Relatório Científico
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Levantamento em obra de patologias em azulejos históricos - Visitas realizadas em 2009-2010
O LNEC decidiu estabelecer um projecto de investigação programada dedicado à conservação de azulejos históricos. Antes porém da proposta de estudos que lhe deu origem, foi iniciada uma campanha de inspecções a obras para levantamento das formas de degradação presentes nos azulejos. Dos cerca de 40 monumentos e sítios visitados, apenas alguns, felizmente, apresentavam patologias graves. Desse escolheram-se seis que, pela sua gravidade, ou pelos ensinamentos que deles é possível obter foram considerados mais didácticos e merecedores de um registo em relatório que aqui se apresenta.
Year: 2011
Number Pages:
31pp.
Author(s): Mimoso, J.
Editor: LNEC
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Madycos
N/A
Year: 2011
Number Pages:
47pp.
Author(s): Freire, P.
Editor: LNEC
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Marcação CE de portas e janelas no âmbito da norma EN 14351-1 - Resultados do inquérito de 2011
Com o objetivo de avaliar o estado de implementação da marcação CE em Portugal e o impacto que teve neste sector de atividade, bem como para identificar as principais características dos produtos colocados no mercado, foi realizado um inquérito on-line a detentores de sistemas e a fabricantes de janelas. Obtiveram-se cinquenta e três respostas. Neste documento apresenta-se o inquérito, os principais resultados e as conclusões do mesmo. Agradece-se às associações ANFAJE1 e AIMMAp2 a colaboração na distribuição do inquérito.
Year: 2011
Number Pages:
32.
Author(s): Pinto, A.
Editor: LNEC
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Marshall Calc - Aplicação computacional de processamento de dados do ensaio de compressão Marshall de misturas betuminosas
Este relatório contém uma descrição das etapas de concepção, desenvolvimento e concretização da aplicação computacional Marshall Calc aplicada no processamento de dados obtidos no ensaio de compressão Marshall de misturas betuminosas. Em particular, destacam-se a especificação de requisitos, a ferramenta computacional de suporte, os módulos e suas funcionalidades e a avaliação de qualidade suportada num processo de validação. Adicionalmente, inclui-se uma secção dedicada a manual de utilização, onde se mencionam os aspectos essenciais da sua operacionalidade e manutenção.
Year: 2011
Number Pages:
66pp.
Author(s): Lages Martins, L.; Ribeiro, A.
Editor: LNEC
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Memorando sobre a inspecção visual assistida de paramentos de barragens de betão
Neste relatório faz-se a síntese dos métodos disponíveis para realizar a Inspecção Visual Assistida(IVISA) de paramentos de barragens de betão, no que diz respeito às várias fases envolvidas: aquisiçãode imagens, processamento, monitorização temporal e arquivo. Apresentam-se os recursos existentesno LNEC e a adquirir, assim como os custos associados.
Year: 2011
Number Pages:
20pp.
Author(s): Fonseca, A. M.; Roque, D.; Baptista, B.; Afonso, N.
Editor: LNEC
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Mistura social: Uma referência Europeia partilhada? A contribuição portuguesa
No âmbito do estudo ´La mixité sociale: une référence Européenne Partagée? Comparaisoneuropéenne à partir de la référence Française: Allemagne, Espagne, Portugal', efectuado para o Centre de Recherche sur l'Espace, les Transports, l'Environnement et les Institutions Locales (C.R.E.T.E.I.L.), da Université Paris XII Val de Marne, em que se pretendia analisar a incidência deste tema nas Politicas de Habitação em quatro países da Europa: França, Alemanha, Espanha e Portugal, o presente documento relata os resultados do trabalho desenvolvido em conformidade com o contributo da equipa portuguesa do LNEC / NESO.
Year: 2011
Number Pages:
186pp.
Author(s): Menezes, M.
Editor: LNEC
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Modelos de comportamento dinâmico aplicáveis a amortecedores de líquido sintonizado - Relatório de estágio
No presente relatório pretendem-se apresentar e definir alguns das linhasorientadoras para a simulação do comportamento dinâmico de fluidos no interior deAmortecedores de Líquido Sintonizado (TLDs), de acordo com o proposto na literatura.O problema da modelação do comportamento de fluidos no interior deAmortecedores de Líquido Sintonizado, à semelhança do que acontece parareservatórios, é complexo, sendo apresentados os principais modelos matemáticos emecânicos utilizados na actualidade.Assim serão descritos modelos de comportamento adoptados no casoparticular dos Amortecedores de Líquido Sintonizado (TLDs) e modelos simplificadosde sistemas de 1 (SDOF) ou mais graus (MDOF) de liberdade com com os referidosdispositivos de mitigação de acções dinâmicas acopladosO presente relatório servirá, à semelhança dos relatórios Sistemas passivos,activos, híbridos e semi-activos: Estado dos conhecimentos, Actividade experimentalna área dos sistemas passivos para a protecção sísmica de estruturas: Experiência doNESDE e Modelos de comportamento dinâmico para fluidos no interior dereservatórios como uma das linhas orientadoras para o desenvolvimento dos trabalhospropostos no âmbito do PIP 2009-2012 do NESDE-DE Protecção Sísmica deEstruturas: Reabilitação, reforço e sistemas inteligentes.
Year: 2011
Number Pages:
159pp.
Author(s): Falcão Silva, M. J.; Campos Costa, A.
Editor: LNEC
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Modelos de comportamento dinâmico para fluidos no interior de reservatórios - Relatório de estágio
N/A
Year: 2011
Number Pages:
176pp.
Author(s): Falcão Silva, M. J.; Campos Costa, A.
Editor: LNEC
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Modelos de estimativa de frequência de acidentes rodoviários em meio urbano
O presente documento constitui o segundo relatório referente à actividadedesenvolvida pelo Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC) e pela Faculdadede Ciências e Tecnologias da Universidade de Coimbra (FCT/UC) no âmbito doprojecto IRUMS
Year: 2011
Number Pages:
121pp.
Author(s): Vieira Gomes, S.; Cardoso, J. L.
Editor: LNEC
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Net Zero Energy School
Ao abrigo do programa MIT-Portugal está em curso um projecto financiado pela Fundaçãopara a Ciência e Tecnologia (FCT) denominado "Net Zero Energy School - Reaching theCommunity" (Ref.a MIT-Pt/SES-SUES/0037/2008), no qual participam o Instituto SuperiorTécnico (1ST), coordenador do projecto, o Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC)e o Instituto de Ciências Sociais (ICS).O presente projecto centra-se no estudo do impacte das acções (activas e passivas)visando a melhoria das condições de conforto ambiente, de aprendizagem e de eficiênciaenergética implementadas numa escola "tradicional" (segunda metade do século XX) e dosseus efeitos multiplicadores a nível de mudança de comportamentos no contextoresidencial. As intervenções em curso em diversas salas de aulas da escola secundáriaVergílío de Ferreira são acompanhadas por uma análise continuada dos resultados de cadaacção.Numa primeira fase do projecto, realizaram-se diversos levantamentos pontuais,(abrangendo períodos de Inverno de 2009/2010 e a meia estação de 2010) de forma aanalisar as condições ambientes antes da intervenção na escola.Na presente fase do projecto e após a intervenção na escola, procedeu-se a uma novacampanha no período de Inverno, que se realizou no período de 3 a 11 de Fevereiro de2011. A campanha pretendeu avaliar o impacto resultante das obras de reabilitação daescola, quer nas condições ambientes das salas de aula, quer na satisfação dos alunos eestabelecer a comparação com a campanha de Inverno (2009/2010) acima referida,realizada antes da intervenção na escola. De forma a poder comparar as campanhas demedições, antes e depois da intervenção na escola, foi utilizada a mesma metodologia daprimeira campanha de medições, e procurou-se escolher as mesmas turmas e os mesmosblocos estudados na primeira campanha.Os levantamentos foram, tal como nas campanhas antes da intervenção, orientados para arecolha de diversos parâmetros ambientes relevantes para a avaliação das condições deconforto térmico, e foram acompanhadas pelo preenchimento pelos alunos presentes de umquestionário específico sobre este tema desenvolvido pelo LNEC. A avaliação das condições de conforto térmico foi complementada com uma avaliaçãoambiental mais vasta, orientada para aspectos de qualidade do ar interior. Nesse sentido,no interior de algumas salas de aula foram ainda medidas e registadas em contínuo asconcentrações de dióxido de carbono (C02), a temperatura e a humidade relativa.No presente documento apresentam-se os resultados e a análise de todas as mediçõesefectuadas e dos questionários recolhidos junto dos alunos inquiridos, de modo a avaliar ascondições ambientes e as percepções dos alunos nas salas de aula seleccionadas.Estabelece-se também, a comparação dos resultados com a campanha anterior (Inverno de2010) efectuada antes da intervenção na escola.
Year: 2011
Number Pages:
93pp.
Author(s): Gomes, R.; Matias, L.; Pinto, A.; Pina dos Santos, C.
Editor: LNEC
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