Saltar para o conteúdo

Notícias

Ensaios em modelo reduzido para o Porto Leixões Ensaios em modelo reduzido para o Porto Leixões
2023-08-16


No sentido de melhorar a operacionalidade do Porto de Leixões, a Administração dos Portos do Douro e Leixões (APDL) decidiu sobre a necessidade de prolongamento do atual quebra-mar exterior do porto.

Assim, foram solicitados ao LNEC, em 2017/2018, ensaios em modelo reduzido, com o objetivo de verificar as condições de estabilidade e galgamentos da nova estrutura, bem como aferir sobre as novas condições de acesso ao porto (ensaios de estabilidade e galgamentos e ensaios de agitação).

Já durante a fase de construção, o Consórcio adjudicatário solicitou o envolvimento do LNEC com vista ao estudo da otimização das condições de ligação entre a atual cabeça do quebra-mar e o enraizamento da estrutura em construção, tirando partido da existência e do efeito estabilizador de um quebra-mar submerso localizado no pé da atual cabeça da estrutura.

Os mais recentes estudos em modelo reduzido físico tridimensional decorreram entre 2022 e 2023 e compreenderam 4 fases, a segunda delas dedicada ao estudo da estabilidade de uma cabeça de inverno, na medida em que não é possível a finalização da empreitada num único verão.

« voltar