ResumoA
caracterização da zona de rebentação é essencial em estudos de
hidrodinâmica costeira e de transporte de sedimentos. A localização e a
extensão da rebentação são dois dos principais parâmetros porque
determinam o balanço sedimentar e a estabilidade das estruturas
costeiras. Este projeto tem por objetivo contribuir para a compreensão e
modelação numérica dos fenómenos de rebentação das ondas e do
transporte de sedimentos em zonas costeiras.
O projeto
iniciar-se-á pela realização de ensaios sistemáticos em laboratório para
estudar a física associada à rebentação das ondas e determinar os
valores necessários ao estabelecimento do novo modelo de rebentação. Os
ensaios serão realizados para diferentes perfis de fundo e diferentes
condições de agitação incidente. Através da análise dos valores medidos
de elevação da superfície livre e de velocidades das partículas, serão
calculados os valores do RTFN e analisada a influência do declive do
fundo e do nível de água nesses valores.
O novo modelo de
rebentação será primeiramente incluído em modelos de propagação de ondas
de resolução de fase, tais como o FUNWAVE, FEM_NMSL ou NWO_WL, pois as
suas formulações permitem calcular diretamente as variáveis necessárias
ao índice RTFN. A inclusão do modelo de rebentação em modelos de média
em fase constitui também uma tarefa a realizar.
Serão
efetuadas duas campanhas de campo (Península do Ancão e Costa da
Caparica), para obter dados essenciais ao conhecimento da dinâmica da
rebentação e ao transporte de sedimentos associado. As campanhas de
campo fornecerão um conjunto de dados com medições simultâneas de
velocidades das partículas, de pressão, e da variação do fundo em
diferentes pontos.
Este conjunto de dados de campo servirá para
validar os modelos numéricos desenvolvidos durante o projeto e para
analisar a influência das assimetrias horizontais e verticais da onda no
fluxo de sedimentos e na morfodinâmica das praias. Serão calculadas as
taxas líquidas de transporte, testadas diferentes parametrizações
empíricas para as referidas assimetrias e desenvolvidas novas
parametrizações empíricas para a taxa líquida do transporte de
sedimentos. O critério RTFN será também utilizado para melhorar as
parametrizações empíricas das assimetrias.
ObjetivosA
hidrodinâmica na zona após a rebentação é um aspeto muito pouco
estudado, principalmente para perfis de fundo complexos, tais como o
perfil barra-fossa, em que existe uma primeira rebentação e,
posteriormente, uma reformação da onda. Além disso, nos modelos
numéricos de simulação, o início, o fim e a duração da rebentação são
descritos recorrendo a parâmetros que têm que ser calibrados e ajustados
sem qualquer base teórica ou experimental para as diferentes condições
de agitação incidente e de batimetria.
O objetivo do projeto é
contribuir para a compreensão e modelação numérica dos fenómenos de
rebentação das ondas e do transporte de sedimentos em zonas costeiras.
Mais concretamente, os objetivos são:
- a realização de ensaios laboratoriais para determinação do número de Froude RTFN, no inicio, durante e no fim da rebentação;
- o
desenvolvimento de um novo modelo de rebentação baseado no conceito do
RTFN e implementação em modelos de propagação de ondas de resolução de
fase e de média em fase;
- a análise dos efeitos da não-linearidade das ondas no fluxo de sedimentos e na morfodinâmica;
- o
melhoramento de modelos de transporte de sedimentos e formulações
empíricas, através da análise dos efeitos da assimetria da onda no
transporte transversal de sedimentos (cross-shore), no
desenvolvimento/validação de modelos de transporte de sedimentos; na
parametrização das assimetrias e do transporte;
- o
desenvolvimento de um sistema de medição da batimetria baseado em cabos
de fibra ótica. Realização de testes laboratoriais para teste do
equipamento;
- a realização de campanhas de campo para medição de
ondas, correntes e de topo-batimetria. Os dados obtidos serão usados
para a validação dos modelos desenvolvidos ou melhorados durante o
projeto (de rebentação, resolução de fase ou de média em fase e modelos
de transporte de sedimentos).

Campanhas de campoPara
estudar a dinâmica da rebentação da onda e o transporte sedimentar
(cross-shore), estão previstas duas campanhas de campo de cerca de uma
semana nos seguintes locais:
- Praia de Faro, Península do Ancão;
- Praia da Saúde, Costa da Caparica.
Para
cada um dos locais, serão efetuadas medições da velocidade, pressão e
da batimetria/topografia na zona de empolamento e de rebentação. As
correntes serão medidas com ADCP e EMCM. As medições de pressão e
profundidade serão efetuadas com recurso a transdutores de pressão
instalados ao longo do perfil submerso. A batimetria será medida através
de uma ecossonda, sincronizada a RTK-DGPS para correção de maré em
tempo real. A topografia será adquirida com o RTK-DGPS e com uma técnica
inovadora baseada em fibras óticas que, a ter sucesso, se tornará numa
patente tecnológica.
TarefasO projeto encontra-se dividido nas seguintes tarefas:
- Ensaios experimentais em canal;
- Desenvolvimento de um novo critério de rebentação baseado em RTFN;
- Implementação em modelos numéricos de propagação de ondas do critério de rebentação RTFN;
- Medições no campo;
- Modelação numérica do transporte de sedimentos.
Resultados esperados- Melhoria do conhecimento e da modelação numérica dos fenómenos de rebentação de ondas e do transporte de sedimentos;
- Desenvolvimento de um novo modelo de rebentação baseado no RTFN;
- Aperfeiçoamento de modelos de propagação de ondas (resolução e média em fase);
- Análise dos efeitos da não-linearidade das ondas no fluxo de sedimentos e na morfodinâmica;
- Desenvolvimento/melhoramento de modelos de transporte de sedimentos e de fórmulas de transporte;
- Desenvolvimento de um equipamento que permita efetuar medições da batimetria;
- Base
de dados com resultados das campanhas de campo efetuadas na Praia de
Faro na Península do Ancão e na Praia da Saúde (Costa da Caparica).
Outros Projetos da equipa- MADYCOS
-Análise multidisciplinar integrada da dinâmica sedimentar e da
contaminação fecal em sistemas costeiros intermitentes. Projeto FCT -
PTDC/ECM/66484/2006
- MOIA -Modelo operacional de gestão portuária. Projeto FCT - PTDC/ECM/73145/2006
- GUIOMAR – Geo(graphical) User Interface for Coastal and Marine Modeling . Projeto FCT - PTDC/AMB/67450/2006
- Novas abordagens de proteção para a costa portuguesa. Projeto FCT - PTDC/ECM/66516/2006
- BAYBEACH – Evolução e Gestão de Praias Encastradas em Ambientes Contastrantes, Projeto FCT – PTDC/CTE-GEX/66893/2006
- MICORE – Morphological impacts and coastal risks induced by extreme storm events; 7 th EU Framework Programme
- INSHORE – Integrated system for high operational resolution in shore monitorization, Projeto FCT – PTDC/AMB/73169/2006
- CIRCO – Climate changes from isotopic records during the Holocene in south-western Iberia, Projeto FCT – PTDC/CLI/66393/2006
- DETI – Dynamic of Ephemeral tidal inlets, Projeto FCT – PTDC/MAR/65585/2006
- SANDEX
- Extração de areias na plataforma continental portuguesa: impactos e
evolução morfodinâmica. Projeto FCT - PTDC/ECM/70428/2006
- TRANSKEW - Measurements of sand transport induced by skewed waves and currents. Hydralab III - HyIII-Delft1.
- EMERA - Estudo da morfodinamica da embocadura da ria de Aveiro. Projeto FCT - POCTI/ECM/59958/2004
- G-Cast
– Aplicação da computação GRID num sistema de simulação e previsão da
morfodinâmica em zonas costeiras. Projeto FCT - GRID/GRI/81733/2006
- MURANO – Muros das Marinhas de Sal da Ria de Aveiro. Projeto FCT - PTDC/ECM/65589/2006