Túneis de vento

A Unidade de Aerodinâmica de Estruturas (UADinE) está enquadrada no Departamento de Estruturas (DE) do LNEC, no Núcleo de Engenharia Sísmica e Dinâmica de Estruturas (NESDE).

Outra informação pode ser obtida no folheto desta Unidade Operativa.

Áreas de Atividade

A UADinE desenvolve a sua principal atividade no domínio das ações do vento e dispõe de três túneis com diferentes características, permitindo cobrir uma gama alargada de ensaios sobre modelos reduzidos.

Ensaios

Ensaios em túnel de vento do tipo Aeronáutico
Túnel de circuito fechado e câmara de ensaios com 3 m × 1,2 m × 1m que pode ser fechada ou aberta. Dispõe de um ventilador axial controlado por variador de frequência, permitindo a variação contínua da velocidade do escoamento de 0 a 45 m/s, com turbulência <1%.

Ensaios em túnel de vento do tipo Camada limite
Túnel de circuito aberto e câmara de ensaios fechada com 9 m × 3 m × 2 m, e teto de inclinação variável. Dispõe de seis ventiladores axiais controlados individualmente podendo dois ser controlados por variador de frequência, permitindo a variação contínua da velocidade do escoamento de 0 a 18 m/s.

Ensaios em túnel de vento do tipo Jato livre
Túnel descarregando para espaço aberto, com diâmetro de 1,6 m. Dispõe de um ventilador axial controlado por variador de frequência, permitindo a variação contínua da velocidade do escoamento de 0 a 16 m/s.

Outros serviços

A atividade científica da UADinE, proporcionando um desenvolvimento assistido de soluções otimizadas, é praticada em áreas distintas da ação do vento, tais como na avaliação de:

•    comportamento de estruturas de edifícios e de elementos de fachada;
•    estabilidade aerodinâmica de pontes;
•    condições de conforto e de segurança pedonal em espaços abertos;
•    vibrações induzidas em estruturas de torres e de chaminés;
•    comportamento aerodinâmico de veículos;
•    condições de ventilação de edifícios;
•    potencial eólico.

Adicionalmente, a UADinE executa ensaios correntes de calibração de anemómetros.