Saltar para o conteúdo
Departamento de Estruturas Departamento de Estruturas
Núcleo de Engenharia Sísmica e Dinâmica de Estruturas
Núcleo de Engenharia Sísmica e Dinâmica de Estruturas

Atividade

A investigação estratégica do NESDE evidencia-se em:


Engenharia Sísmica

 Estudos de caracterização da ação sísmica. Análise probabilística da perigosidade sísmica; modelação numérica de cenários sísmicos à escala local ou regional; modelação numérica estocástica de movimentos sísmicos intensos do solo.
Avaliação de risco sísmico. Desenvolvimento e atualização de módulos num simulador de cenários sísmicos (LNECloss - pacote de rotinas integradas num SIG) utilizado em estudos de risco sísmico de regiões urbanas e avaliação de estratégias otimizadas de mitigação do risco sísmico através de análises custo-eficácia (ou custo-benefício).
Estudos de avaliação da vulnerabilidade sísmica de sistemas estruturais importantes (e.g. edifícios e pontes) utilizando metodologias baseadas em objetivos e níveis de desempenho previamente definidos. Estes estudos baseiam-se na determinação experimental in-situ do comportamento dinâmico das estruturas e na posterior avaliação analítica da observância de um quadro de requisitos de desempenho, expressos em termos de capacidade de deformação dos elementos estruturais, para cenários sísmicos de diferentes intensidades. Tais procedimentos são essenciais nas avaliações da vulnerabilidade sísmica e na implementação de eventuais soluções de reforço para a mitigação dessa vulnerabilidade para um ou mais objetivos de desempenho estabelecidos.
Apoio à elaboração da regulamentação sísmica nacional e europeia. Secretariado técnico Europeu do EC8; contribuição para a implementação do EC8 em Portugal; recomendações para o dimensionamento de estruturas especiais; recomendações específicas para a reparação e reforço sísmico de estruturas.
Estudos experimentais de I&D&I. Ensaios sísmicos até situações de colapso iminente no âmbito do desenvolvimento assistido de técnicas de reforço e reabilitação sísmica de estruturas completas a escalas próximas da real (1:1,5 até 1:2) ou de subestruturas à escala real; ensaios sísmicos de avaliação experimental e desenvolvimento assistido de sistemas passivos e semi-ativos de mitigação das solicitações sísmicas nas estruturas.
Estudos de qualificação sísmica. Ensaios dinâmicos de equipamentos e componentes para a indústria produtora e distribuidora de energia elétrica.
Desenvolvimento, atualização e manutenção da instalação de ensaios sísmicos. Desenvolvimento e atualização de módulos de hardware e software ligados ao controlo das mesas sísmicas e à monitorização das estruturas ensaiadas.


Engenharia do Vento

 Avaliação da estabilidade aerodinâmica de diversas obras de arte.
Caracterização da ação do vento sobre estruturas não convencionais de diversos tipos.
Avaliação de condições de desconforto/insegurança exterior devido ao vento.
Caracterização do escoamento atmosférico e avaliação de potencial eólico.
Operação e atualização de túneis de vento.
Estudos de avaliação da vulnerabilidade de estruturas e soluções de mitigação para ações extremas do vento.
Estudos de ventilação natural.