A ideia é partir dos códigos numéricos, já desenvolvidos no CENTEC, para a interação de ondas com dispositivos CAO e melhorá-los para que possa avaliar-se o comportamento dos dispositivos em ondas regulares ou irregulares bem como o efeito dos modos ressonantes das câmaras no aproveitamento da energia das ondas. Utilizar-se-ão modelos lineares e não lineares onde se simula o comportamento de turbinas de impulso, bem como o pacote de CFD OpenFOAM.
Os modelos numéricos são utilizados para otimizar a geometria de um CAO de câmara dupla a colocar num ponto da costa portuguesa. Uma verificação da qualidade dos resultados destes modelos numéricos no que se refere ao desempenho da CAO será realizado com as medições obtidas em modelos físicos reduzidos. Nestes serão testados, nos canais do LNEC, dois modelos da CAO com escalas diferentes, para verificar a influência da compressibilidade do ar nas medições realizadas. Em ensaios em tanque, avaliar-se-á, também, a influência do ângulo de incidência das ondas no desempenho do dispositivo.
A exequibilidade da inclusão de um conjunto destas CAO em estruturas de proteção portuária é também investigada no projeto. Para além da solução óbvia de Mutriku, norte de Espanha, que é adequada para estruturas existentes, analisar-se-á a inclusão destes dispositivos em estruturas novas, especialmente em quebra-mares verticais. Esta é outra componente inovadora do projeto - outra é a utilização de CAO de câmara dupla - uma vez que esta não é a solução preferida para portos em Portugal devido ao clima marítimo severo de cá.
As cinco tarefas do projeto dão o enquadramento adequado a estes objetivos, começando com a seleção do local de estudo com base no clima marítimo aí (tarefa 1) e acabando com o anteprojeto de três soluções para a construção do dispositivo (tarefa 5). Este projeto apoia-se na experiência das instituições participantes: a modelação numérica da interação de ondas com dispositivos de aproveitamento de energia das ondas do CENTEC; a avaliação em modelo físico reduzido dos efeitos da agitação marítima em estruturas costeiras. A relevância do projeto resulta da promoção do aproveitamento de energia renovável, da utilização destes dispositivos para criar abrigo para operações portuárias e por estar orientado para a instalação num local da costa portuguesa.