Comunicação
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Fachada de dupla pele para clima do Sul da Europa
Resumo. O Edifício H do empreendimento Office Park Expo localizado no Parque das Nações, é totalmente envidraçado tendo a sua envolvente sido desenvolvida com o objectivo de promover a diminuição do consumo de energia para arrefecimento do espaço interior sem diminuir os padrões de conforto dos seus utilizadores. Trata-se de uma fachada dupla pele que, pelo seu desempenho, se assume como potencial solução para futuros edifícios com envolventes revestidas a vidro. Nesta comunicação é descrito o trabalho desenvolvido na con-cepção desta fachada e apresenta-se o projecto de investigação conjunto FACAL/LNEC/IST que envolve a monitorização de uma das fachadas e espaço interior adjacente do edifício em causa, no que se refere a temperatura, iluminação, energia e conforto.
Year: 2009
Number Pages:
11.
Author(s): Silva, T. J.; Pereira, B. A.; Marques da Silva, F.
Keywords: Fachadas de dupla pele; Double skin façades
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Modal identification of Railway bridges from ambient and free vibration records
This paper presents the modal identification studies performed in railway bridges with two different types of testing and data analysis methodologies. In the first one, ambient vibration tests data was considered to apply the enhanced frequency domain decomposition method (EFDD). In the second methodology the free vibrations, measured immediately after a train crosses a bridge, were considered to apply the covariance driven stochastic subspace method (SSI-COV). In the paper, the results obtained with the two modal identification procedures, in three bridges located in the South line of the Portuguese Railways Network, are compared with each other and with the results computed with finite element models.
Year: 2009
Number Pages:
37-54pp.
Author(s): Rodrigues, J.; Ledesma, M.
Editor: Starrylink Editrice
Keywords: Railway bridges; Modal identification
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Processamento de dados em tempo real no controlo da segurança da Ponte de São João
A importância sócio-económica que as estruturas de Engenharia Civil adquirem, a par com os recentes avanços tecnológicos, motiva o desenvolvimento de sistemas de monitorização de estruturas que, para serem eficientes, devem permitir uma monitorização contínua e autónoma, auto-processada e disponível on-line. Descreve-se, neste trabalho, a arquitectura de um sistema de monitorização, com estas características, desenvolvido no LNEC. Além de uma descrição geral deste sistema de monitorização dá-se especial ênfase, neste trabalho, aos problemas encontrados e às soluções utilizadas no âmbito do controlo das unidades de aquisição, transferência de dados e tratamento de resultados em tempo real. Por último refere-se a implementação deste sistema na ponte de São João.
Year: 2009
Number Pages:
8.
Author(s): Santos, J. P.; Oliveira Santos, L.; Silveira, A. P. C. da
Editor: ASCP - Associação Portuguesa para a Segurança e Conservação de Pontes
Keywords: Estruturas de pontes; Automatização; Transmissão automática sem fios; Tratamento em tempo real; Monitorização estrutural
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Upgrading of São João Bridge Structural Health Monitoring System
São João Bridge is a railway bridge, 1028 m long, with a main span of 250 metres. This bridge wasinstrumented during its construction and its structural behaviour has been experimentally followedsince then. After fifteen years in service, the system used for this purpose was updated in order toget automatic data acquisition as well as dynamic monitoring, with remote access and real time dataprocessing. This paper presents how the original sensors were integrated in the new structural healthmonitoring system and the new devices used. Finally, some experimental results are presented andcompared with the analytical values predicted by a finite element model.
Year: 2009
Number Pages:
8.
Author(s): Oliveira Santos, L.
Editor: IABSE
Keywords: Real time data processing; Time dependent behaviour; Hydrostatic levelling system; Automatic data acquisition; Structural health monitoring; Prestressed concrete bridge
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A new urban wind turbine design using a pressure-load inverse method
This paper presents the design methodologyof a new wind turbine blade section thatachieves high performance in urban environmentby increasing the maximum lift. Forthis purpose, a turbomachine blade rows inversedesign method was applied to obtain anew wind turbine blade section with constantpressure-load along the chord, at the designinlet angle. In comparison with conventionalblade designs, the new blade section has increasedmaximum lift, reduced leading edgesuction peak and controlled soft-stall behaviour,due to the strength reduction of the adversepressure gradient on the blade suction surface.Wind tunnel experimental results confirmed thecomputational results.
Year: 2008
Number Pages:
8p.
Author(s): Henriques J. C. C; Marques da Silva, F.; Estanqueiro, A. I.,; Gato, L. M.
Keywords: Wind turbines; Blade section design
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Assessment of thermal and mechanical comfort of people based on wind tunnel experiments
Outdoor spaces are used by the population in urban areas to perform different activities. The conditions of the atmospheric environment and the meteorological variables, such as temperature, humidity, solar radiation and wind, influence the usage of these spaces, and never before microclimatic conditions had so much attention, because of its contribution to the quality of life in cities, from an economical an social point of view (Stathopoulos, 2006). Wind can affect both thermal and mechanical comfort at the pedestrian level and strong winds can even become, in specific situations, a hazard to people (Lopes et al., 2007). Mechanical discomfort in pedestrian walkways and open spaces due to strong winds has worsen in recent years, due to urban growth and development, new types of buildings, namely high-rise, open space configurations and inappropriate urban design. Additionally, human perception of the atmospheric environment, which also affects the usage of these areas and the comfort of its users, is a complex issue, since it is influenced by numerous factors of diverse nature. Besides, the definition of mechanical comfort thresholds is also a hard task, because the relation between pedestrian comfort and wind speed depends on clothing, sex, age, activity, among other factors and because the frequency of disturbing wind speeds and the average values and gusts in urban canyons aren
Year: 2008
Number Pages:
4.
Author(s): Lopes, A.; Oliveira, S.; Marques da Silva, F.; Saraiva, J. G.
Editor: ICB
Keywords: Outdoor comfort
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Energy Implications of Control Strategies in ventilated facades
Thermal building simulations (TRNSYS) were linked to nodal airflow network simulations (COMIS) for a detailed ventilated double-skin facade calculation of performance. The validated simulation model can be used to optimize the DSF design in respect to reducing the solar heat gains during the summer period by controlling the exhaust airflow. This may result in significant energy savings and a reduction in systems cooling size. This work evaluates two different control strategies of ventilated façade designs in respect to cooling load reductions. Different control strategies can help to reduce cooling load of an office up to almost 40%.
Year: 2008
Number Pages:
6.
Author(s): Haase, M.; Marques da Silva, F.; Amato, A.
Editor: AIVC
Keywords: Double skin façades
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Ensaios Estáticos e Dinâmicos da Ponte Rainha Santa Isabel
A ponte Rainha Santa Isabel é uma obra de arte atirantada que atravessa o rio Mondego em Coimbra. No final da construção, esta obra de arte foi submetida a ensaios de carga estáticos e dinâmicos. Na presente comunicação descrevem-se os ensaios realizados, incluindo a instrumentação instalada bem como as sobrecargas a que a estrutura foi sujeita, e apresentam-se alguns dos resultados comparando-os com os valores calculados através do modelo numérico desenvolvido para auxiliar a preparação e interpretação dos resultados dos ensaios.
Year: 2008
Number Pages:
12p.
Author(s): Oliveira Santos, L.; Rodrigues, J.; Xu, Min; Silveira, A. P. C. da
Editor: CLME
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Limiares de conforto a partir de ensaios no túnel de vento. Primeiros resultados. Conferência Internacional
No âmbito do projecto URBKLIM, têm sido desenvolvidos ensaios no túnel de vento doLaboratório Nacional de Engenharia Civil, desde Novembro de 2006, com o objectivo de definirlimiares de conforto em determinadas condições específicas de temperatura e de velocidadedo vento. A metodologia adoptada foi testada e ajustada durante as sessões de ensaios.Participaram nos ensaios de Outono e Inverno 36 pessoas, 18 mulheres e 18 homens, comidades compreendidas entre os 20 e os 59 anos. O vestuário, as condições de saúde, o peso ea altura foram as variáveis consideradas e registadas através de questionários individuais,juntamente com a percepção de conforto e a dificuldade de movimentação de cada um dosparticipantes.Foram realizados três tipos de ensaios, cujos resultados preliminares se apresentam:i) Verificou-se que o limiar de conforto térmico se situa entre os 3 e os 4.5 m/s, uma vez quecom estes valores de velocidade do vento, apenas 39% dos participantes declararam não terfrio. A partir dos 6 m/s, todos os participantes declararam sentir frio ou muito frio. No que dizrespeito à percepção do vento, 86% dos indivíduos disseram estar ventoso no limiar dos 3 m/se com 6 m/s, 50% das pessoas disseram que estava já muito ventoso. Relativamente aoconforto, 47% dos participantes declararam estar desconfortáveis com 3 m/s e 80% declararamestar desconfortáveis ou muito desconfortáveis com velocidades do vento de 6 m/s.ii) No ensaio relativo à resistência térmica, verificou-se que a 4.5 m/s, 50% dos participantes játinham saído do túnel e a 6 m/s apenas 8% dos indivíduos se mantinham dentro do túnel.iii) Em relação à dificuldade de movimentação, observada com velocidades de vento entre os7.5 e os 18 m/s, verificou-se que com uma velocidade de 7,5 m/s todos os participantesdeclararam ser fácil caminhar, a 9,4 m/s 50% dizem sentir alguma dificuldade, a 15 m/s 60%consideram difícil e 7% muito difícil caminhar e a 18 m/s, 70% dos participantes declararamcaminhar com muita dificuldade.Estes ensaios são um contributo para a definição de limiares mais precisos de conforto térmicoe mecânico, que poderão ser aplicados noutras situações.
Year: 2008
Author(s): Lopes, A.; Oliveira, S.; Marques da Silva, F.; Saraiva, J. G.
Editor: Fundação da Universidade de Lisboa
Keywords: Outdoor comfort
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Metodologia para avaliação de limiares de conforto térmico e mecânico a partir de ensaios em túnel de vento
O vento influencia o conforto térmico e a capacidade de movimentação das pessoas (confortomecânico). Os limiares de conforto podem variar entre os indivíduos mesmo quando sujeitos àsmesmas condições meteorológicas, devido às diferenças nas características pessoais, como aidade e o vestuário, entre outros.Para avaliar a influência do vento nestes parâmetros, foi definida uma metodologia para arealização de ensaios experimentais no túnel de vento do Laboratório Nacional de EngenhariaCivil (LNEC), a qual foi testada na primeira sessão de ensaios que decorreu em Novembro de2006.Nesta comunicação, apresenta-se a metodologia adoptada para avaliar a influência do ventono conforto térmico e mecânico dos participantes nos ensaios, de forma a definir limiares deconforto que poderão vir a ser aplicados em diversas situações.Foram definidos 3 tipos de ensaios diferentes, com objectivos específicos. Os participantesforam sujeitos aos 3 ensaios consecutivamente.i) O primeiro ensaio pretendia estabelecer limiares de conforto térmico. Os participantes,divididos em grupos de 5, vestidos com 2 camadas de roupa na parte superior e calças deganga, mantiveram-se parados e em pé no túnel e foram sujeitos a um tempo de aclimatizaçãode 5 minutos em cada nível de velocidade do vento, após o qual preenchiam um inquéritoindicando os níveis de conforto que sentiam em relação à temperatura, vento e no geral. Avelocidade do vento aumentou de 1.6 m/s até 9.1 m/s, dividido por 6 níveis.ii) O segundo ensaio pretendia verificar o nível de resposta térmica. Os participantesmantiveram-se no túnel, parados e em pé, apenas com uma camada de roupa leve e foramsujeitos a um tempo de climatização de 3 minutos, para os mesmos níveis de velocidadeestabelecidos no primeiro ensaio. Quando os participantes se sentiam desconfortáveis aoponto de necessitarem de uma camada adicional de roupa, saíam do túnel e registavam o nívelde velocidade do vento que ditou a sua saída.iii) O terceiro ensaio teve o intuito de averiguar a capacidade de movimentação com ventomoderado a forte (entre os 7.5 e os 18 m/s, divididos por 6 níveis). Os participantes foramdivididos em grupos de 2 e 3 pessoas e caminhavam ao longo do túnel em cada um dos níveisde velocidade do vento, registando no inquérito o grau de dificuldade que sentiam a caminhar.
Year: 2008
Author(s): Oliveira, S.; Lopes, A.; Marques da Silva, F.; Saraiva, J. G.
Editor: Fundação da Universidade de Lisboa
Keywords: Outdoor comfort
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Tese de Doutoramento
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Retracção do betão em pontes
A retracção tem uma importância significativa na concepção, dimensionamento, processoconstrutivo e comportamento em serviço de grandes estruturas de betão. No entanto, não estãoainda completamente esclarecidos os mecanismos básicos a ela inerentes e o modo comointeragem entre si, além de que os modelos de previsão não consideram de forma adequada ainfluência dos factores que a determinam.Os objectivos desta dissertação prendem-se com o estudo da retracção do betão e suasconsequências estruturais em pontes, aprofundando e desenvolvendo trabalhos anteriormenteefectuados neste domínio.Neste sentido, foi planeada uma extensa campanha de ensaios em provetes tendo em vista, aavaliação da influência da espessura das peças, a quantificação da retracção diferencial que seprocessa na espessura das peças, a avaliação da influência de diferentes condições ambientais,para além da aferição da metodologia experimental utilizada pelo Núcleo do Observação deEstruturas do LNEC.Foi também realizado um conjunto de ensaios com vista a obter um melhor esclarecimento darelação entre a retracção de provetes de betão colocados em obra e a retracção que ocorre nassecções dos tabuleiros em caixão de pontes. Para tal, foram executados e instrumentadospainéis de parede de betão que foram mantidos em condições ambientais semelhantes às dasalmas de um tabuleiro em caixão, isto é, uma das faces sujeita a ambiente interior e a outra aambiente exterior e, simultaneamente, foi também avaliada a retracção do mesmo betão emprovetes colocados nesses diferentes ambientes. Com a informação obtida foi possível, por umlado, avaliar a retracção das peças sujeitas a diferentes ambientes em duas superfícies opostase, por outro lado, esclarecer qual a relação entre a retracção medida em provetes de betão e aretracção que ocorre nos elementos estruturais cujas faces opostas estão sujeitas a essesdiferentes ambientes.Com base nos resultados obtidos nos ensaios realizados, foi proposta uma metodologia para amodelação do comportamento estrutural de pontes que considera a não uniformidade daretracção do betão na secção transversal do tabuleiro. Essa metodologia, que consiste naconsideração integrada de um modelo longitudinal global da estrutura e de modelos locais dasaduelas, tirando partido da informação experimental disponível sobre a retracção, foi aplicada àspontes S. João e Miguel Torga, cujo comportamento estrutural é observado pelo LNEC.Por último, apresentam-se as principais conclusões do trabalho e formulam-se algumasperspectivas sobre o seu desenvolvimento futuro.
Year: 2007
Author(s): Santos, T.
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