Departamento de Hidráulica e Ambiente Departamento de Hidráulica e Ambiente

Apresentação

A missão do Departamento de Hidráulica e Ambiente (DHA) é responder aos desafios da sociedade no domínio das águas superficiais (urbanas, fluviais, estuarinas e costeiras), águas subterrâneas e infraestruturas (urbanas, fluviais e portuárias) e suas interações, através do desenvolvimento e aplicação de conhecimento, metodologias e instrumentos avançados.
A atividade do DHA é desenvolvida em estreita articulação com outras instituições públicas, empresas e centros de investigação em Portugal e no mundo. O DHA providencia excelência e isenção na investigação e inovação, focadas nos seus clientes e parceiros.

Pretende contribuir para uma sociedade melhor e dar resposta aos desafios atuais, tais como o crescimento populacional e a crescente urbanização e pressão em zonas estuarinas e costeiras, a escassez de recursos naturais e a pressão sobre os ecossistemas, o crescimento do transporte marítimo e fluvial, a perceção e gestão do risco e o impacto das alterações climáticas nos meios aquáticos.

Os resultados da sua atividade são partilhados com os parceiros governamentais e com as empresas, e promoção é promovida a transferência de conhecimento através de publicações, palestras e ações de formação especializadas.

As suas principais áreas de atividade são:


a Engenharia costeira e portuária

a Engenharia sanitária

os Recursos hídricos e as obras hidráulicas

as Tecnologias de informação aplicadas à Água e Ambiente

O DHA conta atualmente com uma equipa de 95 elementos e de 50 investigadores doutorados, constituindo-se como a maior unidade de investigação no País cobrindo a totalidade do ciclo da água, com competências nas áreas das Engenharias Civil, Química, Ambiental e Geográfica, assim como na Oceanografia, Geologia, Microbiologia e Tecnologias da Informação.

Os objetivos estratégicos em cada área no ciclo de investigação atual (2013-2020) estão definidos no programa de I&D&I.


ORGANICAMENTE, O DHA ENCONTRA-SE ESTRUTURADO EM:

010203
Núcleo de Engenharia Sanitária

Núcleo de Estuários e
Zonas Costeiras
Núcleo de Portos e
Estruturas Marítimas




04
05

Núcleo de Recursos Hídricos e
Estruturas Hidráulicas

Grupo de Tecnologias da
Informação em Água e Ambiente