Papers
Info
The EW-COAST contribution to an Early Warning System for coastal risks assessments.
Storms impacting sandy coastal areas produce hazard such as erosion as overwash, in turn, promote risk to life and property damage in occupied areas.
Year: 2022
Author(s): Ferreira, Ó.; Garzon, J.L.; Ferreira, A. M.; Zózimo, A. C.; Fortes, C. J. E. M.; Reis, M. T. L. G. V.
Editor: MEC
Keywords: Storms; Risk Assessment; Erosin; Overtopping; Overwash
Info
Validation and Comparisons of Methodologies Implemented in a RANS-VoF Numerical Model for Applications to Coastal Structures
Methodologies to be used in numerical models based on Reynolds-averaged Navier
Year: 2022
Author(s): Didier, E.; Teixeira, P.
Editor: MDPI
Keywords: wave overtopping; wave breaking; porous breakwater; coastal structure; turbulence models; RANS-VoF
Info
Wave Run-Up and Overtopping Quantification at Different Coastal Structures
With the sea level rise and all the processes associated with wave action.
Year: 2022
Author(s): Mateus, R.; Carvalho, R.; Lemos, R.; Fortes, C. J. E. M.
Editor: IAHR2022 Abstract Book
Info
Análise de eventos de risco através de modelação numérica XBeach. Caso de Estudo - Costa da Caparica
É cada vez mais usual o recurso à modelação numérica para a simulação de eventos de galgamento, inundação e erosão em zonas costeiras. Neste estudo, recorre-se ao acoplamento de dois modelos, SWAN + XBeach (modo surf beat), para a propagação da agitação marítima do largo até à zona de espraio e para reproduzir a evolução morfodinâmica, a fim de avaliar a ocorrência de galgamento e erosão resultantes de eventos meteo-oceanográficos extremos. O local de estudo incide sobre o sector urbano artificializado da Costa da Caparica, que é composto por um campo de esporões e uma estrutura de proteção aderente em toda a extensão, formando seis células de praia arenosa. As simulações cobriram 96 h de forçamentos oceanográficos, representando, assim, a passagem da tempestade Hércules/Christine, entre os dias 3 e 7 de janeiro de 2014. O modelo SWAN propagou com sucesso as condições de agitação marítima para a área de estudo, quando comparado com os dados registados pela boia do Porto de Lisboa. Em relação ao modelo XBeach, este foi capaz de reproduzir alguma da evolução morfodinâmica espectável, contudo a erosão da praia emersa ficou aquém dos relatos documentados, não tendo sido possível avaliar quantitativamente os resultados. O alcance máximo do espraio obtido ao longo deste troço de costa foi inferior ao documentado, o que induz a falhas na previsão de inundações devido ao galgamento. Estes resultados podem ser devidos a uma parametrização inadequada do modelo e/ou à falta de levantamentos topo-batimétricos da praia. Esta abordagem metodológica representa um passo importante para uma melhor estimativa da evolução morfodinâmica na Costa da Caparica devido a eventos de tempestade e significa um importante esforço inicial para melhorar a avaliação dos eventos de galgamento e inundação.
Year: 2021
Number Pages:
51-63pp.
Author(s): Ferreira, A. M.; Fortes, C. J. E. M.; Reis, M. T. L. G. V.; Garzon, J.L.
: Revista Recursos Hidricos
Editor: APRH
Volume:
Volume 41, Nº 2.
Keywords: Tempestade marítima; Espraiamento; Erosão; Inundação; Galgamento; Riscos costeiros
Info
Aplicação e validação do sistema HIDRALERTA em situações de tempestade
O HIDRALERTA é um sistema de avaliação, previsão e alerta do risco da ocorrência de situações de emergência associadas aos efeitos da agitação marítima (galgamento, inundação e navios amarrados) em zonas costeiras e portuárias. Sendo um sistema de alerta, é fundamental que funcione corretamente, quer em situações correntes (apenas emitindo alertas quando tal se justifique), quer em situações de tempestade. Neste trabalho são apresentados os desenvolvimentos efetuados até à data na validação do sistema em situações de tempestade, com a sua aplicação na simulação do furacão Lorenzo e das depressões Elsa e Fabien. Da análise efetuada pode concluir-se que os alertas emitidos pelo sistema estiveram em oncordância com os danos/ocorrências reportadas localmente, o que contribui para reforçar a confiança no sistema que está a ser desenvolvido. A característica diferenciadora deste trabalho é que a avaliação do risco é efetuada com base nos parâmetros específicos do risco que se pretende prever, como caudais de galgamento ou as forças nas amarrações, e não apenas em parâmetros meteorológicos e oceanográficos.
Year: 2021
Number Pages:
145-167pp.
Author(s): Zózimo, A. C.; Pinheiro, L.; SANTOS, M.I.; Fortes, C. J. E. M.
: Revista Territorium
Editor: Riscos
Volume:
28 (II).
Keywords: depressões Elsa e Fabien; HIDRALERTA; Furacão Lorenzo; Navios amarrado; Galgamento
Info
Comparison of existing equations for the design of crown walls: application to the case study of Ericeira breakwater (Portugal)
The correct calculation of forces and moments caused by wave action over crown wallstructures is critical for their design. There are several existing equations for this, some of which are sanctioned in practice as it is the case for Jensen (1984) and Bradbury et al. (1998), Günback and Gökce (1984), Martin et al. (1999), Berenguer and Baonza (2006), and Pedersen (1996) and Nørgaard et al. (2013). These equations are the main tool for the design of breakwater crown walls and their accuracy is crucial to ensure the stability of the crown wall, especially when considering the sea level rise due to climate change and the possible damage of the armor, since both aspects are not usually considered in most original design studies. In a scenario of climate change, it is very important to estimate the possible changes in security factors due to both these aspects, comparing the results with the original design ones. This paper has as main objective to analyze it for the case study of Ericeira rubble mound breakwater in Portugal. For this, a comparison of the results using those equations and different scenarios including the current, considering sea level rise and armor damage, were performed to extract some conclusions: the increase in the sea level in the case study was not significant and therefore its incidence is very small; and the damage to the main armor by losing pieces at the berm is much more important in this case study, so it is essential to carry out the proper maintenance of the design section. On the other hand, horizontal forces are more conservative using Pedersen and Nørgaard equations, obtaining the lowest value with Martin. Regarding uplift pressures, Martin gives the lowest value, while the most conservative values are given by Günbak and Gökce
Year: 2021
Number Pages:
25p.
Author(s): Pereira, F.; Neves, M. G.; LÓPEZ-GUTIÉRREZ, J.S.; ESTEBAN, M.D.; Negro, V.
: Journal of Marine Science and Engineering
Editor: MDPI
Volume:
Volume 9, Issue 3.
Keywords: Ccrown wall; Armor damage; Climate change; Rubble mound breakwater
Info
Effects of varying the transmission coefficient in SNL-SWAN for a wave farm in Peniche
The effects of a farm of bottom-fixed oscillating flaps on the wave propagation in Almagreira beach (Portugal) are evaluated. The SNL-SWAN (Sandia National Laboratories, Simulating WAves Nearshore) numerical model is validated from 2010 to 2018 against Nazaré wave buoy data and run for 19 years to characterize the wave resource and identify the most common and energetic sea states. By varying number (10 to 100) and configuration of wave energy converters (WECs) an optimal array is identified. Model sensitivity to two methods of determining the transmission coefficient, OBCASEs 1 and 3, is studied by analyzing changes in significant wave height, period and direction. OBCASE 1 overestimates the effects of the farm on the waves and changes result higher in the lee of the array with an increasing number of devices. As a future work OBCASE 2 and 4 will be compared to OBCASE 1 and 3.
Year: 2021
Number Pages:
11-18pp.
Author(s): FANTI; Jacob, J.; Pacheco, A.; Fortes, C. J. E. M.; Didier, E.
: Marine Technology and Ocean Engineering Series
Editor: CRC Press
Volume:
Volume 5.
Keywords: SWAN; Modelação numérica; Aguçadora; Energia das ondas
Info
Experimental and numerical simulations of oblique extreme wave conditions in front of a breakwater
Climate change studies already reported sea level rise as an accepted scenario, which induces changes in nearshore wave conditions. A large range of new experiences including water level, run-up, overtopping, hydrodynamic data for different wave steepnesses and directions was performed in the Leibniz Universität Hannover (LUH) wave basin for a rubble mound breakwater with a slope of 1(V):2(H). This work presents, focusing on oblique extreme wave conditions, numerical simulations of the hydrodynamics in that experiment using OpenFOAM®. Results of the wave generation boundary conditions and their propagation, namely levation of the water level free-surface and velocity data at specific locations are compared and discussed with data from experimental measurements acquired by acoustic wave gauges and acoustic doppler velocimeter (ADV) / Vectrino equipment. Although an exact match between numerical and laboratory values was not reached, an appropriate incident wave angle and a reasonable amplitude of velocities and water depths was achieved and the same happened to the statistics of those values.
Year: 2021
Number Pages:
73-85pp.
Author(s): Carvalho, R.; Santos, J. A.; BARAJAS, G.O.; Beg, Md. N.A.; LOPES, P.M.; Fortes, C. J. E. M.; Lara, J. L.
: Revista de Gestão Costeira Integrada
Editor: APRH
Volume:
Volume 21, Número 2, 73-85.
Keywords: Oblique extreme wave conditions; Scale-model tests; OpenFOAM®; Wave generation; Breakwater
Info
Marine geohazards: Safeguarding society and the Blue Economy from a hidden threat
Marine geohazards pose a significant threat to the European coastal population and to the development of the Blue Economy. This Position Paper discusses the type (Chapter 2), distribution (Chapter 3) and impact (Chapter 4) of marine geohazards on the European coastal regions and the Blue Economy, as well as what and how novel scientific approaches may broaden our understanding of their trigger mechanisms and drive a risk-mitigating European policy (Chapter 5). This document focuses on short-onset geological hazards and does not deal with long-term processes such as coastal erosion, land subsidence, intrusion of salt water in coastal aquifers; or with hazards associated by atmospheric disturbances such as storm surges and meteo-tsunamis. This document is primarily aimed at local, regional, national and European institutions in charge of managing risk assessments & mitigation, land and sea management, funding research, monitoring and infrastructures, and public awareness of hazards. In addition, this document may also be relevant to the scientific community interested in, or exploring this subject, and to stakeholders outside Europe, in light of the United Nations Decade of Ocean Science for Sustainable Development (2021-2030).
Year: 2021
Number Pages:
100p.
Author(s): KOPP, H.; CHIOCCI, F.L.; BERNDT, C.; ÇA
: EUROPEAN MARINE BOARD
Editor: European Marine Board IVZW
Volume:
POSITION PAPER 26.
Keywords: Risk; Trigger mechanisms; Blue-economy; Marine geohazards
Info
Modelação física da resposta à agitação incidente de um trecho do quebra-mar do porto da Ericeira
Para caracterizar a resposta de um trecho do quebra-mar de taludes do porto da Ericeira à agitação marítima nele incidente, realizaram-se no canal de ondas irregulares do LNEC um conjunto de ensaios com um modelo reduzido desse mesmo trecho. Nesta comunicação descreve-se a instalação experimental, incluindo os diversos instrumentos utilizados para medir as séries temporais das várias grandezas de interesse e o programa de ensaios, apresentando-se as grandezas medidas num subconjunto dos ensaios considerado mais interessante. Nestas grandezas incluem-se a elevação da superfície livre associada à agitação incidente, o espraiamento ao longo do talude, o volume de água de água galgado, a pressão em vários pontos da superestrutura e a erosão do manto protetor utilizando um sensor cujo funcionamento se baseia na tecnologia Time of Flight.
Year: 2021
Number Pages:
91-100pp.
Author(s): Santos, J. A.; Lemos, R.; Fortes, C. J. E. M.; Neves, M. G.; Pinheiro, L.; Pinto, M.; Sanches, C.; Gueifão, J.; Zózimo, A. C.
: Revista Recursos Hídricos
Editor: APRH
Volume:
Vol. 42, N.º 1.
Keywords: Dano; Superestrutura; Galgamento; Espraiamento; Agitação marítima
|
Comunicação
Info
Aplicação do sistema hidralerta de previsão e alerta de inundações: caso de estudo da Praia da Vitória
Descreve-se nesta comunicação o Sistema de Previsão e Alerta de Inundações emZonas Costeiras e Portuárias
Year: 2014
Number Pages:
15p.
Author(s): Poseiro, P.; Sabino, A.; Fortes, C. J. E. M.; Reis, M. T.; Rodrigues, A.
Keywords: Zonas costeiras e portuárias; Sistema; Previsão; Inundação; Galgamento; Alerta
Info
Aplicação do sistema HIDRALERTA na avaliação do risco associado ao galgamento no porto da praia da Vitória
O sistema HIDRALERTA é um sistema de previsão, alerta e avaliação do risco associado ao galgamento e inundação em zonas costeiras e portuárias, tendo como ideia base a utilização de medições/previsões da agitação marítima nessas zonas, para calcular os efeitos dos galgamentos e inundações. Trata-se de um sistema modular que que permite: a avaliação, em tempo real, de situações de emergência, aconsequente emissão de alertas às entidades competentes, e a produção de mapas de risco para apoio ao processo de tomada de decisão, em particular, e à gestão costeira e portuária, em geral.Nesta comunicação descrevem-se os principais desenvolvimentos efetuados, até ao presente, na componente avaliação de risco do sistema HIDRALERTA e apresenta-se uma das aplicações do sistema ao porto e baía da Praia da Vitória, ilustrando as potencialidades do mesmo
Year: 2014
Number Pages:
385-390pp.
Author(s): Fortes, C. J. E. M.; Reis, R.; Reis, M. T.; Poseiro, P.; Capitão, R.; Pinheiro, L.; Craveiro, J.; Santos, J. A.; Silva, S.; Ferreira, J.; Martinho, M.; Sabino, A.; Rodrigues, A.; Raposeiro, P.; Silva,
Keywords: Risco; Inundação; Galgamento; Agitação marítima; Hidralerta
Info
Aplicações do sistema de previsão e alerta do risco de galgamentos em zonas costeiras e portuárias: Costa da Caparica e praia da Vitória
Nesta comunicação, descreve-se o trabalho que tem vindo a ser desenvolvido na aplicação da componente previsão e alerta de risco de galgamentos/inundações do sistema HIDRALERTA na zona costeira da Costa da Caparica, perto da cidade de Almada, e no porto da Praia da Vitória, localizado na ilha Terceira do Arquipélago dos Açores, ambos locais em Portugal.Nesta componente, o sistema avalia as situações de emergência em zonas costeiras e portuárias, em termos de galgamentos/inundações para uma determinada área de interesse e envia automaticamente mensagens de alerta para as autoridades responsáveis. Desta forma, as autoridades poderão atempadamente adotar medidas mitigadoras que evitarão a perda de vidas e minimizarão prejuízos económicos e ambientais. As aplicações efetuadas ilustram as potencialidades do sistema como ferramenta de auxílio à gestão portuária e costeira.
Year: 2014
Number Pages:
10p.
Author(s): Poseiro, P.; Fortes, C. J. E. M.; Reis, M. T.; Santos, J. A.
Keywords: Porto da praia da vitória; Costa da caparica; Hidralerta; Galgamento; Previsão e alerta
Info
Application of the numerical model SWAN in locations with vegetation in the Tiete-Paraná waterway
This paper describes the application of SWAN-VEG to the lake of Ilha Solteiras
Year: 2014
Number Pages:
1371-1378pp.
Author(s): Vieira, A. S.; Gregório, I.C.; Fortes, C. J. E. M.; Suzuki , T.; Maciel, G.
Info
Assessment of flood risk Boca Barranco beach, Canary Islands, Spain
N/A
Year: 2014
Number Pages:
29p.
Author(s): Marcos, G.; Rodriguez, G.; Fortes, C. J. E. M.; Reis, M. T.; Ceballos, J.
Keywords: Swan model; Empirical and numerical models; Run-up/overtopping; Run-up; Flooding; Risk
Info
AVALIAÇÃO COMPARATIVA DE FERRAMENTAS NEURONAIS APLICAÇÃO À PRAIA DA VITÓRIA, TERCEIRA, AÇORES
Neste trabalho, descreve-se a aplicação ao porto e baía da Praia da Vitória, na ilha Terceira, Açores, Portugal, da metodologia de avaliação do risco de galgamentos em estruturas marítimas em desenvolvimento no LNEC, considerando duas ferramentas neuronais para cálculo dos galgamentos baseadas em resultados da aplicação de redes neuronais artificiais, nomeadamente a ferramenta NN_Overtopping2 e a Overtopping Predictor v1.1. Em particular, avalia-se comparativamente quais as implicações que a utilização de cada uma destas ferramentas tem em termos de número de eventos de galgamento e magnitude dos caudais médios galgados, bem como consequente grau de risco, para as 9 secções-tipo de estruturas marítimas estudadas no porto e baía da Praia da Vitória. O período de estudo é de 5 anos (2008 a 2012).
Year: 2014
Number Pages:
10p.
Author(s): Reis, R.; Fortes, C. J. E. M.; Reis, M. T.; Poseiro, P.; Santos, J. A.
Keywords: Praia da Vitória; Porto; Overtopping Predictor v1.1; NN_Overtopping2; Ferramentas neuronais; Galgamentos; Risco
Info
Avaliação comparativa de ferramentas neuronais. Aplicação à praia da Vitória, Terceira, Açores
Neste trabalho, descreve-se a aplicação ao porto e baía da Praia da Vitória, na ilha Terceira, Açores, Portugal, da metodologia de avaliação do risco de galgamentos em estruturas marítimas em desenvolvimento no LNEC, considerando duas ferramentas neuronais para cálculo dos galgamentos baseadas em resultados da aplicação de redes neuronais artificiais, nomeadamente a ferramenta NN_Overtopping2 e a Overtopping Predictor v1.1. Em particular, avalia-se comparativamente quais as implicações que a utilização de cada uma destas ferramentas tem em termos de número de eventos de galgamento e magnitude dos caudais médios galgados, bem como consequente grau de risco, para as 9 secções-tipo de estruturas marítimas estudadas no porto e baía da Praia da Vitória. O período de estudo é de 5 anos (2008 a 2012).
Year: 2014
Number Pages:
10p.
Author(s): Reis, R.; Fortes, C. J. E. M.; Reis, M. T.; Poseiro, P.; Santos, J. A.
Keywords: Praia da vitória; Porto; Overtopping predictor v1.1; Nn_overtopping2; Ferramentas neuronais; Galgamentos; Risco
Info
Avaliação do desempenho de modelos numéricos na simulação de elevação de superfície livre e velocidade ao longo de um canal sujeito a uma onda regular com rebentação
Este trabalho analisa o desempenho dos modelos do tipo Boussinesq COULWAVE, e RANS(FLUENT®, versão 6.3.26, e IHFOAM®, versão 2.0) na simulação da elevação da superfície livre e davelocidade da onda ao longo da sua propagação num canal com um fundo de batimetria variável, sujeito auma onda regular com rebentação. Os modelos numéricos foram aplicados para a condição de agitaçãoincidente de T=2.0s e H=0.12m, e os respetivos resultados são comparados com os resultadosexperimentais. Ambos os modelos simulam adequadamente a maioria das transformações dascaracterísticas das ondas ao longo da sua propagação, o que foi confirmado pelos valores de índice deconcordância encontrados. As diferenças acentuam-se na zona à volta da rebentação, em que os valoresnuméricos são consistentemente inferiores aos resultados experimentais no caso do COULWAVE.
Year: 2014
Number Pages:
89-95pp.
Author(s): Fortes, C. J. E. M.; Didier, E.; Neves, D. R.; Moreira, R.M.; Conde, J. M.; Carvalho, R.; Chacaltana, J.T.A.
Keywords: Ihfoam; Fluent; Coulwave; Rebentação
Info
Avaliação do risco associado a movimentos verticais de um navio em manobra no porto da Praia da Vitória
Neste trabalho descreve-se a aplicação da metodologia, desenvolvida no LNEC, paraa avaliação do risco associado à navegação no porto da Praia da Vitória, ilha Terceira.Esta metodologia envolve a determinação da agitação marítima no porto, dos seusefeitos em termos de movimentos verticais do navio e da avaliação do risco associadoà ultrapassagem dos limiares pré-definidos para esses movimentos.As estimativas das características da agitação em pontos próximos da ilha Terceiraforam obtidas com o modelo de escala regional WAVEWATCH III para o período de01/01/2008 a 31/12/2012. Estes valores foram transferidos para o interior do porto comrecurso aos modelos numéricos SWAN e DREAMS, permitindo a caracterização daagitação marítima no interior do porto.Na determinação dos movimentos verticais do navio em resposta à agitação no interiordo porto, utilizou-se o modelo numérico WAMIT, que permite determinar a resposta dosistema navio-ondas em termos de amplitude do movimento de qualquer ponto donavio, para um conjunto de períodos de ondas, profundidades e ângulos entre o rumodo navio e a direção de propagação da agitação marítima nele incidente. Com efeito,avalia-se os espectros de resposta de um navio (
Year: 2014
Number Pages:
15p.
Author(s): Santos, J. A.; Fortes, C. J. E. M.; Poseiro, P.; Reis, M. T.; Ângelo , J.; Rodrigues, S.
Keywords: Praia da vitória; Zonas portuárias; Sistema; Agitação marítima; Navegação; Risco
Info
Avaliação do risco de galgamento de estruturas portuárias: aplicação ao porto de Ponta Delgada
Neste trabalho, descreve-se a aplicação de uma metodologia para a avaliação do risco degalgamento de estruturas portuárias ao porto de Ponta Delgada, Açores. Esta metodologia envolve,primeiramente, a caracterização da agitação marítima, sendo o estudo da propagação das ondas desde olargo até ao interior do porto feito através do uso combinado dos modelos numéricos WAVEWATCH III,SWAN e DREAMS. Foi considerado um período de estudo de dois anos, entre 2011 e 2012. Os resultadosdo modelo SWAN foram validados através de comparação com dados in situ medidos por boia-ondógrafo.Com base nos valores fornecidos pelo modelo DREAMS, efetuou-se a determinação do caudal médio degalgamento em cinco secções de estruturas portuárias pré-selecionadas, com recurso à ferramenta neuronalNN_OVERTOPPING2. A avaliação do risco associado ao galgamento para cada secção analisada, a partir daprobabilidade de ocorrência de galgamento e das consequências a ele associadas, permitiu a criação de mapasde risco, importantes para o planeamento de operações e de futuras intervenções nos locais em estudo.
Year: 2014
Number Pages:
187-190pp.
Author(s): Pereira, D.; Lopes, L.; Reis, M. T.; Fortes, C. J. E. M.; Poseiro, P.
Keywords: Porto de ponta delgada; Modelação numérica; Agitação marítima; Avaliação de risco; Galgamento de estruturas portuárias; Engenharia costeira
|
|
Capítulo de Livro
Info
Multi-functional artificial reefs for coastal protection
N/A
Year: 2009
Number Pages:
153-210 pp.
Author(s): Voorde, M.; Antunes do Carmo, J.; Neves, M. G.
Editor: Ch. A. Hudspeth, T. E. Reeve
|
Tese de Doutoramento
Info
Trapped-mode propagation along irregular coasts
N/A
Year: 1999
Number Pages:
159 p.
Author(s): Santos, J. A.
Editor: ******
Info
Probabilistic Assessment of the Safety of Coastal Structures
N/A
Year: 1998
Number Pages:
594 p.
Author(s): Reis, M. T.
Editor: ******
Info
Unsteady Nearshore Currents on Longshore Varying Topographies
N/A
Year: 1998
Number Pages:
346 p.
Author(s): Sancho, F. E.
Editor: ******
Info
Simulação da agitação irregular. Técnicas matemáticas
N/A
Year: 1973
Author(s): Carvalho, M. M.
Editor: ******
|
|
Relatório Científico
Info
Agitação marítima na costa portuguesa. Base de dados de temporais.
N/A
Year: 1987
Author(s): Santos, L. M.; Pinto, B. G.; Figueira, P.
Info
Agitação marítima na Costa Portuguesa. Dados de base. Observações efectuadas em Viana do Castelo. Relatório DGP
N/A
Year: 1987
Author(s): Pita, C. A.; Carvalho, M. M.; Santos, J. M. T.; Veloso, E. S.; Damião, A.; Botelho, L.
Info
Agitação marítima na Costa Portuguesa. Dados de base. Observações efectuadas na Figueira da Foz
N/A
Year: 1987
Author(s): Pita, C. A.; Carvalho, M. M.; Santos, J. M. T.; Veloso, E. S.; Damião, A.; Botelho, L.
Info
Agitação marítima na Costa Portuguesa. Dados de base. Observações efectuadas na Póvoa de Varzim e Leixões
N/A
Year: 1987
Author(s): Pita, C. A.; Carvalho, M. M.; Santos, J. M. T.; Veloso, E. S.; Damião, A.; Botelho, L.
Info
Agitação marítima na Costa Portuguesa. Dados de base. Temporais.
N/A
Year: 1987
Author(s): Pita, C. A.; Carvalho, M. M.; Santos, J. M. T.; Veloso, E. S.; Damião, A.; Botelho, L.
Info
Deslocação à Ilha do Pico (Açores) ao abrigo do convénio LNEC-SRES
N/A
Year: 1987
Author(s): Pita, C. A.
Info
Diagramas de refracção para as zonas marítimas adjacentes a Caminha e Viana do Castelo.
N/A
Year: 1987
Author(s): Covas, J. A.
Info
Ensaio em modelo reduzido do molhe de Vila do Porto
N/A
Year: 1987
Author(s): Silva, L. G.; Pita, C. A.
Info
Ensaios de agitação do porto de abrigo do Porto Santo
N/A
Year: 1987
Author(s): Pita, C. A.
Info
Modelo de refracção. Ondas irregulares.
N/A
Year: 1987
Author(s): Covas, J. A.; Pontes, M. T.; Brandão, M. A.
|
|
|
Outro
Info
A nonlinear finite element method for wave propagation over gently varying depths
N/A
Year: 2000
Author(s): Fortes, C. J. E. M.; Fernandes, J. L. M.
Editor: ******
Info
Diagnóstico de Obras de Protecção Portuária
N/A
Year: 2000
Number Pages:
50 p.
Author(s): Neves, M. G.; Santos, J. A.; Ferreira, Ó
Editor: ******
Info
Fenómenos de turbulência e correntes geradas pela rebentação de ondas
N/A
Year: 2000
Number Pages:
18 p.
Author(s): Sancho, F. E.; Neves, M. G.; Tomasicchio, G.; Archetti, R.
Editor: ******
Info
Modelação Numérica da Evolução de Praias Estuarinas - Programa PDCTM (FCT)
N/A
Year: 2000
Author(s): Freire, P.; Oliveira, F. S. B. F.; Fortes, C. J. E. M.
Editor: ******
Morfodinâmica de Embocaduras Estuarinas: Análise a médio e longo prazo
Info
Quebra-mares perfurados: da caracterização do processo de interacção ondas-estrutura ao desenvolvimento de modelos de dimensionamento
N/A
Year: 2000
Number Pages:
50 p.
Author(s): Sarmento, A.; Neves, M. G.; Pita, C.; Oliveira, I. M.; Pontes, T.
Editor: ******
Info
BRISA: Breaking waves interaction with sandbars
N/A
Year: 1999
Number Pages:
30 p.
Author(s): Sancho, F. E.
Editor: ******
Info
Funcionalidade e estabilidade de estruturas de abrigo à acção de agitação marítima
N/A
Year: 1999
Number Pages:
16 p.
Author(s): Neves, M. G.; Losada, M. A.
Editor: ******
Morfodinâmica de Embocaduras Estuarinas: Análise a médio e longo prazo
Info
PRIMO: Prediction and impacts of runup and overwashes
N/A
Year: 1999
Number Pages:
33 p.
Author(s): Ferreira, Ó; Sancho, F. E.
Editor: ******
|