Saltar para o conteúdo

Notícias

Apoio à renovação energética de seis edifícios do Campus do LNEC (LNEC ZEB) Apoio à renovação energética de seis edifícios do Campus do LNEC (LNEC ZEB)
2023-10-04


Foi aprovada uma candidatura do LNEC, no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), para apoio à renovação energética de seis edifícios do seu Campus.

Este projeto, iniciado no passado dia 29 de março de 2023, terá a duração de 24 meses e um orçamento de 4 967 450 €, financiado a 100% pelo PRR, através do programa NextGenerationEU da União Europeia.

O projeto visa melhorar a classe energética dos referidos edifícios de classe D para a classe A+ e convertê-los em edifícios Nearly Zero Energy Building (NZEB), proporcionando reduções no consumo de energia primária de 71%. Estão ainda previstas medidas destinadas a poupar água e a permitir uma melhor gestão deste recurso, reduzindo o consumo do LNEC no futuro.

Inaugurado em 1952, o Campus do LNEC, que se estende ao longo de 22ha, desde a Avenida do Brasil até à 2ª Circular, é composto por um conjunto de edifícios, alguns de grande interesse arquitetónico, construídos em diferentes épocas, da autoria de nomes maiores da Arquitetura portuguesa.

Em dezembro de 2012, o Campus do LNEC foi classificado como Monumento de Interesse Público.
« voltar