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Gap inner presure in multy-storey double skin facades
double-skin façades (DSF) areused as an architectural solution to improve indoor comfort being characterized by having at least two membranes between the indoor occupied space and the exterior environment, separated by ana ir gap where the shading devices lie. The pressure within he gap plays an important role on i) the glazing structural safety; ii) te sahft ventilation, in particular if a natural ventilation scheme is implemented, but also to promote an efficient gap air change, and; iii) the safety of the maintenence satff, especially when windows may be opened to the interior.Although there are several DSF typologies only the multi-storey case, where no horizontal or vertical partitioning exists between the two skins, will be analised in this paper. Nevertheless, there are still a number of possible layouts for multi-storey DSF that might impose different pressure distributions within the gap. This paper refers to a set of wind tunnel tests made over a building model wit different multi-storey DSF layouts - from open an all edges to fully lateral closure and from naroow to wide gap depths, for an extented range of wind directions. The experimental data showed a layout dependent inner wall pressure distribution that may be considered different from the unsheltered building.
Year: 2008
Number Pages:
1553-1559.
Author(s): Marques da Silva, F.; MG Gomes
Editor: Elsevier
Volume:
40.
Keywords: Double skin façades
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Load Tests of a Cable-Stayed Bridge in Coimbra, Portugal
Field load testing is an effective method to evaluate bridge performance and to calibrate structural models. This paper presents the load tests of the cable-stayed Rainha Santa Isabel Bridge which crosses the Mondego River near Coimbra, in Portugal. During these tests, several parameters were measured, like vertical displacements of the deck, horizontal displacements of the mast, rotations, strains and stay forces. Different types of equipment were used in order to get more accurate measurements. The experimental results are compared with the analytical values computed with a finite element model of the bridge.
Year: 2007
Number Pages:
337-341pp.
Author(s): Oliveira Santos, L.; Xu, Min
: Structural Engineering International
Editor: Taylor & Francis
Volume:
Volume 17, Number 4.
Keywords: finite element method; instrumentation; load tests; cable-stayed; bridges
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Comunicação
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Metodologias Bayesianas de actualização em avaliações estruturais
As metodologias probabilísticas têm sido consideradas como sendo as mais adequadas na avaliação da segurança de estruturas existentes. Dentro das metodologias probabilísticas, as metodologias Bayesianas surgem como ferramentas muito valiosas na medida em que permitem actualizar modelos probabilísticos quando informações novas se tornam disponíveis, sem ignorar qualquer informação relevante existente. As metodologias Bayesianas permitem, desta forma, integrar os dois tipos de informação, a nova (também chamada informação à posteriori) e a informação existente (também chamada informação à priori).Nesta comunicação propõe-se aplicar estas metodologias ao caso específico em que a informação nova é do tipo amostral e o modelo probabilístico a actualizar é do tipo Normal. Conforme se sabe, para que seja possível actualizar a distribuição de probabilidade de uma variável aleatória, é necessário assumir que pelo menos um dos parâmetros da sua distribuição é, ele próprio, variável aleatória. No caso específico de modelos normais, a distribuição é descrita por dois parâmetros que coincidem com os dois primeiros momentos (a média e a variância). Através dum exemplo, analisam-se as implicações de se admitir que apenas a média é aleatória e de se admitir que tanto a média como a variância são aleatórias.O exemplo apresentado diz respeito à determinação da distribuição de probabilidade do momento resistente da secção do tabuleiro de um viaduto. A distribuição de probabilidade, e em particular os resumos estatísticos, serão avaliados através do método de Monte Carlo e a variável aleatória que será objecto de actualização será a resistência do aço de pré-esforço. Considerar-se-á que a informação probabilística existente é a que consta no projecto, complementada com as recomendações da regulamentação existente, e a informação adicional é a que é possível colher dos registos de obra, em particular os registos relativos às características técnicas das bobines empregues.
Year: 2008
Number Pages:
10p.
Author(s): Jacinto, L. A. do C.; Neves, L.; Oliveira Santos, L.
Editor: GPBE - Grupo Português de Betão Estrutural
Keywords: actualização; variável aleatória; Monte Carlo; Bayes
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Observação do comportamento estrutural de barragens e pontes. Critérios e métodos
Apresenta-se neste trabalho uma perspectiva da prática moderna da observação do comportamento estrutural de barragens e de pontes, base do controlo da sua segurança, salientando os critérios e os métodos em que se baseia e tendo por referência a experiência portuguesa, particularmente a actividade desenvolvida no Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC). Referem-se os aspectos comuns à observação dos dois tipos de estruturas, bem como as particularidades de cada tipo, dando relevo aos sistemas de observação, aos modelos de comportamento que estabelecem o tipo de correlações a ser verificadas entre as variáveis de controlo representativas das acções, das propriedades estruturais e das respostas das estruturas e ainda ao controlo de segurança em tempo real.
Year: 2008
Number Pages:
39p.
Author(s): Marcelino, J.; Mora Ramos, J.; Oliveira Santos, L.
Editor: Edições INEGI
Keywords: Barragens; Pontes; Monitorização; Observação
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Performance Evaluation of a Reversible Flow Double Skin Facade
Double-skin facade (DSF) is an architectural/ engineering solution developed from the need to increase comfort in buildings with full glazed facades. The actual concept of holistic approaches to the building energy system considers DSF as an element of an Advanced Integrated Facade.DSF were developed for colder climates and uncertainty remains on their applicability to warmer areas due to higher probability of overheating. Moreover there is a need for data in order to properly evaluate how they work from comfort and energy use points of view and to improve and validate models and predictions from design tools (Hoseggen et al., 2008).In order to evaluate the thermal behaviour of such a facade LNEC (39º N) assembled a south facing test facility allowing changing among some of the possible configurations. Being a reversible flow type of DSF it means that it is possible to test configurations such as (according to the classification established within the IEA ANNEX 44 (Marques da Silva and Gosselin, 2006)): Outdoor Air Curtain (OAC); Indoor Air Curtain (IAC); Exhaust Air (EA), or; Supply Air (SA). It is also possible to use any kind of ventilation type, the layout being established as a box window (BW) or, as a limit, a Buffer (Bf) configuration. Some of these DSF configurations have been tested by others authors through either test cells experiments (Saelens, 2002) or field monitoring (Corgnati et al.,2003; Marques da Silva et al., 2005, 2006, 2008
Year: 2008
Number Pages:
6.
Author(s): Marques da Silva, F.; MG Gomes; Pinto, A.; I. Pereira; Moret Rodrigues
Editor: AIVC
Keywords: Double skin façades
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Performance Evaluation of Advanced Integrated Façades in Laboratory Facilities
A wide experimental campaign on transparent advanced integrated façades with a mechanically, naturally and hybrid ventilated air gap has been carried out both at the Department of Energetics at Politecnico di Torino and at Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC) in Lisbon.
Measurements were performed by means of:
-the TWINS (Testing Window Innovative Systems) test facility, at Politecnico di Torino
-the reversible flow type DSF test cell, at LNEC.
At Politecnico di Torino a mechanically ventilated climate façade and a hybrid ventilated DSF with an outdoor air curtain ventilation scheme have been investigated.
At LNEC a naturally ventilated DSF with different ventilation schemes (outdoor air curtain, indoor air curtain, exhaust air, supply air or, as a limit, a Buffer configuration) has been tested.
The energy efficiency and thermal comfort implications of these different types of advanced integrated façade have been evaluated.
The improvement of performance by varying configurations and operative conditions has also been investigated Window Innovative Systems) test facility, at Politecnico di Torino;
Year: 2008
Number Pages:
6.
Author(s): Perino, M.; Serra, V.; Zanghirella F.; Issoglio, R.; Marques da Silva, F.; MG Gomes; Pinto, A.
Editor: AIVC
Keywords: Double skin façades
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Retracção do betão em pontes. Estudos experimentais, observação e modelação estrutural
A retracção e a fluência têm uma importância significativa na concepção, dimensionamento, processo construtivo e comportamento em serviço de grandes estruturas de betão armado pré esforçado, como é o caso das pontes. Estes fenómenos são significativamente influenciados pelas condições ambientais a que as peças são sujeitas. No caso das pontes com tabuleiro em caixão, a previsão dos efeitos estruturais devidos a estes fenómenos é dificultada pelo facto de cada uma das peças que o constituem banzos e almas terem uma face sujeita ao ambiente exterior e a oposta ao ambiente interior do caixão. Nesta comunicação apresenta se parte de um estudo relativo à avaliação dos efeitos da retracção do betão no comportamento estrutural de pontes com tabuleiro em caixão, tendo sido seleccionados alguns resultados referentes à ponte Miguel Torga sobre o rio Douro, na Régua. A partir da informação obtida in situ em provetes foi estimada a retracção do betão das peças que constituem a secção transversal em caixão do tabuleiro dessa ponte, tendo em conta as diferentes espessuras equivalentes e as suas condições de exposição. A metodologia utilizada para a modelação do comportamento estrutural considerou a não uniformidade da retracção na secção transversal do tabuleiro, sendo utilizados dois modelos de elementos finitos, um de barra e outro de volume, para modelar, respectivamente, o comportamento longitudinal da estrutura e o comportamento das secções transversais das aduelas. Os resultados obtidos através dessa metodologia são comparados com os valores medidos na ponte em observação.
Year: 2008
Number Pages:
10p.
Author(s): Santos, T. O.; Batista, A. L.; Fernandes, J. A.; Xu, Min
Keywords: Pontes; Observcação; Retracção; Betão
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Ensaios de carga do Viaduto de Vila Pouca de Aguiar
Apresenta-se o trabalho experimental desenvolvido no âmbito dos ensaios de carga do Viaduto de Vila Pouca de Aguiar, realizados no final da sua construção. Para além de uma descrição geral do Viaduto e dos procedimentos adoptados durante os ensaios estáticos e dinâmicos, são apresentados alguns dos principais resultados obtidos, estabelecendo-se o confronto entre os valores medidos e calculados. Uma atenção especial é prestada aos aspectos mais inovadores, designadamente, a utilização do nivelamento hidrostático no registo contínuo de deslocamentos verticais, o uso de acelerómetros na medição de rotações e o recurso a sensores de fibra óptica para medição de extensões no betão.
Year: 2007
Number Pages:
8p.
Author(s): Oliveira Santos, L.; Xu, Min
Editor: LNEC
Keywords: identificação modal; nivelamento hidrostático; ensaios de carga; comportamento in situ
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Gestão, Inspeção e Observação de Pontes
No presente trabalho referem-se, inicialmente, os princípios gerais comuns à generalidade dos sistemas de gestão de pontes. Referem-se seguidamente algumas das principais questões associadas à realização de inspecções, elemento essencial da avaliação estrutural de uma obra de arte. Inclui-se também uma apresentação, necessariamente muito breve, de algumas das mais correntes anomalias em pontes. Por fim referem-se as técnicas de observação e ensaio in situ, tendencialmente integradas na gestão de obras de arte, uma vez que possibilitam um conhecimento mais profundo do comportamento de uma estrutura, e consequentemente a obtenção de informação que permitirá a detecção precoce de anomalias estruturais bem como o esclarecimento de dúvidas suscitadas no âmbito das inspecções realizadas.
Year: 2007
Number Pages:
12p.
Author(s): Oliveira Santos, L.
Editor: LNEC
Keywords: Monitorização; Inspeção; Gestão de pontes; Pontes
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Static and dynamic testing of the overpass bridge PS2
This paper presents the static and dynamic testing of a concrete arch overpass bridge. After a brief description of the structure, the procedures used in the static and dynamic tests are pointed out. The experimental results achieved are compared with the numerical values evaluated with a finite element model of the overpass bridge.
Year: 2007
Number Pages:
8p.
Author(s): Xu, Min; Oliveira Santos, L.; Silveira, A. P. C. da
Editor: Universidade do Minho / Universidade da Madeira
Keywords: Output-only modal identification; Dynamic test; Load test; Arch bridge
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Comportamento in situ de obras de arte com junta belga
A utilização das denominadas juntas belga em obras de arte é uma solução que teve recentemente as suas primeiras aplicações no nosso país. Duas dessas obras foram sujeitas a ensaios estáticos e dinâmicos, cujos principais resultados se divulgam tendo em vista um melhor conhecimento do comportamento estrutural deste tipo de obras.
Year: 2006
Number Pages:
14p.
Author(s): Oliveira Santos, L.; Xu, Min; Rodrigues, J.
Editor: LNEC
Keywords: Identificação modal; Ensaios dinâmicos; Junta belga; Ensaios in situ
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Data processing for safety control of bridges in real time
This paper describes the developed methodologies for data processing of bridge monitoring data in real time, applied to vertical displacement data on Salgueiro Maia Bridge
Year: 2006
Number Pages:
8p.
Author(s): Marecos, V.; Oliveira Santos, L.; Branco, F.
: Bridge Maintenance, Safety, Management, Life-Cycle Performance and Cost
Editor: Taylor & Francis
Volume:
1.
Keywords: Cable-stayed bridge; Bridges safety control; Data processing; SHM
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Tese de Doutoramento
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Retracção do betão em pontes
A retracção tem uma importância significativa na concepção, dimensionamento, processoconstrutivo e comportamento em serviço de grandes estruturas de betão. No entanto, não estãoainda completamente esclarecidos os mecanismos básicos a ela inerentes e o modo comointeragem entre si, além de que os modelos de previsão não consideram de forma adequada ainfluência dos factores que a determinam.Os objectivos desta dissertação prendem-se com o estudo da retracção do betão e suasconsequências estruturais em pontes, aprofundando e desenvolvendo trabalhos anteriormenteefectuados neste domínio.Neste sentido, foi planeada uma extensa campanha de ensaios em provetes tendo em vista, aavaliação da influência da espessura das peças, a quantificação da retracção diferencial que seprocessa na espessura das peças, a avaliação da influência de diferentes condições ambientais,para além da aferição da metodologia experimental utilizada pelo Núcleo do Observação deEstruturas do LNEC.Foi também realizado um conjunto de ensaios com vista a obter um melhor esclarecimento darelação entre a retracção de provetes de betão colocados em obra e a retracção que ocorre nassecções dos tabuleiros em caixão de pontes. Para tal, foram executados e instrumentadospainéis de parede de betão que foram mantidos em condições ambientais semelhantes às dasalmas de um tabuleiro em caixão, isto é, uma das faces sujeita a ambiente interior e a outra aambiente exterior e, simultaneamente, foi também avaliada a retracção do mesmo betão emprovetes colocados nesses diferentes ambientes. Com a informação obtida foi possível, por umlado, avaliar a retracção das peças sujeitas a diferentes ambientes em duas superfícies opostase, por outro lado, esclarecer qual a relação entre a retracção medida em provetes de betão e aretracção que ocorre nos elementos estruturais cujas faces opostas estão sujeitas a essesdiferentes ambientes.Com base nos resultados obtidos nos ensaios realizados, foi proposta uma metodologia para amodelação do comportamento estrutural de pontes que considera a não uniformidade daretracção do betão na secção transversal do tabuleiro. Essa metodologia, que consiste naconsideração integrada de um modelo longitudinal global da estrutura e de modelos locais dasaduelas, tirando partido da informação experimental disponível sobre a retracção, foi aplicada àspontes S. João e Miguel Torga, cujo comportamento estrutural é observado pelo LNEC.Por último, apresentam-se as principais conclusões do trabalho e formulam-se algumasperspectivas sobre o seu desenvolvimento futuro.
Year: 2007
Author(s): Santos, T.
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Relatório Científico
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Relatório de atividades do Núcleo de Observação de Estruturas no ano de 2023
O presente documento visa apresentar de forma sucinta as atividades desenvolvidas pelo Núcleo deObservação de Estruturas do Departamento de Estruturas durante o ano de 2023. A atividade desenvolvida está apresentada de acordo com as vertentes habitualmente consideradas no LNEC, isto é, i) Investigação e Inovação; ii) Estudos e pareceres; iii) Outras atividades científicas e técnicas. Este relatório inclui também uma caracterização dos recursos humanos afetos ao núcleo, bem como da faturação externa obtida.
Year: 2024
Author(s): Oliveira Santos, L.
Keywords: Núcleo de Observação de Estruturas; Relatório de atividade
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Software DT500COM - Controlo dos Geologgers da Série DT500, da Datataker
Neste relatório apresenta-se o software desenvolvido para controlo das subunidades de aquisição Geologger série 500, da Datataker. Para além de se fornecerem indicações para trabalhar com o software referido, é feita uma apresentação do projeto desenvolvido na linguagem de programação C#.
Year: 2016
Author(s): Silveira, A. P. C. da; Barateiro, J.
Keywords: C#; Data logger; Porta série
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OPÇÕES E PARÂMETROS ADOPTADOS NO ANEXO NACIONAL DA EN-1991-1-5
Em 1975 a Comunidade Económica Europeia adoptou um programa de acção tendente aharmonizar as especificações técnicas e a eliminar entraves técnicos, na área daconstrução.Neste sentido foram criadas regras técnicas para o projecto de estruturas, que numaprimeira fase coexistiriam com as regras preconizadas na regulamentação nacional, masque posteriormente as deveriam substituir.Deste modo encontra-se em fase final de desenvolvimento um conjunto de EurocódigosEstruturais, dos quais faz parte o Eurocódigo 1
Year: 2008
Number Pages:
40pp.
Author(s): Silveira, A. P. C. da
Keywords: Parâmetros adoptados; Opções; En-1991-1-5; No anexo nacional
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Materiais metálicos. Arames. Ensaio de dobragem alternada. Projecto de revisão da NP 851 (1971)
O presente trabalho apresenta um projecto de revisão da Norma Portuguesa NP 851 (1971)
Year: 1991
Author(s): Baptista, A. M.
Keywords: Normalização; Ensaio de Dobragem Alternada; Arames; Materiais metálicos
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Materiais metálicos. Ensaio de dureza. Ensaio Vickers. 1ª Parte: HV5 a HV100. Projecto de Norma Portuguesa.
O presente trabalho apresenta um projecto de Norma Portuguesa relativo ao ensaio de dureza Vickers (HV5 a HV100) de materiais metálicos, e insere-se numa série de estudos programados pelo autor, enquanto coordenador da normalização nacional no domínio dos ensaios mecânicos, físicos e não-destrutivos de materiais metálicos, a fim de actualizar as Normas Portuguesas existentes neste domínio.O texto apresentado consiste na versão final de uma proposta redigida pelo autor, na sequência dos estudos efectuados ao nível da Comissão Técnica de Normalização competente.
Year: 1990
Author(s): Baptista, A. M.
Keywords: Normalização; Ensaio Vickers; Ensaio de dureza; Materiais metálicos
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