Saltar para o conteúdo

Desafio - Alterações Climáticas. Que futuro?

alteracoes climaticas

O Desafio foi  lançado no dia 4 de março no Teatro Sá da Bandeira, em Santarém, e consistiu no pedido aos alunos para realizarem trabalhos sobre 4 temas: Importância da Investigação e Inovação; A colaboração da Sociedade; A resiliência do Homem; O contributo individual.

Este Desafio pretendeu:

1. Criar conhecimento e informar o público estudantil das diferentes vulnerabilidades climáticas a que a região em questão está exposta;

2. Aumentar a consciencialização e a responsabilidade social, divulgando boas práticas para a adaptação às alterações climáticas;

3. Envolver ativamente a população mais jovem promovendo, a reflexão sobre a água na Lezíria do Tejo, em cenários de alterações climáticas.

Tendo em conta o  contexto de pandemia e o estado de emergência nacional, o regulamento do concurso foi prontamente alterado pelo LNEC, de forma a que todos os trabalhos pudessem ser digitais e que os alunos/escolas pudessem continuar a abraçar o Desafio. Foi também alterada a data de entrega dos trabalhos, para final de maio, quando inicialmente estava prevista para meados de abril.

É com muita satisfação que o LNEC apresenta estes trabalhos, testemunhos da tenacidade, capacidade de adaptação e resiliência dos alunos e professores. Esta Galeria Digital vem substituir a exposição dos trabalhos nas instalações do LNEC.

Acredita-se que a reflexão sobre o tema das alterações climáticas e da gestão da água, num contexto tão sério e em que a água teve destaque no controlo da pandemia, terá beneficiado o amadurecimento de todos os jovens.  O LNEC agradece a estes jovens o terem-se mantido fiéis ao compromisso do Desafio e, com entusiasmo, terem produzido os trabalhos que aqui se apresentam.

Estão todos, desde já, de Parabéns!


Trabalhos distinguidos pelo LNEC


Apresentação dos trabalhos realizados


Agrupamento de Escolas
de Azambuja





Agrupamento de Escolas
Sá da Bandeira


Agrupamento de Escolas
de Almeirim





Agrupamento de Escolas
da Chamusca





Agrupamento de Escolas 
Dr. Ginestal Machado


Agrupamento de Escolas
de Salvaterra de Magos





Escola Mestre Martins Correia
 Golegã