Relatórios
Info
Data management plan for the MOSAIC.pt project
This document presents the Data Management Plan (DMP) for the MOSAIC.pt project. MOSAIC.pt haschosen to participate in the Open Research Data pilot from FCT. Following the recommendationsprovided by the European Commission (EU, 2016), in the scope of making data FAIR, this DataManagement Plan (DMP) provides the approach to the following topics:
Ano: 2020
Autor(es): Oliveira, A.; Freire, P.
Keywords: Data Management Plan
Info
Deteção de zonas de acumulação de acidentes na Rede Rodoviária Nacional - Período de 2013 a 2017
O presente relatório foi elaborado no âmbito da colaboração do LNEC com a Autoridade Nacional deSegurança Rodoviária (ANSR), o Instituto da Mobilidade e dos Transportes (IMT) e a Infraestruturas dePortugal S.A., na identificação de zonas de acumulação de acidentes rodoviários na Rede RodoviáriaNacional com base em dados do período de 2013 a 2017. O estudo enquadra-se na medida A20.80 doPENSE 2020 - Plano Estratégico Nacional de Segurança Rodoviária. Neste relatório são apresentados os resultados obtidos com a deteção de zonas de acumulação de acidentes nas estradas da Rede Rodoviária Nacional não subconcessionadas pela IP, bem como algumas características da sinistralidade nessas zonas.
Ano: 2020
Autor(es): Cardoso, J. L.
Keywords: Rede nacional; Sinistralidade; Zona de acumulação de acidentes
Info
Estudo de garantia de qualidade do processo de instalação da caixilharia exterior do Empreendimento Fontes Pereira de Melo 41 - Selo de Qualidade LNEC do processo de instalação da fachada cortina modu
A firma Edifício 41
Ano: 2020
Autor(es): Viegas, J.; Patrício, J.
Keywords: Qualidade; Caixilharia exterior; Selo LNEC
Info
Estudo de garantia de qualidade do processo de instalação da caixilharia exterior e do condicionamento acústico do edifício da Av. Saboia Nº 123, em Cascais - Selo de Qualidade LNEC do processo de ins
A firma MONESTORIL
Ano: 2020
Autor(es): Viegas, J.; Patrício, J.
Keywords: Qualidade; Caixilharia exterior; Selo LNEC
Info
Estudo para controlo da deposição de sedimentos nos coletores a jusante da sala de corte do DBB do LNEC
Este relatório reporta o estudo para controlo da deposição de sedimentos nos coletores a jusante da sala de corte de materiais do Departamento de Barragens de Betão do LNEC. O estudo compreendeu a vistoria ao local, a caracterização do material sedimentável, a conceção e dimensionamento de uma câmara de sedimentação e o estabelecimento de um programa de manutenção do sistema de drenagem, desde a sala de corte até à estrutura a construir. Foi realizado pelo Núcleo de Engenharia Sanitária em estreita articulação com o Setor de Construção e Conservação das Instalações e com a colaboração do Departamento de Barragens de Betão, todos do LNEC.
Ano: 2020
Autor(es): David, L. M.; Mesquita, E.
Keywords: Operação e manutenção; Corte de materiais; Câmara de sedimentação; Deposição nos coletores; Drenagem
Info
Estudos complementares no âmbito dos processos de reabilitação ambiental relacionados com a utilização da Base das Lajes pelos EUA - Análise dos resultados da monitorização de águas subterrâneas reali
O LNEC encontra-se a apoiar o Ministério da Defesa Nacional (MDN) num conjunto de questões técnico-ambientais relacionadas com a presença, nos últimos 60 anos, do contingente da Força Aérea Americana (USAFE) na Base das Lajes, ilha Terceira. De entre o vasto conjunto de trabalhos desenvolvidos em 2020 está a monitorização e amostragem de águas subterrâneas nos locais onde foi identificada a necessidade de acompanhamento da evolução da sua qualidade. Neste relatório apresentam-se os resultados da caracterização da superfície piezométrica do aquífero basal, a descrição e análise dos trabalhos de purga do furo 3001-MW30, e a análise dos resultados das campanhas de monitorização de águas subterrâneas realizadas em 2020, comparando-a com os resultados de campanhas anteriores. Por fim, apresenta-se um conjunto de conclusões e de recomendações sobre os locais analisados.
Ano: 2020
Autor(es): Leitão, T. E.; Antunes, M. L.
Keywords: Recomendações; Águas subterrâneas; Análise do estado; Base das Lajes
Info
Estudos complementares no âmbito dos processos de reabilitação ambiental relacionados com a utilização da Base das Lajes pelos EUA - Estudo da rede de abastecimento de água em zonas com solos potencia
O LNEC encontra-se a apoiar o Ministério da Defesa Nacional (MDN) num conjunto de questões técnico-ambientais relacionadas com a presença, nos últimos 60 anos, do contingente da Força Aérea Americana (USAFE) na Base das Lajes, ilha Terceira. Em 2020, os trabalhos desenvolvidos pelo LNEC incluíram a assessoria nas questões relacionadas com os sistemas de abastecimento de água para consumo humano no concelho da Praia da Vitória que atravessam zonas onde existem suspeitas de contaminação de solos.O trabalho que se apresenta neste relatório teve por objetivos (i) identificar os possíveis pontos críticosde contaminação da água da rede de abastecimento de Agualva-Praia e as principais causas e (ii) apresentar recomendações para a manutenção da qualidade da água distribuída e eventual implementação de trabalhos na rede de forma a mitigar riscos em zonas críticas. Para responder a estes objetivos, estudou-se o traçado e as características da rede do subsistema Agualva-Praia (comprimentos, diâmetros, materiais, reservatórios, estações elevatórias) e avaliou-se a condição infraestrutural e operacional por zona de influência de cada reservatório, com base na informação cedida pela entidade gestora Praia Ambiente, E.M..Para identificação de zonas ou pontos críticos de contaminação da água da rede de abastecimento, cruzou-se o resultado da análise da condição infraestrutural (idade, avarias, roturas) e operacional (pressões de serviço) dos troços de rede que atravessam solos potencialmente contaminados com os resultados (reportados em relatórios anteriores) de ocorrência de hidrocarbonetos nos solos e nas origens de água e de hidrocarbonetos aromáticos policíclicos (HAP) na rede de abastecimento. Os teores de HAP detetados até ao presente na rede não suscitam preocupação em termos de qualidade da água para consumo humano. Ainda assim, a análise integrada permitiu identificar pontos em troços da rede que atravessam solos potencialmente contaminados para os quais se recomendaram medidas de monitorização de HAP na água e/ou intervenção na rede, em quatro níveis de prioridade. Ao nível 1, recomendaram-se medidas de monitorização e de intervenção em troços das redes R4 - Pico Celeiro e B-R7 - Santa Rita, por apresentarem elevada ocorrência de roturas e não existirem dados de HAP na rede. Num nível 2 de prioridade, sinalizou-se a monitorização de HAP na água em troços da rede R3 - Vale Farto (baixa taxa de roturas, HAP acima dos valores de referência numa amostra de solo, ocorrência de baixas concentrações de HAP na água em alguns pontos de amostragem da rede). Ainda ao nível 2, recomendaram-se medidas de monitorização e de intervenção em troços da rede R0 - Caminho de Cima (nível moderado de roturas, uma ocorrência de HAP em baixas concentrações na água da rede). Ao nível 3, em troços da rede R10 - Rua das Covas e Rede de condutas adutoras (nível moderado de roturas, escassez ou ausência de dados de HAP na água da rede), recomendaram-se medidas de monitorização e de intervenção. Ao nível 4, recomendou-se amonitorização de HAP na água em troços das redes R5 - Areeiro e EE-R8 - Juncal (nula/baixa ocorrência de roturas, sem dados suficientes de qualidade da água). Em conformidade, sugerem-se alterações ao Plano de Monitorização Especial da água na rede (frequência e pontos de amostragem) e o diagnóstico e controlo das perdas de água nos troços e zonas com taxas mais elevadas de roturas e/ou problemas de pressão. No que se refere à implementação de trabalhos na rede que atravessa solos potencialmente contaminados, recomenda-se a reabilitação faseada da rede, apoiada numa estratégia de gestão patrimonial das infraestruturas da entidade gestora e em planos táticos e operacionais desenvolvidos para o subsistema Agualva-Praia. Em específico, recomenda-se a substituição dos troços em fibrocimento, pela idade elevada e histórico de roturas, que as novas tubagens sejam instaladas em valas com isolamento em relação aos solos circundantes e que se adote uma classe de pressão superior, de modo a garantir uma maior barreira à potencial entrada de contaminantes.
Ano: 2020
Autor(es): Loureiro, D.; Mesquita, E.; Rosa, M. J.; Leitão, T. E.; Antunes, M. L.
Keywords: Rede de distribuição de água; Hidrocarbonetos aromáticos policíclicos; Qualidade da água para consumo humano; Base das Lajes
Info
Fascículo II - Características geométricas para rodovias com tráfego motorizado.
O presente trabalho insere-se no âmbito de um protocolo entre o IMT - Instituto da Mobilidade e dos Transportes, I.P. (IMT) e o Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC) e destina-se a dar resposta à medida 25.92 do objetivo estratégico
Ano: 2020
Autor(es): Vieira Gomes, S.; Roque, C. A.; Arsénio, E.; Ferreira, J.; Cardoso, J. L.
Keywords: Ambiente rodoviário; Arruamentos urbanos; Norma de traçado
Info
Fascículo III - Características geométricas para vias de tráfego não motorizado
O presente trabalho insere-se no âmbito de um protocolo entre o IMT - Instituto da Mobilidade e dos Transportes, I.P. (IMT) e o Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC) e destina-se a dar resposta à medida 25.92 do objetivo estratégico Infraestruturas Mais Seguras da Estratégia Nacional de Segurança Rodoviária
Ano: 2020
Autor(es): Vieira Gomes, S.; Cardoso, J. L.; Roque, C. A.; Arsénio, E.; Ferreira, J.
Keywords: Ambiente rodoviário; Arruamentos urbanos; Norma de traçado
Info
Fascículo IV - Medidas de acalmia e outros dispositivos de tráfego.
O presente trabalho insere-se no âmbito de um protocolo entre o IMT - Instituto da Mobilidade e dos Transportes, I.P. (IMT) e o Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC) e destina-se a dar resposta à medida 25.92 do objetivo estratégico Infraestruturas Mais Seguras da Estratégia Nacional de Segurança Rodoviária
Ano: 2020
Autor(es): Vieira Gomes, S.; Roque, C. A.; Cardoso, J. L.; Ferreira, J.
Keywords: Ambiente rodoviário; Arruamentos urbanos; Norma de traçado
|