Relatório Científico
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Relatório pericial da colisão em cadeia na A25, no sentido Aveiro-Viseu, ao km 45.000, a 23 de Agosto de 2010
O presente relatório refere-se às condições de ocorrência de uma colisão em cadeia envolvendo 31 veículos ligeiros e 4 veículos pesados de mercadorias, seguido de incêndio, ocorrida ao quilómetro 45.000 da faixa de rodagem Aveiro-Viseu da A25, pelas 15:55 horas de 23 de Agosto de 2010.O estudo, que contou com a colaboração do Núcleo de Investigação Criminal de Acidentes de Viação da Guarda Nacional Republicana, foi realizado conjuntamente pelos IDMEC do IST e NPTS do LNEC e visou avaliar o contributo de factores relacionados com os veículos, a estrada e as manobras efectuadas pelos condutores na cadeia de acontecimentos que constituiu o acidente, designadamente, na sua produção e na das consequências do mesmo.Concluiu-se que o acidente pode ser decomposto numa sequência de 28 acontecimentos, envolvendo colisões sucessivas entre 35 veículos. Foi possível simular computacionalmente esses acontecimentos; no entanto, os dados registados na cena do acidente e a informação posteriormente recolhida não permitiram reconstituir numa única linha temporal a sequência desses acontecimentos, sendo apenas possível reconstituir cada os cenários mais prováveis para cada uma das sequências e identificar as respetivas precedências.Identificaram-se alguns mecanismos de produção de danos corporais nas vítimas. Na sequência da análise do sinistro são apresentadas algumas recomendações relativamente ao sistema de tráfego rodoviário que, se materializadas, contribuirão para a melhoria quer dos níveis de segurança rodoviária quer da análise científica dos acidentes.
Year: 2012
Number Pages:
233.
Author(s): Dias, J.; Cardoso, J. L.; Pratapsinh, A.
Editor: IDMEC - IST
Keywords: Estudo pormenorizado; Acidente rodoviário
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Relatório pericial da colisão em cadeia na A25, no sentido Viseu-Aveiro, ao km 45.600, a 23 de Agosto de 2010
O presente relatório refere-se às condições de ocorrência de uma colisão em cadeia, envolvendo 19 veículos ligeiros e um veículo pesado de mercadorias, ocorrida ao quilómetro 45.600 da faixa de rodagem Viseu-Aveiro da A25, pelas 16:25 horas de 23 de Agosto de 2010.O estudo, que contou com a colaboração do Núcleo de Investigação Criminal de Acidentes de Viação da Guarda Nacional Republicana, foi realizado conjuntamente pelos NIAR do IDMEC/IST e NPTS do LNEC e visou avaliar o contributo de factores relacionados com os veículos, a estrada e as manobras efectuadas pelos condutores na cadeia de acontecimentos que constituiu o acidente, designadamente, na sua produção e na das consequências do mesmo.Concluiu-se que as lesões corporais decorrentes do acidente foram provocadas por um veículo pesado de mercadorias que causou a colisão em cadeia envolvendo os 20 veículos. Foi possível simular computacionalmente esses acontecimentos; tendo-se obtido uma boa correlação entre os danos nos veículos e as suas posições de imobilização.Elenca-se, ainda, um conjunto de factores, cujas características e associação no tempo foram determinantes para a ocorrência deste acidente e a gravidade das suas consequências. Estes factores constituem aspectos susceptíveis de considerável aperfeiçoamento no sentido da prevenção da sinistralidade rodoviária e da mitigação das suas consequências no nosso País.
Year: 2012
Number Pages:
111.
Author(s): Dias, J.; Cardoso, J. L.; Pratapsinh, A.
Editor: IDMEC - IST
Keywords: Estudo pormenorizado; Acidente rodoviário
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Relatório Técnico da Campanha MORFEED IX de 23-07-2012
O presente relatório tem como objectivo a descrição da campanha de campo designada porMORFEED IX, realizada no âmbito do Projecto MORFEED (Mophodynamic feedback of estuarinemargins to climate change), financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (contratoPTDC/AAC-AMB/100092/2008).O principal objectivo do projecto MORFEED consiste no desenvolvimento de um modeloconceptual que traduza a resposta das margens estuarinas a diferentes cenários de alteraçõesclimáticas. Com vista à prossecução deste objectivo foi seleccionado o estuário do Tejo como localde estudo.Neste projecto participam o Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC), que coordena, ea Fundação da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (FFCUL) através dos centros deinvestigação Instituto Dom Luís (IDL), Centro de Geologia (CGUL) e Centro de Oceanografia (CO).A campanha de campo MORFEED IX realizou-se na Póvoa de Santa Íria (imediações doparque industrial da Solvay), margem direita do Estuário do Tejo, durante a manhã do dia 23 deJulho de 2012.
Year: 2012
Number Pages:
8pp.
Author(s): Rilo, Ana; Freire, P.; Caçador, M.
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Remote Access to Experimental Facilities. RADE
N/A
Year: 2012
Number Pages:
28p.
Author(s): Lemos, R.; Fortes, C. J. E. M.; Capitão, R.
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Repositório Digital do LNEC - Progressão entre 2009 e 2012
O Repositório Digital de Documentos do LNEC tem vindo a crescer continuamente, desde que entrouoficialmente em produção, em 2009, evoluindo desde esta altura, e cumprindo a sua função de acervocentralizado das publicações do Laboratório e facilitando a consulta das mesmas por parte dosfuncionários. Este documento descreve a evolução da plataforma desde a sua entrada em produção, osseus problemas e o que se fez para os resolver, e apresenta uma visão crítica do estado atual da mesma,propondo alguns pontos chave para assegurar a continuidade do repositório no LNEC.
Year: 2012
Number Pages:
23pp.
Author(s): Gamito, R.
Editor: LNEC
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Repositórios Digitais nos Laboratórios de Engenharia dos PALOP - Missões a Cabo Verde e Moçambique e preparação da missão a Angola
Cada vez mais, o acesso expedito à informação é essencial para o adequado desempenho dos processosenvolvidos na Engenharia Civil. É procedimento habitual o LNEC enviar livros e documentos para osdiversos Laboratórios de Engenharia dos PALOP, dadas as suas carências a nível de literatura. Dadaexperiência positiva do LNEC com o seu Repositório Digital, e por se considerar benéfica umacolaboração direta com os PALOP no sentido de partilhar conhecimento entre os Laboratórios, oLNEC, com a colaboração da CPLP, iniciou o processo de capacitação dos Laboratórios de Engenhariados PALOP com repositórios digitais. Este documento descreve os esforços já empreendidos com trêsdos países dos PALOP, nomeadamente Cabo Verde, Moçambique e Angola.
Year: 2012
Number Pages:
31pp.
Author(s): Gamito, R.
Editor: LNEC
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Resíduos de construção e demolição - Atividade desenvolvida no LNEC
Este relatório sintetiza a atividade desenvolvida no LNEC visando contribuir para a aplicação dos materiais obtidos no processamento de resíduos de construção e demolição (RCD) no sector da construção, nomeadamente em betões e argamassas, em pavimentos rodoviários e em aterros e camadas de leito de infraestruturas de transporte. Esta atividade abrange as áreas de investigação programada, de investigação por contrato e outras atividades científicas e técnicas das quais se destaca a preparação de especificações técnicas específicas para estes materiais, a difusão de conhecimentos através da realização de ações de formação, da elaboração de documentos e da participação em conferências e outras reuniões científicas e técnicas. Nesta atividade integra-se também a cooperação com entidades, nacionais e estrangeiras, designadamente com universidades e associações de carácter científico e técnico. Sendo esta uma atividade transversal no LNEC O presente relatório integra o trabalho desenvolvido no Departamento de Materiais, no Departamento de Edifícios, no Departamento de Geotecnia e no Departamento de Transportes.
Year: 2012
Number Pages:
35pp.
Author(s): Martins, I. M.; Veiga, M. R.; Roque, A. J.; Freire, A. C.; Batista, F. A.; Fortunato, E.
Editor: LNEC
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Revisão das melhores capacidades de medição e de calibração (CMC ) do Laboratório central de apoio Metrológico do LNEC em 2012
O relatório apresenta uma descrição genérica do procedimento de avaliação de incertezas de medição elaborado de acordo com o GUM, a estrutura das tabelas de balanço de incertezas e o quadro de melhores capacidades de medição e de calibração do LCAM/LNEC em 2012, relativas à actividade desenvolvida pelo laboratório no âmbito da sua acreditação no Sistema Português da Qualidade.
Year: 2012
Number Pages:
69pp.
Author(s): Ribeiro, A.; Lages Martins, L.
Editor: LNEC
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Sistema de previsão e alerta de inundações em zonas costeiras e portuárias
N/A
Year: 2012
Number Pages:
13p.
Author(s): Capitão, R.; Fortes, C. J. E. M.
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SISTEMA DE PREVISÃO E ALERTA DE INUNDAÇÕES EM ZONAS COSTEIRAS E PORTUÁRIAS
N/A
Year: 2012
Number Pages:
36p.
Author(s): Capitão, R.; Fortes, C. J. E. M.; Raposeiro, P.
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