Instalação experimental de estruturas hidráulicas

Circuitos Hidráulicos e Pavilhões de Hidráulica Fluvial e de Estruturas Hidráulicas

O NRE dispõe, para a realização de estudos em modelo reduzido e de ensaios experimentais, de uma área coberta de 5 000 m2, subdividida por dois pavilhões: o Pavilhão de Hidráulica Fluvial e o Pavilhão de Estruturas Hidráulicas. No primeiro decorrem usualmente os estudos experimentais, enquanto no segundo se concentram os modelos reduzidos das obras e circuitos hidráulicos. Para o abastecimento de água a estas instalações, o NRE dispõe de dois circuitos hidráulicos: um para cada um dos dois pavilhões supracitados.

O circuito hidráulico alimenta o Pavilhão de Estruturas Hidráulicas tem uma capacidade de bombagem de 500 l/s. As quatro bombas do circuito, com caudais individuais até 200 l/s de capacidade máxima, têm acoplados motores de velocidade variável, permitindo uma regulação de caudal entre 5 l/s e 500 l/s. O caudal é bombeado para um tanque de nível constante, de forma a garantir o regime permanente no circuito geral. As condutas de alimentação dos modelos dispõem de válvulas motorizadas e de medidores de caudal eletromagnéticos.

Os equipamentos de medição, controlo e registo de dados são os seguintes:

Debitómetros eletromagnéticos
Micromolinetes, molinetes e UVP (Ultrasound Velocity Profiling) para medição de perfis de velocidade
Tubos de Prandtl e de Pitot
Transdutores de pressão, de profundidade de água, de aceleração, de força e de vibração e respetivos condicionadores de sinal
Equipamento de medição de concentração de ar na água
Levantadores de fundo móvel, amostradores de material aluvionar
Amostradores de água, medidores de qualidade da água
Sistemas de aquisição de dados e software de processamento de dados
Diverso material de campo, embarcação pneumática com reboque