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Novos desafios na monitorização da estrutura de ampliação da pista do Aeroporto da Madeira
O Aeroporto da Madeira é uma infraestrutura crítica com características estruturais únicas, o que motivou a monitorização do seu comportamento estrutural desde a construção da estrutura deampliação da pista, que decorreu entre 1995 e 2000.O conhecimento adquirido do comportamento da estrutura em serviço, bem como a significativa evolução tecnológica, tornaram natural uma atualização do sistema de monitorização, tendo em vista o incremento de informação relevante para a gestão da sua conservação. Para além de novos sistemas de aquisição e comunicação, a atualização operada compreendeu a instalação de novas funcionalidades, designadamente a monitorização do movimento das juntas de dilatação e do comportamento dinâmico, quer através de acelerómetros e extensómetros em fibra óptica, quer por via deum sistema de correlação digital de imagem.Nesta comunicação é brevemente descrito o sistema de monitorização original, bem como os novos sensores e alguns dos resultados iniciais, que se afiguram promissores.
Year: 2022
Number Pages:
123-130.
Author(s): Oliveira Santos, L.; Xu, Min; Reis, J. P.; Barros, F.; Aguiar, S.; Sousa, P.; Tavares, P.; Moreira, P.; Franco, E.
: Revista Portuguesa de Engenharia de Estruturas
Editor: LNEC
Volume:
Série III. n.º 18.
Keywords: Monitorização dinâmica; Monitorização da integridade estrutural; Correlação digital de imagem; Aeroporto da Madeira
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Calibration of partial safety factors using FORM
Partial safety factors present in codes are defined for the design of broad populations of structures. As a consequence, they do not always reflect correctly the uncertainties for specific existing structures. The possibility of adjusting them has therefore great interest when assessing an existing structure. The concept of design point connected to FORM offers a simple method to calibrate partial safety factors for individualvariables. This paper discusses the overall methodology and develops a set of analytical expressions for the probabilistic models more common in structural reliability.As it will be seen the partial factor for a particular variable can be adjusted once defined: (1) probabilistic model used to describe the uncertainty in that variable; (2) coefficient of variation of the variable; (3) fractileimplicit on the characteristic value used to quantify the design value; (4) importance of the variable in the limit state under consideration (measured by the respective sensitivity factor), and (5) target reliabilityindex.The choice of the probabilistic model influences significantly the partial factors and this influence rises as the coefficient of variation increases. As a consequence, more attention must be paid when choosing a probabilistic model for a variable with high coefficient of variation.
Year: 2020
Number Pages:
29-42.
Author(s): Jacinto, L. A. do C.; Oliveira Santos, L.; Neves, L.
: Revista Portuguesa de Engenharia de Estruturas
Editor: LNEC
Volume:
Série III, nº 14.
Keywords: Existing structures; Sensitivity factors; FORM; Partial safety factors; Structural safety
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Probabilistic structural analysis of São João Bridge based on the on-site study of the time-dependent behavior of concrete
This article aims to present a procedure to take into account the variability ofthe time-dependent behavior of concrete on its structural effects, evaluatedfrom the study of creep and shrinkage based on experimental data obtainedon-site. For this purpose, the S~ao Jo~ao Bridge, a railway bridge built in Porto,Portugal in 1991, is presented as a case study. S~ao Jo~ao Bridge is a railwaybridge crossing the river Douro. It is a prestressed concrete structure, with atotal length of 1,028 m, including the main span of 250 m, two side spans of125 m, six approaching spans on the left river bank, and three approachingspans on the right river bank (Porto). During bridge construction, a comprehensivestructural health monitoring (SHM) system was set up, as well as anon-site study of time-dependent behavior of concrete. This study was based oncreep 15 specimens and 15 shrinkage specimens, prepared simultaneously withsome segments of the deck, using the same material, and it was kept runningduring almost 20 years. The results of this study were treated statistically andused as random variables in a probabilistic analysis of the time-dependentbehavior of the bridge. After a brief description of the mentioned on-site studyand the bridge SHM system, the paper presents the procedure followed on thebridge numerical probabilistic analysis. Finally, the values computed by thenumerical model are presented and compared with the experimental valuesprovided by the SHM.
Year: 2020
Number Pages:
11p.
Author(s): Oliveira Santos, L.; Xu, Min; Virtuoso, F.
: Structural Concrete
Editor: Structural Concrete - Wiley Online Library
Volume:
2020.
Keywords: structural health monitoring; experimental data; creep and shrinkage; probabilistic structural analysis; time-dependent behavior of concrete,
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Metodologias para avaliação da segurança estrutural de obras de arte existentes. Aplicação ao caso da reabilitação da Linha de Sena
Neste artigo apresentam-se metodologias destinadas à avaliação estrutural de obras de arte existentes e o caso concreto da sua aplicação à avaliação da segurança estrutural de pontes da Linha de Sena, em Moçambique, efetuada pelo Laboratório Nacional de Engenharia Civil, no âmbito da reabilitação desta linha, trabalho que foi levado a cabo pela Mota-Engil Ferrovias.Para além do desenvolvimento das metodologias de avaliação da segurança estrutural, este estudo envolveu diversas vertentes, designadamente a inspeção e o levantamento geométrico das obras, a sua modelação e o cálculo dos esforços devidos à circulação ferroviária, considerando as características do tráfego que circula ouse prevê que venha a circular nesta linha.Nesta análise foram tidos em conta os fenómenos de fadiga, no caso das pontes metálicas.
Year: 2017
Number Pages:
115-126pp..
Author(s): Silveira, A. P. C. da; Coelho, T.; Asseiceiro, F.
: RPEE
Editor: Laboratório Nacional de Engenharia Civil
Volume:
Série III / n.º 3.
Keywords: Linha de Sena; Ponte ferroviária; Método do dano acumulado; Fadiga; Segurança estrutural
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Monitorização do comportamento dinâmico da Ponte de São João
A ponte ferroviária de São João, sobre o rio Douro, na cidade do Porto, é uma estrutura de betão armado pré-esforçado, com uma extensão total de 1028,8 m. Projetada pelo Prof. Edgar Cardoso, esta obra de arte foi inaugurada em 1991.A ponte foi instrumentada durante a construção tendo em vista a caracterização experimental do seu comportamento estrutural estático, com base em campanhas periódicas. Em 2007 foi efetuada a modernização do sistema instalado, visando fundamentalmente a automatização das medições. Posteriormente foi instalado um sistema de monitorização de vibração contínua. Para a identificação de características dinâmicas da estrutura em tempo real, a partir das acelerações adquiridas, foi desenvolvido um procedimento automático, com base no método de identificação estocástica em subespaços usando as funções de correlação (SSI-COV) e a análise de clusters.Nesta comunicação é apresentada a metodologia desenvolvida e os resultados obtidos durante um ano e meio de monitorização.
Year: 2017
Number Pages:
99-108.
Author(s): Xu, Min; Oliveira Santos, L.; Suleyman, Naim
: Revista Portuguesa de Engenharia de Estruturas
Editor: LNEC
Volume:
Série III, nº 5.
Keywords: Ensaios de vibração ambiente; Análise modal operacional; Monitorização dinâmica contínua; Ponte ferroviária
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Ensaios da Ponte Internacional de Valença após a reabilitação dos pilares e fundações
A Ponte Internacional de Valença sobre o rio Minho, construída em 1886, é uma obra de arte metálica destinada ao tráfego rodoviário e ferroviário. Recentemente, com o intuito de prolongar a vida útil da obra e aumentar a segurança de circulação, foi efetuada uma intervenção profunda ao nível das fundações, dos pilares, dos aparelhos de apoio e do sistema resistente às forças horizontais.Na sequência desta intervenção foram realizados ensaios de carga estáticos e ensaios de frenagem, com o objetivo de aferir o sucesso da reabilitação. Para esse efeito, na conceção dos ensaios e da instrumentação efetuada houve particular atenção à caracterização do comportamento dos pilares, dos aparelhos de apoio e dos dispositivos de absorção das forças horizontais.Na presente comunicação, para além de uma breve descrição da obra e dos trabalhos de reabilitação, descrevem-se os ensaios realizados e apresentam-se os principais resultados obtidos, que permitiram caracterizar o comportamento da estrutura nas novas condições de funcionamento.
Year: 2015
Number Pages:
49 - 57pp.
Author(s): Oliveira, P.; Xu, Min; Oliveira Santos, L.; Campos, P.
: Revista Portuguesa de Engenharia de Estruturas
Editor: rpee
Volume:
Série II, nº15.
Keywords: Dispositivos LUD; Ensaios de frenagem; Reabilitação; Ponte metálica
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Aeolian Microtextures in Silica Spheres Induced in Wind Tunnel Experiment: Comparison with Aeolian Quartz
Microtextures in quartz attributed to aeolian transport, principally bulbous edges and abrasion fatigue haveseldom been tested in the laboratory under controlled conditions. A wind tunnel experiment was conducted,using glass spheres (>70% SiO2) as a proxy for quartz, with the objective of determining the extent of mechanicaldamage to silica/glass transported in a mixture with quartz beach sand.
Year: 2012
Number Pages:
10pp.
Author(s): Costa, P.; Andrade, C.; Mahaney, W.; Marques da Silva, F.; Freire, P.; Freitas, M. Conceição; Janardo, C.; Oliveira, M. Alexandra; Silva, T.; Lopes, V.
: Geomorphology
Editor: Elsevier
Keywords: Aeolian transport; Silica spheres; Wind tunnel
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Ensaios de carga de pontes
N/A
Year: 2011
Number Pages:
14-18.
Author(s): Oliveira Santos, L.
: Construção Magazine
Editor: Engenho e Média, Lda
Volume:
43.
Keywords: Ensaios ambiente; Ensaios de carga
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Ensaios estáticos e dinâmicos da ponte sobre o rio Mondego na auto-estrada A17
A ponte sobre o rio Mondego na auto-estrada A17 foi sujeita a ensaios estáticos e dinâmicos realizados no final da sua construção. Para além de uma descrição geral da estrutura e dos procedimentos adoptados durante os ensaios estáticos e dinâmicos, são apresentados alguns dos principais resultados, estabelecendo-se a comparação entre valores medidos e calculados.
Year: 2009
Number Pages:
29-36pp.
Author(s): Xu, Min; Oliveira Santos, L.
: Revista Portuguesa de Engenharia Estrutura
Editor: rpee
Volume:
Série II, nº5.
Keywords: Ponte de betão pré-esforçado; Linhas de influência; Identificação modal; Ensaios dinâmicos; Nivelamento hidrostático; Ensaios de carga
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Simulation of ventilated facades in hot and humid climates
The Hong Kong climate is sub-tropical with a hot and humid weather from May to September and temperate climate for the rfemaining 7 month period. A mechanical ventilation and air-conditioning (MVAC) system is ususally operated to avoid the high temperatures resulting in high peak cooling loads. The facade design has a significant influence on the energy performance of office buildings. This work evaluates different ventilated facade designs in respect to energy savings.Thermal building simulations(TRNSYS)were linked to nodal airflow network simulations (COMIS)for detailed ventilated double-skin facade performance. In prder to validate the model, simulations were carried out for an office building in Lisboa; the results were compared with measured data from the same building. The simulation results of surface and air temperatures show good agreement with the measurements. The results of the study can be used to reduce surface emperatures by using different materials for the roller blind that is positioned in the cavity od the double-skin facade. The results can further be used to reduce the high peak cooling loads during the summer period. This may result in significat energy savings and a reduction in the system's cooling capacity. It prooved that a careful facade design can play an important role in highly glazed buildings and provides potential for energy efficiency.
Year: 2009
Number Pages:
361-373.
Author(s): Haase, M.; Marques da Silva, F.; Amato, A.
Editor: Elsevier
Volume:
41.
Keywords: Double skin faã§ades
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Comunicação
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Aplicação da Análise de Componentes Principais na monitorização da integridade estrutural
Com o avanço tecnológico, a monitorização estrutural passou a utilizar uma variedade significativa desensores, resultando num grande volume de dados coletados em tempo real, o que exige um tratamentoadequado para a deteção de danos estruturais. A aplicação de métodos robustos de tratamento estatísticoé essencial para a identificação de padrões dentro desse conjunto de dados.No âmbito das atividades de observação de estruturas no Laboratório Nacional de Engenharia Civil(LNEC), foi desenvolvida uma metodologia de análise estatística para o pré-processamento dos dadosobtidos da monitorização estrutural. Essa metodologia permite a identificação de sensores comcomportamentos anómalos, a eliminação de informações redundantes e o reconhecimento de padrões decomportamento ao longo do tempo.Nesta comunicação apresenta-se uma aplicação da metodologia desenvolvida a múltiplas sériestemporais de dados de diversas grandezas físicas, provenientes de sensores integrados no sistema demonitorização estrutural da Ponte 25 de Abril. O processo inclui a utilização de técnicas de análiseestatística descritiva, abrangendo tanto análises estatísticas univariadas e multivariadas quanto a Análisede Componentes Principais (ACP).
Year: 2024
Number Pages:
601-610pp..
Author(s): Coelho, T.; Xu, Min; Oliveira Santos, L.
Editor: Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto
Keywords: Monitorização estrutural; Pontes; Análise de componentes principais
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Identificação de alterações nas condições de apoio de uma ponte ferroviária
A Monitorização da Integridade Estrutural (MIE) permite avaliar o desempenho das estruturas emserviço com base na medição de grandezas relevantes através de sistemas sensoriais instalados nasestruturas, recorrendo a algoritmos de análise que permitem identificar danos. Uma das abordagens maisutilizada recorre a métodos estatísticos para a extração de informação sensível a danos ou a parâmetrosda resposta estrutural para classificação da condição estrutural.Em pontes, as técnicas de identificação de dano mais utilizadas recorrem às caraterísticas dinâmicas daestrutura obtidas através de métodos de identificação modal estocástica como parâmetros de entradapara a classificação da condição estrutural. Estas técnicas de identificação de dano baseiam-se napremissa de que alterações na massa, rigidez, amortecimento ou condições de fronteira do sistemaestrutural provocam alterações detetáveis nas propriedades dinâmicas da estrutura, uma vez que ascaracterísticas modais são função destas propriedades.No presente artigo apresenta-se uma aplicação prática que permitiu detetar alterações nas condições deapoio de uma ponte ferroviária através das suas frequências naturais de vibração. As característicasmodais da estrutura foram obtidas experimentalmente através do método de identificação estocásticaem subespaços, na sua variante SSI-COV. Por sua vez, a classificação da condição estrutural foirealizada através de testes estatísticos aplicados às séries de resíduos obtidas após a remoção dos efeitosprovocados pelas variações operacionais e ambientais. São também apresentados os estudos numéricosdesenvolvidos que permitiram determinar o tipo e a localização desta alteração estrutural.
Year: 2024
Author(s): Oliveira, P.; Oliveira Santos, L.; Freire, L.; Lopes, N.
Editor: Encontro Nacional BETÃO ESTRUTURAL - BE2024
Keywords: Deteção de dano; Monitorização Estrutural; Ponte Ferroviária
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Modelação dos efeitos das expansões do betão num pilar da ponte da Foz do Dão
Apresenta-se a atualização e o melhoramento da modelação dos efeitos das expansões do betão num pilar da ponte da Foz do rio Dão, integrada no IP3, sobre a albufeira da barragem da Aguieira, ponte que foi substituída em 2015 devido à degradação dos pilares provocada por reações expansivas de origem interna no betão.Para interpretar o comportamento estrutural do pilar foram usados modelos numéricos tridimensionais nas vertentes estrutural, térmica e higrométrica. No cálculo das expansões consideraram-se as influências da temperatura e da humidade interna do betão, bem como dos efeitos de confinamento proporcionados pelas armaduras e pelas tensões devidas às cargas aplicadas.No modelo estrutural foi considerado o comportamento viscoelástico do betão, o comportamento elasto-plástico das armaduras e a degradação do módulo de elasticidade do betão devida às expansões. As principais ações são o peso próprio do pilar e do tabuleiro, a pressão hidrostática, as variações de temperatura e as expansões.O modelo foi calibrado tendo em conta os resultados de ensaios laboratoriais, efetuados em amostras extraídas da ponte, e de nivelamentos do tabuleiro realizados a partir de 2005. Foram também considerados os resultados de inspeções subaquáticas e de ensaios de vibração ambiente.
Year: 2024
Number Pages:
659-668pp..
Author(s): Folgado Santos, C.; Dias, I. M.; Oliveira Santos, L.; Batista, A. L.
Editor: Grupo Português de Betão Estrutural
Keywords: Ponte Foz do Dão; Elementos finitos; Modelo de dano; Viscoelasticidade; Reações expansivas do betão
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Roteiro para adaptação climática de pontes de betão armado: Ponte sobre o Rio Angueira
A maioria dos colapsos de pontes ocorre devido à combinação simultânea de vários fatores, muitas vezes durante ou após um evento natural extremo, que tem a particularidade de explorar vulnerabilidades estruturais escondidas. Foi assim em Portugal com o colapso da Ponte Hintze Ribeiro, cuja vulnerabilidade ao nível das fundações foi exposta durante um período de cheia, e em Itália com a Ponte Morandi, cuja vulnerabilidade ao nível da ligação dos tirantes ao tabuleiro foi manifesta durante a ocorrência de chuva intensa. De acordo com um relatório da Comissão Europeia, o impacto da pressão climática já representa 30% a 50% dos custos atuais de manutenção de estradas na Europa. Entretanto, o número de fenómenos climáticos extremos parece estar a aumentar, em virtude de alterações no sistema climático provocadas pelas emissões de gases com efeito de estufa. Estarão as pontes mais vulneráveis a colapsos em função dos fenómenos climáticos extremos? Será a adaptação às alterações climáticas uma nova dimensão na reabilitação? Este artigo pretende sintetizar um roteiro para adaptação climática de pontes de betão armado, bem como apresentar um plano de adaptação com base na realidade da ponte sobre o Rio Angueira.
Year: 2024
Number Pages:
531-540pp..
Author(s): Figueiredo, E.; Moldovan, I.; Oliveira Santos, L.; Dias, L.
Editor: Grupo Português de Betão Estrutural
Keywords: Resiliência; Adaptação; Alterações climáticas; Betão armado; Pontes
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Assessment of a Damaged Bridge Based on Modal Identification from Ambient Vibration Tests
The dynamic characteristics of a structure reflect its global structural behaviour. It is common practice to perform structural damage detection based on changes in the modal parameters between a reference state and the current (possibly damaged) state, using ambient vibration tests. However, the environ-mental and operational conditions also affect the structural dynamic characteris-tics, therefore the exclusion of these effects is necessary in order to correctly identify the damage.This paper presents a case study of a 40-years-old bridge located on the reservoir of Aguieira Dam. This bridge was severe damaged due to internal swelling reac-tions in concrete which affected particularly the piers and foundations and was disabled in 2015.Between 2011 and 2021, eight ambient vibration tests and 20 geodetic survey campaigns were carried out. A statistical analysis procedure was used to remove environmental and operational effects on the identified structural dynamic char-acteristics to assess the progression of the bridge damage. Finally, a joint analy-sis of the results obtained by both methods is established.The study demonstrates that, using statistical analysis tools, it is possible to de-tect the changes in the dynamic characteristics, caused by the structural damage. The results obtained from the ambient vibration tests were also confirmed by geodetic survey.
Year: 2023
Number Pages:
10p..
Author(s): Xu, Min; Oliveira Santos, L.
: Lecture Notes in Civil Engineering
Editor: Springer
Keywords: Multiple Linear Regression; Internal swelling reactions in concrete; Environmental con-ditions; Dynamic characterization; Damage evaluation
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A Monitorização Estrutural no Apoio à Decisão
Na sequência da deteção, por técnicos do Instituto de Soldadura e Qualidade (ISQ), de fendas junto às aberturas existentes nas extremidades das chapas de ligação dos dois perfis
Year: 2022
Number Pages:
30.
Author(s): Silveira, A. P. C. da
Editor: JPEE
Keywords: fendilhação; Variações de tensão; Ponte suspensa
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Avaliação das condições de exploração da Ponte de São Gonçalo em Amarante
A presente comunicação refere-se à avaliação das condições de exploração da Ponte de São Gonçalo em Amarante. O estudo efetuado incluiu diversas fases, tendo-se iniciado pela inspeção visual da ponte e o seu ensaio dinâmico de vibração ambiente. Seguiu-se a definição de um modelo numérico calibrado com base nos resultados obtidos, que foi utilizado para avaliação das condições de exploração da Ponte de São Gonçalo, considerando os cenários de carregamento considerados pertinentes.
Year: 2022
Number Pages:
15p.
Author(s): Xu, Min; Leitão, N. S.; Pipa, M.
Editor: JPEE
Keywords: Avaliação das condições de exploração; Caracterização dinâmica; Modelo de elementos finitos; Ponte de alvenaria de pedra
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MONITORIZAÇÃO ESTRUTURAL DA PONTE DO FREIXO
A presente comunicação descreve os resultados obtidos com o sistema de monitorização da integridade estrutural instalado na Ponte do Freixo, sobre o rio Douro. Trata-se de uma estrutura de betão armado pré-esforçado, composta por dois tabuleiros geminados. Estes tabuleiros têm uma extensão total de 705 m e são constituídos por uma viga em caixão unicelular de 8 tramos, de secção variável em altura.Os dados obtidos a partir dos sensores instalados possibilitaram efetuar uma avaliação da integridade estrutural ao longo do tempo, tirando-se partido da semelhança existente entre os dois tabuleiros da ponte para comparação de resultados. A monitorização desta obra compreende a identificação das características dinâmicas da estrutura.
Year: 2022
Number Pages:
12.
Author(s): Coelho, T.; Silveira, A. P. C. da; Xu, Min; Freire, L.
Editor: JPEE
Keywords: Pontes, Monitorização Estrutural, Comportamento Dinâmico
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Next-generation of Monitoring Systems towards Infrastructure Resilience
Resilience has become an increasingly important concept in our society. More precisely, it is a concept that applies to many aspects related to human life quality, from ecology and environment to societal and organizational structures as well as from infrastructure and built environment to economy.In this context, this work aims to introduce a concept on Structural Health Monitoring to enhance the resilience of infrastructure. Firstly, how monitoring may offer useful information to the pre-event measures (pro-active monitoring) and the post-event measures (reactive monitoring) is introduced. Then, the Performance Indicators (PI) that may significantly benefit from monitoring data, i.e. better quantification, will be identified, including policy indicators, technical-specific indicators, and economic and social indicators. Finally, and towards the desired better quantification, both current monitoring techniques and future trends, by benefiting from Industry 4.0, will be addressed.
Year: 2022
Number Pages:
8p.
Author(s): Sousa, H. M.; Oliveira Santos, L.; Makhoul, N.
Editor: ICONHIC
Keywords: Industry 4.0; Infrastructure; Monitoring; Resilience
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Novel trends on the assessment and management of maritime infrastructures: outcomes from GIIP project
Climatic conditions, load, fatigue, aging and other factors causes a de-terioration in civil infrastructures. As a consequence, repair and maintenance work actions are needed, being the former considered as more expensive than the latter ones. Indeed, an accurate method for measuring corrosion is a fundamental prerequisite for the detection of damaged areas and for planning an effective re-pairing of concrete maritime structures. In this article a comparation between two surrogate models, Markov Chains and Neuronal Networks, is presented and ap-plied to predict the results of corrosion sensors of an infrastructure data set. The proposed methodology benefits from current monitoring practice and have the objective to develop a modular decision support system for the integrated asset management, taking into account operational, economic and environmental cri-teria. The results could contribute to the possibility of adapting these degradation models to aggressive environments and repaired structures, thus generating ac-curate maintenance strategies, and reducing costs. This methodology is part of the ongoing study
Year: 2022
Number Pages:
8p.
Author(s): Rincon, L.; Matos, J.; Pereira, E. V.; Marcelino, J.; Oliveira Santos, L.; Moscoso, Y.; Bastidas-Arteaga, E.
Editor: WCSCM
Keywords: Maritime infrastructures; Corrosion; Monitoring practice; Markov chains; Neuronal networks; Maintenance actions
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Tese de Doutoramento
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Retracção do betão em pontes
A retracção tem uma importância significativa na concepção, dimensionamento, processoconstrutivo e comportamento em serviço de grandes estruturas de betão. No entanto, não estãoainda completamente esclarecidos os mecanismos básicos a ela inerentes e o modo comointeragem entre si, além de que os modelos de previsão não consideram de forma adequada ainfluência dos factores que a determinam.Os objectivos desta dissertação prendem-se com o estudo da retracção do betão e suasconsequências estruturais em pontes, aprofundando e desenvolvendo trabalhos anteriormenteefectuados neste domínio.Neste sentido, foi planeada uma extensa campanha de ensaios em provetes tendo em vista, aavaliação da influência da espessura das peças, a quantificação da retracção diferencial que seprocessa na espessura das peças, a avaliação da influência de diferentes condições ambientais,para além da aferição da metodologia experimental utilizada pelo Núcleo do Observação deEstruturas do LNEC.Foi também realizado um conjunto de ensaios com vista a obter um melhor esclarecimento darelação entre a retracção de provetes de betão colocados em obra e a retracção que ocorre nassecções dos tabuleiros em caixão de pontes. Para tal, foram executados e instrumentadospainéis de parede de betão que foram mantidos em condições ambientais semelhantes às dasalmas de um tabuleiro em caixão, isto é, uma das faces sujeita a ambiente interior e a outra aambiente exterior e, simultaneamente, foi também avaliada a retracção do mesmo betão emprovetes colocados nesses diferentes ambientes. Com a informação obtida foi possível, por umlado, avaliar a retracção das peças sujeitas a diferentes ambientes em duas superfícies opostase, por outro lado, esclarecer qual a relação entre a retracção medida em provetes de betão e aretracção que ocorre nos elementos estruturais cujas faces opostas estão sujeitas a essesdiferentes ambientes.Com base nos resultados obtidos nos ensaios realizados, foi proposta uma metodologia para amodelação do comportamento estrutural de pontes que considera a não uniformidade daretracção do betão na secção transversal do tabuleiro. Essa metodologia, que consiste naconsideração integrada de um modelo longitudinal global da estrutura e de modelos locais dasaduelas, tirando partido da informação experimental disponível sobre a retracção, foi aplicada àspontes S. João e Miguel Torga, cujo comportamento estrutural é observado pelo LNEC.Por último, apresentam-se as principais conclusões do trabalho e formulam-se algumasperspectivas sobre o seu desenvolvimento futuro.
Year: 2007
Author(s): Santos, T.
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Relatório Científico
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Relatório de atividades do Núcleo de Observação de Estruturas no ano de 2023
O presente documento visa apresentar de forma sucinta as atividades desenvolvidas pelo Núcleo deObservação de Estruturas do Departamento de Estruturas durante o ano de 2023. A atividade desenvolvida está apresentada de acordo com as vertentes habitualmente consideradas no LNEC, isto é, i) Investigação e Inovação; ii) Estudos e pareceres; iii) Outras atividades científicas e técnicas. Este relatório inclui também uma caracterização dos recursos humanos afetos ao núcleo, bem como da faturação externa obtida.
Year: 2024
Author(s): Oliveira Santos, L.
Keywords: Núcleo de Observação de Estruturas; Relatório de atividade
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Software DT500COM - Controlo dos Geologgers da Série DT500, da Datataker
Neste relatório apresenta-se o software desenvolvido para controlo das subunidades de aquisição Geologger série 500, da Datataker. Para além de se fornecerem indicações para trabalhar com o software referido, é feita uma apresentação do projeto desenvolvido na linguagem de programação C#.
Year: 2016
Author(s): Silveira, A. P. C. da; Barateiro, J.
Keywords: C#; Data logger; Porta série
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OPÇÕES E PARÂMETROS ADOPTADOS NO ANEXO NACIONAL DA EN-1991-1-5
Em 1975 a Comunidade Económica Europeia adoptou um programa de acção tendente aharmonizar as especificações técnicas e a eliminar entraves técnicos, na área daconstrução.Neste sentido foram criadas regras técnicas para o projecto de estruturas, que numaprimeira fase coexistiriam com as regras preconizadas na regulamentação nacional, masque posteriormente as deveriam substituir.Deste modo encontra-se em fase final de desenvolvimento um conjunto de EurocódigosEstruturais, dos quais faz parte o Eurocódigo 1
Year: 2008
Number Pages:
40pp.
Author(s): Silveira, A. P. C. da
Keywords: Parâmetros adoptados; Opções; En-1991-1-5; No anexo nacional
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Materiais metálicos. Arames. Ensaio de dobragem alternada. Projecto de revisão da NP 851 (1971)
O presente trabalho apresenta um projecto de revisão da Norma Portuguesa NP 851 (1971)
Year: 1991
Author(s): Baptista, A. M.
Keywords: Normalização; Ensaio de Dobragem Alternada; Arames; Materiais metálicos
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Materiais metálicos. Ensaio de dureza. Ensaio Vickers. 1ª Parte: HV5 a HV100. Projecto de Norma Portuguesa.
O presente trabalho apresenta um projecto de Norma Portuguesa relativo ao ensaio de dureza Vickers (HV5 a HV100) de materiais metálicos, e insere-se numa série de estudos programados pelo autor, enquanto coordenador da normalização nacional no domínio dos ensaios mecânicos, físicos e não-destrutivos de materiais metálicos, a fim de actualizar as Normas Portuguesas existentes neste domínio.O texto apresentado consiste na versão final de uma proposta redigida pelo autor, na sequência dos estudos efectuados ao nível da Comissão Técnica de Normalização competente.
Year: 1990
Author(s): Baptista, A. M.
Keywords: Normalização; Ensaio Vickers; Ensaio de dureza; Materiais metálicos
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