Relatório Científico
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Project Management Manual
This document is developed as part of RESCCUE (RESilience to cope with Climate Change in Urban arEas - a multisectorial approach focusing on water) project, which has received funding from the European Unions Horizon 2020 Research and Innovation program, under the Grant Agreement number 700174.
Year: 2016
Author(s): Martinez, M.; Velasco, M.; Monjo, R.; Russo, B.; Djordjevic, S.; Fontanals, I; Vela, S.; Cardoso, M. A.; Ventura, L.
Keywords: RESCCUE
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Project Molines: Modelling floods in estuaries. From the hazard to the critical management - Final Report
The final technical report of the project
Year: 2016
Author(s): Freire, P.; Fortunato, A. B.; Rilo, Ana; Li., K; Costa, R.; Oliveira, A.; Jesus, G.; Gomes, J. L.; Rogeiro, J.; Pinto, P.; Cardoso, M. A.; Almeida, M. C.; Beceiro, P.; Brito, R.; Fernandes, J. P.; Tav
Keywords: Risk management; Estuarine flooding; Early-warning system; Extreme events; Territorial vulnerability
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Proposta de projeto: Programa de Capacitação de Laboratórios de Engenharia da CPLP 2016/2017
O presente projeto, designado por Programa de Capacitação de Laboratórios de Engenharia da CPLP, dásequência à cooperação que existe entre o Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC) de Portugal, osLaboratórios de Engenharia Civil dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (LABPALOP) e aAdministração Pública de Timor-Leste e foi definido durante a XXIX Reunião de Coordenação dos Convénios de Cooperação, em Díli, entre 2 e 6 de maio de 2016.
Year: 2016
Author(s): Antunes, M. L.; Portugal, J. C.; França Martins, M.
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Relato da missão à República Democrática de Timor-Leste dos investigadores do LNEC Jorge M. Grandão Lopes e Manuel F. Camacho Baião
No âmbito do Programa de Capacitação dos Laboratórios de Engenharia Civil da CPLP 2015/2016, realizou-se de 3 a 13 de outubro do corrente ano, na República Democrática de Timor-Leste (RDTL), uma missão dos signatários. No presente relatório faz-se uma apresentação sintética das ações levadas a cabo durante essa missão, nomeadamente de visitas realizadas a edifícios, entre os dias 3 e 7 de outubro, a que se juntam alguns comentários sobre aspetos da sua constituição e comportamento, assim como umaapresentação, também sintética, do seminário realizado entre os dias 10 e 13 seguintes, sobre Habitação a Custos Controlados (HCC) ou de Interesse Social. A concluir tecem-se observações finais que expressam a opinião dos signatários face não só às visitas e ao seminário realizados, mas também ao que foi possível observar durante as deslocações realizadas no território, nomeadamente em relação à realidade construtiva em Timor-Leste, principalmente em Díli, e aos contactos que foi possível estabelecer com diversos intervenientes do setor das obras públicas e da construção.
Year: 2016
Author(s): Grandão Lopes, J.; Baião, M.
Keywords: CPLP; Missão; Timor-Leste
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Relatório de atividades intermédio: Programa de Capacitação dos Laboratórios de Engenharia dos PALOP e Administração Pública de Timor-Leste 2015-2016
Apresenta-se o Relatório intermédio das ações de cooperação realizadas no âmbito do
Year: 2016
Author(s): Portugal, J. C.; França Martins, M.
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Report on common research challenges regarding energy efficiency and carbon intensity
This report is a deliverable of USE-iT (Users, Safety, Security and Energy in Transport Infrastructure); a Horizon 2020 Coordination and Support Action (CSA) project managed by the Forum of European Highway Research Laboratories (FEHRL). The aim of USE-iT is to better understand the common challenges facing transport modes and in conjunction with stakeholders to produce a multi-modal research roadmap to develop technologies and approaches to addressing these challenges. In addition to a work package on management (WP1) and on dissemination activities (WP5), USE-iT is divided into three technical Work Packages addressing important challenges facing all modes: providing better customer information (WP2); improving safety and security (WP3) and reducing carbon emissions and energy consumption (WP4). This report relates to Work Package 4 (Deliverable D4.2) on reducing the carbon emissions and energy consumption associated with the transport sector. In the first WP4 report [D4.1], a significant number of technologies, materials and approaches were identified which could help reduce transport energy consumption and reduce carbon emissions. In the present report [D4.2], the common challenges facing all modes as they work to reduce transport carbon emissions are identified, and the potential areas of cross-modal research that could help to address these challenges are evaluated and prioritised.
Year: 2016
Author(s): Reeves, S.; Peeling, J.; Lamb, M.; Arsénio, E.; Bidnenko, N.; Saleh, P.; Carlson, A.; Chen, M.; Saleh, P.; Spicka, L.; Steinicke, W.; Zofka, E.
Keywords: Sustainable transport; Transport technology; Transport infrastructures; Transport decarbonisation; Vehicle fuel efficiency; Asset management; Greenhouse gas emissions; Climate change
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Sistemas de tubagem de PPR reforçado com fibra de vidro destinados à distribuição de água quente e fria e a sistemas de aquecimento e de extinção automática de incêndio por água com aspersores no inte
Nesta publicação apresenta-se o critério presentemente seguido pelo LNEC para concessão de homologação com certificação, bem como para o posterior controlo periódico da qualidade a sistemas de tubagem de copolímero de polipropileno estatístico (
Year: 2016
Author(s): Real, L. P.
Keywords: Homologação; Polipropileno; Extinção de incêndios; Sistemas de aquecimento; Distribuição de água quente e fria; Tubos com pressão; Polipropileno reforçado com fibras de vidro
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Software DT500COM - Controlo dos Geologgers da Série DT500, da Datataker
Neste relatório apresenta-se o software desenvolvido para controlo das subunidades de aquisição Geologger série 500, da Datataker. Para além de se fornecerem indicações para trabalhar com o software referido, é feita uma apresentação do projeto desenvolvido na linguagem de programação C#.
Year: 2016
Author(s): Silveira, A. P. C. da; Barateiro, J.
Keywords: C#; Data logger; Porta série
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Transporte sedimentar potencial a sul da embocadura do rio Mondego
O presente estudo tem como objetivo caracterizar o transporte sedimentar longitudinal potencial (capacidade de transporte) entre as embocaduras dos rios Mondego e Lis no período 1952-2010. Enquadra-se no âmbito de um estudo mais alargado, cujo objetivo é o estudo da dinâmica sedimentar costeira e a previsão da evolução futura da linha de costa do mesmo trecho.O estudo baseia-se em modelação numérica dos processos físicos costeiros para determinar a série temporal (com frequência de 6 horas) de transporte sedimentar longitudinal potencial induzido pela agitação marítima e variação do nível do mar devida à maré astronómica e meteorológica, no período 1952-2010. Concluiu-se sobre a elevada variabilidade interanual e sazonal do transporte sedimentar longitudinal potencial, Qs, e confirmou-se a direção dominante da deriva para sul (em 46 dos 59 anos em estudo). Obtiveram-se volumes anuais médios de Qs Total e Resultante para sul de 918 e 270 x103 m3 e volumes anuais extremos de Qs Total 578 e 1 500 x103 m3. Da análise do diagrama de balanço sedimentar do ano de Qs Total médio e da distribuição de Qs ao longo do perfil transversal, concluiu se que grande parte do volume mobilizado se deve aos eventos com Hrms 2.00-5.00 m e Dir 295-305ºN e identificaram-se as zonas onde essa mobilização é mais intensa. Da análise à sazonalidade concluiu-se que no verão marítimo apenas existe potencial para mobilizar cerca de 60% do volume sedimentar mobilizado no inverno, sendo evidente nas duas estações marítimas a deriva resultante na direção sul. Da análise adicional aos anos de Qs Sul e Qs Norte máximos identificaram-se extensões da zona ativa do perfil de praia de 1 500, 2 270 e 1 970 m nos três anos referidos, respetivamente.
Year: 2016
Author(s): Oliveira, J. N.; Oliveira, F. S. B. F.
Keywords: Processos costeiros; Modelação numérica; Figueira da Foz; Transporte sedimentar longitudinal
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Uso eficiente de memória em computação científica
A otimização de programas de computação científica é um problema extremamente relevante em engenharia pois uma otimização eficaz pode trazer ganhos de algumas ordens de grandeza em diversas dimensões: tempo de execução, memória utilizada, custo, precisão numérica, dimensão dos dados de entrada, tempo de programador, etc. Este relatório discute a otimização de memória e, em particular, pretende fornecer linhas de orientação para a otimização eficaz de um programa de computação científica em termos de memória. Descreve-se brevemente um modelo simples de um computador que permite compreender os conceitos mais relevantes da memória de um computador, e descrevem-se várias estratégias de otimização. Estas estratégias são discutidas e exemplificadas, e compiladas numa checklist com vista a ser percorrida e analisada aquando da otimização de memória de um programa de computação científica. É discutido um caso de estudo em que foi feita a análise dos objetivos da otimização e das características do programa. Feita esta análise foram escolhidas três estratégias da checklist que permitiram, com pouco esforço, resolver completamente o problema original.
Year: 2016
Author(s): Rico, J.; Inês, A.
Keywords: Computação científica; Otimização de programas; Memória
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