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Programa Ambiente, Alterações Climáticas e Economia de Baixo Carbono
O projeto SECClasS pretende facilitar a Economia Circular na Construção introduzindo um Sistema de Classificação de Informações sobre Construção optimizador para a Sustentabilidade. Este sistema será orientado para a metodologia BIM e servirá não só a componente de sustentabilidade, mas também os restantes usos BIM, como a gestão do processo BIM, quantificação (quantity takeoff, ou medição a partir do modelo), compatibilização de especialidades (clash detection) ou planeamento de obra, e todas as fases do ciclo de vida.Este sistema vai ser usado por profissionais de projeto, construção e responsáveis pela gestão e manutenção de edifícios. Permitirá unificar a terminologia a todas as escalas, facilitando a comunicação, seleção de materiais e componentes, bem como uma avaliação precisa dos impactos dos edifícios ao longo do seu ciclo de vida.O objetivo último consiste na melhoria do desempenho dos edifícios e redução dos resíduos através de ferramentas digitais de gestão e seleção informada dos elementos construtivos.
Ano: 2021
Autor(es): Salvado, A.; Falcão Silva, M. J.; Lima, R.; Parece, S.; Resende, R.; Couto, P.
Keywords: Sustentabilidade; Classificação de Informações; BIM; Economia Circular na Construção
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Programa Ambiente, Alterações Climáticas e Economia de Baixo Carbono
O projeto SECClasS pretende facilitar a Economia Circular na Construção introduzindo um Sistema de Classificação de Informações sobre Construção optimizador para a Sustentabilidade. Este sistema será orientado para a metodologia BIM e servirá não só a componente de sustentabilidade, mas também os restantes usos BIM, como a gestão do processo BIM, quantificação (quantity takeoff, ou medição a partir do modelo), compatibilização de especialidades (clash detection) ou planeamento de obra, e todas as fases do ciclo de vida.Este sistema vai ser usado por profissionais de projeto, construção e responsáveis pela gestão e manutenção de edifícios. Permitirá unificar a terminologia a todas as escalas, facilitando a comunicação, seleção de materiais e componentes, bem como uma avaliação precisa dos impactos dos edifícios ao longo do seu ciclo de vida.O objetivo último consiste na melhoria do desempenho dos edifícios e redução dos resíduos através de ferramentas digitais de gestão e seleção informada dos elementos construtivos.
Ano: 2021
Autor(es): Parece, S.; Resende, R.; Salvado, A.; Falcão Silva, M. J.; Couto, P.; Lima, R.
Keywords: metodologia BIM; Sistema de Classificação de Informações; Economia Circular; SECClasS
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Programa de ID&I 2013-2020 do Departamento de Transportes do LNEC - Revisão Complementar (2018-2020) e Avaliação Final
Neste relatório apresentam-se os resultados da execução do Programa de Investigação, Desenvolvimento & Inovação (ID&I) do Departamento de Transportes do LNEC no triénio de 2018- 2020, complementando a revisão intercalar que cobriu o período precedente (2013-2017). Em seguida apresentam-se os resultados globais de todo o programa (2013-2020), assim como as principais conclusões e recomendações para o desenvolvimento do próximo programa de ID&I (2021-2027).
Ano: 2021
Autor(es): Macedo, A. L.; Coutinho, A. S.
Keywords: Plano; Inovação; Transportes; Investigação e desenvolvimento; Planeamento, tráfego e segurança; Infraestruturas
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Regras para a concessão de documentos de aplicação a revestimentos por pintura elastoméricos para rebocos de cimento e para betão em superfícies exteriores de edifícios
No presente relatório descrevem-se os procedimentos adotados pelo LNEC, no âmbito do estudo a efetuar para a concessão de um Documento de Aplicação (DA), relativo a revestimentos por pintura elastoméricos para rebocos de cimento e para betão aplicados em paredes exteriores de edifícios. Consideram-se as condições de exposição atmosférica no exterior sem a influência de ações químicas severas. Indicam-se, também, as ações a desenvolver periodicamente para comprovar que continuam reunidas as condições que terão permitido a concessão do DA.
Ano: 2021
Autor(es): Silva, H. M.; Cabral-Fonseca, S.; Rodrigues, M. P.
Keywords: Rebocos de cimento e betão; Superfícies exteriores; Revestimentos por pintura elastoméricos; Documento de aplicação
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Resultados da análise comparativa de alternativas - medidas infraestruturais e estruturais
O projeto Avaler+ Avaliação da eficiência e sustentabilidade energética nos serviços urbanos de águas, pretende estabelecer um quadro de referência claro para avaliação do desempenho energético, apoio na tomada de decisão e monitorização do impacto de medidas de eficiência energética nos serviços urbanos de águas. Deste modo, o Avaler+ assenta no desenvolvimento de dois produtos/ferramentas fundamentais: o sistema de avaliação para todo o ciclo urbano (Tarefa 2) e o plano de ação para a sua operacionalização e consequente melhoria contínua do desempenho (Tarefas 3 a 5). Uma vez realizado o diagnóstico, suportado pelo quadro de avaliação de desempenho, o plano de ação para melhoria da eficiência energética deverá incluir a priorização de alternativas para melhoria de eficiência energética. A priorização de alternativas inclui a sua especificação, a análise comparativa em termos desempenho atendendo à eficiência e eficácia e a sua análise económica. Para o efeito, na tarefa T4, após estabelecimento de uma metodologia para comparação e priorização de alternativas (Deliverable D4.1), apresenta-se no Deliverable D4.2 propostas de medidas não-infraestruturais de implementação e ação rápida, aplicáveis no conjunto das EG participantes no projeto Avaler+. A proposta de medidas infraestruturais e outras não-infraestruturais consta do presente relatório, Deliverable D4.3.
Ano: 2021
Autor(es): Loureiro, D.; Silva, C.; Beceiro, P.; Carneiro, J.; Cabral , M.; Rosa, M. J.
Keywords: Serviços urbanos de águas; Seleção de alternativas; Medidas infraestruturais; Eficiência energética; Avaliação de desempenho
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Resultados da implementação das medidas
O projeto Avaler+ Avaliação da eficiência e sustentabilidade energética nos serviços urbanos de águas, que pretende estabelecer um quadro de referência claro para avaliação do desempenho energético, apoio na tomada de decisão e monitorização do impacto de medidas de eficiência energética nos serviços urbanos de águas, assenta no desenvolvimento de dois produtos/ferramentas fundamentais: o sistema de avaliação para todo o ciclo urbano (Tarefa 2) e o plano de ação para a sua operacionalização e consequente melhoria contínua do desempenho (Tarefas 3 a 5). Após o diagnóstico e identificação dos aspetos a melhorar, o plano de ação para melhoria de eficiência energética incluiu a seleção de alternativas atendendo ao seu impacto económico, assim como no desempenho, em termos de eficiência e de eficácia, tarefa T4. Neste projeto pretende-se completar o plano de ação, apoiando as EG na sua implementação (Do), monitorização (check) e revisão (act) com o objetivo de promover a eficiência energética e contribuir para as metas nacionais de eficiência energética. Para o efeito, na tarefa T5, para além de apoiar as EG na implementação das medidas de ação rápida, esta tarefa prevê a monitorização da implementação do plano. Neste documento apresenta-se uma síntese das medidas implementadas ou previstas para implementação nos componentes de infraestrutura (nível de análise 3), processos ou equipamentos prioritários de intervenção (nível de análise 4) das EG participantes (Capítulo 2). Ilustra-se também a aplicação da metodologia para monitorização da implementação de medidas em casos de estudo de subsistemas das EG participantes (Capítulo 3). Por último, apresenta-se uma síntese dos resultados alcançados (Capítulo 4).
Ano: 2021
Autor(es): Loureiro, D.; Silva, C.; Beceiro, P.; Rosa, M. J.
Keywords: Serviços urbanos de águas; Monitorização; Medidas de melhoria de eficiência; Eficiência energética; Avaliação de desempenho
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Technical and scientific foundations for the 2021-2030 Road Safety Strategy - Methodology for the preparation of biennial action plans
The Portuguese Road Safety Authority (Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária
Ano: 2021
Autor(es): Wegman, F.; Roque, C. A.; Vieira Gomes, S.; Cardoso, J. L.
Keywords: Statistics; Planning; Strategy; Road Safety
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What is water-smartness and how to assess it?
Deliverable 6.1 What is water-smartness and how to assess it? - aims at presenting the work fulfilled under Task 6.1 in WP6 towards the development of the B-WaterSmart Framework. Precondition to develop the framework is to understand what water-smartness is. Through an extensive literature review and inputs form the six Living Labs of the project, the multi-sectoral, multi-actor and multi-objective dimensions characterizing "water-smartness" have been emphasized, bringing the authors to conclude that more than "water-smartness", it was necessary to define what a water-smart society is. Having an agreed definition allows to move to the next step: its operationalization into an applicable water smartness assessment framework, the B-WaterSmart Framework. The report defines the methodology followed during the framework design and conception, it includes the key features of the B-WaterSmart framework and its high-level architecture. The main design driving factors have been identified based on feedbacks gathered from the LL owners. The report has been structured by first presenting the approach adopted to arrive to the definition endorsed (Chapters 2-4) and then, by using the definition, the preliminary theoretical concept and design of the framework are presented (Chapters 5 and 6). The deliverable also gives an overview of the next steps planned for the framework co-creation, so to further guide design and development.
Ano: 2021
Autor(es): Ugarelli, R.; Damman, S.; Koop , S.; Alegre, H.; Cardoso, M. A.; Almeida, M. C.; Oliveira, R.; Vildåsen, S.S.; Raspati, G.; Barrero, M.J.; Termes, M.; Mateo, M.R.; Schmuck, A.; Strehl, C.
Keywords: Circular economy; Sustainability; Performance indicators; Assessment framework; Water smartness
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After-LIFE IMPETUS plan
This document reports the communication, dissemination and development activities of LIFE Impetus project for the 3 years that follow the date of completion of the project.
Ano: 2020
Autor(es): Rosa, M. J.; Ribeiro, R.; Silva, C.
Keywords: Development activities; Dissemination; Communication
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Análise dos resultados de qualidade da água na rede da Praia da Vitória - Assessoria do LNEC nas questões relacionadas com os sistemas de abastecimento de água para consumo humano que atravessam zonas
O presente documento foi elaborado no âmbito do Contrato de cooperação para estudos complementares no âmbito dos processos de reabilitação ambiental relacionados com a utilização da Base das Lajes pelos EUA (Contrato n.º 11/DGRDN/2020), e diz respeito à assessoria do LNEC nas questões relacionadas com os sistemas de abastecimento de água para consumo humano do concelho da Praia da Vitória (ilha Terceira) que atravessam zonas onde existem suspeitas de contaminação de solos. Este relatório responde à segunda parte da ação e.2) da proposta de estudo do LNEC, com a análise dos resultados de qualidade da água para consumo humano em alguns pontos da rede de distribuição da Praia da Vitória, considerados vulneráveis em termos de potencial contaminação por hidrocarbonetos. Foram analisados cinco relatórios de ensaio, correspondentes à monitorização mensal (entre 23/03/2020 e 27/07/2020) de cinco pontos da rede de distribuição da Praia da Vitória na Volta do Paúl (Boca de Incêndio, Colégio do Gu e da Tita, n.º 22, n.º 26, n.º 28) e à monitorização bianual de outros sete pontos de amostragem (Juncal Casa de Pasto "Chica", Estrada do Juncal - Boca de Incêndio, Juncal rua das Cantarias nº7, Pico Celeiro - Fonduras nº8, Pico Celeiro - Instalações José Valadão, Canada de Joaquim Alves nº8, Canada do Alecrim - Boca de Incêndio). Na sequência dos trabalhos anteriores referentes à contaminação dos solos com hidrocarbonetos aromáticos policíclicos (HAP), os parâmetros de qualidade da água pesquisados na rede de distribuição compreenderam os 16 HAP considerados pela USEPA de elevada preocupação ambiental devido aos potenciais efeitos tóxicos, mutagénicos ou carcinogénicos nos humanos e noutros organismos e à sua prevalência e persistência no ambiente, designadamente em solos contaminados. A sua presença em água não é expectável, dada a baixa solubilidade destes compostos em água e a sua elevada afinidade para material particulado. Contudo, dada a sua perigosidade e potenciais efeitos a longo prazo, 5 destes 16 HAP estão contemplados da legislação portuguesa referente à qualidade da água para consumo humano (Decreto-lei 152/2017). Além destes, foram monitorizados outros parâmetros contemplados no Decreto-lei 152/2017, designadamente os trihalometanos (THM) e o cloro residual livre. Em todas das amostras analisadas, os teores em 13 dos 16 HAP pesquisados encontraram-se abaixo do limite de quantificação dos respetivos métodos analíticos. Os compostos fenantreno, fluoranteno e fluoreno foram detetados em concentrações muito baixas, próximas dos respetivos limites de quantificação, em 3 % (fenantreno e o fluoranteno) e em 12,5 % (fluoreno) do total das amostras analisadas (n = 32). Estes 3 HAP foram detetados apenas na Volta do Paúl, em 3 dos 5 pontos de amostragem; o fenantreno e o fluoranteno foram detetados uma vez (a 29/06/2020) na Boca de Incêndio, já o fluoreno foi detetado duas vezes (a 25/05/2020 e a 29/06/2020) neste ponto de amostragem e detetado uma vez (a 27/07/2020) no n.º 18 e n.º 22 da Volta do Paúl. Os compostos fenantreno, fluoranteno e fluoreno não são considerados cancerígenos e não estão contemplados na legislação portuguesa referente à qualidade da água para consumo humano. Além disso, não se encontram estabelecidos, nacional ou internacionalmente, valores paramétricos ou valores guia em água para consumo humano para o fenantreno e fluoreno. Para o fluoranteno, a OMS refere que este não deve exceder 4 ?g/L, valor 3 ordens de grandeza superior ao detetado nas amostras analisadas. No que diz respeito aos THM, este grupo de compostos foi detetado em todas as amostras analisadas, porém em níveis que cumprem os requisitos de qualidade estipulados na legislação portuguesa para a água para consumo humano (soma dos 4 THM ? 100 ?g/L). Dos quatro THM pesquisados, o bromofórmio foi o THM mais frequentemente detetado e em maior concentração, seguido do dibromoclorometano; o clorofórmio foi o THM menos frequentemente detetado e em concentrações inferiores às dos restantes THM. Os teores de cloro residual detetados cumpriram igualmente com as recomendações do decreto-lei 152/2017, i.e., mantiveram-se na gama 0,2-0,6 mg/L Cl2. Em face destes resultados, pode concluir-se que, no período e nos locais analisados da rede de abastecimento público da Praia da Vitória, a qualidade da água cumpriu com os requisitos de qualidade estipulados na legislação portuguesa para a água para consumo humano em termos de HAP, THM e cloro residual, e que, à luz do conhecimento atual, os níveis de HAP detetados não são preocupantes em termos de saúde pública.
Ano: 2020
Autor(es): Mesquita, E.
Keywords: Praia da Vitória Açores; Rede de distribuição; Hidrocarbonetos aromáticos policíclicos; Qualidade da água para consumo humano
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