No âmbito do projeto dos túneis de drenagem da cidade de Lisboa, o LNEC realizou estudos em modelo hidráulico reduzido da obra de entrada, a construir em Monsanto/Campolide, destinada a desviar os caudais pluviais do caneiro de Alcântara para o futuro túnel de Monsanto-Sta. Apolónia. A obra de entrada foi concebida de forma a integrar uma bacia antipoluição que permitirá, para a maior parte dos eventos pluviosos, um pré-tratamento de afluentes unitários anteriormente à sua descarga no rio Tejo. Como os modos de funcionamento e as gamas de caudais envolvidos para a obra em causa são complexos e envolvem estruturas hidráulicas pouco convencionais, a simulação dos principais cenários de funcionamento hidráulico com recurso a um modelo reduzido, à escala 1:30, constituiu uma importante forma de validar a solução preconizada no projeto base.
O modelo reduzido foi realizado com recurso integral à conceção e à fabricação digital (Cad 3D, impressão 3D e maquinação CNC) considerando uma conceção ligeira e modular. Esta opção, inovadora no LNEC, permitiu acelerar os prazos de construção, melhorar o rigor geométrico do modelo e facilitar a introdução de alterações, face aos métodos tradicionais de construção de modelos hidráulicos reduzidos.
Os estudos em modelo reduzido evidenciaram que, de um modo geral, o funcionamento hidráulico em cheia da obra é adequado para toda a gama de funcionamento de caudais de cheia prevista no projeto base. Além disso, permitiu ainda identificar diversos aspetos de pormenor passíveis de serem aperfeiçoados no projeto de execução da obra.
Concepção do modelo
reduzido
Aspeto da montagem do
modelo reduzido
Aspetos do modelo em
funcionamento nos ensaios
Representação
gráficas do campo de velocidades superficiais medido no modelo
Instituições e Equipas de trabalho:
CÂMARA MUNICIPAL DE LISBOA
ÁGUAS DO TEJO ATLÂNTICO, S.A.
HIDRA – HIDRÁULICA E AMBIENTE, Lda.
Equipa: Ricardo Jónatas, Nuno Aido Pereira e Maria José Henriques (Técnicos Superiores)