Este sistema utiliza previsões e medições de agitação marítima locais para quantificar os efeitos desta agitação em zonas específicas locais através do cálculo dos valores de caudal médio galgado e/ou de cotas de inundação. Para isso, recorre a modelos numéricos, redes neuronais (para as zonas portuárias) e fórmulas empíricas (para as zonas costeiras), ao que se segue uma comparação destes valores com valores máximos pré-estabelecidos. O sistema HIDRALERTA permite assim:
i) A avaliação, em tempo útil, de eventuais situações de emergência e a emissão de alertas destinadas às entidades competentes sempre que se preveja estar em causa a segurança de pessoas, bens ou atividades desenvolvidas localmente;
ii) A construção de mapas de risco, considerando séries temporais longas de previsões da agitação marítima ou cenários pré-definidos associados às mudanças climáticas e/ou eventos extremos.
O projeto inclui o desenvolvimento de uma ferramenta informática amigável (user-friendly), bem como o desenvolvimento de um protótipo para os casos de estudo do porto da Praia da Vitória (ilha Terceira) e da Costa da Caparica (Almada).

COMPONENTES DO SISTEMA- Módulo I - Caraterísticas da Agitação Marítima
- Módulo II - Galgamento/Inundação
- Módulo III - Avaliação do Risco
- Módulo IV - Sistema de Alerta