Artigos de Revista
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Gap inner presure in multy-storey double skin facades
double-skin façades (DSF) areused as an architectural solution to improve indoor comfort being characterized by having at least two membranes between the indoor occupied space and the exterior environment, separated by ana ir gap where the shading devices lie. The pressure within he gap plays an important role on i) the glazing structural safety; ii) te sahft ventilation, in particular if a natural ventilation scheme is implemented, but also to promote an efficient gap air change, and; iii) the safety of the maintenence satff, especially when windows may be opened to the interior.Although there are several DSF typologies only the multi-storey case, where no horizontal or vertical partitioning exists between the two skins, will be analised in this paper. Nevertheless, there are still a number of possible layouts for multi-storey DSF that might impose different pressure distributions within the gap. This paper refers to a set of wind tunnel tests made over a building model wit different multi-storey DSF layouts - from open an all edges to fully lateral closure and from naroow to wide gap depths, for an extented range of wind directions. The experimental data showed a layout dependent inner wall pressure distribution that may be considered different from the unsheltered building.
Ano: 2008
Número Páginas:
1553-1559.
Autor(es): Marques da Silva, F.; MG Gomes
Editor: Elsevier
Volume:
40.
Keywords: Double skin façades
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Load Tests of a Cable-Stayed Bridge in Coimbra, Portugal
Field load testing is an effective method to evaluate bridge performance and to calibrate structural models. This paper presents the load tests of the cable-stayed Rainha Santa Isabel Bridge which crosses the Mondego River near Coimbra, in Portugal. During these tests, several parameters were measured, like vertical displacements of the deck, horizontal displacements of the mast, rotations, strains and stay forces. Different types of equipment were used in order to get more accurate measurements. The experimental results are compared with the analytical values computed with a finite element model of the bridge.
Ano: 2007
Número Páginas:
337-341pp.
Autor(es): Oliveira Santos, L.; Xu, Min
Revista: Structural Engineering International
Editor: Taylor & Francis
Volume:
Volume 17, Number 4.
Keywords: finite element method; instrumentation; load tests; cable-stayed; bridges
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Aplicação do método das componentes a carregamentos cíclicos
A crescente utilização de ligações semi-rígidas e o aparecimento dos Eurocódigos motivaram o estabelecimento do Método das Componentes como principal método de análise de ligações metálicas e mistas. Este método mecânico permite caracterizar o comportamento de ligações sujeitas a carregamentos estáticos no entanto pouco se sabe sobre a sua aplicação a carregamentos cíclicos. O trabalho que se apresenta consiste num estudo do desempenho deste método em situações de carregamentos cíclicos. Para tal são analisados os resultados do Método das Componentes e de ensaios experimentais, estáticos e cíclicos quase estáticos, a diversos modelos de ligações viga-coluna. Além das conclusões sobre a capacidade de carac-terização do comportamento cíclico de ligações são também definidos parâmetros de ajuste deste método a carregamentos cíclicos aplicados a ligações metálicas e mistas.
Ano: 2009
Número Páginas:
10.
Autor(es): Santos, J.; Calado, L.
Editor: CMM - Associação Portuguesa de Construção Metálica e Mista
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Avaliação estrutural de pontes existentes
Nesta comunicação distinguem-se dois tipos de avaliação de pontes, chamando-se à atenção para as diferenças existentes entre o dimensionamento de estruturas novas e a avaliação de estruturas existentes. Apresenta-se uma síntese dos procedimentos adoptados na avaliação de pontes existentes em quatro países com desenvolvimento significativo neste domínio de actividade.
Ano: 2009
Número Páginas:
8p.
Autor(es): Jacinto, L. A. do C.; Oliveira Santos, L.; Neves, L.
Editor: ASCP - Associação para a Segurança e Conservação de Pontes
Keywords: Avaliação de condição; Avaliação estrutural; Fiabilidade; Segurança; Pontes existentes
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Caracterização do Comportamento de Ventiladores Estáticos, Determinação Experimental das Curvas Características
O presente artigo apresenta o estudo experimental do comportamento de dois modelos de ventilador estático existentes no mercado (modelos VTI e
Ano: 2009
Número Páginas:
11p.
Autor(es): Loureiro, J.; Marques da Silva, F.; Eça, L.
Keywords: Ventiladores estáticos
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Caracterização do Comportamento in situ da Ponte sobre o rio Mondego na A17
Apresenta-se o trabalho desenvolvido no âmbito dos ensaios de carga da Ponte sobre o rio Mondego, realizados no final da sua construção. Para além de uma descrição geral da estrutura e dos procedimentos adoptados durante os ensaios estáticos e dinâmicos, são apresentados alguns dos principais resultados obtidos, estabelecendo-se o confronto entre os valores medidos e calculados.
Ano: 2009
Número Páginas:
8p.
Autor(es): Xu, Min; Oliveira Santos, L.
Editor: ASCP
Keywords: Ensaios dinâmicos; Linha de influência; Modelo de elementos finitos; Ponte de betão; Ensaios de carga; Comportamento in situ
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Design of a new urban wind turbine airfoil using a pressure-load inverse method
This paper presents the design of a new wind turbine airfoil that acheives high performance in urban environment by increasing the maximum lift. For this purpose, an inverse method was applied to obtain a new wind turbine blade section with constant pressure-load along the chord, at the design inlet angle. In comparison with conventional balde section desugns, the new airfoil has increased maximum lift, reduced leading edge suction peak and controlled soft-stall behaviour, due to a reduction of the adverse pressure gradient on the suction side. wind tunnel experimental results confirmed the computational results.
Ano: 2009
Número Páginas:
1-7.
Autor(es): Henriques, J. C. C.; Marques da Silva, F.; Estanqueiro, A. I.; Gato, L. M.
Editor: Elsevier
Keywords: Wind turbine airfoil
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Ensaios da Ponte Ferroviária de Soure antes e após o Tensionamento de Barras de Reforço
A Ponte Ferroviária de Soure é uma obra de 1887 que foi recentemente objecto de obras de reforço, envolvendo a colocação e o tensionamento de barras de pré-esforço. No sentido de verificar experimentalmente os efeitos dessa intervenção, realizaram-se ensaios com cargas estáticas, com cargas rolantes e dinâmicos de medição de vibrações ambientais assim como nivelamentos geométricos de precisão. Na presente comunicação descrevem-se os ensaios efectuados, bem como os equipamentos neles utilizados, nomeadamente os equipamentos de aquisição de dados com caracteristicas modulares, apresentando-se os valores medidos nos ensaios estáticos e dinâmicos, antes e após o tensionamento das barras de pré-esforço, comparando-os com os resultados obtidos com modelos de elementos finitos.
Ano: 2009
Número Páginas:
117-124pp.
Autor(es): Rodrigues, J.; Ledesma, M.
Editor: Multicomp, Artes Gráficas Lda.
Keywords: Aquisição de dados modular e distribuída; Ensaios dinâmicos; Ensaios estáticos; Pontes ferroviárias
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Fachada de dupla pele para clima do Sul da Europa
Resumo. O Edifício H do empreendimento Office Park Expo localizado no Parque das Nações, é totalmente envidraçado tendo a sua envolvente sido desenvolvida com o objectivo de promover a diminuição do consumo de energia para arrefecimento do espaço interior sem diminuir os padrões de conforto dos seus utilizadores. Trata-se de uma fachada dupla pele que, pelo seu desempenho, se assume como potencial solução para futuros edifícios com envolventes revestidas a vidro. Nesta comunicação é descrito o trabalho desenvolvido na con-cepção desta fachada e apresenta-se o projecto de investigação conjunto FACAL/LNEC/IST que envolve a monitorização de uma das fachadas e espaço interior adjacente do edifício em causa, no que se refere a temperatura, iluminação, energia e conforto.
Ano: 2009
Número Páginas:
11.
Autor(es): Silva, T. J.; Pereira, B. A.; Marques da Silva, F.
Keywords: Fachadas de dupla pele; Double skin façades
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Modal identification of Railway bridges from ambient and free vibration records
This paper presents the modal identification studies performed in railway bridges with two different types of testing and data analysis methodologies. In the first one, ambient vibration tests data was considered to apply the enhanced frequency domain decomposition method (EFDD). In the second methodology the free vibrations, measured immediately after a train crosses a bridge, were considered to apply the covariance driven stochastic subspace method (SSI-COV). In the paper, the results obtained with the two modal identification procedures, in three bridges located in the South line of the Portuguese Railways Network, are compared with each other and with the results computed with finite element models.
Ano: 2009
Número Páginas:
37-54pp.
Autor(es): Rodrigues, J.; Ledesma, M.
Editor: Starrylink Editrice
Keywords: Railway bridges; Modal identification
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Processamento de dados em tempo real no controlo da segurança da Ponte de São João
A importância sócio-económica que as estruturas de Engenharia Civil adquirem, a par com os recentes avanços tecnológicos, motiva o desenvolvimento de sistemas de monitorização de estruturas que, para serem eficientes, devem permitir uma monitorização contínua e autónoma, auto-processada e disponível on-line. Descreve-se, neste trabalho, a arquitectura de um sistema de monitorização, com estas características, desenvolvido no LNEC. Além de uma descrição geral deste sistema de monitorização dá-se especial ênfase, neste trabalho, aos problemas encontrados e às soluções utilizadas no âmbito do controlo das unidades de aquisição, transferência de dados e tratamento de resultados em tempo real. Por último refere-se a implementação deste sistema na ponte de São João.
Ano: 2009
Número Páginas:
8.
Autor(es): Santos, J. P.; Oliveira Santos, L.; Silveira, A. P. C. da
Editor: ASCP - Associação Portuguesa para a Segurança e Conservação de Pontes
Keywords: Estruturas de pontes; Automatização; Transmissão automática sem fios; Tratamento em tempo real; Monitorização estrutural
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Upgrading of São João Bridge Structural Health Monitoring System
São João Bridge is a railway bridge, 1028 m long, with a main span of 250 metres. This bridge wasinstrumented during its construction and its structural behaviour has been experimentally followedsince then. After fifteen years in service, the system used for this purpose was updated in order toget automatic data acquisition as well as dynamic monitoring, with remote access and real time dataprocessing. This paper presents how the original sensors were integrated in the new structural healthmonitoring system and the new devices used. Finally, some experimental results are presented andcompared with the analytical values predicted by a finite element model.
Ano: 2009
Número Páginas:
8.
Autor(es): Oliveira Santos, L.
Editor: IABSE
Keywords: Real time data processing; Time dependent behaviour; Hydrostatic levelling system; Automatic data acquisition; Structural health monitoring; Prestressed concrete bridge
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Teses de Doutoramento
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Retracção do betão em pontes
A retracção tem uma importância significativa na concepção, dimensionamento, processoconstrutivo e comportamento em serviço de grandes estruturas de betão. No entanto, não estãoainda completamente esclarecidos os mecanismos básicos a ela inerentes e o modo comointeragem entre si, além de que os modelos de previsão não consideram de forma adequada ainfluência dos factores que a determinam.Os objectivos desta dissertação prendem-se com o estudo da retracção do betão e suasconsequências estruturais em pontes, aprofundando e desenvolvendo trabalhos anteriormenteefectuados neste domínio.Neste sentido, foi planeada uma extensa campanha de ensaios em provetes tendo em vista, aavaliação da influência da espessura das peças, a quantificação da retracção diferencial que seprocessa na espessura das peças, a avaliação da influência de diferentes condições ambientais,para além da aferição da metodologia experimental utilizada pelo Núcleo do Observação deEstruturas do LNEC.Foi também realizado um conjunto de ensaios com vista a obter um melhor esclarecimento darelação entre a retracção de provetes de betão colocados em obra e a retracção que ocorre nassecções dos tabuleiros em caixão de pontes. Para tal, foram executados e instrumentadospainéis de parede de betão que foram mantidos em condições ambientais semelhantes às dasalmas de um tabuleiro em caixão, isto é, uma das faces sujeita a ambiente interior e a outra aambiente exterior e, simultaneamente, foi também avaliada a retracção do mesmo betão emprovetes colocados nesses diferentes ambientes. Com a informação obtida foi possível, por umlado, avaliar a retracção das peças sujeitas a diferentes ambientes em duas superfícies opostase, por outro lado, esclarecer qual a relação entre a retracção medida em provetes de betão e aretracção que ocorre nos elementos estruturais cujas faces opostas estão sujeitas a essesdiferentes ambientes.Com base nos resultados obtidos nos ensaios realizados, foi proposta uma metodologia para amodelação do comportamento estrutural de pontes que considera a não uniformidade daretracção do betão na secção transversal do tabuleiro. Essa metodologia, que consiste naconsideração integrada de um modelo longitudinal global da estrutura e de modelos locais dasaduelas, tirando partido da informação experimental disponível sobre a retracção, foi aplicada àspontes S. João e Miguel Torga, cujo comportamento estrutural é observado pelo LNEC.Por último, apresentam-se as principais conclusões do trabalho e formulam-se algumasperspectivas sobre o seu desenvolvimento futuro.
Ano: 2007
Autor(es): Santos, T.
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Relatórios
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Relatório de atividades do Núcleo de Observação de Estruturas no ano de 2023
O presente documento visa apresentar de forma sucinta as atividades desenvolvidas pelo Núcleo deObservação de Estruturas do Departamento de Estruturas durante o ano de 2023. A atividade desenvolvida está apresentada de acordo com as vertentes habitualmente consideradas no LNEC, isto é, i) Investigação e Inovação; ii) Estudos e pareceres; iii) Outras atividades científicas e técnicas. Este relatório inclui também uma caracterização dos recursos humanos afetos ao núcleo, bem como da faturação externa obtida.
Ano: 2024
Autor(es): Oliveira Santos, L.
Keywords: Núcleo de Observação de Estruturas; Relatório de atividade
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Software DT500COM - Controlo dos Geologgers da Série DT500, da Datataker
Neste relatório apresenta-se o software desenvolvido para controlo das subunidades de aquisição Geologger série 500, da Datataker. Para além de se fornecerem indicações para trabalhar com o software referido, é feita uma apresentação do projeto desenvolvido na linguagem de programação C#.
Ano: 2016
Autor(es): Silveira, A. P. C. da; Barateiro, J.
Keywords: C#; Data logger; Porta série
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OPÇÕES E PARÂMETROS ADOPTADOS NO ANEXO NACIONAL DA EN-1991-1-5
Em 1975 a Comunidade Económica Europeia adoptou um programa de acção tendente aharmonizar as especificações técnicas e a eliminar entraves técnicos, na área daconstrução.Neste sentido foram criadas regras técnicas para o projecto de estruturas, que numaprimeira fase coexistiriam com as regras preconizadas na regulamentação nacional, masque posteriormente as deveriam substituir.Deste modo encontra-se em fase final de desenvolvimento um conjunto de EurocódigosEstruturais, dos quais faz parte o Eurocódigo 1
Ano: 2008
Número Páginas:
40pp.
Autor(es): Silveira, A. P. C. da
Keywords: Parâmetros adoptados; Opções; En-1991-1-5; No anexo nacional
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Materiais metálicos. Arames. Ensaio de dobragem alternada. Projecto de revisão da NP 851 (1971)
O presente trabalho apresenta um projecto de revisão da Norma Portuguesa NP 851 (1971)
Ano: 1991
Autor(es): Baptista, A. M.
Keywords: Normalização; Ensaio de Dobragem Alternada; Arames; Materiais metálicos
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Materiais metálicos. Ensaio de dureza. Ensaio Vickers. 1ª Parte: HV5 a HV100. Projecto de Norma Portuguesa.
O presente trabalho apresenta um projecto de Norma Portuguesa relativo ao ensaio de dureza Vickers (HV5 a HV100) de materiais metálicos, e insere-se numa série de estudos programados pelo autor, enquanto coordenador da normalização nacional no domínio dos ensaios mecânicos, físicos e não-destrutivos de materiais metálicos, a fim de actualizar as Normas Portuguesas existentes neste domínio.O texto apresentado consiste na versão final de uma proposta redigida pelo autor, na sequência dos estudos efectuados ao nível da Comissão Técnica de Normalização competente.
Ano: 1990
Autor(es): Baptista, A. M.
Keywords: Normalização; Ensaio Vickers; Ensaio de dureza; Materiais metálicos
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