Relatório Científico
Info
Plano de ação
Neste documento apresentam-se os resultados do diagnóstico de eficiência energética numa das 13 entidades gestoras (EG) de serviços urbanos de águas participantes no projeto Avaler+, a EG L, e integra o Deliverable D3.3 do projeto. A EG L é responsável pela captação, transporte e distribuição de água e pela recolha de águas residuais. Os gastos com energia para captação, transporte e distribuição de água e drenagem de águas residuais representam 6,2 % dos gastos totais em 2018. O consumo de energia na captação, transporte e distribuição de água representou 66 % do consumo total de energia na EG, com a etapa de drenagem de águas residuais e a etapa de tratamento de água a representarem 17 % cada uma. Relativamente à eficiência energética, a etapa da captação, transporte e distribuição de água para consumo público revelou um desempenho insatisfatório em energia em excesso por volume de consumo autorizado e mediano em consumo de energia normalizada nas instalações elevatórias. Esta etapa foi depois analisada para cada um dos 9 subsistemas da EG L. Verificou-se que em 2018 o consumo de energia elétrica em cada subsistema analisado variou entre 0 % e 28 % do consumo energético total da EG. O consumo de energia normalizado das instalações elevatórias mostra potencial de melhoria em todos os subsistemas, com diagnóstico insatisfatório e mediano. Para os subsistemas 2 e 3, que foram considerados críticos, das 4 Instalações Elevatórias (IE) inseridas nestes subsistemas 2 têm rendimento insatisfatório e 2 têm rendimento mediano. As identificadas como criticas foram a IE 2.1, por apresentar um desempenho insatisfatório no rendimento e consumo normalizado e por representar 15 % do consumo total da EG L, e a IE 3.1, por apresentar diagnóstico insatisfatório nos mesmos indicadores combinado com uma vida residual de apenas 0,16. Os resultados agora alcançados no diagnóstico (Tarefa 3) constituem a base para o estudo de alternativas (Tarefa 4).
Year: 2020
Author(s): Loureiro, D.; Pisoeiro, J.; Silva, C.; Rosa, M. J.
Keywords: Serviços urbanos de águas; Diagnóstico; Plano de ação; Eficiência energética; Avaliação de desempenho
Info
Plano de ação
Neste documento apresentam-se os resultados do diagnóstico de eficiência energética numa das 13 entidades gestoras (EG) de serviços urbanos de águas participantes no projeto Avaler+, a EG M, e integra o Deliverable D3.3 do projeto. A EG M é responsável pela captação, transporte e distribuição de água e pela recolha de águas residuais. Os gastos com energia para captação, transporte e distribuição de água e drenagem de águas residuais representam 9,4 % dos gastos totais em 2017. O consumo de energia na captação, transporte e distribuição de água representou 94 % do consumo total de energia na EG, uma vez que a drenagem de água residual é maioritariamente gravítica. O desempenho energético foi mediano em energia em excesso por volume de consumo autorizado e insatisfatório em consumo de energia normalizada nas instalações elevatórias. Esta etapa foi depois analisada para cada um dos 7 subsistemas da EG M. Verificou-se que em 2017 o consumo de energia elétrica em cada subsistema analisado variou entre 0 % e 30 % do consumo energético total da EG. O consumo de energia normalizado das instalações elevatórias mostra potencial de melhoria em 5 dos 7 subsistemas. Para os subsistemas 4 e 5, que foram considerados críticos, das 4 Instalações Elevatórias (IE) inseridas nestes subsistemas 3 têm rendimento insatisfatório e 1 tem rendimento mediano. A IE 4.1 foi identificada como crítica por apresentar um desempenho insatisfatório e por representar praticamente a totalidade do consumo energético neste subsistema (18 % do consumo total da EG M). Os resultados agora alcançados no diagnóstico (Tarefa 3) constituem a base para o estudo de alternativas (Tarefa 4).
Year: 2020
Author(s): Loureiro, D.; Pisoeiro, J.; Silva, C.; Rosa, M. J.
Keywords: Serviços urbanos de águas; Diagnóstico; Plano de ação; Eficiência energética; Avaliação de desempenho
Info
Plano de atividades do departamento de barragens de betão para 2020
Apresenta-se o plano de atividades do Departamento de Barragens de Betão (DBB) para 2020, considerando as componentes principais de investigação programada e de estudos por contrato. Em primeiro lugar refere-se, genericamente, a concretização do plano de atividades do ano anterior. Depoiscaracteriza-se a unidade departamental em termos de recursos e enquadram-se as atividades no contexto dos objetivos do LNEC. Faz-se ainda referência à previsão do desempenho operacional e financeiro do DBB em 2020, bem como às necessidades existentes face ao cumprimento do plano proposto.
Year: 2020
Author(s): Batista, A. L.; Lamas, L.; Tavares de Castro, A.; Fonseca, A. M.
Keywords: Estudos por contrato; Investigação programada; Plano de atividades; Departamento de Barragens de Betão
Info
Project UBEST: Understanding the biogeochemical buffering capacity of estuaries relative to climate change and anthropogenic inputs - Final Report
The final technical report of the project
Year: 2020
Author(s): Rodrigues, M.; Fortunato, A. B.; Martins, R.; Rogeiro, J.; Oliveira, A.; Azevedo, A.; Freire, P.; Cravo, A.; Jacob, J.; Rosa, A.
Keywords: Ria Formosa; UBEST coastal observatory; Tagus estuary; Water quality; Hydrodynamics
Info
Recomendações para a mitigação dos riscos associados à permeação de tubagens em redes de abastecimento de água que atravessam zonas com solos contaminados
Este relatório inclui uma parte do estudo desenvolvido pelo LNEC no âmbito das medidas de reabilitação ambiental relacionadas com a utilização da Base das Lajes, nos Açores, pelos Estados Unidos da América (EUA) A parte a que este relatório respeita refere-se às recomendações para a mitigação e prevenção dosriscos associados à permeação de tubagens em redes de adução e abastecimento de água de Santa Rita, na ilha da Terceira, Açores, que atravessam zonas com solos contaminados.
Year: 2020
Author(s): Real, L. P.
Keywords: Reparação; Tubagem; Reabilitação; Permeação; Instalação
Info
Report on cost-benefit analysis
This document presents relevant indicators that may affect the impact of LIFE IMPETUS project actions, as well the results of a Future Scenarios Design exercise, in order to address a sustained approach to their potential.
Year: 2020
Author(s): Ribeiro, R.; Viegas, R.M. C.; Rosa, M. J.
Keywords: Benefits; Costs; Cost-benefit analysis
Info
Report on LIFE IMPETUS International Final Conference
This document summarises the LIFE IMPETUS Final Conference held in Lisbon on 5 December 2019.
Year: 2020
Author(s): Ribeiro, R.; Rosa, M. J.
Keywords: LIFE IMPETUS Final Conference
Info
Report on PAC testing at full scale in FNW WWTP
This document constitutes a Technical report of Action B7.2
Year: 2020
Author(s): Campinas, M.; Viegas, R.M. C.; Silva, C.; Gomes, A.; Rosa, M. J.
Keywords: Efficiency; Energy; Pharmaceutical compounds; Biological reactor; Full scale; Activated carbon; PAC testing; Secondary treatment; WWTP; Faro NW; Wastewater treatment; LIFE Impetus
Info
Report on performance assessment and improvement of BEI WWTP
This document reports the work developed in Beirolas WWTP, namely the long-term monitoring of PhC occurrence throughout the treatment line and the associated operating conditions, for the 24 PhCs and hormones targeted.
Year: 2020
Author(s): Silva, C.; Ribeiro, R.; Mesquita, E.; Alves, R.; Figueiredo, D.; Rosa, M. J.
Keywords: Operating conditions; Wastewater; Pharmaceutical compounds; Full scale demonstration
Info
Report on performance assessment and improvement of Faro NW WWTP
This document reports the reports the work developed in FNW WWTP, namely the long-term monitoring of PhC occurrence throughout the treatment line and the associated operating conditions, for the 24 PhCs and hormones targeted.
Year: 2020
Author(s): Silva, C.; Ribeiro, R.; Mesquita, E.; Martins, A.; Alves, M. H.; Rosa, M. J.
Keywords: Wastewater; Pharmaceutical compounds; Activated carbon; Full scale demonstration
|