebra-mar vertical; Quebra-mar de talude; Coluna de água oscilante
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Determinação do espraiamento em quebra-mares de talude através da metodologia TimeStack e através de sonda resistiva. Uma análise comparativa
O objetivo deste trabalho é a comparação de duas metodologias utilizadas na avaliação do espraiamento durante os ensaios em modelo físico bidimensional dos quebra mares de proteção dos portos de Peniche e da Ericeira, realizados no âmbito do projeto BSafe4sea. As metodologias utilizadas foram a tradicional medição da altura de espraiamento com uma sonda resistiva e uma metodologia baseada em análise de vídeos, tendo sido avaliado o seu desempenho para diversas condições de teste. Em relação aos resultados obtidos, em termos de Ru2% e Rumax, verificou-se que o andamento e a ordem de grandeza dos valores obtidos com as duas técnicas eram bastante semelhantes, embora os valores obtidos pela análise do vídeo tenham sido, em geral, superiores aos obtidos pela sonda. Constatou-se, assim, que a técnica de imagem de vídeo é uma alternativa viável para medir o espraiamento. Recomenda-se, no entanto, o uso de luz difusa durante os testes, bem como a instalação fixa da câmara, para melhorar a precisão dos resultados obtidos com esta técnica.
Year: 2022
Author(s): Lemos, R.; Fontes, R.; Fortes, C. J. E. M.; Andriolo, U.; Rito, J.
Editor: XXV ENMC
Keywords: Quebra-mar; Modelo Físico; TimeStack; Análise de video; Espraiamento
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Energy assessment of potential locations for OWC instalation at the Portuguese coast
This work aims to determine the exploitable wave energy resource at five potential sites close to harbour pro tection facilities at the Portuguese coast, namely at the Azores archipelago, at Madeira Island and at Sines, on the coast of mainland Portugal. For that purpose, a third-generation wave model SWAN is used to transfer the offshore estimates of sea wave conditions to those points over the last 40 years. Sea states and wind fields are provided by the climate reanalysis datasets ERA5
Year: 2022
Author(s): Anastas, G.; Santos, J. A.; Fortes, C. J. E. M.; Pinheiro, L.
: Renewable Energy
Editor: Elsevier
Volume:
nº 200.
Keywords: OWC; Energy assessment
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Ensaios em Modelo Físico para Análise do Surf na Praia da Vagueira
Para determinadas condições de agitação marítima e nível de maré, são frequentes os eventos de galgamentos costeiros no aglomerado urbano e a ocorrência de problemas de erosão em certas zonas da praia da Vagueira. Para contrariar esta situação, foram efetuados no LNEC (a pedido da Agência Portuguesa do Ambiente, APA) um conjunto amplo de estudos em modelo numérico e físico para caraterizar e analisar a viabilidade de um quebra-mar destacado (QMD) multifuncional em frente à Praia da Vagueira. Os objetivos estabelecidos para esse QMD multifuncional foram que contribuísse para reduzir o risco de galgamentos costeiros no aglomerado urbano da Praia da Vagueira, promover o acréscimo do areal da praia emersa em frente à defesa aderente, reforçando a defesa natural contra a erosão e inundação costeira, e potenciar a criação de ondas de referência para o surf, e consequente reforço da economia associada a esta atividade. Na vertente do surf e dos estudos de modelação física, foram efetuados um conjunto de ensaios em modelo físico 3D para analisar as condições hidrodinâmicas em torno de um quebra-mar destacado (QMD) submerso, Sancho et al. (2021) e Mendonça et al. (2022). Testaram-se condições de agitação regular e irregular, com períodos de 10 s e 12 s, e alturas de onda de 1.5 a 2.0 m, para o nível de maré correspondente ao nível médio, NMM=+2.17 m (ZH). No seguimento daqueles trabalhos que, entretanto, finalizou, foram efetuados ensaios complementares considerando níveis de maré de preia-mar e de baixa mar. No presente trabalho descrevem-se os ensaios de hidrodinâmica realizados para estes 2 níveis de maré e analisa-se a influência de diferentes condições de agitação e níveis de maré nas condições de rebentação da onda e nos parâmetros de surfabilidade (amplificação de onda, comprimento da linha de rebentação e tipo de rebentação).
Year: 2022
Author(s): Mendonça, A. C.; Fortes, C. J. E. M.; Duarte, F.; Reis, R.; Costa, C.E.B.C.; Caeiro, C.
Editor: 7as Jornadas de Engenharia Hidrográfica / 2as Jornadas Luso-Espanholas de Hidrografia
Keywords: Ensaios 3D; Vagueira; Surf; Quebra-mar destacado
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Comunicação
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Aplicação do sistema hidralerta de previsão e alerta de inundações: caso de estudo da Praia da Vitória
Descreve-se nesta comunicação o Sistema de Previsão e Alerta de Inundações emZonas Costeiras e Portuárias
Year: 2014
Number Pages:
15p.
Author(s): Poseiro, P.; Sabino, A.; Fortes, C. J. E. M.; Reis, M. T.; Rodrigues, A.
Keywords: Zonas costeiras e portuárias; Sistema; Previsão; Inundação; Galgamento; Alerta
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Aplicação do sistema HIDRALERTA na avaliação do risco associado ao galgamento no porto da praia da Vitória
O sistema HIDRALERTA é um sistema de previsão, alerta e avaliação do risco associado ao galgamento e inundação em zonas costeiras e portuárias, tendo como ideia base a utilização de medições/previsões da agitação marítima nessas zonas, para calcular os efeitos dos galgamentos e inundações. Trata-se de um sistema modular que que permite: a avaliação, em tempo real, de situações de emergência, aconsequente emissão de alertas às entidades competentes, e a produção de mapas de risco para apoio ao processo de tomada de decisão, em particular, e à gestão costeira e portuária, em geral.Nesta comunicação descrevem-se os principais desenvolvimentos efetuados, até ao presente, na componente avaliação de risco do sistema HIDRALERTA e apresenta-se uma das aplicações do sistema ao porto e baía da Praia da Vitória, ilustrando as potencialidades do mesmo
Year: 2014
Number Pages:
385-390pp.
Author(s): Fortes, C. J. E. M.; Reis, R.; Reis, M. T.; Poseiro, P.; Capitão, R.; Pinheiro, L.; Craveiro, J.; Santos, J. A.; Silva, S.; Ferreira, J.; Martinho, M.; Sabino, A.; Rodrigues, A.; Raposeiro, P.; Silva,
Keywords: Risco; Inundação; Galgamento; Agitação marítima; Hidralerta
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Aplicações do sistema de previsão e alerta do risco de galgamentos em zonas costeiras e portuárias: Costa da Caparica e praia da Vitória
Nesta comunicação, descreve-se o trabalho que tem vindo a ser desenvolvido na aplicação da componente previsão e alerta de risco de galgamentos/inundações do sistema HIDRALERTA na zona costeira da Costa da Caparica, perto da cidade de Almada, e no porto da Praia da Vitória, localizado na ilha Terceira do Arquipélago dos Açores, ambos locais em Portugal.Nesta componente, o sistema avalia as situações de emergência em zonas costeiras e portuárias, em termos de galgamentos/inundações para uma determinada área de interesse e envia automaticamente mensagens de alerta para as autoridades responsáveis. Desta forma, as autoridades poderão atempadamente adotar medidas mitigadoras que evitarão a perda de vidas e minimizarão prejuízos económicos e ambientais. As aplicações efetuadas ilustram as potencialidades do sistema como ferramenta de auxílio à gestão portuária e costeira.
Year: 2014
Number Pages:
10p.
Author(s): Poseiro, P.; Fortes, C. J. E. M.; Reis, M. T.; Santos, J. A.
Keywords: Porto da praia da vitória; Costa da caparica; Hidralerta; Galgamento; Previsão e alerta
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Application of the numerical model SWAN in locations with vegetation in the Tiete-Paraná waterway
This paper describes the application of SWAN-VEG to the lake of Ilha Solteiras
Year: 2014
Number Pages:
1371-1378pp.
Author(s): Vieira, A. S.; Gregório, I.C.; Fortes, C. J. E. M.; Suzuki , T.; Maciel, G.
Info
Assessment of flood risk Boca Barranco beach, Canary Islands, Spain
N/A
Year: 2014
Number Pages:
29p.
Author(s): Marcos, G.; Rodriguez, G.; Fortes, C. J. E. M.; Reis, M. T.; Ceballos, J.
Keywords: Swan model; Empirical and numerical models; Run-up/overtopping; Run-up; Flooding; Risk
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AVALIAÇÃO COMPARATIVA DE FERRAMENTAS NEURONAIS APLICAÇÃO À PRAIA DA VITÓRIA, TERCEIRA, AÇORES
Neste trabalho, descreve-se a aplicação ao porto e baía da Praia da Vitória, na ilha Terceira, Açores, Portugal, da metodologia de avaliação do risco de galgamentos em estruturas marítimas em desenvolvimento no LNEC, considerando duas ferramentas neuronais para cálculo dos galgamentos baseadas em resultados da aplicação de redes neuronais artificiais, nomeadamente a ferramenta NN_Overtopping2 e a Overtopping Predictor v1.1. Em particular, avalia-se comparativamente quais as implicações que a utilização de cada uma destas ferramentas tem em termos de número de eventos de galgamento e magnitude dos caudais médios galgados, bem como consequente grau de risco, para as 9 secções-tipo de estruturas marítimas estudadas no porto e baía da Praia da Vitória. O período de estudo é de 5 anos (2008 a 2012).
Year: 2014
Number Pages:
10p.
Author(s): Reis, R.; Fortes, C. J. E. M.; Reis, M. T.; Poseiro, P.; Santos, J. A.
Keywords: Praia da Vitória; Porto; Overtopping Predictor v1.1; NN_Overtopping2; Ferramentas neuronais; Galgamentos; Risco
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Avaliação comparativa de ferramentas neuronais. Aplicação à praia da Vitória, Terceira, Açores
Neste trabalho, descreve-se a aplicação ao porto e baía da Praia da Vitória, na ilha Terceira, Açores, Portugal, da metodologia de avaliação do risco de galgamentos em estruturas marítimas em desenvolvimento no LNEC, considerando duas ferramentas neuronais para cálculo dos galgamentos baseadas em resultados da aplicação de redes neuronais artificiais, nomeadamente a ferramenta NN_Overtopping2 e a Overtopping Predictor v1.1. Em particular, avalia-se comparativamente quais as implicações que a utilização de cada uma destas ferramentas tem em termos de número de eventos de galgamento e magnitude dos caudais médios galgados, bem como consequente grau de risco, para as 9 secções-tipo de estruturas marítimas estudadas no porto e baía da Praia da Vitória. O período de estudo é de 5 anos (2008 a 2012).
Year: 2014
Number Pages:
10p.
Author(s): Reis, R.; Fortes, C. J. E. M.; Reis, M. T.; Poseiro, P.; Santos, J. A.
Keywords: Praia da vitória; Porto; Overtopping predictor v1.1; Nn_overtopping2; Ferramentas neuronais; Galgamentos; Risco
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Avaliação do desempenho de modelos numéricos na simulação de elevação de superfície livre e velocidade ao longo de um canal sujeito a uma onda regular com rebentação
Este trabalho analisa o desempenho dos modelos do tipo Boussinesq COULWAVE, e RANS(FLUENT®, versão 6.3.26, e IHFOAM®, versão 2.0) na simulação da elevação da superfície livre e davelocidade da onda ao longo da sua propagação num canal com um fundo de batimetria variável, sujeito auma onda regular com rebentação. Os modelos numéricos foram aplicados para a condição de agitaçãoincidente de T=2.0s e H=0.12m, e os respetivos resultados são comparados com os resultadosexperimentais. Ambos os modelos simulam adequadamente a maioria das transformações dascaracterísticas das ondas ao longo da sua propagação, o que foi confirmado pelos valores de índice deconcordância encontrados. As diferenças acentuam-se na zona à volta da rebentação, em que os valoresnuméricos são consistentemente inferiores aos resultados experimentais no caso do COULWAVE.
Year: 2014
Number Pages:
89-95pp.
Author(s): Fortes, C. J. E. M.; Didier, E.; Neves, D. R.; Moreira, R.M.; Conde, J. M.; Carvalho, R.; Chacaltana, J.T.A.
Keywords: Ihfoam; Fluent; Coulwave; Rebentação
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Avaliação do risco associado a movimentos verticais de um navio em manobra no porto da Praia da Vitória
Neste trabalho descreve-se a aplicação da metodologia, desenvolvida no LNEC, paraa avaliação do risco associado à navegação no porto da Praia da Vitória, ilha Terceira.Esta metodologia envolve a determinação da agitação marítima no porto, dos seusefeitos em termos de movimentos verticais do navio e da avaliação do risco associadoà ultrapassagem dos limiares pré-definidos para esses movimentos.As estimativas das características da agitação em pontos próximos da ilha Terceiraforam obtidas com o modelo de escala regional WAVEWATCH III para o período de01/01/2008 a 31/12/2012. Estes valores foram transferidos para o interior do porto comrecurso aos modelos numéricos SWAN e DREAMS, permitindo a caracterização daagitação marítima no interior do porto.Na determinação dos movimentos verticais do navio em resposta à agitação no interiordo porto, utilizou-se o modelo numérico WAMIT, que permite determinar a resposta dosistema navio-ondas em termos de amplitude do movimento de qualquer ponto donavio, para um conjunto de períodos de ondas, profundidades e ângulos entre o rumodo navio e a direção de propagação da agitação marítima nele incidente. Com efeito,avalia-se os espectros de resposta de um navio (
Year: 2014
Number Pages:
15p.
Author(s): Santos, J. A.; Fortes, C. J. E. M.; Poseiro, P.; Reis, M. T.; Ângelo , J.; Rodrigues, S.
Keywords: Praia da vitória; Zonas portuárias; Sistema; Agitação marítima; Navegação; Risco
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Avaliação do risco de galgamento de estruturas portuárias: aplicação ao porto de Ponta Delgada
Neste trabalho, descreve-se a aplicação de uma metodologia para a avaliação do risco degalgamento de estruturas portuárias ao porto de Ponta Delgada, Açores. Esta metodologia envolve,primeiramente, a caracterização da agitação marítima, sendo o estudo da propagação das ondas desde olargo até ao interior do porto feito através do uso combinado dos modelos numéricos WAVEWATCH III,SWAN e DREAMS. Foi considerado um período de estudo de dois anos, entre 2011 e 2012. Os resultadosdo modelo SWAN foram validados através de comparação com dados in situ medidos por boia-ondógrafo.Com base nos valores fornecidos pelo modelo DREAMS, efetuou-se a determinação do caudal médio degalgamento em cinco secções de estruturas portuárias pré-selecionadas, com recurso à ferramenta neuronalNN_OVERTOPPING2. A avaliação do risco associado ao galgamento para cada secção analisada, a partir daprobabilidade de ocorrência de galgamento e das consequências a ele associadas, permitiu a criação de mapasde risco, importantes para o planeamento de operações e de futuras intervenções nos locais em estudo.
Year: 2014
Number Pages:
187-190pp.
Author(s): Pereira, D.; Lopes, L.; Reis, M. T.; Fortes, C. J. E. M.; Poseiro, P.
Keywords: Porto de ponta delgada; Modelação numérica; Agitação marítima; Avaliação de risco; Galgamento de estruturas portuárias; Engenharia costeira
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Capítulo de Livro
Info
Multi-functional artificial reefs for coastal protection
N/A
Year: 2009
Number Pages:
153-210 pp.
Author(s): Voorde, M.; Antunes do Carmo, J.; Neves, M. G.
Editor: Ch. A. Hudspeth, T. E. Reeve
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Tese de Doutoramento
Info
Trapped-mode propagation along irregular coasts
N/A
Year: 1999
Number Pages:
159 p.
Author(s): Santos, J. A.
Editor: ******
Info
Probabilistic Assessment of the Safety of Coastal Structures
N/A
Year: 1998
Number Pages:
594 p.
Author(s): Reis, M. T.
Editor: ******
Info
Unsteady Nearshore Currents on Longshore Varying Topographies
N/A
Year: 1998
Number Pages:
346 p.
Author(s): Sancho, F. E.
Editor: ******
Info
Simulação da agitação irregular. Técnicas matemáticas
N/A
Year: 1973
Author(s): Carvalho, M. M.
Editor: ******
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Relatório Científico
Info
Projecto Sahy. Análise dos problemas hidráulicos.
N/A
Year: 1990
Author(s): Vicente, C.; Marcos Rita, M.
Info
Aeroporto Internacional de Macau. Estudos de agitação marítima. Relatório 2.3 - Tratamento estatístico de dados observados de 1984 a 1989.
N/A
Year: 1990
Author(s): Carvalho, M. M.
Info
Aeroporto Internacional de Macau. Extrapolação de níveis do mar. Actualização de resultados.
N/A
Year: 1990
Author(s): Carvalho, M. M.
Info
Aeroporto Internacional de Macau. Estudos preliminares de agitação marítima.
N/A
Year: 1989
Author(s): Covas, J. A.
Info
Aeroporto internacional de Macau. Estudos preliminares de agitação marítima.
N/A
Year: 1989
Author(s): Covas, J. A.
Info
Ensaios de estabilidade e galgamentos das obras de valorização da orla marítima de Ponta Delgada.
N/A
Year: 1989
Author(s): Silva, L. G.
Info
Ensaios de estabilidade e galgamentos das obras marítimas do porto das Lajes (Ilha das Flores).
N/A
Year: 1989
Author(s): Silva, L. G.
Info
Ensaios em modelo reduzido da protecção dos terraplenos do Hotel Vila-Lido (Funchal).
N/A
Year: 1989
Author(s): Silva, L. G.
Info
Eventual fusão NET/NPP.
N/A
Year: 1989
Author(s): Carvalho, M. M.; Vicente, C.; Marcos Rita, M.; Oliveira, E. M.
Info
Modelo matemático de cálculo das características da agitação marítima gerada pelo vento (método de Sverdrup-Munk-Bretschneider). Programa SMB84 (baseado na edição de "Shore Protection Manual" de 1984)
N/A
Year: 1989
Author(s): Covas, J. A.; Fortes, C. J. E. M.
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Outro
Info
Relato da missão a Bruxelas (28 a 30 de Outubro de 1998) para participação na 10ª Reunião da Acção Concertada Added Value Services in VTMIS do Programa Comunitário de I&D TRANSPORTS . Relatório efe
N/A
Year: 1998
Number Pages:
3 p.
Author(s): Covas, J. A.
Editor: ******
Info
Short-term stochastic numerical and physical simulation of sea waves - Proposta de Projecto de Investigação apresentada ao Programa PRAXIS XXI, na área científica de Engenharia Civil
N/A
Year: 1998
Number Pages:
53 p.
Author(s): Capitão, R.; Pires Silva, A.; Medina, J. R.; Carvalho, M. M.
Editor: ******
Info
Transformações Não-Lineares de Ondas Marítimas em Zonas Costeiras - Proposta de Projecto de Investigação apresentada ao Programa PRAXIS XXI , na área científica de Engenharia Civil
N/A
Year: 1998
Number Pages:
50 p.
Author(s): Covas, J. A.; Fortes, C. J. E. M.
Editor: ******
Info
V Programa Quadro da União Europeia. Preparação da discussão dos Programas Específicos. Documento de trabalho da Comissão (COM (97) 553 Final). Grupo de Trabalho 6 Sustainable Mobility and Intermod
N/A
Year: 1998
Number Pages:
2 p.
Author(s): Covas, J. A.
Editor: ******
Info
Valores extremos da agitação marítima no Algarve - Proposta de Projecto de Investigação apresentado ao Programa de Intervenção nos Laboratórios do Estado (MCT-FCT), sub-projecto Valorização e Protec
N/A
Year: 1998
Number Pages:
11 p.
Author(s): Carvalho, M. M.; Capitão, R.
Editor: ******
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