Relatório Científico
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Projeto de investigação programada
No presente relatório apresentam-se os objetivos, as atividades desenvolvidas, os resultados obtidosdo projeto supracitado e a bibliografia produzida, assim como as alterações ao programa inicialmenteestabelecido, de modo a superar limitações que foram ocorrendo ao longo da investigação. Osresultados apresentam-se associados aos projetos que lhes deram origem e que concorreram para opresente Projecto de Investigação Programada.
Year: 2014
Number Pages:
71pp.
Author(s): Novo, M. E.; Lobo Ferreira, J. P. C.
Editor: LNEC
Keywords: Gestão de recursos hídricos; Águas subterrâneas; Alterações climáticas
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RADE
N/A
Year: 2014
Number Pages:
27p.
Author(s): Lemos, R.; Fortes, C. J. E. M.; Capitão, R.
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RADE
N/A
Year: 2014
Number Pages:
56p.
Author(s): Passarinho, A.; Ramos, A.; Simão, J.; Lemos, R.; Capitão, R.; Fortes, C. J. E. M.
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RELATÓRIO DE ACTIVIDADES DA BOLSA DE INVESTIGAÇÃO PARA MESTRE (BI)
O projecto PAC:MAN é coordenado pela Doutora Anabela Oliveira (LNEC) e inclui umaequipa de investigadores do Laboratório Nacional de Engenharia Civil (Instituiçãoproponente), Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental e Universidade deAveiro. Este projecto tem como objectivos investigar: (i) os dados de acidentes passados paradesenvolver e validar um conjunto de indicadores ambientais de condições atmosféricas eoceanográficas propícias à ocorrência de derrames; (ii) a capacidade e eficiência do sistemade modelação de elevada precisão para prevenção e previsão do risco de derrame, incluindotodos os processos de transformação de óleo na zona costeira; (iii) a fiabilidade, vantagens eescalabilidade de um sistema de alerta baseado em novas tecnologias móveis; e (iv) o modocomo estes vários aspectos inovadores podem ser integrados num sistema de gestão de riscopara alerta precoce e aviso da ocorrência de derrames nas zonas costeiras.Na fase inicial do projecto foi feita a análise de dados in situ e de deteção remota paraacidentes de poluição na plataforma continental Ibérica e zona costeira, para apoiar odesenvolvimento de indicadores de condições propícias à ocorrência de acidentes comembarcações que ultimamente poderão conduzir ao derrame de hidrocarbonetos. Estesindicadores foram validados para a Ria de Aveiro, a qual foi escolhida pela sua enormeimportância ambiental e económica. Foi definido um conjunto de cenários, aos quais estãoassociados os resultados duma análise de vulnerabilidade local. Os cenários foram utilizadospara avaliar a capacidade dos modelos detalhados de serem aplicados na análise de risco, epara desenvolver uma nova metodologia de prevenção deste tipo de riscos. Este sistema demodelação de derrames simula os processos relevantes em escalas adequadas e está acopladocom um sistema de modelação da circulação forçada conjuntamente por ondas, correntes evento. A metodologia proposta será a base para um sistema inovador de alerta precoce quecombina de modo eficiente as condições ambientais propícias à ocorrência de acidentes comprevisões detalhadas do percurso e da transformação das plumas de poluentes. Este sistema dealerta irá alimentar um sistema de aviso, o qual será analisado em termos de eficiência eescalabilidade para números crescentes de utilizadores. Os dois sistemas serão ligados através de um sistema de gestão do risco, adaptado para derrames a partir de um sistema proposto naliteratura. Esta infra-estrutura incluirá uma base de dados dos elementos físicos em risco e dosrecursos de resposta à emergência, e será customizado para a análise de vulnerabilidade daRia de Aveiro. O resultado final do projecto será uma nova metodologia de planeamento eresposta para riscos de poluição costeira genérica, baseada nas várias ferramentas e análises propostas.
Year: 2014
Number Pages:
p24.
Author(s): Epifânio, B.
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Relatório de atividades: Programa de Capacitação dos Laboratórios de Engenharia dos PALOP e Administração Pública de Timor-Leste 2013
Neste relatório apresentam-se as atividades realizadas no ano de 2013 no âmbito do Programa de Capacitação dos Laboratórios de Engenharia dos PALOP e Administração Pública de Timor-Leste, implementadas com recursos do Fundo Especial da CPLP, com a coordenação do Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC), na qualidade de instituição Proponente. Tem-se assim em vista fornecer ao Secretariado Executivo da CPLP elementos que permitam a realização do acompanhamento e monitorização das Atividades e a avaliação do cumprimento da metodologia e procedimentos propostos bem como o alcance dos resultados e objetivos previstos.
Year: 2014
Author(s): Portugal, J. C.; França Martins, M.
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Relatório do levantamento de perfis morfológicos do sistema praia-duna da Costa da Caparica, entre Cova do Vapor e Ribeira Foz do Rego 29 e 30 de abril de 2014
N/A
Year: 2014
Number Pages:
78p.
Author(s): Poseiro, P.; Capitão, R.; Fortes, C. J. E. M.; Silva, S.; Ferreira, J.
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Relatório do Trabalho Realizado pelo Bolseiro Pedro Poseiro (Janeiro 2013
N/A
Year: 2014
Number Pages:
6p.
Author(s): Poseiro, P.
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Relatório do Trabalho Realizado pelo Bolseiro Rui Reis (Setembro 2012
N/A
Year: 2014
Number Pages:
7p.
Author(s): Reis, R.
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Relatorio dos trabalhos do projeto de investigação
Os impactos dos derrames acidentais das últimas décadas têm impulsionado o desenvolvimento e a implementação de diversas abordagens para planeamento e resposta à emergência de poluição dos meios aquáticos, incluindo sistemas de monotorização da poluição e sistemas de modelação. Os sistemas de gestão d risco, que foram aplicados com sucesso para tsunamis e inundações de rotura de barragens, podem ser usados para providenciar um enquadramento para riscos de poluição que permita a proteção eficaz dos recursos costeiros.Os objetivos do projeto PAC:MAN são investigar: 1) os dados de acidentes passados para desenvolver e validar um conjunto de indicadores ambientais de condições atmosféricas e oceanográficas propícias à ocorrência de derrames; 2)a capacidade e eficiência de sistemas de modelação de elevada precisão para prevenção e previsão do risco de derrame, incluindo todos os processos de transformação do óleo na zona costeira; 3) a fiabilidade, vantagens e escalabilidade de um sistema de alerta baseado em novas tecnologias móveis; 4) a capacidade dos sistemas de tecnologias de informação para integrar e disponibilizar informação ambiental relevante sobre os elementos ecológicos em risco; e 5) o modo como estes vários aspectos inovadores podem ser integrados num sistema de gestão de risco para alerta precoce e aviso da ocorr~encia de um derrame nas zonas costeiras.
Year: 2014
Number Pages:
p6.
Author(s): Boer, S.
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Report on PAC selection (action B.2 LIFE HyMemb)
This report aimed the selection of a set of commercial powdered activated carbons (PACs) adequate to control a set of target emerging contaminants (ECs) through PAC conventional addition and PAC/microfiltration (PAC/MF) hybrid process, applications to be further tested in actions B3 and B4 of LIFE Hymemb Project. A short-list of ECs and PACs were selected based on multiple criteria. Six pharmaceuticals and four variants of microcystins were included in the short-list and six PACs were tested in adsorption studies. The results of PAC characterization and adsorption kinetics allowed selecting two PACs, each to be used in long-term demonstration of PAC/MF and PAC conventional application.
Year: 2014
Author(s): Campinas, M.
Keywords: Lab tests; Drinking water treatment; Emerging contaminants; PAC; Activated carbon
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