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Novos desafios na monitorização da estrutura de ampliação da pista do Aeroporto da Madeira
O Aeroporto da Madeira é uma infraestrutura crítica com características estruturais únicas, o que motivou a monitorização do seu comportamento estrutural desde a construção da estrutura deampliação da pista, que decorreu entre 1995 e 2000.O conhecimento adquirido do comportamento da estrutura em serviço, bem como a significativa evolução tecnológica, tornaram natural uma atualização do sistema de monitorização, tendo em vista o incremento de informação relevante para a gestão da sua conservação. Para além de novos sistemas de aquisição e comunicação, a atualização operada compreendeu a instalação de novas funcionalidades, designadamente a monitorização do movimento das juntas de dilatação e do comportamento dinâmico, quer através de acelerómetros e extensómetros em fibra óptica, quer por via deum sistema de correlação digital de imagem.Nesta comunicação é brevemente descrito o sistema de monitorização original, bem como os novos sensores e alguns dos resultados iniciais, que se afiguram promissores.
Year: 2022
Number Pages:
123-130.
Author(s): Oliveira Santos, L.; Xu, Min; Reis, J. P.; Barros, F.; Aguiar, S.; Sousa, P.; Tavares, P.; Moreira, P.; Franco, E.
: Revista Portuguesa de Engenharia de Estruturas
Editor: LNEC
Volume:
Série III. n.º 18.
Keywords: Monitorização dinâmica; Monitorização da integridade estrutural; Correlação digital de imagem; Aeroporto da Madeira
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Calibration of partial safety factors using FORM
Partial safety factors present in codes are defined for the design of broad populations of structures. As a consequence, they do not always reflect correctly the uncertainties for specific existing structures. The possibility of adjusting them has therefore great interest when assessing an existing structure. The concept of design point connected to FORM offers a simple method to calibrate partial safety factors for individualvariables. This paper discusses the overall methodology and develops a set of analytical expressions for the probabilistic models more common in structural reliability.As it will be seen the partial factor for a particular variable can be adjusted once defined: (1) probabilistic model used to describe the uncertainty in that variable; (2) coefficient of variation of the variable; (3) fractileimplicit on the characteristic value used to quantify the design value; (4) importance of the variable in the limit state under consideration (measured by the respective sensitivity factor), and (5) target reliabilityindex.The choice of the probabilistic model influences significantly the partial factors and this influence rises as the coefficient of variation increases. As a consequence, more attention must be paid when choosing a probabilistic model for a variable with high coefficient of variation.
Year: 2020
Number Pages:
29-42.
Author(s): Jacinto, L. A. do C.; Oliveira Santos, L.; Neves, L.
: Revista Portuguesa de Engenharia de Estruturas
Editor: LNEC
Volume:
Série III, nº 14.
Keywords: Existing structures; Sensitivity factors; FORM; Partial safety factors; Structural safety
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Probabilistic structural analysis of São João Bridge based on the on-site study of the time-dependent behavior of concrete
This article aims to present a procedure to take into account the variability ofthe time-dependent behavior of concrete on its structural effects, evaluatedfrom the study of creep and shrinkage based on experimental data obtainedon-site. For this purpose, the S~ao Jo~ao Bridge, a railway bridge built in Porto,Portugal in 1991, is presented as a case study. S~ao Jo~ao Bridge is a railwaybridge crossing the river Douro. It is a prestressed concrete structure, with atotal length of 1,028 m, including the main span of 250 m, two side spans of125 m, six approaching spans on the left river bank, and three approachingspans on the right river bank (Porto). During bridge construction, a comprehensivestructural health monitoring (SHM) system was set up, as well as anon-site study of time-dependent behavior of concrete. This study was based oncreep 15 specimens and 15 shrinkage specimens, prepared simultaneously withsome segments of the deck, using the same material, and it was kept runningduring almost 20 years. The results of this study were treated statistically andused as random variables in a probabilistic analysis of the time-dependentbehavior of the bridge. After a brief description of the mentioned on-site studyand the bridge SHM system, the paper presents the procedure followed on thebridge numerical probabilistic analysis. Finally, the values computed by thenumerical model are presented and compared with the experimental valuesprovided by the SHM.
Year: 2020
Number Pages:
11p.
Author(s): Oliveira Santos, L.; Xu, Min; Virtuoso, F.
: Structural Concrete
Editor: Structural Concrete - Wiley Online Library
Volume:
2020.
Keywords: structural health monitoring; experimental data; creep and shrinkage; probabilistic structural analysis; time-dependent behavior of concrete,
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Metodologias para avaliação da segurança estrutural de obras de arte existentes. Aplicação ao caso da reabilitação da Linha de Sena
Neste artigo apresentam-se metodologias destinadas à avaliação estrutural de obras de arte existentes e o caso concreto da sua aplicação à avaliação da segurança estrutural de pontes da Linha de Sena, em Moçambique, efetuada pelo Laboratório Nacional de Engenharia Civil, no âmbito da reabilitação desta linha, trabalho que foi levado a cabo pela Mota-Engil Ferrovias.Para além do desenvolvimento das metodologias de avaliação da segurança estrutural, este estudo envolveu diversas vertentes, designadamente a inspeção e o levantamento geométrico das obras, a sua modelação e o cálculo dos esforços devidos à circulação ferroviária, considerando as características do tráfego que circula ouse prevê que venha a circular nesta linha.Nesta análise foram tidos em conta os fenómenos de fadiga, no caso das pontes metálicas.
Year: 2017
Number Pages:
115-126pp..
Author(s): Silveira, A. P. C. da; Coelho, T.; Asseiceiro, F.
: RPEE
Editor: Laboratório Nacional de Engenharia Civil
Volume:
Série III / n.º 3.
Keywords: Linha de Sena; Ponte ferroviária; Método do dano acumulado; Fadiga; Segurança estrutural
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Monitorização do comportamento dinâmico da Ponte de São João
A ponte ferroviária de São João, sobre o rio Douro, na cidade do Porto, é uma estrutura de betão armado pré-esforçado, com uma extensão total de 1028,8 m. Projetada pelo Prof. Edgar Cardoso, esta obra de arte foi inaugurada em 1991.A ponte foi instrumentada durante a construção tendo em vista a caracterização experimental do seu comportamento estrutural estático, com base em campanhas periódicas. Em 2007 foi efetuada a modernização do sistema instalado, visando fundamentalmente a automatização das medições. Posteriormente foi instalado um sistema de monitorização de vibração contínua. Para a identificação de características dinâmicas da estrutura em tempo real, a partir das acelerações adquiridas, foi desenvolvido um procedimento automático, com base no método de identificação estocástica em subespaços usando as funções de correlação (SSI-COV) e a análise de clusters.Nesta comunicação é apresentada a metodologia desenvolvida e os resultados obtidos durante um ano e meio de monitorização.
Year: 2017
Number Pages:
99-108.
Author(s): Xu, Min; Oliveira Santos, L.; Suleyman, Naim
: Revista Portuguesa de Engenharia de Estruturas
Editor: LNEC
Volume:
Série III, nº 5.
Keywords: Ensaios de vibração ambiente; Análise modal operacional; Monitorização dinâmica contínua; Ponte ferroviária
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Ensaios da Ponte Internacional de Valença após a reabilitação dos pilares e fundações
A Ponte Internacional de Valença sobre o rio Minho, construída em 1886, é uma obra de arte metálica destinada ao tráfego rodoviário e ferroviário. Recentemente, com o intuito de prolongar a vida útil da obra e aumentar a segurança de circulação, foi efetuada uma intervenção profunda ao nível das fundações, dos pilares, dos aparelhos de apoio e do sistema resistente às forças horizontais.Na sequência desta intervenção foram realizados ensaios de carga estáticos e ensaios de frenagem, com o objetivo de aferir o sucesso da reabilitação. Para esse efeito, na conceção dos ensaios e da instrumentação efetuada houve particular atenção à caracterização do comportamento dos pilares, dos aparelhos de apoio e dos dispositivos de absorção das forças horizontais.Na presente comunicação, para além de uma breve descrição da obra e dos trabalhos de reabilitação, descrevem-se os ensaios realizados e apresentam-se os principais resultados obtidos, que permitiram caracterizar o comportamento da estrutura nas novas condições de funcionamento.
Year: 2015
Number Pages:
49 - 57pp.
Author(s): Oliveira, P.; Xu, Min; Oliveira Santos, L.; Campos, P.
: Revista Portuguesa de Engenharia de Estruturas
Editor: rpee
Volume:
Série II, nº15.
Keywords: Dispositivos LUD; Ensaios de frenagem; Reabilitação; Ponte metálica
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Aeolian Microtextures in Silica Spheres Induced in Wind Tunnel Experiment: Comparison with Aeolian Quartz
Microtextures in quartz attributed to aeolian transport, principally bulbous edges and abrasion fatigue haveseldom been tested in the laboratory under controlled conditions. A wind tunnel experiment was conducted,using glass spheres (>70% SiO2) as a proxy for quartz, with the objective of determining the extent of mechanicaldamage to silica/glass transported in a mixture with quartz beach sand.
Year: 2012
Number Pages:
10pp.
Author(s): Costa, P.; Andrade, C.; Mahaney, W.; Marques da Silva, F.; Freire, P.; Freitas, M. Conceição; Janardo, C.; Oliveira, M. Alexandra; Silva, T.; Lopes, V.
: Geomorphology
Editor: Elsevier
Keywords: Aeolian transport; Silica spheres; Wind tunnel
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Ensaios de carga de pontes
N/A
Year: 2011
Number Pages:
14-18.
Author(s): Oliveira Santos, L.
: Construção Magazine
Editor: Engenho e Média, Lda
Volume:
43.
Keywords: Ensaios ambiente; Ensaios de carga
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Ensaios estáticos e dinâmicos da ponte sobre o rio Mondego na auto-estrada A17
A ponte sobre o rio Mondego na auto-estrada A17 foi sujeita a ensaios estáticos e dinâmicos realizados no final da sua construção. Para além de uma descrição geral da estrutura e dos procedimentos adoptados durante os ensaios estáticos e dinâmicos, são apresentados alguns dos principais resultados, estabelecendo-se a comparação entre valores medidos e calculados.
Year: 2009
Number Pages:
29-36pp.
Author(s): Xu, Min; Oliveira Santos, L.
: Revista Portuguesa de Engenharia Estrutura
Editor: rpee
Volume:
Série II, nº5.
Keywords: Ponte de betão pré-esforçado; Linhas de influência; Identificação modal; Ensaios dinâmicos; Nivelamento hidrostático; Ensaios de carga
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Simulation of ventilated facades in hot and humid climates
The Hong Kong climate is sub-tropical with a hot and humid weather from May to September and temperate climate for the rfemaining 7 month period. A mechanical ventilation and air-conditioning (MVAC) system is ususally operated to avoid the high temperatures resulting in high peak cooling loads. The facade design has a significant influence on the energy performance of office buildings. This work evaluates different ventilated facade designs in respect to energy savings.Thermal building simulations(TRNSYS)were linked to nodal airflow network simulations (COMIS)for detailed ventilated double-skin facade performance. In prder to validate the model, simulations were carried out for an office building in Lisboa; the results were compared with measured data from the same building. The simulation results of surface and air temperatures show good agreement with the measurements. The results of the study can be used to reduce surface emperatures by using different materials for the roller blind that is positioned in the cavity od the double-skin facade. The results can further be used to reduce the high peak cooling loads during the summer period. This may result in significat energy savings and a reduction in the system's cooling capacity. It prooved that a careful facade design can play an important role in highly glazed buildings and provides potential for energy efficiency.
Year: 2009
Number Pages:
361-373.
Author(s): Haase, M.; Marques da Silva, F.; Amato, A.
Editor: Elsevier
Volume:
41.
Keywords: Double skin faã§ades
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Comunicação
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Monitorização da integridade estrutural da ponte ferroviária das Pirâmides
N/A
Year: 2021
Author(s): Oliveira, P.; Santos, J.; Silveira, A. P. C. da; Pipa, M.; Freire, L.
Editor: Congresso Nacional Reabilitar & Betão Estrutural 2020
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Calibração de coeficientes parciais de segurança
A possibilidade de ajustar coeficientes parciais de segurança tem manifesto interesse no âmbito dasegurança de estruturas existentes. Os coeficientes de segurança especificados na regulamentação paraestruturas novas aplicam-se a populações relativamente vastas de estruturas, podendo não refletircorretamente os níveis de incerteza reais numa estrutura particular existente. Se, durante a avaliação deuma estrutura existente, estiver disponível informação relevante a respeito de uma dada variável básicado problema de segurança, deve-se ponderar a possibilidade de ajustar o coeficiente de segurança dessavariável concreta.O Eurocódigo 0 refere na Cláusula C.3 que a maioria dos coeficientes propostos nos Eurocódigos foramestabelecidos
Year: 2018
Number Pages:
8p.
Author(s): Jacinto, L. A. do C.; Oliveira Santos, L.; Neves, L.
Editor: GPBE
Keywords: Segurança estrutural; FORM; Calibração; Estruturas existentes; Coeficientes parciais de segurança
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Ensaios dinâmicos ambiente para avaliação dos danos na Ponte Antiga da Foz do Dão
As características dinâmicas de uma estrutura refletem o seu comportamento global, pelo que alterações dos parâmetros modais podem indicar eventuais alterações da rigidez da estrutura e das suas condições de fronteira. Neste sentido tem-se vindo a desenvolver a técnica de deteção de dano através de ensaios de caracterização dinâmica ambientais, realizados in situ sem restrições ao funcionamento das obras. Nesta comunicação apresenta-se a aplicação dessa técnica de ensaios na ponte antiga de Foz do Dão, atualmente desativada. A ponte apresenta danos evidentes nos seus elementos estruturais, em parte resultantes de reações expansivas no betão. Foram efetuados ensaios de caracterização dinâmica durante os últimos anos, permitindo um acompanhamento da evolução do seu estado de conservação geral e dos efeitos desses danos no comportamento estrutural global. Na análise da evolução das características dinâmicas tiveram-se em consideração os efeitos das condições ambientais e operacionais.
Year: 2018
Number Pages:
10p.
Author(s): Xu, Min; Oliveira Santos, L.; Pipa, M.
Editor: BE2018
Keywords: Efeitos ambientais; Reações expansivas do betão; Avaliação de danos; Caracterização dinâmica
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Monitorização dos efeitos estruturais das reações expansivas do betão nas pontes do Criz II e de São João das Areias
As pontes de São João das Areias e de Criz II foram afetadas pelo desenvolvimento de reações expansivas do betão, que afetaram particularmente os seus pilares e fundações, motivando importantes trabalhos de reabilitação destes elementos estruturais. No decurso destes trabalhos, as duas obras de arte foram instrumentadas visando proceder à caracterização dos efeitos estruturais das referidas reações expansivas, tanto em termos da perda de rigidez como da evolução temporal dessa degradação.
Year: 2018
Number Pages:
8p.
Author(s): Oliveira Santos, L.; Xu, Min; Freire, L.
Editor: BE2018
Keywords: Reações expansivas do betão; Monitorização estrutural; Ponte betão armado
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On-site study of the time-dependent behaviour of concrete: evaluation of the application of EC2 prediction models in Algeria
A study of the time-dependent behaviour of concrete carried out on-site in a viaduct in Algeriaprovides an excellent opportunity to assess the suitability of the use of EC2 in non-Europeancountries. This paper presents creep and shrinkage experimental values measured during five yearsand compares them with the values predicted by EC2 models. A procedure for experimentalidentification of the parameters included in EN1992-1-1 prediction models of is proposed and tested.
Year: 2018
Number Pages:
53-61 a 53-68pp.
Author(s): Oliveira Santos, L.; Xu, Min; Vieira,T.
Editor: IABSE - International Association for Bridges and Structural Engineering
Keywords: On-site behaviour; Predictive models; Shrinkage; Creep; Concrete
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A Bayesian approach to the use of in-situ specimen data for predicting creep compliance
This paper adopts a Bayesian approach to the problem of creep deformation pre-diction by combining Monte Carlo simulation on an available model with in-situ measurements obtained from in-situ small concrete specimens over a period of six years. Both single point-in-time and sequential updating approaches are de-veloped and demonstrated. It is concluded that for the specific structure exam-ined, the sequential updating method offers advantages in terms of the estimated variability of future predictions.
Year: 2017
Number Pages:
8.
Author(s): Sousa, H. M.; Oliveira Santos, L.; Chryssanthopoulos, M.
Editor: IASSAR - International Association for Structural Safety and Reliability
Keywords: Monte Carlo simulation; in-situ experimental data; creep; Bayesian approach
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Dynamic assessment of the São João Bridge structural integrity
São João Bridge, crossing the River Douro, in Oporto, is open to traffic since 1991. It is a prestressed concrete bridge, with a main span of 250 m and a total length of 1028 m. Its structural behaviour has been monitored since construction. In 2014, a vibration-based continuous monitoring system was installed on the bridge. An integrated procedure was developed to automatically carry out the data processing and to extract the modal parameters in real time, using the Stochastic Subspace Identification technique (SSI) and cluster analysis. This paper presents the evolution of its structural health monitoring system, as well the procedure developed for the dynamic assessment of the São João Bridge. Some experimental results are presented and compared with the values predicted by a finite element model. The influence of both environmental conditions and operational factors is discussed.
Year: 2017
Number Pages:
7p.
Author(s): Xu, Min; Oliveira Santos, L.
: Procedia Structural Integrity
Editor: Elsevier B.V.
Volume:
Volume 5, Pages 1-1454 (2017).
Keywords: Structural integrity; Structural health monitoring
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Thermal behaviour of a concrete cable-stayed bridge in Algeria
The Salah Bey Viaduct located in the city of Constantine, Algeria, is a cable-stayed bridge with a total length of 756 m and a 259 m main span. Its two pylons have a total height of 130 m and the deck is a prestressed box-girder 3.75 m high with large lateral cantilevers.A comprehensive structural health monitoring system was set up during construction, including a large number of sensors and covering different aspects, as the weather conditions or the static, dynamic and seismic structural behaviours.Since the environmental conditions in Constantine involve large daily and seasonal thermal amplitudes, this paper has the purpose to characterize these thermal variations and to analyse its structural effects.
Year: 2017
Author(s): Oliveira Santos, L.; Xu, Min; Vieira,T.
Editor: IABSE - International Association for Bridges and Structural Engineering
Keywords: thermal behaviour; structural health monitoring; prestressed concrete bridge; Cable-stayed Bridge
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Avaliação da condição estrutural baseada nos ensaios de medições de vibrações ambiente
A avaliação do estado de conservação de estruturas é uma atividade cuja importância tem vindo a aumentar, permitindo ao dono de obra uma decisão fundamentada quanto às ações a empreender, contribuindo assim para uma adequada gestão do património construído.As características dinâmicas de uma obra refletem o seu comportamento estrutural global, pelo que se tem recorrido a ensaios in-situ para determinação dos parâmetros dinâmicos de obras, nomeadamente, ensaios de medição de vibração induzidas pela utilização das estruturas e pelas condições ambientais onde se inserem as obras. Estes ensaios têm a vantagem de poderem ser realizados sem recurso a vibrações forçadas e sem restrições à utilização das obras, pelo que no caso de pontes e viadutos não são necessárias interrupções de tráfego.Nesta comunicação apresenta-se o caso de aplicação dessa técnica de ensaios numa ponte com mais de 30 anos de serviço, que apresenta danos claramente visíveis nos seus elementos estruturais, em parte resultantes de reações expansivas no betão. Nessa obra efetuaram-se cinco ensaios de caracterização dinâmica durante 3 anos, permitindo acompanhar a evolução do seu estado de conservação geral e quantificando os efeitos do processo evolutivo inerente às reações expansivas no betão no comportamento estrutural global.
Year: 2016
Number Pages:
12p.
Author(s): Xu, Min; Santos, Teresa O.
Editor: Laboratório Nacional de Engenharia Civil
Keywords: Reações expansivas no betão; Pontes; Condições ambientais; Caracterização dinâmica; Avaliação de danos
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Avaliação da resistência à fadiga de pontes metálicas da Linha de Sena, em Moçambique
Na presente comunicação apresenta-se o estudo de avaliação da resistência à fadiga da Ponte Dona Ana, sobre o rio Zambeze, em Moçambique. Este estudo fez parte da avaliação da resistência à fadiga de um conjunto mais alargado de pontes da Linha de Sena e foi realizado pelo Laboratório Nacional de Engenharia Civil, por solicitação da Mota-Engil Ferrovias.Com base no tráfego atual e na evolução esperada, e tendo em conta as diversas ações e as características geométricas e mecânicas das estruturas efetuou-se a avaliação da resistência à fadiga utilizando o método do dano acumulado, tendo-se considerado as categorias de pormenor que melhor representam os elementos analisados. Para tal, simulou-se a influência da passagem dos comboios, recorrendo a um programa de cálculo automático de estruturas baseado no método dos elementos finitos e efetuaram-se análises para cada um dos diversos tipos de vigas que constituem a Ponte Dona Ana e para os vários cenários de carregamento dos comboios reais.
Year: 2016
Number Pages:
11p.
Author(s): Coelho, T.; Silveira, A. P. C. da; Pipa, M.; Asseiceiro, F.; Hipólito, A.
Editor: Centro Rodoferroviário Português
Keywords: Linha de Sena; Ponte ferroviária; Método do dano acumulado; Fadiga
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Tese de Doutoramento
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Retracção do betão em pontes
A retracção tem uma importância significativa na concepção, dimensionamento, processoconstrutivo e comportamento em serviço de grandes estruturas de betão. No entanto, não estãoainda completamente esclarecidos os mecanismos básicos a ela inerentes e o modo comointeragem entre si, além de que os modelos de previsão não consideram de forma adequada ainfluência dos factores que a determinam.Os objectivos desta dissertação prendem-se com o estudo da retracção do betão e suasconsequências estruturais em pontes, aprofundando e desenvolvendo trabalhos anteriormenteefectuados neste domínio.Neste sentido, foi planeada uma extensa campanha de ensaios em provetes tendo em vista, aavaliação da influência da espessura das peças, a quantificação da retracção diferencial que seprocessa na espessura das peças, a avaliação da influência de diferentes condições ambientais,para além da aferição da metodologia experimental utilizada pelo Núcleo do Observação deEstruturas do LNEC.Foi também realizado um conjunto de ensaios com vista a obter um melhor esclarecimento darelação entre a retracção de provetes de betão colocados em obra e a retracção que ocorre nassecções dos tabuleiros em caixão de pontes. Para tal, foram executados e instrumentadospainéis de parede de betão que foram mantidos em condições ambientais semelhantes às dasalmas de um tabuleiro em caixão, isto é, uma das faces sujeita a ambiente interior e a outra aambiente exterior e, simultaneamente, foi também avaliada a retracção do mesmo betão emprovetes colocados nesses diferentes ambientes. Com a informação obtida foi possível, por umlado, avaliar a retracção das peças sujeitas a diferentes ambientes em duas superfícies opostase, por outro lado, esclarecer qual a relação entre a retracção medida em provetes de betão e aretracção que ocorre nos elementos estruturais cujas faces opostas estão sujeitas a essesdiferentes ambientes.Com base nos resultados obtidos nos ensaios realizados, foi proposta uma metodologia para amodelação do comportamento estrutural de pontes que considera a não uniformidade daretracção do betão na secção transversal do tabuleiro. Essa metodologia, que consiste naconsideração integrada de um modelo longitudinal global da estrutura e de modelos locais dasaduelas, tirando partido da informação experimental disponível sobre a retracção, foi aplicada àspontes S. João e Miguel Torga, cujo comportamento estrutural é observado pelo LNEC.Por último, apresentam-se as principais conclusões do trabalho e formulam-se algumasperspectivas sobre o seu desenvolvimento futuro.
Year: 2007
Author(s): Santos, T.
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Relatório Científico
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Relatório de atividades do Núcleo de Observação de Estruturas no ano de 2023
O presente documento visa apresentar de forma sucinta as atividades desenvolvidas pelo Núcleo deObservação de Estruturas do Departamento de Estruturas durante o ano de 2023. A atividade desenvolvida está apresentada de acordo com as vertentes habitualmente consideradas no LNEC, isto é, i) Investigação e Inovação; ii) Estudos e pareceres; iii) Outras atividades científicas e técnicas. Este relatório inclui também uma caracterização dos recursos humanos afetos ao núcleo, bem como da faturação externa obtida.
Year: 2024
Author(s): Oliveira Santos, L.
Keywords: Núcleo de Observação de Estruturas; Relatório de atividade
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Software DT500COM - Controlo dos Geologgers da Série DT500, da Datataker
Neste relatório apresenta-se o software desenvolvido para controlo das subunidades de aquisição Geologger série 500, da Datataker. Para além de se fornecerem indicações para trabalhar com o software referido, é feita uma apresentação do projeto desenvolvido na linguagem de programação C#.
Year: 2016
Author(s): Silveira, A. P. C. da; Barateiro, J.
Keywords: C#; Data logger; Porta série
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OPÇÕES E PARÂMETROS ADOPTADOS NO ANEXO NACIONAL DA EN-1991-1-5
Em 1975 a Comunidade Económica Europeia adoptou um programa de acção tendente aharmonizar as especificações técnicas e a eliminar entraves técnicos, na área daconstrução.Neste sentido foram criadas regras técnicas para o projecto de estruturas, que numaprimeira fase coexistiriam com as regras preconizadas na regulamentação nacional, masque posteriormente as deveriam substituir.Deste modo encontra-se em fase final de desenvolvimento um conjunto de EurocódigosEstruturais, dos quais faz parte o Eurocódigo 1
Year: 2008
Number Pages:
40pp.
Author(s): Silveira, A. P. C. da
Keywords: Parâmetros adoptados; Opções; En-1991-1-5; No anexo nacional
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Materiais metálicos. Arames. Ensaio de dobragem alternada. Projecto de revisão da NP 851 (1971)
O presente trabalho apresenta um projecto de revisão da Norma Portuguesa NP 851 (1971)
Year: 1991
Author(s): Baptista, A. M.
Keywords: Normalização; Ensaio de Dobragem Alternada; Arames; Materiais metálicos
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Materiais metálicos. Ensaio de dureza. Ensaio Vickers. 1ª Parte: HV5 a HV100. Projecto de Norma Portuguesa.
O presente trabalho apresenta um projecto de Norma Portuguesa relativo ao ensaio de dureza Vickers (HV5 a HV100) de materiais metálicos, e insere-se numa série de estudos programados pelo autor, enquanto coordenador da normalização nacional no domínio dos ensaios mecânicos, físicos e não-destrutivos de materiais metálicos, a fim de actualizar as Normas Portuguesas existentes neste domínio.O texto apresentado consiste na versão final de uma proposta redigida pelo autor, na sequência dos estudos efectuados ao nível da Comissão Técnica de Normalização competente.
Year: 1990
Author(s): Baptista, A. M.
Keywords: Normalização; Ensaio Vickers; Ensaio de dureza; Materiais metálicos
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