Saltar para o conteúdo

Estudo de sedimentação em albufeiras

Canal destinado ao estudo de sedimentação em albufeiras

Este canal destina-se ao estudo da sedimentação em albufeiras, em particular, para a realização de ensaios com correntes de turbidez.

Esta instalação experimental é constituída por um tanque de montante, pelo canal de ensaios, pelo circuito hidráulico de retorno, pelo tanque de mistura de água e sedimento fino e respetivo circuito hidráulico.
O canal tem 20 m de comprimento total, 0,75 m de altura e 0,3 m de largura. O perfil longitudinal do fundo do canal possui uma configuração específica para a realização de ensaios com correntes de turbidez e do delta de deposição. A zona inicial do canal, com 4,74 m de comprimento e declive de 0,014, simula o trecho de escoamento afluente a uma albufeira. A jusante deste trecho segue-se uma rampa com um ângulo em relação à horizontal de 30º, próximo do ângulo de repouso da areia, que simula o depósito de materiais grosseiros (delta de deposição) no interior de uma albufeira. A jusante da rampa existe um primeiro trecho de 8 m com declive 0,014 e um trecho final de cerca de 3,75 m, com fundo horizontal. Está prevista a intervenção no interior do canal para a colocação de um sistema de medição de depósitos.

A utilização da instalação tem sido apoiada por projetos de investigação financiados pela FCT.