Papers
Info
Habitat e Minorias Processos de (des)integração de Grupos Étnicos em Lisboa e no Porto
A relação entre o habitat e os processos de (des)integração social de minorias étnicas provenientes dos PALOP e da população cigana a residirem nas áreas metropolitanas de Lisboa e do Porto constitui o cerne do presente artigo. Faz-se uma breve apresentação dos eixos problemáticos que orientaram a pesquisa empírica a partir da qual se discute a relação acima referida. O artigo dá, ainda, conta de traços e tendências - sócio-demográficas, de trajectórias de emigração, de atitudes face à escola, de desempenhos económico-profissionais e de estratégias face às redes de suporte social - que ajudam a conferir identidade às minorias em presença. A fechar destacam-se algumas das marcas reveladas pela referida pesquisa e procura-se dar um contributo que ajude a equacionar o desafio com que se confronta a sociedade portuguesa, face à crescente diversidade cultural que se consolida no seu seio.
Year: 2002
Number Pages:
24p.
Author(s): Pereira, A.; Silva, D. S.; Rebelo, M.
: Cidade - Comunidade e territórios
Editor: CET/ISCTE
Volume:
3.
Keywords: Integração social; Identidades; Habitat; Minorias étnicas
Info
Health of the Groundwater Regime in a Coastal Delta of East Godavari, Andhra Pradesh, India
N/A
Year: 2002
Number Pages:
5-8 pp.
Author(s): Chachadi, A. G.; Leitão, T. E.
Editor: Costin
Volume:
Number 6.
Info
In-sewer wastewater characterization and model parameter determination using respirometry
Experimental determination of wastewater characteristics and model parameters is required for robust modeling of in-sewer processes. Respirometric assays can be used to determine some of the model parameters thus reducing the number of model parameters to be determined by model calibration and verification. However, the model structure has to be considered for this purpose. The model used consists of three main modules, namely hydrodynamics, advection and dispersion, and biochemical processes, and is applicable in sewers under aerobic dry weather flow conditions. A procedure is proposed to determine important chemical oxygen demand (COD) fractions and model parameters for biochemical processes. Cumulative oxygen utilization proves to be useful for process identification providing extra information on substrate availability during the assay. While the values obtained for both COD fractions and parameters depend on the model structure adopted, the procedure used can easily be adapted to other model formulations.
Year: 2002
Number Pages:
295-305.
Author(s): Almeida, M. C.; Butler, D.
Editor: Water Environment Research
Volume:
70.
Info
Integrated Harbour Navigation Control System NATO PO-NAVIGATION Project
N/A
Year: 2002
Number Pages:
5 p.
Author(s): Covas, J. A.; Santos, J. A.
Editor: Port Technology International
Volume:
Vol. 16, 15-19.
Info
Modernização e renovação de infra-estruturas ferroviárias - Aspectos geotécnicos.
A modernização da rede ferroviária portuguesa inclui, entre outros aspectos, trabalhos demelhoramento e de renovação em diversas linhas. No que se refere à plataforma ferroviária, pretende-seque esta responda adequadamente aos novos requisitos, os quais estão relacionados com o aumento davelocidade dos comboios de passageiros, com o aumento da carga máxima por eixo dos comboios demercadorias e ainda com o aumento do volume de tráfego. Neste trabalho abordam-se alguns dosaspectos relacionados com as características da plataforma, as quais são determinantes para ocomportamento global da via. Apresentam-se alguns aspectos da metodologia utilizada nos estudosrealizados, a partir de 1998, para a renovação da plataforma ferroviária da Linha do Norte, no âmbito doProjecto de Modernização.
Year: 2002
Number Pages:
11pp.
Author(s): Fortunato, E.; Pinelo, A.; Mateus da Silva, J.
Editor: LNEC
Info
Mosteiro de Santa Clara-a-Velha de Coimbra. Cortina de contenção hidráulica
Neste trabalho apresentam-se alguns aspetos do projeto e construção das obras realizadas com vista a colocar a seco o Mosteiro de Santa Clara-a-Velha de Coimbra .
Year: 2002
Number Pages:
84-91pp..
Author(s): Fortunato, E.
: Património Estudos
Editor: IPPAR
Volume:
3.
Keywords: Cortina de contenção hidráulica; Mosteiro de Santa Clara-a-Velha de Coimbra
Info
O desafio das Técnicas Alternativas
N/A
Year: 2002
Author(s): Matos, R. S.
Editor: Revista Ambiente 21
Volume:
1.
Info
Optimization Models for Tourist Water Resources Demand Satisfaction in Bardez, Goa India
N/A
Year: 2002
Number Pages:
22-26 pp.
Author(s): Lobo Ferreira, J. P. C.; Cunha, M. C.
Editor: Coastin
Volume:
Number 7.
Info
Performance indicators as a management support toll
N/A
Year: 2002
Number Pages:
9.1-9.74.
Author(s): Alegre, H.
Editor: Urban Water Supply Infrastructure Management Handbook
Info
Proposta de uma Metodologia para a Definição de Áreas de Infiltração Máxima
De acordo com o Decreto-Lei nº 93/90 relativamente à delimitação da Reserva Ecológica Nacional (REN), onde se incluem as áreas de infiltração máxima, estas são definidas como "áreas em que, devido à natureza do solo e do substrato geológico e ainda às condições de morfologia do terreno, a infiltração das águas apresenta condições favoráveis, contribuindo assim para a alimentação de lençóis freáticos".A partir deste conceito procurou-se desenvolver uma metodologia que permitisse a definição destas zonas. A metodologia proposta baseia-se na informação cartográfica existente sobre solos, uso do solo, topografia e geologia/hidrogeologia.Esta informação cartográfica permite derivar valores de parâmetros que condicionam o processo de infiltração: o tipo de solo, a quantidade máxima de água utilizável para a evapotranspiração e o declive da superfície topográfica. Considera-se ainda um factor geológico, relacionado com a fracturação ou a carsificação.Definem-se as áreas de infiltração máxima escolhendo os locais onde os parâmetros assumem determinados valores. Para permitir uma mais fácil verificação das áreas mais e menos favoráveis à infiltração, desenvolveu-se o índice de facilidade de infiltração (IFI) que se baseia no somatório dos valores assumidos por cada um dos parâmetros.Os dois procedimentos foram aplicados para definir as áreas de infiltração máxima em dois casos de estudo: o sistema aquífero da Mexilhoeira Grande (Algarve) e a área do concelho de Montemor-o-Novo incluída na carta nº 446 à escala 1:25 000.
Year: 2002
Number Pages:
63-74 pp.
Author(s): Oliveira, M. M.; Lobo Ferreira, J. P. C.
Editor: Revista Recursos Hídricos, Vol. 23 n.º 1, Maio 2002
|