Plataformas Sísmicas


A Unidade de Dinâmica de Estruturas (UDinE) está enquadrada no Departamento de Estruturas (DE) do LNEC, no Núcleo de Engenharia Sísmica e Dinâmica de Estruturas (NESDE), e dispõe de várias infraestruturas experimentais para o desenvolvimento das atividades de I&D&I.

Outra informação pode ser obtida no folheto desta Unidade Operativa.

Áreas de atividade

A UDinE dedica-se à caraterização do comportamento e da vulnerabilidade sísmica de estruturas de grande porte sujeitas à ação de sismos de diferentes intensidades até situações de colapso global iminente de estruturas ou de subestruturas.

Ensaios

Plataforma de ensaios sísmicos LNEC-3D
A plataforma sísmica triaxial LNEC-3D, onde são colocados e fixados os modelos a ensaiar, tem a forma aproximada de um prisma triangular com as seguintes características:
  • dimensões úteis 4,6 × 5,6 m2;
  • capacidade máxima de 40 toneladas;
  • 3 eixos ortogonais independentes;
  • deslocamentos controlados ativamente, rotações restringidas passivamente (barras de torção);
  • gama de frequências de 0 a 40 Hz.
Estudos experimentais de I&D&I
Ensaios sísmicos no âmbito do desenvolvimento assistido de técnicas de reforço e reabilitação sísmica de estruturas completas a escalas próximas da real (1:1,5 até 1:2) ou de subestruturas à escala real.

Ensaios sísmicos de avaliação experimental e desenvolvimento assistido de sistemas passivos e semiativos de mitigação das solicitações sísmicas nas estruturas.

Estudos de qualificação sísmica
Ensaios dinâmicos de qualificação sísmica de equipamentos e componentes para a indústria produtora e distribuidora de energia elétrica.

Outros serviços

A UDinE realiza estudos de avaliação da vulnerabilidade sísmica de sistemas estruturais importantes (e.g., edifícios e pontes) utilizando metodologias fundamentadas em objetivos e níveis de desempenho previamente definidos. Estes estudos baseiam-se na determinação experimental in situ do comportamento dinâmico das estruturas, sendo essenciais na implementação de soluções de reforço para a mitigação da vulnerabilidade sísmica para um ou mais objetivos de desempenho estabelecidos.
Plataforma sísmica 1D

A plataforma sísmica 1D, construída no início da década de 70, é constituída pelo corpo da plataforma em aço e por um circuito hidráulico. Tem a possibilidade de ser utilizada quer como plataforma sísmica horizontal quer como vertical, sendo porém necessário rodar a posição do atuador hidráulico.
A plataforma vertical encontra-se fixada ao quadro da plataforma horizontal, para que desta forma possa ser aproveitado o mesmo atuador hidráulico. O bloqueio das rotações da mesa é assegurado por braços metálicos que apoiam na estrutura principal através de molas.

Características principais:
  • Dimensões úteis (mxm): 3,0x2,0 (plataforma horizontal), 2,45x1,45 (plataforma vertical)
  • Furação (mxm): 0,5x0,5
  • Capacidade máxima (kN): 60
  • Força (kN): 250
  • Deslocamentos (mm): ±100
  • Velocidade (cm/s): 21
  • Frequência de funcionamento entre 0 e 25Hz
Os movimentos das plataformas (horizontal e vertical) são controlados analogicamente por um loop interno somente proporcional (P) das servo válvulas.