Informações Científicas e Técnicas
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Accident prediction models for bidirectional data on portuguese motorways
The present document describes prediction models for accident, fatalities,serious injuries and killed and seriously injured victims, adjusted to bidirectionaldata of Portuguese motorway sections. The study was developed at LaboratórioNacional de Engenharia Civil (LNEC) in the scope of Workpackage 2 - SafetyImpact Assessment and Accident Prediction Model of the RIPCORD-ISERESTproject, carried out under the 6th European Framework Program. It covers theissues related to modeling accidents using the Negative Binomial modelregressions as well as detailed diagnostic checks of the models obtained.The data used were collected over a five year period, ranging from 1999 to2003. Several explanatory variables were measured concerning exposure,number of lanes, presence of an additional lane, lane widths, type and widths ofthe road
Ano: 2009
Número Páginas:
153pp.
Autor(es): Lopes, S.; Cardoso, J. L.
Editor: LNEC
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Caracterização térmica de paredes de alvenaria
No presente trabalho apresenta-se um estudo de caracterização térmica, por via analítica , de paredes de alvenaria de utilização corrente em Portugal.Com base no apuramento das características de alguns dos elementos de produção nacional para execução de paredes de alvenaria, definem-se os tipos de paredes que os integram,estabelecem-se para essas paredes uma classificação e uma numeração de referência,e calculam-se, compilam-se e analisam-se em termos comparativos as respectivos característicastérmicas.Em anexos, incluem-se: um exemplo de cálculo das características duma parede(ANEXO I); quadros dessas características para cada tipo de parede (ANEXO II}; e quadrosde síntese das referidas características (ANEXO III).
Ano: 2009
Número Páginas:
116pp.
Autor(es): Pina dos Santos, C.; Paiva, J. A. V. de
Editor: LNEC
Keywords: Caracterização térmica; Parede de alvenaria
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Caracterização térmica de pavimentos prefabricados
No presente trabalho apresenta-se um estudo de caracterização térmica, por via an~lítica, dos pavimentos prefabricados aligeirados de produção nacional.Com base no apuramento das características dos pavimentos comercializados com homologação válida em 1980, data do início deste estudo, seleccionaram-se gamas de pavimentosrepresentativas daquela produção, estabeleceu-se uma classificação e uma numeraçãode referência desses pavimentos, e calcularam-se, compilaram-se e analisaram-se em termoscomparativos as respectivas características térm icas.Em anexos, incluem-se: a relação das empresas produtoras dos pavimentos consider~dos no apuramento (Anexo I); um exemplo de cálculo das características de pavimentos(Anexo II); quadros dessas características para cada tipo de pavimento (Anexo III); quadros-síntese das referidas características (Anexo IV) e quadro de registo dos respectivos valoresextremos (Anexo V).
Ano: 2009
Número Páginas:
178pp.
Autor(es): Pina dos Santos, C.; Paiva, J. A. V. de
Editor: LNEC
Keywords: Pavimento de edifício; Caracterização térmica; Pavimento prefabricado aligeirado
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Coeficientes de transmissão térmica de elementos da envolvente dos edifícios - Versão actualizada 2006
Na presente publicação que se destina a apoiar a realização de estudos no âmbito dodesempenho térmico dos edifícios e a aplicação do Regulamento das Características deComportamento Térmico dos Edifícios (RCCTE), apresentam-se, sob forma tabular, valoresconvencionais de cálculo, por um lado, de condutibilidades térmicas de materiais e deresistências térmicas superficiais, de espaços de ar não-ventilados e de alguns elementosopacos de construção (Anexo I) e, por outro lado, dos coeficientes de transmissão térmicade soluções correntes das envolventes opaca (Anexo II) e envidraçada (Anexo III) dosedifícios.Os vinte e dois quadros do Anexo II correspondentes aos elementos opacos da envolvente
Ano: 2009
Número Páginas:
172pp.
Autor(es): Pina dos Santos, C.; Matias, L.
Editor: LNEC
Keywords: Envolvente de edifício; Coeficiente de transmissão térmica
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COEFICIENTES DE TRANSMISSÃO TÉRMICA DE ELEMENTOS OPACOS DA ENVOLVENTE DOS EDIFÍCIOS
A presente publicação destina-se a apoiar a realização de estudos no âmbito quer daaplicação do Sistema de Certificação Energética (SCE) de edifícios quer das intervençõesde reabilitação térmica dos edifícios existentes, eventualmente visando a verificação documprimento do Regulamento das Características de Comportamento Térmico dos Edifícios(RCCTE).Neste trabalho apresentam-se fichas sumárias descritivas e identificadoras das soluçõescaracterizadas e dos respectivos elementos constituintes, bem como os valoresconvencionais de cálculo das resistências térmicas e dos coeficientes de transmissãotérmica de soluções correntes da envolvente opaca dos edifícios construídos, em geral,antes dos anos 50 do século passado. Apresentam-se ainda alguns elementos decaracterização de soluções adoptadas nas Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira.Deste modo a presente publicação visa complementar a Informação Técnica Edifícios (ITE)do LNEC denominada Coeficientes de transmissão térmica de elementos da envolventedos edifícios. Versão actualizada 2006 (ITE 50).Os valores convencionais apresentados (Anexo I) foram calculados a partir da definição desoluções típicas adoptadas na construção de edifícios em Portugal e nas RegiõesAutónomas, tendo como base valores convencionais das características relevantes(condutibilidades térmicas dos materiais, resistências térmicas superficiais e de espaços dear) constantes na ITE 50, e a informação prestada por técnicos dos Laboratórios Regionaisde Engenharia Civil (LREC) dos Açores e da Madeira.Em complemento aos parâmetros de caracterização térmica referidos, para cada uma dassoluções apresentadas indicam-se, ainda, valores convencionais das respectivas massassuperficiais, com o objectivo de apoiar a determinação da massa superficial útil (Msi)necessária à quantificação
Ano: 2009
Autor(es): Pina dos Santos, C.; RODRIGUES, R.
Keywords: Açores; Madeira (ilha); Energia em edifício; Edifício antigo; Envolvente de edifício; Coeficiente de transmissão térmica
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COMPONENTES DE EDIFÍCIOS - Selecção de caixilharia e seu dimensionamento mecânico
No presente documento é apresentada a metodologia de dimensionamento mecânico da caixilharia exterior, tendo por base o Regulamento de Segurança e Acções para Estruturas de Edifícios e Pontes [1], e, no quadro das novas normas europeias, a selecção da caixilharia em função da sua exposição nos aspectos de permeabilidade ao ar, estanquidade à água e de resistência às solicitações do vento. Para além disso, é também especificada a selecção das exigências funcionais de caixilharia relativamente aos aspectos de força de manobra, resistência e durabilidade mecânicas.
Ano: 2009
Número Páginas:
79pp.
Autor(es): Viegas, J.
Editor: LNEC
Keywords: Ensaio não destrutivo; Exigência funcional; Ensaio dinâmico; Ensaio de estanquidade; Ensaio de permeabilidade; Caixilharia; Componentes de edifício; Ensaio mecânico
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Instalações elevatórias e sobrepressoras de água para edifícios
No presente documento é feita a apresentação de um conjunto de regras de dimensionamento e concepção das instalações elevatórias e sobrepressoras de água para edifícios. Para cada um dos tipos de instalação elevatória ou sobrepressora referidas, procede-se à apresentação de um pequeno exemplo prático de aplicação, de modo a facilitar a compreensão das regras de dimensionamento apresentadas.
Ano: 2009
Número Páginas:
70pp.
Autor(es): Pedroso, V.
Editor: LNEC
Keywords: Drenagem de águas residuais; Instalação sanitária; Instalação de bombagem; Instalação de edifícios; Rede de drenagem de efluentes; Rede de distribuição de água
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Medidas para um uso mais eficiente da água nos edifícios
O crescente aumento dos níveis de consumo de água potável em meio urbano, associado a uma cada vez maior escassez dos recursos existentes, quer em termos quantitativos, quer qualitativos, com o consequente aumento do custo da produção para a sua obtenção, deve levar-nos à adopção de medidas que revertam esta tendência. Com o presente documento pretende-se proceder à apresentação de um conjunto de medidas que conduzem a um uso mais eficiente da água nos edifícios, sem que no entanto sejam postos em causa, quer o desempenho funcional adequado dos equipamentos, quer os níveis de conforto e de saúde pública a proporcionar aos consumidores.
Ano: 2009
Número Páginas:
39pp.
Autor(es): Pedroso, V.
Editor: LNEC
Keywords: Instalação sanitária; Instalação de abastecimento de águas; Instalação de edifício; Utilização da água; Área urbana; Água potável; Consumo de água
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Método de confirmação metrológica de instrumentação científica - Uma abordagem probabilística
A Metrologia constitui um ramo da Ciência com uma aplicação transversal diversificada nos contextos científico, industrial e legal. Em todos eles, a actividade experimental assume um papel preponderante no processo de garantia da qualidade. Na actualidade, uma parte significativa da actividade experimental é desenvolvida no âmbito de Sistemas de Gestão (da Qualidade), os quais impõem requisitos normativos estritos visando a evidenciação objectiva da qualidade dos resultados de medição. Uma vez que a instrumentação desempenha o papel de meio que permite concretizar a medição, e considerando que a sua utilização tem uma finalidade contendo os seus próprios requisitos, a avaliação da qualidade deverá ser baseada numa comparação entre o desempenho metrológico da instrumentação e a exigência de exactidão inerentes a essa finalidade. Na vida útil de um instrumento de medição é observada uma permanente modificação da sua condição metrológica o que justifica a necessidade da sua calibração periódica e determina a necessidade de se promover um acompanhamento da sua evolução de modo a assegurar que essa condição é, em cada momento, adequada à sua aplicação. É neste contexto que se introduz o processo de confirmação metrológica, o qual consiste na aplicação de um método de verificação da conformidade da condição metrológica do instrumento de medição relativamente ao uso pretendido, após a realização de uma calibração. A forma de concretizar esta avaliação não constitui, ainda, um assunto consensual. A divergência mais significativa está relacionada com a definição do critério e dos parâmetros a aplicar, pelo que este documento pretende dar um contributo para a definição de um critério que seja, por um lado, consistente com a actual abordagem probabilística da medição e, por outro lado, adequado face às exigências de boa gestão financeira e patrimonial, em acordo com os objectivos preconizados pela abordagem subjacente aos Sistemas de Qualidade Total.
Ano: 2009
Número Páginas:
70pp.
Autor(es): Ribeiro, A.; Lages Martins, L.
Editor: LNEC
Keywords: Avaliação; Incerteza de medição; Garantia de qualidade; Calibração; Instrumento de medição
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NOVAS SOLUÇÕES DE SUPERSTRUTURA DE VIA PARA A ALTA VELOCIDADE FERROVIÁRIA - Comparação com a via balastrada tradicional
As crescentes exigências impostas ao transporte ferroviário e a necessidade de o tornar num sistemade transporte mais competitivo, têm levado ao desenvolvimento de novas soluções de via-férrea.Estas novas soluções constituem inovações tecnológicas de via-férrea que diferem da via balastradatradicional na utilização de diferentes materiais e métodos construtivos. Apostam fortemente naredução da necessidade de conservação e renovação da via, o que se traduz na diminuição doscustos associados à sua operação, assim como no aumento da disponibilidade da linha.Assim, estas soluções apresentam uma melhor resposta a velocidades de circulação cada vez maiselevadas e a maiores volumes de tráfego, que tendem a conduzir a maior deterioração da via e aconsequentes maiores custos de conservação e renovação. Em comparação com a via tradicional,estas soluções podem ser mais vantajosas, no que se refere à segurança, a aspectos ambientais, àgestão da operação e a custos globais, quando se considera o ciclo de vida da infra-estrutura.Embora estas tecnologias tenham vindo a ser testadas e aplicadas em alguns países, desde há váriasdécadas, em particular no Japão, só mais recentemente diversos países demonstraram especialinteresse pela sua aplicação. Face a estas vantagens, tem-se verificado actualmente uma crescentetendência para a adopção destas novas soluções, sobretudo para as linhas de alta velocidade,particularmente na Europa e Ásia Oriental.Dentro deste contexto, e tendo em conta a previsível integração de Portugal na Rede Europeia de AltaVelocidade, desenvolveu-se o presente estudo com o objectivo de apresentar diversas soluções devia-férrea que estão disponíveis e compará-las com a solução tradicional de via balastrada.O estudo incide na descrição de concepções de via-férrea não tradicionais, como a via sem balastro ea via de apoio misto, fazendo-se especial referência às principais vantagens e desvantagens da viasem balastro, face à solução tradicional de via balastrada, e à experiência da sua aplicação.Apresenta-se ainda uma síntese da situação actual da aplicação destas novas soluções em paísesque apostaram fortemente nas redes de alta velocidade.Do estudo desenvolvido conclui-se que, para novas linhas de alta velocidade, estas soluções podemser bastante atractivas, como alternativa à via balastrada tradicional.Os autores agradecem a todas as entidades e pessoas a título individual a autorização expressa paraa publicação das ilustrações apresentadas neste estudo, encontrando-se estas devidamentereferenciadas.
Ano: 2009
Autor(es): Paixão, A.; Fortunato, E.
Keywords: Comboios de alta velocidade; Novas tecnologias; Infra-estrutura ferroviária; Via férrea
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