Saltar para o conteúdo
Departamento de Edifícios Departamento de Edifícios
Núcleo de Economia, Gestão e Tecnologia da Construção
Núcleo de Economia, Gestão e Tecnologia da Construção

Atividade

O Núcleo de Economia, Gestão e Tecnologia da Construção (NEG) desenvolve um conjunto de múltiplas atividades, das seguintes naturezas:


  • Investigação programada
  • Estudos e pareceres (investigação por contrato)
  • Atividades de consultoria técnica especializada, no apoio à industria da construção
  • Apreciação técnica de produtos
  • Ensaios de caraterização e avaliação do desempenho de materiais e produtos
  • Apoio à certificação e à concessão de marcas de qualidade
  • Participação em comissões técnicas
  • Formação avançada

Investigação programada


A investigação programada desenvolvida no NEG encontra-se enquadrada no Plano de Investigação e Inovação do LNEC (P2I), implementado de acordo com a Estratégia de Investigação, Desenvolvimento e Inovação delineada pelo LNEC até 2020.


Esta atividade é suportada em parceria com Universidades e outras instituições nalguns casos financiados por programas nacionais e internacionais.


Estudos e pareceres


O NEG realiza estudos e pareceres por contrato, a pedido de várias entidades públicas e privadas, nomeadamente, donos de obra, projetistas, fabricantes e outros, no âmbito das suas competências, nomeadamente nos domínios da Economia, da Gestão e da Tecnologia da Construção


Apreciação técnica de produtos


O NEG exerce atividade no âmbito da apreciação técnica de produtos incluídos no âmbito das suas competências. Esta atividade tem-se traduzido na publicação de documentos de homologação (DH) e de documentos técnicos para fins de homologação de produtos e sistemas por entidades externas. A emissão destes documentos traduzem um parecer do LNEC relativamente à adequabilidade dos produtos/sistemas analisados, desde que, adicionalmente, sejam respeitadas as características, o campo de aplicação e as regras de aplicação mencionados nos documentos referidos.


Atividades de consultoria técnica especializada, no apoio à industria da construção


Uma das principais atividades do NEG consiste no apoio, mediante consultoria técnica especializada, à indústria da construção e em particular aos processos relacionados com a concecção e execução de empreendimentos da construção, no domínio lato designado por gestão da construção.


Ensaios de caraterização e avaliação do desempenho de materiais e produtos


O NEG está equipado com os meios técnicos e humanos para a realização dos principais ensaios sobre elementos prefabricados e correspondentes elementos de ligação utilizados em edifícios, nomeadamente: elementos de pavimentos e coberturas; elementos de paredes; elementos de ligação. Estes meios experimentais encontram-se organizados num laboratórios de ensaios, integrados na estrutura do LNEC-Ensaios e Metrologia (LNEC-EM) e designado por Unidade de Elementos Prefabricados (UPE)


Apoio à certificação e à concessão de marcas de qualidade


O NEG coordena e implementa a metodologia de certificação de empreendimentos da construção - Marca de Qualidade LNEC (MQ/LNEC) permitindo deste modo gerir a qualidade desses empreendimentos mediante a sua certificação, garantido o cumprimento das disposições legais, regulamentares e contratuais em vigor, as regras da boa arte, valorizando técnica, económica e socialmente os empreendimentos.


Participação em comissões técnicas


O NEG participa e acompanha os trabalhos de diversas Comissões Técnicas de entre as quais se destacam:


Comissões Nacionais


CIFE – Comissão de Índices e Fórmulas de Empreitadas

CA-CCP – Comissão de Acompanhamento do Código dos Contratos Públicos (CCP)

GR-OOP – Grupo de Reflexão sobre o Observatório das Obras Públicas (OOP)

CNAPU – Comissão Nacional de Avaliação de Prédios Urbanos


Orientação científica e formação avançada


No âmbito da estratégia de investigação e inovação do LNEC, o NEG tem vindo a enquadrar e apoiar diversos trabalhos de teses de mestrado e doutoramento em colaboração com universidades portuguesas. Este enquadramento e apoio tem concretiza-se habitualmente mediante a coorientação das teses.


Adicionalmente, o NEG desenvolve atividade em ações de formação avançada nos vários domínios da sua atuação, seja no âmbito de convénios e protocolos estabelecidos pelo LNEC com entidades externas, seja por iniciativa própria.