Relatório Científico
Info
Plano das Bacias Hidrográficas das Ribeiras do Oeste - Medidas para alcançar e manter o estado bom do sistema aquífero de Caldas da Rainha-Nazaré
Este trabalho, realizado no âmbito do Plano das Bacias Hidrográficas das Ribeiras do Oeste, apresentaas medidas propostas para a recuperação ao estado Bom do sistema aquífero de Caldas da Rainha-Nazaré até ao ano 2027, assim como a caracterização geral de base que informou de toda a análisenecessária à definição destas medidas. Esta análise para a definição destas medidas é tambémapresentada neste trabalho.
Year: 2012
Number Pages:
133pp.
Author(s): Lobo Ferreira, J. P. C.; Novo, M. E.; Leitão, T. E.; Oliveira, M. M.; Henriques, M. J. A.; Oliveira, L. G. S.; Martins, T.
Editor: LNEC
Info
Plano das Bacias Hidrográficas das Ribeiras do Oeste - Modelação do sistema aquífero de Torres Vedras e análise dos impactos das alterações climáticas nos ecossistemas dependentes das águas subterrâne
Este trabalho, realizado no âmbito do Plano das Bacias Hidrográficas das Ribeiras do Oeste, apresenta amodelação matemática do sistema aquífero de Torres Vedras, incluindo a modelação dos impactosexpectáveis das alterações climáticas para os anos de 2050 e 2080 (cenário de emissões A1B) sobre ofuncionamento dos Ecossistemas Dependentes das Águas Subterrâneas (EDAS). Complementarmenteapresenta-se a caracterização geral do sistema aquífero, que fundamentou a criação do modelomatemático.
Year: 2012
Number Pages:
132pp.
Author(s): Lobo Ferreira, J. P. C.; Monteiro, J. P.; Oliveira, M. M.; Martins, T.; Novo, M. E.; Oliveira, L. G. S.; Leitão, T. E.; Henriques, M. J. A.
Editor: LNEC
Info
Plano de gestão da Bacia Hidrográfica do Tejo - Medidas para alcançar e manter o estado bom do sistema aquífero de Escusa
Este trabalho, realizado no âmbito do Plano de Gestão da Bacia Hidrográfica do Tejo, apresenta asmedidas propostas para a manutenção do estado Bom do sistema aquífero de Escusa, assim como acaracterização geral de base que informou de toda a análise necessária à definição destas medidas. Estaanálise para a definição destas medidas é também apresentada neste trabalho.
Year: 2012
Number Pages:
90pp.
Author(s): Lobo Ferreira, J. P. C.; Novo, M. E.; Leitão, T. E.; Oliveira, M. M.; Henriques, M. J. A.; Oliveira, L. G. S.; Martins, T.
Editor: LNEC
Info
Plano de gestão da Bacia Hidrográfica do Tejo - Modelação do sistema aquífero de Monforte-Alter do Chão e análise dos impactos das alterações climáticas nos ecossistemas dependentes das águas subterrâ
Este trabalho, realizado no âmbito do Plano das Bacias Hidrográficas das Ribeiras do Oeste, apresenta amodelação matemática do sistema aquífero de Monforte-Alter do Chão, incluindo a modelação dosimpactos expectáveis das alterações climáticas para os anos de 2050 e 2080 (cenário de emissões A1B)sobre o funcionamento dos Ecossistemas Dependentes das Águas Subterrâneas (EDAS).Complementarmente apresenta-se a caracterização geral do sistema aquífero, que fundamentou acriação do modelo matemático.
Year: 2012
Number Pages:
137pp.
Author(s): Lobo Ferreira, J. P. C.; Monteiro, J. P.; Oliveira, M. M.; Martins, T.; Novo, M. E.; Oliveira, L. G. S.; Leitão, T. E.; Henriques, M. J. A.
Editor: LNEC
Info
Procedimento de calibração de comparadores de acordo com a norma de referência ISO 463:2006
O presente relatório apresenta um procedimento de calibração de comparadores, de acordo com a norma de referência ISO 463: 2006, desenvolvido no Centro de Instrumentação Científica do LNEC e realizado pelo Laboratório Central de Apoio Metrológico (LCAM) nas suas instalações laboratoriais.
Year: 2012
Number Pages:
36pp.
Author(s): Ribeiro, A.; Lages Martins, L.
Editor: LNEC
Info
Procedimento de calibração de dilatómetros diferenciais
O presente relatório apresenta um procedimento de calibração de dilatómetros diferenciais desenvolvido no Centro de Instrumentação Científica do LNEC e realizado pelo Laboratório Central de Apoio Metrológico (LCAM/LNEC) nas instalações do cliente. Este tipo de equipamento de medição é aplicado em ensaios de materiais visando a determinação do respetivo coeficiente de dilatação térmica.
Year: 2012
Number Pages:
35pp.
Author(s): Ribeiro, A.; Lages Martins, L.
Editor: LNEC
Info
Procedimento de ensaio de equipamento pendular para ensaios de choque Charpy de materiais metálicos de acordo com a norma de referência EN ISO 148-2: 2008
O presente relatório apresenta um procedimento de ensaio de equipamento pendular para ensaio de choque Charpy de materiais metálicos, de acordo com a norma de referência EN ISO 148-2:2008, desenvolvido no Centro de Instrumentação Científica (CIC) do LNEC e realizado pelo Laboratório Central de Apoio Metrológico (LCAM).
Year: 2012
Number Pages:
24pp.
Author(s): Ribeiro, A.; Lages Martins, L.
Editor: LNEC
Info
Quinto relatório temático
A gestão de um sistema aquífero e a definição da sustentabilidade da sua exploração exige omelhor conhecimento possível das disponibilidades hídricas subterrâneas. Estas são função da recargado sistema aquífero, que pode ser direta, por infiltração da água da chuva que cai diretamente sobre aárea aflorante do sistema aquífero, ou indireta, ou alóctone, quando resulta da infiltração de água dachuva precipitada fora da área de afloramento do sistema aquífero transportada para a área deafloramento do sistema através do escoamento direto ou através de cursos de água superficial. Assim,interessa definir a área de drenagem do sistema aquífero.No caso de estudo do sistema aquífero Querença-Silves, fez-se a aplicação do método dedecomposição dos hidrogramas de escoamento (método DECHIDR) à totalidade das áreas das subbaciashidrográficas que intersectam o sistema aquífero (a montante das estações hidrométricas dePonte Mesquita, Purgatório e Quinta da Passagem), e, para as mesmas áreas, correu-se o modelo debalanço hídrico sequencial diário (modelo BALSEQ_MOD), apresentando-se os resultados destemodelo agregados por sub-bacia hidrográfica (as três referidas mais outras quatro sub-bacias que sedesenvolvem na parte montante dessas três: Rotunda A2, Ponte de Querença, Ribeira do rio Seco eQuinta do Freixo), e discriminados pelas áreas de drenagem exteriores e pelas áreas de ocorrência dosistema aquífero.Para o cálculo da recarga alóctone considerou-se que a totalidade da recarga direta calculadafora do sistema aquífero e do escoamento direto aí gerado se infiltram quando o escoamento superficialdaí proveniente entra na área do sistema aquífero, o que pode sobrestimar um pouco os valores derecarga. Os resultados obtidos permitem estimar uma recarga anual média de 39 hm3/ano na área dedrenagem do sistema aquífero Querença-Silves pertencente à sub-bacia hidrográfica de PonteMesquita, dos quais 8 hm3/ano são recarga alóctone, e uma recarga anual média de 100 hm3/ano naárea de drenagem do sistema aquífero Querença-Silves pertencente à sub-bacia hidrográfica doPurgatório, dos quais 54 hm3/ano (mais de 50%) são recarga alóctone.Realça-se assim a importância da consideração da área de drenagem do sistema aquífero,contribuindo com água para a recarga do mesmo, constituindo-se como um elemento indispensávelpara a gestão do sistema aquífero.
Year: 2012
Number Pages:
123pp.
Author(s): Oliveira, M. M.; Oliveira, L. G. S.
Editor: LNEC
Info
RADE
N/A
Year: 2012
Number Pages:
35p.
Author(s): Lemos, R.; Capitão, R.; Fortes, C. J. E. M.
Info
Relatório de atividades: Programa de Capacitação dos Laboratórios de Engenharia dos PALOP 2010-2011
Neste relatório apresentam-se as atividades realizadas no período de 2010-2011 no âmbito do Programa deCapacitação dos Laboratórios de Engenharia dos PALOP, implementadas com recursos do Fundo Especial da CPLP, com a coordenação do Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC), na qualidade de instituição Proponente. Tem-se assim em vista fornecer ao Secretariado Executivo da CPLP elementos que permitam a realização do acompanhamento e monitorização das Atividades e a avaliação do cumprimento da metodologia e procedimentos propostos bem como o alcance dos resultados e objetivos previstos.A Proponente submeteu à CPLP um Relatório Técnico e Financeiro de Progresso da Atividade (RelatórioIntercalar) a meio do período de execução a que se refere este projeto.
Year: 2012
Author(s): Portugal, J. C.; França Martins, M.
|